Carregando...

Sparkman, o possível processador do Xbox Series S estaria na fase de testes

Já conversamos longamente sobre o Xbox Series X, ou codinome Xbox Project Lockhart. Sabemos que sua existência é possível que seja real, mas que em algum momento a Microsoft decidiu recuar, por qualquer motivo. Pelo menos sabíamos disso meses atrás.

No entanto, novos relatórios indicam que a Microsoft está pensando em reviver o projeto. Faz sentido revivê-lo agora? Bem, a verdade é que, se for dada a crise econômica em que estaremos imersos depois de emergir da pandemia de coronavírus.

Algum tempo atrás, os documentos da AMD vieram à luz onde nos disseram sobre um modelo de SoC (processador) chamado Arden e outro Sparkman. Hoje, Arden está confirmado para ser o Xbox Series X, mas e o Sparkman?

No passado, especulava-se que o Sparkman fizesse parte do SoC do chamado Projeto Scarlett, mas depois descobrimos que era uma placa diferenciada com características RDNA e RDNA2, também tinha um módulo dedicado para Ray Tracing, vamos lá, é um SoC separados. É possível que o Sparkman nada mais seja do que o que dá vida ao Xbox Series S. Aqui está a origem da informação:

Se você duvida da fonte, você deve saber que é a mesma que revelou o codinome Arden, que é o atribuído ao Xbox Series X, e também o de Oberon, o SoC atribuído ao PS5.

Bem, agora sabemos que esse SoC (Sparkman) estaria atualmente na fase de testes internos, portanto, pode não demorar muito para saber qual de fato é seu poder. Já existem pessoas que especulam com um anúncio iminente. É comum que os fabricantes de hardware façam “experimentos” antes de anunciar produtos.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.