Carregando...

Surface Phone e novo Windows 10: por que os haters temem tanto a volta da Microsoft?

Surface Phone e novo Windows 10: por que os haters temem tanto a volta da Microsoft?

fred-logo

Ontem, foi o dia da morte do Windows Phone, bem, pelo menos foi isso o que foi noticiado pelos grandes sites de maior credibilidade do país. Durante o dia, recebi mensagens nas mídias sociais e o site ficou bastante movimentado. Claro, haters da Microsoft, até mesmo os “adoradores da Sony” fizeram a festa com o milésimo enterro do Windows Phone.

Entendam jovens, a Microsoft deixou de suportar o Windows Phone 8.1, e já foi tarde, pois seu suporte estava programado para acabar muitos antes, o que muitos “esqueceram” de anunciar é que você pode atualizar o celular para o Windows 10 Mobile continuará suportado, inclusive ontem todos receberam um atualização, ou seja, está mais atualizado que os smartphones com iOS e Android. Ainda assim, a versão original do Windows 10 não é mais suportada, se quiser atualizações tem que fazer o update para o Windows 10 Creators.

Notem, ninguém declarou a morte do Windows 10 por conta disso, os títulos foram maldosos com o Windows Phone, mas sempre foi assim e ontem não seria diferente.

Desespero dos haters

hater-524x320

 

Sim, a Microsoft é bem conhecida por conter uma lista vasta de haters, pois na cabeça de muitos, ela é a vilã da tecnologia. Em toda matéria do Surface Phone, Xbox  ou do novo Windows Phone sempre vem acompanhada de muitos comentários negativos…. Aqui no Nordeste temos um ditado “ninguém chuta cachorro morto“, se estão tão incomodados com isso é por que sabem o que temem.

O que é “Windows Phone”?

logo-lumias-w10mobilee.png

Simples, é o Windows no telefone. No final das contas só restará um único Windows, o CEO Satya Nadella já tinha dito isso em 2014, nas prévias do lançamento do Windows 10. E olha, não estamos falando da Plataforma Universal (UWP), mas do próprio sistema. Atualmente, temos três: Windows 10 Mobile (Windows Phone), Windows 10 e Xbox. No final, só ficará um.

O sistema que você usar no seu Xbox One será o mesmo do celular. Louco né? Calma que vai piorar. Windows Phone não foi o Windows Mobile 5/6, WP87/7.5/7.8/8/8.1 ou o Windows 10 Mobile, Windows Phone é a iniciativa de imprimir o Windows em dispositivos celulares.

A Microsoft quer que o Windows 10 rode em tudo. Não o Windows 10 modificado que está no Xbox, ou o Windows 10 que está adaptado para PCs e tablets ou o Windows 10 Mobile para smartphones.  Nada disso, será um único sistema para tudo.

A Microsoft precisa do “Windows Phone”.

nokia_microsoft_smartphones

Para o Windows voltar a ser o rei, para a Windows Store atrair mais desenvolvedores, para a Microsoft lucrar mais com licenças, será necessário dominar os dipositivos móveis – pelo menos num futuro previsível. A Plataforma Universal precisa dos tecnicamente “smartphones“.

Imagine tu comprar jogos e aplicativos, pagando apenas uma vez, mas os utilizar em todos e qualquer tipo de dispositivos? Enquanto a PSN funciona apenas nos consoles da Sony, a Steam nos PCs, a Google Play nos smartphones… a Windows Store funcionará em tudo. Todos os dispositivos serão uma coisa só. Todos os produtos serão um só, o sucesso de todos estão cada vez mais unidos.

Ainda neste ano, o Android ultrapassou o Windows em quantidade de horas acessadas na internet. Não tem como a Microsoft, rainha dos softwares, assistir isso conformada.  Já pensou no Android ou iOS, ao longo dos anos, se popularizassem como sistema desktop? Notem, o Google já está lançando os Chromebooks (notebooks com apps Android), e a Apple quer convencer a todos que o iPad Pro pode substituir um PC.

A Microsoft precisa por ontem na casa, afastar concorrentes, e sem uma linha para combater o Android/iOS, a longo prazo, corre riscos.

O dia que o jogo virou, e o pesadelo dos haters começou

qualcomm-proto-arm-3

A matéria é dedicada aos haters, então vamos provocá-los. Existe um sonho antigo, usar PCs nos bolsos em qualquer lugar onde você está. Até hoje, isso não foi possível, e por isso os smartphones surgiram, com um sistema limitado mas que pudesse ser móvel. Mas esse sonho antigo está muito perto de se tornar realidade.

A Microsoft anunciou oficialmente o novo Windows 10 em ARM, no final de 2016, e os primeiros dispositivos com tal tecnologia chegarão após o mês de setembro deste ano. Vimos a própria Qualcomm substituir o Android e colocar o Windows 10 completo em um smartphone (foto acima).

Em suma, o Windows 10 completo, inclusive jogos de PCs, Office (completo e não só o móvel) e até Photoshop poderão rodar em hardware de smartphones, o processador Snapdragon 835 está a nível da Intel, tanto poder para rodar apps do Facebook, Snapchat e Instagram? O Android não está preparado para tanto poder, mas o Windows está.

Windows Phone será imortalizado e terá o maior números de apps da história” – ainda duvida? Vamos fazer as contas, são cerca de 8 milhões a 16 milhões de programas e jogos no Windows, além dos mais de 500 mil da Windows Store. Acha pouco? Ainda tem os emuladores de console e do próprio Android. Ora, rodar o robozinho e seus apps no Windows é mamão com açúcar. Lembre-se, o próximo Windows no telefone deverá rodar tudo! Windows é o sistema pai e mãe de tudo, goste você ou não.

Nintendo-Switch-GPD-Win-2

Quer piorar ainda? Os jogos do Xbox One do programa “Xbox Play Anywhere” e da Steam rodarão “no novo Windows 10 Phone”. Tá duvidando? Já viu o GPD Win? Tem processador da Intel, mas tá fazendo o maior sucesso e roda muitos jogos, inclusive novos, em um hardware portátil. No Android você joga GTA San Andreas, no “novo Windows Phone” que tal GTA V com mods 😉

Desespero só presta grande: Surface Phone

choro

Vamos ser sinceros, a Microsoft está criando produtos incríveis e dando dor de cabeça a alguns concorrentes.  Aqui é o ponto principal do choro. Vamos lá, Surface Pro é um sucesso, criou uma nova categoria de dispositivos, ajudou a enterrar os tablets e afastar a Apple e seu iPad do mercado Windows.

Surface Studio comeu fatia significativa do iMac e revolucionou muito mais que os smartphones em seu ano de lançamento, Surface Book confrontou o MacBook e fez todo mundo, após muitos anos, cobiçar um novo notebook. Notem, o mercado de PCs voltou a crescer, tablets a despencarem e a únicas fabricantes que possuem um lucro digno com os smartphones são a Apple e a Samsung. A Lenovo, nova mãe da Motorola, lucra muito mais com os PCs. As contas da HP e Dell estão mais gordas do que nunca.

O mercado de peças para PCs nunca esteve tão aquecido e a variedade só aumenta. Cerca de 40% do conteúdo da Steam foi feito apenas em 2016. Ah, o dono da Valve é mais rico que Donald Trump! Jovens, o Windows tem muita força e é isso o que a Microsoft vai usar no novo “Windows Phone”. A força da gigante.

O Xbox One X, em termos técnicos é o melhor console do planeta. Nos Estados Unidos, no segundo semestre de 2016, o Xbox One S foi o console mais bem vendido. Spencer, a longo prazo, está corrigindo “mancadas” da gestão passada. Quem tem um Xbox não tem do que reclamar: melhores preços de jogos, Gold com 4 jogos, melhor rede online, crossbuy com PC (e futuramente celular), EA Access, retrocompatibilidade, mais jogos com data, console a nível de PC top de linha, etc. Só reclama quem não tem.

Mas o ponto principal é o Surface Phone, o que é isso?

O CEO Satya Nadella não gosta de smartphones, inclusive dos Lumias, para ele tais dispositivos já saturaram, ele quer algo novo, revolucionário, que todos copiem. Tal sujeito prometeu que lançará um telefone totalmente diferente dos atuais, chamado por ele de “dispositivo móvel definitivo“.

A linha Surface da Microsoft foi criada para colocar cabresto nas fabricantes, dizer o caminho que a HP, Samsung, Dell, Lenovo, Positivo, Acer, Asus, etc. devem seguir. O Surface Phone também terá essa missão, afinal, será um Surface.

De acordo com os “vazadores” da Microsoft, os confiáveis, que nunca erraram: Tal dispositivo está planejado para vir com processador ARM, Windows 10 completo, poderá ser dobrável (nova forma), ARM 64 (roda jogos Xbox PlayAnyware, por exemplo), servirá de modelo para parceiros copiarem, já está pronto mas falta ainda corrigir muitos bugs do sistema, pois ele virá com a CShell uma interface nova que adaptará o Windows 10 a qualquer tamanho de tela. Abaixo, um vídeo da CShell num smartphone, não é o novo visual, mas servirá para que você tenha uma idea .

O melhor evento tecnológico do ano tem sido o da Microsoft no mês de outubro, todos ficam loucos com os novos Surface Lançados. Já vimos, até sites do Android esperam que a Microsoft “volte ao smartphones”, pois a concorrência irá forçar até o Google se empenhar mais. Para o bem dos consumidores, uma gigante como a Microsoft não pode ( e não vai) ficar de fora olhando o iPhone arrastar rios de dinheiro por uma década, o que tornou a Apple a empresa mais rica do mundo.

A Microsoft não esconde ninguém, o Surface Phone não é rumorpode vir com um outro nome , claro – e voltará com a força total, com a soma dos games e da produtividade que só o Windows possui. O Windows 10 em ARM sendo utilizado como smartphone, ao lado do Surface Phone, ainda vai dar mais o que falar, pode anotar.

Vale lembrar que o “smartphone da Qualcomm” com Windows 10 rodou office completo, jogo UWP, Photoshop e League Of Legends (vulgo lol). O dispositivo móvel da Microsoft está “depois da curva“, um hater de raiz sabe disso, a empresa está batendo recorde em suas ações constantemente, pois seus produtos ganham mais qualidade a cada ano. Com o poder que a empresa tem, do Windows, vai ficar até difícil para um hater não comprar isso. Vá anotando. 

Querem lenços? Ah, e hatear a Microsoft usando Windows não vale, use Linux  ao menos, seja digno 😛

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.