Sony registra patente de tecnologia anti-spoiler

Nas últimas horas, vimos como uma grande quantidade de conteúdo vazou de The Last of Us Part I I: vídeos de sua jogabilidade, cinemática e detalhes de sua história pularam na web devido a um vazamento que apareceu no domingo à noite na internet, especialmente no Reddit. Com o jogo esperando para ser lançado em 19 de junho, todo esse conteúdo caiu como uma bomba-relógio para jogadores que esperam por este título há anos.

É por isso que uma patente registrada pela Sony em outubro de 2018 veio à tona: é uma tecnologia anti-spoiler que permite que os desenvolvedores marquem conteúdo sensível em seus jogos, poupando assim aos usuários que ainda não jogaram.

“Os desenvolvedores poderão marcar objetos específicos do jogo como ‘ocultos’ por meio de uma ferramenta apropriada e os detalhes desse objeto serão ocultados de outros jogadores até que eles se descubram no jogo”, explica a descrição da patente, ilustrando com um exemplo que torna tudo muito mais claro: “O mesmo que os troféus ocultos. Os jogadores terão até a opção de ver além da trava do spoiler, se assim o desejarem.”

Dessa maneira, e de acordo com a patente em si, os jogadores poderão “interagir com os amigos e o resto da comunidade em relação aos jogos narrativos com a confiança de que não verão nenhum spoiler”. Ou seja, dessa maneira um jogador pode entrar para assistir a vídeos ou streaming de um determinado videogame que ainda não terminou e esse sistema esconde partes para não estragar sua experiência.

Note-se que esta tecnologia funcionaria tanto dentro como fora dos sistemas da Sony. A patente em si enfatiza que é um “método de plataforma cruzada para bloquear spoilers”; portanto, uma captura de tela de The Last of Us Part II com conteúdo confidencial pode aparecer bloqueada em um fórum, por exemplo.

Infelizmente, esta patente não impediu o desastre talvez mais alarmante da Sony nesta geração que exibiu os pontos principais da trama de um dos seus jogos principais, talvez o mais esperado do Playstation. Evitar spoilers parece que é não será possível.

O que vocês acham?

129 comments on “Sony registra patente de tecnologia anti-spoiler

  1. Essa tecnologia é uma furada…se alguém faz uma game play de algum jogo e coloca no YouTube. Como essa tecnologia vai saber quem jogou e quem não jogou, pra não mostrar os spoilers?…

  2. Papo sincero sobre o vazamento…

    Por mais que a Naughty Dog esteve errada o tempo todo, essa história do vazamento inverteu os papéis. Agora todos os jornalistas no twitter atacam o dev vazador e trata o estúdio como coitado.

    Concordo que a atitude do vazador foi desnecessária, ele agiu errado. Mas nunca podemos esquecer o que a Naughty Dog continua fazendo.

    Obs.. Tem quem ouse falar que tudo isso foi forjado. Um marketing agressivo pro jogo. Apesar de tudo que vazou, a história está quebrada e só jogando pra descobrir tudo.

    1. Não acho q foi coisa da ND, até pq primeiramente ela adiou por tempo indeterminado o jogo, sendo q logo dps do spoiler ela volta com o lançamento alguns dias dps do q já era previsto.

      1. Entendo o que você falou. É bem possível. Mas por outro lado, lanchar o jogo depois o vazamento também seria parte do “plano”.

        Não quero dá muita razão pra isso porque soa como teoria da conspiração. O que temos de real mesmo, é um dev bem puto que chutou o balde, xingou o chefe  ferrou com ele. Kkk

          1. Burro é o que muita gente tá falando. Uma hora ou outra vão descobrir, além de ser processado, dificilmente vai arrumar emprego.

            Mas pode ser que esse cara sabia disso tudo, mesmo assim fez isso, e deve tá feliz da vida de ferrar com a empresa que fez ele de escravo. Existe gente nesse nível. Kk

      1. Crunch!! As péssimas condições de trabalho. Já tinha várias acusações de Crunch no passado, ainda esse ano denunciaram que continuam com essa prática.

      2. Uma grande quantidade de funcionários pediram demissão, por excesso de trabalho e pouco pagamento. O trabalho de finalizar o jogo ficou com vários funcionários novos e inexperientes por isso tantos adiamentos (fora outros fatores)

        1. Achei que a empresa, ao produzir um jogo desse porte, tinha recursos $$$$ para sustentar o pessoal.

          E sobre os novos funcionários, cara, todo mundo começa de algum lugar… Um dia esses grandes talentos já foram universitários que precisaram de uma oportunidade e quando tiveram, mostraram a que vieram… Vamos com calma!

        1. Mas também, como manter o hype por tanto tempo assim? Por melhor que o jogo seja, esse período de desenvolvimento alongado quebra qualquer hype, eu particularmente não gosto desse game, mas muita gente gosta, e acredito que foram mais decepções com os adiamentos do que alegrias com as notícias.

          1. É interessante tocar nesse assunto porque isso nos faz voltar aquela velha discussão da E3. E esse jogo tem tudo a ver com isso.

            Nos últimos anos a Sony não tinha muita coisa pra mostrar e soltava anúncios de jogos que nem começaram fazer. TLOUS 2 foi um deles.

            A sensação é que o jogo envelheceu antes de ser lançado, num parece?

  3. Ja procurei em tudo que é canto e não vejo o final do jogo que disseram que vazaram, o pior é que eu realmente queria ver kk, não sou do tipo que liga pra spoilers, mas concordo plenamente com quem não gosta de ver.

    1. Aí que é palha, tem gente que não liga e até anima com os spoilers. Vide a galera que comprava jornal e revista para ver os spoilers das novelas…kkkk

      1. pior que eu sou um desses kk, muitas das coisas que eu vi relacionado ao spoiler de ontem me deixaram mais curioso pra ver como vão implantar isso na mente das pessoas, me parece uma jogada arriscada que pode dar muito errado ou muito certo assim como GOW 2018

          1. Acho que no final a Ellie está ajoelhada em uma lapide, deve ser a tucaninha ou o Joel mesmo.

          2. Eu vi uma foto dela em frente a lapide e o nome que tinha era joel
            queria saber como chegaram a dedução do que é o final do jogo

          3. não me referi a vc, e sim a todos os outros que estão dando isso como um fato, não me importo que seja verdade, apenas gostaria de ver pois sou curioso e não me importo com spoilers , na verdade até gosto deles kk

          4. descreve a cena que vc viu pra min pfvr, pra min saber se é a mesma que eu vi, pq na que eu vi, ela só apanha bastante e é deixada viva, alías nem dá pra saber em que período de tempo essa cena se passa, como chegaram a conclusão que é o final do jogo? é sério não entendi o pq dessa dedução.

        1. Halo? Kkkk Puts tenho que tirar print disso… Jogo com mais orçamento entre todos os jogos e continua não sendo relevante para grande maioria de gamers..

          1. Estou pouco me lixando, não sou acionista da Microsoft.
            Mas PG bate de frente fácil, ainda mais que ela vai para outros rumos além do Forza Horzion e The Initiative, mas teremos que esperar até vermos algo.

          1. ND é aquela empresa q está fazendo Crunch com os funcionários, não pagando seus salários e consequentemente sofrendo spoilers por causa disso ?????????

  4. Parece que tem uma justificativa de alguns devs estarem saindo da ND: https://www.gamevicio.com/noticias/2020/04/dev-que-vazou-gameplay-de-the-last-of-us-2-nao-esta-nada-feliz-com-a-naughty-dog/
    Ou foi apenas coincidência com esse ocorrido. Temos que ver se, após o lançamento do tlou2, saíra uma quantidade considerável de pessoas de lá.

    1. Foi o que ando dizendo, esse vazamento é um pedido de socorro de funcionários da ND. Vamos dar voz a isso. Itagaki inclusive esculachou o Vice da ND no twitter sem dó alguma.
      Eu desejo o melhor para esses profissionais, que consigam sair deste inferno arrumando empregos em desenvolvedoras que os tratem com o devido respeito.

  5. To vendo uma galera comemorando o lançamento em junho, mas tão ligado que vai ser um lançamento apressado, né? O jogo foi adiado indefinidamente que seria pra mês de maio e logo após os vazamentos eles vão lançar pro mês seguinte? Com certeza é um lançamento apressado pra evitar que esses spoilers se espalhem e estraguem a experiência do jogo caso ele demorasse muito.

    1. junto com o adiamento do jogo foi revelado que o mesmo já estava quase pronto, o que acontece é que a sony não queria lançar o jogo naquele momento ( 29 maio) por acreditar que teria problemas de distribuição de mídias físicas do jogo e certamente teria, já que final fantasy 7 remake sofreu e está sofrendo bastante com isso, a verdade é que é um lançamento apressado apenas pra evitar maiores danos com spoilers mas não deve afetar a qualidade final do jogo, certamente a sony irá faturar menos do que iria caso esperasse um momento melhor para comercializar seu jogo, mas com os spoilers de ontem não teve jeito.

        1. sinceramente a questão pra min não é essa, eles devem ter as leias trabalhistas deles e os orgãos responsáveis por isso, não cabe a min opinar, até pq ninguém está opinando se eu ou vc estamos satisfeitos em nossos trabalhos ou se fazemos coisas que nem sempre gostamos.

          1. Ninguém tá opinando pq não estamos dando nenhum motivo para opinarem, já os funcionários da ND estão, já sabemos q o pessoal lá dentro sofre Crunch, e isso pode indicar esse vasamento, pra falar a vrdd, tá parecendo a Rede TV essa ND ???????

          2. E sofro ”crunch” e ninguém liga, sério ninguém, vai ter news sobre isso? no fundo o pessoal é só sensacionalista.

          3. Já viu coisa negativa sobre oq acontece dentro da Çoni?? Só vejo passadas de pano suprema, sobre esses spoiler, não tem nenhum site questionando oq está acontecendo lá dentro, tem sites falando como evitar spoilers ignorando completamente oq acontece lá dentro, a queridinha blindada ?????

  6. Sony wins. Nem um jogo da microsofre faz tanto alarde. Sinal de que é um jogo foda,relevante pra indústria, ao contrário das Ja prostituidas franquias “exclusivas” (tem no PC) da microsofre

          1. Nossa,falando nisso não paguei tua mãe pelo programa! ???? A flopada aceita cartão? ???

          2. Minha mãe eu não sei, mas seu pai pagou com um boquete com final bebendo esperma ??????????

            PREDATOR HUNTING GROUNDS 55

            ??????????

  7. A Çoni tem patente contra spoilers, mas o WC não, bora contar a novelinha ?????

    Um dos cirurgiões que Joel matou teve uma filha chamada Abby

    O massacre de Firefly destruiu toda a sua vida, ela procura vingança desde então.

    Sabia quem era Ellie por causa de seu pai falando sobre a chance de cura, descobriu Joel dos registros Firefly

    O culto ataca o assentamento de Ellie e ela, Jesse e Dinah fazem parte do grupo enviado para rastrear e atacá-lo – Jesse é morto durante esse

    Ellie agora está violentamente irritada e vai para Seattle procurando os cultos em casa para acabar com isso, conhece Joel lá porque ouviu falar de Jesse e voltou para ajudá-la.

    Abby encontra Ellie porque ela também está em conflito com o culto, então quando Ellie as caça a Seattle e está pronta para atacá-las com Joel, seu grupo as encontra e atacam.

    Ela mata Joel, leva Ellie de volta ao acampamento, debatendo o que fazer com ela, pois, por todo seu ódio, ela não a culpa pelo massacre.

    Ellie massacra seu grupo para escapar e Abby agora está motivada para caçá-la

    A segunda metade do jogo é gasta como Abby perseguindo Ellie

    Ellie continua caçando o culto enquanto você a persegue

    Final é Ellie e Abby lutando até a morte

    Você mata Ellie como Abby, e ela sai enquanto percebe que não é realmente “conquistada” de maneira significativa, pois tudo o que ela fez é matar mais seus entes queridos por causa de matar Joel e depois Ellie

    Terminar é “ciclo de vingança” com a implicação solta de que os amigos de Ellie caçarão Abby agora em troca.

    1. Pior é o Vídeo de agora do Jovem passapano: “Não importa, o problema é seu se você demorou para jogar o rdr2, isso não valida de você jogar spoiler de um jogo ainda não lançado”

      Que cara louco (pra eu não xingar de coisa pior), ao meu ver todo tipo de spoiler é errado, seja de filmes ou games antigos ou novos. Pois o foco é a pessoa, o respeito a ela que ainda não “consumiu” tal coisa.

      Mas pra ele, a lógica e Silogismo dele só vale quando convém… Por isso o canal dele não cresce e não sobe a margem de inscritos… Por conta dessas passadas de pano monstras aí.

      Fora isso: Pau que bate em chico, bate em francisco… Quis dar spoiler de RDR2 achando que não ia ter troco? É muita inocência mesmo…

      1. Pimenta no olho dos outros é refresco, até a hora q entra no olho de baixo do poney e alcança o útero ????? esse Lord nunca vai fazer o canalzinho dele crescer, é a msma turminha de antes, ele mudou o nome mas continua com a guerra de console de antes, burro pra carai ????

        1. O Jovem passapano (Lord) Ele só não é pior que o Drika, esse daí fez um vídeo agora pouco dando “exposed” no duff e confunde ID com Gamertag… É uma vergonha.

          Fora a vergonha nacional que ele passou de um video passado dele falando que os caixistas nunca veriam GTA5 e RDR2 no gamepass…

          E soa triste a vida do cara se resumir á ódio pelo Xbox, você percebe no tom de voz dele que é ódio mesmo… Raiva… Chega a ser doença.

          Canalzinho irrelevante né mano 14 mi inscritos…

          1. Ele disse q GTAV e RDR2 nunca chegariam ao Gamepass?? ?????????

            Esses caras tem ódio msmo do Xbox, eles sabem q é muito mais plataforma, e sabem tmb q é uma concorrente perigosa pra pobre Çoni, por isso esse hate mortal

      2. Sendo honesto, comprei o RDR2 já sabendo de vários acontecimentos e nem comecei a jogar o game ainda por ter jogos demais pra zerar. Eu quero é jogar, a experiência está no jogo = gameplay, a historinha é só uma detalhe. Claro que entendo que algumas pessoas ficaam irritadas e também não entendi esse ódio que os caras tiveram com o jogo indo na Game Pass, não tinha nada a ver com Sony ou PS4. Acabaram comprando uma briga que não podiam ganhar!! O resultado é isso aí! Algum funcionário viu a treta de Spoiler e está extremamente irritado com ND e resolveu bater em dois coelhos.

        1. Sim tem gente que não liga pra spoiler, mas não existe essa segregação xarope que o canal do Jovem passapano disse, que jogo antigo não vale.

          Isso não vale pra ninguem, spoiler não é legal nem pra jogo velho ou novo e acabou. Fim de assunto.

      3. Mesma coisa quando recomendo filme pra alguém, não interessa se é filme anos 70, se a pessoa não viu e se interessar pela ideia inicial do filme, ela não vai querer saber o fim do filme.
        Mas essa do Lesb o us 2 foi merecido, porque tinha sonysta revoltado tanto com HZD no Steam e agora com RDR2 no game pass soltando spoiler de raivinha.

      1. Pra encerrar logo a franquia de 2 jogos, poneysada não vai aguentar mais 7 anos pelo Lesbian 3, a Vingança das Sapatas ?????

      1. Tem fotos sim, da ellie agonizando no chão… Em embate com abby.

        Da Ellie morrer não fora confirmado, porém do Joel já foi… É um fato…

      2. Não posso te ajudar sobre isso já q só estou repassando oq amigos de watts passaram com muito entusiasmo dizendo q foi traduzido diretamente dos spoilers vazados, não teria o mínimo de coragem de pesquisar sobre essa historinha barata ?????

    1. Eu já acho que foi um hacker (ou um funcionário que tem acesso ao jogo) que estressou com a Sony por causa dos n adiamentos do jogo e resolveu sacanear..

  8. Quando o maior desastre da geração é vazar spoiler, sabemos que estamos na plataforma certa kkjkkk GOTY te assusta?

    De qualquer maneira eu não compro jogo em lançamento e acabo me spoilando até baratear

  9. Esse negócio de funcionário da ND revoltado é conversa fiada, com certeza o buraco é bem mais embaixo…
    Os acontecimentos nós últimos dias dão a entender que a PSN sofreu uma invasão:
    1 adiam o jogo pra Maio (até aí normal);
    2 devolvem toda grana da pré venda digital, e cancelam o jogo de maneira indefinida, nenhuma das grandes empresas do mercado jamais fez isso;
    3 ontem vazaram detalhes jogo;
    4 hoje vazaram os games do mês de Maio da PSN sem comunicado oficial.
    Isso está no mínimo estranho.

  10. Joel morre. Tem cutscenes mostrando uma vagabunda espancando a cara dele com um pedaço de ferro enquanto ele sangra já sem vida no chão. A Elle ou Elly (sei lá, é capturada tentando defende lo.

    E é só isso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *