Sparkman, o possível processador do Xbox Series S estaria na fase de testes

Já conversamos longamente sobre o Xbox Series X, ou codinome Xbox Project Lockhart. Sabemos que sua existência é possível que seja real, mas que em algum momento a Microsoft decidiu recuar, por qualquer motivo. Pelo menos sabíamos disso meses atrás.

No entanto, novos relatórios indicam que a Microsoft está pensando em reviver o projeto. Faz sentido revivê-lo agora? Bem, a verdade é que, se for dada a crise econômica em que estaremos imersos depois de emergir da pandemia de coronavírus.

Algum tempo atrás, os documentos da AMD vieram à luz onde nos disseram sobre um modelo de SoC (processador) chamado Arden e outro Sparkman. Hoje, Arden está confirmado para ser o Xbox Series X, mas e o Sparkman?

No passado, especulava-se que o Sparkman fizesse parte do SoC do chamado Projeto Scarlett, mas depois descobrimos que era uma placa diferenciada com características RDNA e RDNA2, também tinha um módulo dedicado para Ray Tracing, vamos lá, é um SoC separados. É possível que o Sparkman nada mais seja do que o que dá vida ao Xbox Series S. Aqui está a origem da informação:

Se você duvida da fonte, você deve saber que é a mesma que revelou o codinome Arden, que é o atribuído ao Xbox Series X, e também o de Oberon, o SoC atribuído ao PS5.

Bem, agora sabemos que esse SoC (Sparkman) estaria atualmente na fase de testes internos, portanto, pode não demorar muito para saber qual de fato é seu poder. Já existem pessoas que especulam com um anúncio iminente. É comum que os fabricantes de hardware façam “experimentos” antes de anunciar produtos.

60 comments on “Sparkman, o possível processador do Xbox Series S estaria na fase de testes

  1. [OFF] PS5 | Rival de Xbox One Series X, será revelado em junho

    https://www.xgamerbr.com/blog/2020/04/29/ps5-rival-de-xbox-one-series-x-tem-revelacao-para-junho/

    ACHO QUE É RIVAL PARA O XBOX ONE X

  2. Para mim o Séries S deveria ser “capado” nos seguintes sentidos:

    SEM ENTRADA PARA MÍDIA FÍSICA;
    FOCO EM 60FPS AO INVÉS DE 120FPS;
    RESOLUÇÃO MAXIMA PARA JOGOS 2K/60FPS E 4K/30FPS.

    Essas configs com um preço baixo acredito que venderia bastante.

    1. Eu vou pular do X para o Series X assim que for possível financeiramente, hoje o dolar teve uma baixa fortíssima, tem que voltar logo a casa dos 3,90

  3. Tiro no pé

    Sem mais

    Microsoft constrói um ótimo console XSX pra depois disso mostrar o mais fraco, o qual vai segurar a plataforma e a geração a nível de otimizações.

    Tomara que a Sony não vá por este caminho também, como rumores indicam

        1. Pq vc chora muito com a “series” Xbox Series X – Xbox Series S esta incomodado ( alterado, zangado, fatigado, perturbado, constrangido, afetado, etc… ) HAHAHAHAHAHAHAHA

          1. Lógico q vai incomodar!!!
            A Sony não mostrou nem o principal… Imagina suas variantes!
            O Xbox já vai mostrar o segundo console, e a Sony nada!
            Quer mais oq da poneyzada?
            ?????

    1. Mas a NVidia, por exemplo, faz isso toda a geração de placa, certo? Primeiro ela lança o produto top (GTX1080, RTX2080, etc), depois q ela mostra os produtos inferiores

    2. Achar que o console mais acessível da Microsoft vai prejudicar os jogos é o mesmo que achar que o cara que tem PC e joga no LOW vai prejudicar o cara que joga no ULTRA. kkkkk

    3. Pela sua teoria os jogos do PS5 podem ser capados também.

      Contudo, o Xbox One X mostrou que esse pensamento tende a ser coisa do passado.

    4. Minha humilde opinião. Acredito que o Series S terá “Graficamente a mesma aparência do Series X” a maior diferença de processamento dos 2 seria a escala de imagem enquanto o X redará a 4k o S rodará a 1080p (FullHD), e isso não deverá segurar a geração. Um exemplo dos dias atuais, quando você executa um jogo no Xbox One FAT ele por muitas vezes vai abrir em 900p e com alguns efeitos reduzidos, um exemplo disso é o AC Origins quando jogado no FAT ele não aparece a poeira ao vento e outros elementos já no X ele aparece mais objetos e efeitos. Acredito que esse Series S seria um console para o público casual e um console de entrada para o XBOX, acredito que dará certo sim.

    5. Se fosse assim teria acontecido o mesmo com Xbox One e Xbox One X. Ou com PS4 e PS4 Pro. Mesmo com os “upgrades” sendo lançadas no meio da geração, não prejudicou os consoles bases.

      Um Xbox Series X e outro Series S mais acessível não prejudicaria em absolutamente nada a indústria, isso é frescura. Muito mimimi por nada.

    6. Pega o nick que eu usava,pega ate a mesma foto que eu usava aqui no forum á 2 anos kkkkk tu é muito cara de pau em bicho ? Criatividade zero…mas de boa.

  4. Eu ainda tenho as minhas dúvidas se seria uma boa opção. Acho que a Microsoft deveria focar em entregar o console mais poderoso pelo menos preço possível e que não seja mais caro que o PS5.

  5. A Sony que tem que se preocupar porque o Xbox séries S é o principal concorrente do PS5. Até agora não tem nenhum pário para o Xonão Séries X

  6. Espero sinceramente que a Microsoft não lance esse console, não agora, tem que empurrar o Series X a todo vapor, porque se ela lança um console mais “fraco” ele será parâmetro para as devs, pois ele será a maior base.

    EDITE: Eu não estou falando na parte de limitação, estou falando no sentido que levará mais tempo de desenvolvimento, pois as devs terão que otimizar os jogos no Series S, eu sei que ele não vá limitar a geração.

      1. PS5 é um console extremamente poderoso cara, até o Phil falou esses dias o que vai fazer diferença na próxima geração sera a CPU+SSD, claro que GPU é importante, justamente por isso que os 12.15 fará diferença, mas não vai achando que será uma mamata não, porque o PS5 também é forte.

    1. Existe uma coisa chamada escalabilidade nos jogos. E perfeitamente possivel fazer uma versao inferior de um jogo sem comprometer a qualidade de sua versao original. Outra, esse possivel console mais barato do Xbox devera ser muito superior em performance ao Xbox One X.

      1. Eu editei, não estou falando de limitação, estou falando em tempo de desenvolvimento, do que fazer apenas para um console.

  7. Se esse console não aparecer até final de Junho então já era! É porque não vai influenciar no desenvolvimento dos jogos para o série X. Ainda acho que esse console está sendo feito para rodar o Xcloud.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *