Sony é gananciosa ao limitar os controles do PS5, diz Albert Penello

Tiros foram disparados na guerra fria de próxima geração entre o PS5 e o Xbox, já que um ex-executivo do Xbox criticou a decisão da Sony de limitar o uso do DualShock 4 no PS5 no Twitter. A Microsoft e a Sony estão adotando táticas muito diferentes com sua abordagem ao jogo entre gerações, e a retrocompatibilidade dos controles faz parte de sua estratégia.

A Sony revelou recentemente que os consumidores não podem usar o DualShock 4 para jogos de PS5. Os controles funcionarão para alguns jogos, pois o PS5 será retrocompatível com alguns jogos do PS4. Existem também alguns jogos de PS4 que estão recebendo versões atualizadas no PS5, como Grand Theft Auto V, e é provável que eles também funcionem com o DualShock 4, mas pode ser que não funcionem. A razão para isso é devido aos novos recursos do controle DualSense usado pelo PS5, como feedback háptico e assopráveis.

O ex-diretor de marketing da Microsoft, Albert Penello, comentou o assunto em sua página do Twitter. De acordo com Penello, a Sony está sendo gananciosa com sua abordagem aos controles, pois não há boas razões para que os jogos do PS5 não funcionem com o DualShock 4.

Os novos recursos do DualSense não alteram fundamentalmente a maneira como os jogos são jogados. O feedback tátil e os gatilhos adaptativos são mais sobre jogabilidade imersiva do que mudar a maneira como o jogador controla o mundo do jogo. Também é possível assoprar no controle do PS5, talvez  a Sony lance muitos jogos assopráveis.

Penello argumenta que o DualShock 4 precisará ser considerado por um longo tempo, já que desenvolvedores de terceiros criarão jogos para o PS4 e PS5 no futuro próximo. O mesmo se aplica aos jogos PS4 que receberão atualizações no PS5.

Enquanto a Microsoft se preocupa com o suporte entre gerações entre os consoles Xbox, a Sony quer ganhar dinheiro vendendo novos controles até mesmo para seus clientes que já possuem mais de um controle no PS4. A necessidade de comprar controles DualSense adicionais pode ser um ponto de discórdia quando os consumidores decidem qual console comprarão, especialmente se já tiverem controles Xbox One em casa.

Em suma, o público do Xbox One não precisará comprar novos controles, mas o do Playstation 4 sim.

Sony é gananciosa? Ou está pensando em inovações para os consumidores?

152 comments on “Sony é gananciosa ao limitar os controles do PS5, diz Albert Penello

  1. Na moralzinha, pau no cu da Sony, vem com essa desculpinha de usar funções do controle novo, no PS4 o controle tbm é cheio das viadagens e nem os próprios jogos da Sony usam, imagina os de terceiros, dava pra liberar isso tranquilo.

    1. Vc fala isso porque precisa do controle reserva para não ter que jogar com cabo. Vai, admite logo.
      Enquanto isso, no Xbox vou usar as mesmas pilhas e o mesmo carregador (que inclusive dura mais que a bateria do Playstation).

      Vai lá comprar uma bateria reserva que vem um controle junto.

        1. Em 2020 e tem gente que ainda joga com cabo no controle! Kkkkkkk

          Aliás, a bateria é uma pilha. Tá sabendo muito sobre baterias, hein…

          1. Bateria é evolução das pilhas? kkkkkkkkkkkk

            A função de uma pilha/bateria é fornecer energia para os aparelhos. A vantagem das baterias é ser mais leve e mais fina, por isso é muito útil em aparelhos pequenos e finos, o que não seria o caso de um controle de video game.

            Na bateria do Playstation tem entre 1000 e 2000 mAh de energia, já em duas pilhas tem 5000 mAh. Ou seja, onde está essa sua evolução que te dá menos energia? Tentar raciocinar sem o pensamento de sonysta.

      1. Playstation vende mais porque é marquinha famosa. Spotify é inferior ao Deezer mas vende mais, Iphone é inferior ao Galaxy S mas vende mais, Red Bull é inferior ao Monster mas vende mais.

      2. Os caras não admitem. Caralho. A empresa tira seu dinheiro, te obriga e limita e os caras ainda não admitem que eles estão sendo injustos com o publico deles. Não defendo marca nenhuma. Gosto de jogar independente da plataforma. Mas é indiscutível o que a sony esta fazendo com seus consumidores. Sacanagem!!!!!

      3. kkkkkkk na cara não rapaz kkkkkkk povim agora só sabe comparar com outras coisas.. mas não tem como rebater um argumento tão sólido. Vendo aqui.. mano.. o xbox perde pra nintendo em vendas kkkkkk q piada.. esse console dos 12 tera-FLOP q ganhou downgrade kkkkkk negocio é migrar pro baixa renda e comprar a 1 real kkkkk

      1. Você está confundido ganância com querer ganhar dinheiro. Ganancia é quando você quer ganhar dinheiro a todo custo, sem limites, quando o dinheiro fala mais alto do que qualquer outra coisa, acima dos valores, e não é considerado uma coisa boa.

  2. entendo que bloquear o controle por conta de um recurso que só tem naquele controle. Mas como a história nos conta há jogos que não utilizariam. Logo esse bloqueio poderia ficar por conta do jogo não da plataforma.

    1. Expectativa : função exclusiva do controle do PS5 não disponível.
      Realidade: jogos que só usam os botões não funcionarão com o controle antigo.

  3. Sonista é tipo aquele nerd lesão que gosta daquela mina vagabunda, ele sabe que vai ser enganado, mais nao larga o osso…kkkk

  4. Dificilmente veremos um paladino da justiça dizer o seguinte: “eu sou gamer, tenho tanto PS quanto Xbox, mas a sonhyos está sendo totalmente anti-consumidor. Os faboys que me desculpem, mas eu não passo o pano.”
    Ahhhhhh se fosse o contrário….os paladinos da justiça já estariam dando a sua “justa” opinião.

  5. Na minha opinião Jorge, Sony não é gananciosa ao limitar os controles do PS5 não, não diz Albert Penello, eu acho que o Playstation 5 e sony está pensando em inovações para os consumidores sim. Na minha opinião. Ok Jorge.

      1. Que mania que sonysta tem que defender o futuro pq no passado foi assim, vou te explicar uma coisa, se quiser fique a vontade e procure na internet, o controle do x360 ainda não estava perfeito, tinha vários problemas e defeitos de conexão, assim como o de PS3, que foram corrigidos e aperfeiçoados em várias versões do x1, a Microsoft resolveu permitir pq o controle do x1 foi bem construído, assim como o de PS4. O devkit de PS5 foi testado por muito tempo com um controle do PS4 sem problema algum, a Sony não deveria forçar, já que muitos tem 2 controles em casa, não aceite tudo que te oferecem, até quando é pior vcs agradecem só pq já foi ruim no passado temos que aceitar merda no futuro ? Típico brasileiro conformado em se fuder a vida toda e achar normal pq já foi assim antes

  6. Engraçado que só fã e páginas de Xbox se preocupam com isso ,e são os que mais reclamam….pretendem comprar um ps5 na próxima geração?
    Acho que até uma criança entende que um jogo que usa funções de um controle novo ,não pode ser jogado com um controle antigo
    É por se preocupar tanto com a concorrente que o controle de Xbox ainda usa pilhas

    1. Bateria do dualshock 4 tem 2000 mah de capacidade, as duas pilhas recarregáveis da sony tem 5000 mah juntas. Mais fácil que isso só desenhando.

  7. Kkkkkk fala pra este cara onde ele estava na época do 360 quando o controle não dava upgrade, o cara do xbox não tem direito de falar nada sobre a concorrência. Até hoje querem enfiar o sempre online e nada de troca de jogos nos consoles.

  8. Hauahauahauahaua
    Os caras tão preocupados se um controle vai funcionar ou não no próximo console hauahaua meu deus, que vergonha alheia.

  9. kinect não funciona no one S e one x sem adaptador que nem encontra no mercado, one não funciona com controle do 360, apesar do controle de 360 funcionar em PC para os games atuais, xbox one não aceita acessórios do 360 tipo fone sem fio ou o HD da MS, one não aceitava nem fone de ouvido ou headset com entrada P2 no lançamento em 2013 e em 2014. e agora estão de mimimi pq a sony vai mudar a geração e consequentemente seus acessórios?

    1. blz mano,tanto o 360 e o ps3 fizeram isso a anos atrás
      kinect ngm usa ja faz anos
      controle do 1° one problemático foi corrigido a 6 anos atrás
      agora em pleno 2020 isso acontece,mas e mimimi afinal a vibraçaozinha e diferente ne?

        1. amigo tu me disse o obvio,inclusive eu fiz isso e tive um fat c kinect
          one fat c kinect foi uma bosta no começo,agora meio que o jogo virou p xbox

        2. amigo tu me disse o obvio,inclusive eu fiz isso e tive um fat c kinect
          one fat c kinect foi uma bosta no começo,agora meio que o jogo virou p xbox

    2. Sério mesmo que vc quer comparar os acessórios com o controle? Controle nem é considerado um acessório, ele praticamente faz parte do aparelho.

      Eu tenho 4 controles em casa porque jogo Fifa com 4 jogadores. Depois que eu comprar o Serie X não vou precisar comprar mais 3 controles, porque eu já tenho, agora, se fosse comprar um PS5 teria que desembolsar mais 750 reais para comprar 3 controles.

      Jogo também o Joy Rider Turbo (tipo Mário Kart) com tela dividida para 4 jogadores, Overcooked com minha esposa, Street of Rage 4, Mortal Kombat, dentre outros… Porque teria que comprar um outro controle pra jogar esses jogos? Não faz sentido.

      Cara, como é que vc consegue defender isso? E ainda quer defender isso com práticas que aconteceram lá atrás. Tipo, posso fazer algo errado hoje porque alguém fez há 10 anos.

  10. Na minha casa eu tenho 4 controles do Xbox One. Comprei especialmente para jogar Fifa em 4 jogadores, pois já fiz alguns campeonatos aqui em casa. Fora que deixo dois controles só para quando vem crianças em casa. Aí eu te pergunto: Porque eu precisaria comprar mais 3 controles depois que eu comprar o Xbox Series X? Simplesmente não preciso. Agora, se eu tivesse um PS4, eu seria OBRIGADO a comprar mais 3 controles pra jogar Fifa ou um Overcooked da vida.

    Se o novo controle não fosse compatível com a nova tecnologia eu até te entenderia, mas nesse caso a Sony simplesmente não quer que vc use o controle do PS4 por pura opção e não por causa da evolução. Até porque os jogos multiplataformas precisam ter suporte aos controles das outras plataformas, então essa “exclusividade” seriam apenas para os jogos exclusivos, só que a maioria passa o tempo todo jogando multiplataforma, ou seja, ela tirou o suporte do controle do PS4 sendo que 90% dos jogos poderiam funcionar numa boa.

    1. Custo-benefício ao jogador.

      A membrana plástica do d-pad XboxOne, tem mais facilidade de dar defeito e tem que trocar a membrana inteira.

      Já a membrana de borracha do d-pad Xbox360, ocorre o gasto do ponto emborrachado, então caso dê defeito, basta passar mistura de “cola tenaz” com grafite, que o contato voltará a funcionar.

      Penso eu, que esta é a ocasião de escolha.

  11. É Personagem Exclusivo
    Controle Exclusivo
    Carregador Exclusivo
    Cabo Exclusivo

    É Muita Exclusividade do nêgo, Doido!! R$R$R$R$R$

    Sonho da Sony é ser uma Apple na Vida..

  12. Não só gananciosa como uma ideia totalmente ATRASADA , para uma nova GERAÇÃO que deveria quebrar barreiras, uma delas facilitar o usuário de usar o controle que quer, a xbox deu show e jogou na cara.. 👏.. Corrigiu merda que fez ness ultima geração no inicio

      1. Pó cara, Crackdown eu sou fã, consigo defender e passar uma lista de pontos negativos, mas Bleeding Edge eu queria que fosse single player

  13. Ei Jorginho!!

    Tem coisas melhores pra se preocupar.

    Uma coisa dessas é o Futuro do novo Forza Motorsport se sai ou não no XboxOne, ou é de fato Exclusivo do XboxSeriesX!

    Mas pra adiantar, toma aí uma matéria da Voxel

    https://www.voxel.com.br/amp/noticias/novo-forza-motorsport-chegar-xbox-one-segundo-selo-smart-delivery_849782.htm

    Voxel?? Voltando as origens???

    Enquanto isso Windows Club, se tornando o verdadeiro WC dos Sonystas 🚽🧻🦄🦄

  14. Sonista é tipo aquele nerd lesão que gosta daquela mina vagabunda, ele sabe que vai ser enganado, mais nao larga o osso…kkkk

  15. Temos que entender que isso é tudo que a sony tem. O ganha pão dela se resume a isso ou vocês estão pensado que ela é uma Microsoft da vida.

  16. Sonysta querendo zoar o controle a pilha do Xbox e agora toma essa.

    Toda vez que falamos que eles usam cabo para jogar enquanto carrega eles sempre vem com a desculpa que tem dois controles, aí quando descarrega é só pegar o controle que está carregado. Agora vocês entenderam porque os sonystas terão que comprar outro controle? É para não jogar com cabo.

    Enquanto isso, no Xbox, vamos usar as mesmas pilhas e o mesmo carregador.

    1. Pior que e verdade quando tinha PlayStation a bateria acabava bem rapido. Dai tinha que ficar pendurado no fio. E pior era aquela luz no controle que so servia pra gastar bateria. E agora o controle e cheio de sensor, e assopravel pra piorar… eu prefiro anos luz usar pilha. O bom que o xbox te da a opção de usar pilha ou bateria. No play também tem duas opções: bateria ou se pendurar no fio kkkk

    2. Pior que e verdade quando tinha PlayStation a bateria acabava bem rapido. Dai tinha que ficar pendurado no fio. E pior era aquela luz no controle que so servia pra gastar bateria. E agora o controle e cheio de sensor, e assopravel pra piorar… eu prefiro anos luz usar pilha. O bom que o xbox te da a opção de usar pilha ou bateria. No play também tem duas opções: bateria ou se pendurar no fio kkkk

    3. É só lembrar de carregar o controle que nunca precisara usar cabo ou outro controle e pronto, mas se mesmo assim descarregou durante a partida não tem nada demais usar o cabo com um extensor, 1 hora de cabo e já esta blz. Não tenho segundo controle comprei um carregador portátil que é só o ouro. A bateria do PS4 é muito porca mesmo, mas se a bateria do Dual Sense durar igual era a bateria do DS3 que durava 1 semana aí não tem argumento de caixista que prove que baterias não são melhores.

      1. É bom lembrar que bateria é uma pilha, tanto é que não existe a palavra “pilha” em inglês. O problema nem é pilha vs bateria (até porque é a mesma coisa), mas de bateria interna vs bateria externa. Seria bem melhor se a bateria do PS fosse externa, aí vc poderia deixar algumas baterias carregadas prontas para uso. E vc poderia achar umas baterias por uns 70 reais.

        Se eu quiser um par de pilhas reservas para o controle do Xbox One eu pago 30 reais. Se eu quiser fazer o mesmo no Playstation eu tenho que pagar 200 reais e vem um controle junto.

        Já fiz campeonato de Fifa em casa e um amigo trouxe um Playstation 4 pra jogatina ir mais rápido. Depois de umas 5 horas jogando, os jogadores do Playstation estavam jogando com cabos e os do Xbox estavam jogando sem fio. Teve um momento que uma pessoa esbarrou no cabo e quase empurrou o playstation no chão.

        1. Realmente se viesse com bateria removível tipo das câmeras da Sony seria muito bom, mas agora vc apelou nós 200 reais, aqui na minha cidade custa 60 trocada. Tenho controle do 360 e essas baterias de camelô e bem vagabunda, e o kit play and charge também é , por isso acho a melhor solução é da Sony, tirando o fato da duração porca da carga.

          1. Acho que vc não entendeu, estou falando quanto custa ter uma bateria extra para não ter que jogar com cabos. Se vc quiser uma bateria extra na sua casa vc precisa ter outro controle e no Xbox apenas um par de pilhas. A solução da Microsoft te dá opções para vc escolher o que quer usar, a da Sony te força a jogar no cabo (como vc disse) ou comprar OUTRO controle.

            Por isso o motivo do meu post acima, quando eu comprar o Xbox Series X eu não vou precisar comprar pilhas, pois eu já tenho. Já quem comprar o PS5 terá que comprar outro controle para poder fazer o esquema de deixar um sempre carregado.

            Tenho o Xbox One desde 2017 e nunca joguei com cabos. Na vdd coloquei uma vez só pra ver se funcionava. Acho que jogar sem fio a todo tempo e ter maior duração de carga é a melhor solução, pois é isso que eu espero de um controle.

          2. Sim agora entendi, mas mesmo assim seu argumento seria muito válido se essa soluções viece junto com o Xbox, mas não vem e isso é uma grande falha. Por isso afirmo para mim a melhor solução é da Sony, não me incomodo de as vezes carregar o controle pelo cabo, mas deixou de ser perfeito pelo o único fato da bateria não durar e se alguém neutro na guerra for analisar as duas acabam pecando.

  17. Podiam fazer as mesmas limitações que temos ao usar controles de PS1 no PS2 ou de PS2 no PS3 (nunca tentei usar controle de PS1 no PS3), onde jogos que usavam os recursos do sixaxis não funcionavam, sendo que a grande maioria não usava.
    Fora isso, nada anormal. Só faz o que se faz a tempos por todas as empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *