Surface Phone no Brasil? Trocaram a marca Lumia? Entenda o que está acontecendo

Elop-Nokia-MWC

Existem sites que não perdem a chance de enterrar o Windows Phone. Tudo bem, ele ainda não tem um Snapchat ou Pokémon Go oficiais, e seus aplicativos Facebook e Messenger estão em fase de aprimoramentos – O Instagram já acho perfeito, no meu Lumia é.

Por outro lado, muita coisa legal está acontecendo, várias novas fabricantes estão apoiando o sistema, a qualidade dos aplicativos universais aumentam a cada dia, é possível fazer streaming do Xbox One no celular, temos o Continuum, Windows Hello, compatibilidade com o controle do Xbox, é o sistema mais seguro, o Groove Música está excelente, Skype UWP, atualizações sistema mais frequentes que qualquer outro sistema e até um app da “rival” Steam.

Muita coisa está mudando, mas muita coisa ainda precisa mudar. E a Microsoft sabe disso. Satya Nadella fez um excelente trabalho em todas as divisões da Microsft, mas o Windows Phone continua ser a parte mais problemática da Microsoft.

Nadella quer lucrar, vender, conquistar rios de dinheiro, e os Lumias não estavam oferecendo isso a um bom tempo. Por outro lado, os Surface tem gerados receita elevadas que talvez nem a Microsoft sonhasse. Mas qual o segredo? Como a Microsoft virou o jogo ao ser declarada praticamente morte por uma era chamada “pos-PC”?

Engula o choro por um bom motivo, adeus Lumia!

nokia-lumia-520-720-cover390

Somos fãs dos Lumias, mas desde o ano passado já sabíamos que o Lumia 650 seria o último da linha. Lumia é sinônimo de Nokia, e não da Microsoft.

Recentemente, a Microsoft removeu recentemente o nome “Lumia” da página principal do seu site nos Estados Unidos, mas obviamente manteve o “Windows Phone” e destacou o HP Elite X3. Não precisamos ser mestres em física quântica para saber que a empresa de Redmond quer que os fabricantes lucrem com seu sistema para ele tenha chance de expansão.

Nesta semana, surgiu uma petição para que a Quantum lançasse um aparelho com Windows 10 Mobile e Continuum no Brasil. Se existissem Lumias aqui, esta petição existiria? Dificilmente. A marca Lumia ofuscava os parceiros que tentaram apoiar. Todos correram de concorrer com a dona da casa!

Outro ponto crítico, a marca Lumia possuía muitos fãs, mas não se tornou muito popular (exceto pelo Lumia 520).

Muita gente comenta “Windows Club, vocês são fãs do Windows Phone, não são parciais“. Vou te contar um segredo, ninguém é parcial. Todo mundo tem uma tecnologia ou um sistema que gosta mais, só que nós somos transparentes, carregamos o nome “Windows” junto conosco. Existem vários sites de reviews de gadgets que não simpatizavam com a marca Lumia e que já negativam o aparelho só pelo nome.  Como alguém que usa apenas um iPhone, por exemplo, pode dar um parecer digno de um Windows Phone – não tem como. A imagem dos Lumias começou a ficar de gastar por esses grandes sites, e criticá-los virou praxe.

Surface

surface-madeira

Por outro lado, a linha Surface já tem nome consolidado e é forte no mercado. Um smartphone ou “PCphone” com esta marca chamará atenção de toda a mídia. O Surface Phone é um aparelho aguardado desde a era Ballmer, é praticamente um mito sem nunca ter surgido. Nos Estados Unidos e em outros países onde o Surface estão disponíveis, claro.

Mas qual a razão da demora de ser lançado? A marca Surface não pode errar, é símbolo de inovação e tendência. Hoje em dia, até a Apple segue a tendência dos Surfaces. Quem manda é Surface, e obedece quem tem juízo.

Para você ter ideia, Nadella iria lançar o Surface Mini em maio de 2015, mas desistiu pelo fato de não ter encontrado elementos diferenciadores dos demais no mercado. Desse modo, um aparelho com a marca Surface deve inovar, gerar tendência e ser copiado principalmente pelo fabricantes parceiros da Microsoft.

Quando a Microsoft lançar o Surface Phone, o aparelho tem que ser vendido por si só. Ele tem que ter seu diferencial. Pode até não agradar a todos – mas qual agrada? Por isso, muitos imaginam que ele rodará programas do legado Windows – este seria um trunfo enorme e foi o que fez os Surface também se destacarem. Lembre-se todo mundo está apostando nos PCs – híbridos, desktops gamers, conversíveis, 2 em 1 … –  e deixando mais de lado os tablets, até a Xiaomi e outras fabricantes de smartphones se renderam ao Windows 10.  Logo, um PC portátil (Surface Phone) teria fortes chances do conquistar apoio delas.

A pressão que o nome Surface carrega é imensa e a equipe é uma das mais elogiadas do mundo. A prova mais recente disso foi o Xbox One S que foi criado pela equipe de Panos Panay (alá Surface) e teve o visual bastante elogiado, enquanto o Playstation 4 Slim virou piada (quem não lembra da balança?).

E no Brasil?

Brasil-Bandera

Surface Phone deve chegar ao nosso país, de um jeito ou de outro, e explico … A Microsoft deve apostar em peso nos países em desenvolvimento e vender os seus smartphones como PCs, esta é uma das estratégia – Quem são as principais apoiadoras do Windows Phone? HP, Acer, Vaio e Lenovo – só faltou a Dell dentre as mais famosas fabricantes de PCs! – Serão os PCs mais baratinhos da empresa. Claro, se a economia melhorar o Surface Phone “em pessoa” virá para o Brasil, afinal a linha já chegou na Índia a um bom tempo.

Se a economia não melhorar, os Surface Phones chegam, mas da mesma forma que o Surface Pro chegou, como cópia. Atualmente, temos várias cópias, não tanto quanto gostaríamos, mas temos já vários híbridos baratinhos (e muitos caros) no mercado.

A ideia máxima da Microsoft é que seus parceiros a copiem e espalhem seu sistema. Por isso, é importante ficar de olho no  Surface Phone, o líder do Windows 10 Mobile, assim como o Surface Book é dos nootbooks, o Surface 4 Pro dos tablets/laptos corporativos, e  como o Surface AIO deverá será dos PCs de mesa.

A marca Surface é muito valiosa e altamente respeitável. Uma linha de Surfaces de bolso, quando lançada terá inovar e roubar a cena. A Microsoft sabe que isso não é fácil, mas eu não duvidaria, afinal juntaram uma torradeira com uma geladeira e deu certo. O Xbox One S está vendendo muito bem.

O Surface Phone tem tudo para ser um grande aparelho, e não é pelo fato de sermos brasileiros que vamos ignorar isso. Ele pode causar impacto na indústria, assim como os outros produtos da Microsoft causam, pelo menos como consumidor é o que esperamos.

A Microsoft é uma empresa rica e inovadora, precisamos dela nos dispositivos móveis, e a Plataforma Universal do Windows 10 precisa também.

76 comments on “Surface Phone no Brasil? Trocaram a marca Lumia? Entenda o que está acontecendo

  1. Faz uma matéria sobre o streaming do Xbox One no Windows Mobile 10…
    Ele rodando em algum aparelhos e tals… Até agora vi vcs falando, mas não sei como fazer, e não achei nenhum lugar explicando..
    Valeu

    1. eu consegui fazer no meu L920 aqui. só não tenho controle bluetooth ou cabo OTG para jogar propriamente dito, mas ficou show! Tem q ser parte do preview do xbox one devmode e instalar o app deste preview no xbox one, tem q deixar tudo certinho desta parte para depois tentar o streaming pelo app do celular ok? (pelo que li precisa ser Devmode, eu sou participante portanto não sei te dizer se sem isto funciona..mas..) tem q baixar o app Xbox Dev Mode Companion (Preview) em um PC com windows 10 anniversary, depois q baixar no pc, vai no teu cel com anniversary e vai no menu e clica em Minha Biblioteca, vai estar ali o app disponível Xbox Dev Mode Companion (Preview) pronto para baixar no cel. Se tentar na loja direto não funcionou comigo. Daí é barbada, é so por o ip do teu console, ou ele mesmo vai detectar teu console. É show! 🙂 (aguardo a matéria tbm.. caso eu tenha perdido algum detalhe, sempre é bem vinda a informação deste blog!)

      1. Tipo, se vc tiver perto do console, funciona dai o controle normal do xbox??? Descobri um modo aqui e consegui instalar esse xbox dev mode, mas vou testar só qndo chegar em casa, ver se pega… Depois falo aqui

        1. perto como? vc tem q estar na mesma rede. só isto, meu xbox da sala funciona no meu cel do quarto se eu tiver no mesmo wifi. e se vc estiver perto do xbox, vai funcionar sim, mas vc vai estar enviando o sinal do controle direto para o console. serve para vc testar, entende? mas se vc tiver além do limite do controle do xbox one, funcionaria se vc tivesse este controle ligado ao celular. assim como é com o PC. já testou streaming no pc? é a mesma coisa basicamente.. eu só não sei como seria em um xbox q não está no programa preview do DevMode. testa ai e posta aqui para ajudar tbm os outros. 🙂

          1. só para confirmar, vc tentou no app do teu windows 10 do pc, e deu o mesmo correto? qual modo de energia vc deixa ativado? se for aquele de inicialização rápida, as vezes, quando tem algum problema estranho, é aconselhado desligar ele totalmente, chamam isto de hard reset em alguns lugares, vc pode ou ir nas configurações e mandar desligar totalmente o xbox ou segurar o botão de desligar por 10 segundos, isto vai desligar ele totalmente e depois vc ligando, ele vai demorar para entrar, já tentou isto? começa fazendo isto e vamos ver o q mais pode ser. Você nunca tinha feito streaming para o windows 10 antes ou isto é um problema que você descobriu agora?

          2. Caraca, consegui… só não sai som…. tive q desbloquear o smartglass la para qualquer dispositivo no xbox one.. primeira opção… pensei q la estava certo, pq ja fazia streaming pelo app do xbox msm… agora ta tudo certo.. só sem som… to jogando no meu quarto, com o controle do xbox one sem fio de boa…

          3. 🙂
            Muito bom, esse msm app pelo meu pc, roda com travas, pq pc é ruim, e não da pra alterar qualidade igual o app do xbox…
            Mas no lumia 830 rodando lisinho…

          4. Agora fica a pergunta, se eu tiver o controle do xbox one s, que funciona por bluetooh, e conseguir criar um rede privada em vpn, entre duas redes distantes, conseguirei jogar meu xbox one, de onde estiver??? isso é uma coisa pra se testar ein… no vídeo que postaram aqui, o kara esta jogando a não sei qts km de distância… pode ser assim..

  2. A MS ta bom de colocar a cara a tapas. ela esta com muito medo de errar e sair zoado no mercado de Smartphones. A HP quando anunciou que iria lançar um celular ela não colocou leitor de digital só de iris. Foi investigando, pesquisando o que os usuários querem. Colocou leitor de iris e digital. A Apple mesma coisa rumores dizendo q o Iphone 7 viria com leitor de iris e digital so que ela viu que o leitor de iris não chama muito a atenção dela. A MS quando ela lançou a linha lumia ela não pensou se a linha perderia usuários ou não. So queria conquistar usuários e mais e mais. Hoje ta ai na beira do penhasco com um pé falso com medo de lançar sem saber se vai da certo ou não. MS não esta pronta pra falir.

    1. A única diferença é que a Linha Lumia, foi lançada pela VENCEDORA NOKIA

      O merdella, é que ferrou com a marca Lumia e todo o ativo incorporado pela MS dos produtos e patentes NOKIA…

      A NOKIA efetuava lançamentos e novidades duas vezes por ano, a MS, há mais de 3 anos que não lança nada da Mobile.

      merdella na frente ferrando tudo

    1. Vc não éis o único, sou vendedor das lojas próprias Claro, sou o garoto “Windows” ou “Nokia” pq so eu e apenas eu sei configurar, quais apps e la vai coisas nos Lumias.
      E quando entrar um cliente que um belo 920 ou 1020 nas mãos os olho ate brilh kkk

  3. Tá…mas qual vai ser o diferencial desse tal surface phone? Pq até agora oq sabemos é q vai ser um cel com windows e hardware atualizado. Mas até aí o lumia 950 já faz isso e continua sendo ridiculo a sua participação. O surface tablet deu certo pq se trata de um hibrido q substitui um notebook para a maioria dos consumidores mais basicos que utilizam notebook para navegação e office. No mais seu unico diferencial é a praticidade (tamanho, peso e por se tornar apenas tablet).
    Oq um surface phone iria trazer de diferente? Ele viria pra concorrer com iphone 7 Plus e Galaxy note 5…dai ja sabemos a historia.
    Pra mim é perigoso a microsoft usar um nome q deu certo em hibridos pra carregar uma má fama em celulares…se der errado afunda os dois.

    1. Não sabemos ainda qual será o diferencial do Surface Phone, mas acredito que seja lá o que for vai vir atrelado a redstone 2 pq como vc disse o L950 já aproveita tudo que o W10M tem a oferecer hj. A Anniversary já deixou o continnum mais robusto, antes era um saco por exemplo, vc bloqueava a tela com o continnum ligado ele desligava o continnum tbm e quando vc voltava ele voltava do zero, não salvava nada do que vc tinha feito. Hj se eu desligo o continnum e depois vou ligar ele de volta o app que eu estava usando fica na barra de tarefas e se eu clico nele ele volta de onde eu parei. Imagino que o Surface phone de uma guinada no que se refere ao Continnum principalmente, quem sabe começando a disponibilizar apps .exe virtualizados de maneira mais abrangente, inclusive com o modo telefone.

        1. Depende, pra continnum um office completo seria legal, gostaria de poder programar com o visual studio ou outros (como o devC++ que eu tbm gosto muito), photoshop, editores de vídeo tipo o Sony vegas, premier, pq não jogos de PC (nesse caso talvez seja mais complicado pq precisaria de uma internet realmente boa para se ter pelo menos 30 fps)

          1. Mas tem muitos jogos de PCs ótimos que rodam em dispositivos de bolso. Bem melhores que os de corrida infinita do Android e iOS por sinal.

          2. como assim? Vc ta falando do GTA SA?

            [off] Jorge, vc que ta sempre olhando as noticias sabe se o controle de Xbox One funciona no L950XL? E se sim é em todos os jogos?

          3. GTA V não rola, digo um GTA anterior, por exemplo.
            Funciona, mas não sei se sem o dock, mas acho que sim. Era uma promessa da Anniversary e acho que foi cumprida.
            Os jogos tem que ser compatíveis, normalmente jogos UWP já vêm com essa compatibilidade.
            Se for com o controle do Xbox One Slim, que pega via Bluetooth, os jogos compatíveis são os mesmo do Moga.

          4. Eu coloquei errado ali o “V” e consertei depois, eu quis dizer o SA. Mas seria legal ver alguns lançamentos. As vezes estou lá na casa do meu pai eu uso o continnum pra mexer na net, mas seria muito bom poder jogar os jogos do meu PC por exemplo.

            Com o remote desktop eu já consigo mexer em quase tudo do meu PC pelo celular (melhor que o Teamviewer) só que ele é meio chato de configurar, sem contar que o fps fica em torno de 10~15, ta até pra ver uns videozinhos meio travado, mas já quebra um galhão. Mas se eu tento abrir algum jogo .exe ele da erro.

          5. Jorge, conserta a parte que você escreveu “Parciais” e “Parcial”, você quis dizer IMparciais, IMparcial. Quero divulgar a matéria mas com esse erro aí ficou muito feio e totalmente sem sentido…

        2. Ué, Office completo e os vários dos da Steam já seriam um bom começo.
          Se fosse apenas uma atualização do Lumia 950, já teria sido anunciou ou seria no próximo mês. Se demora, é que tem algo diferente.
          O bom dos Surface nunca vazam. Então até o dia, serão apenas especulações.
          Tem que sair para avaliar. Os Surface não fizera sucesso do nada. Ele começou a bombar no 3, só rodar o legado do Windows não foi o suficiente.
          Se você viu a última conferência, e viu a apresentação do Surface Book, por exemplo, percebe como é algo diferenciado e que te faz ficar louco para ter um.
          Fazia tempo que as pessoas não ficavam loucas por um notebook. É uma linha altamente diferenciada. Não é atoa que todo mundo copia na cara dura, até a Apple.
          Você falando parece até que tudo foi simples.

          1. Ou seja, só o mercado coorporativo teria um possivel interesse. Consumidor comum não liga pra continum e nem pra office pois não vão utilizar o celular para produção de conteudo, mesmo pq nem faz sentido pelo desconforto.
            E antes q diga q um processo q começou no pc pode ser visualizado e editado no cel isso ja existe antes mesmo da continum. Pra mim vai ser só uma versão do lumia 950 atualizado…mas tem q esperar pra ver.
            A apple copiou o surface pelo mesmo motivo q a samsung lançou galaxy tab pro com windows…Era um mercado q era pouco explorado. A apple viu q o seu ipad poderia ser uma especie de mini mac e a samsung sabe q android em tablet não vingou e por isso lançou uma linha com windows. E foi simples sim…e se a microsoft dormir só mais um pouco vai ver todas as fabricantes de notebooks lançarem seus hibridos e ninguem mais vai falar em surface.
            Eu tenho um notebook velho da samsung e trocaria facilmente por qualquer um desses 3 simplesmente pela praticidade e não por causa de algum diferencial do windows. Consumidor basico não liga pra essas coisas de produtividade.

          2. Mas isso é um começo para motivarem as fabricantes a criarem aparelhos com Windows 10 Mobile.
            Os Surface são todos de nicho, mas que todo mundo quer. “Pro” é profissional, corporativo, e isso não impede os consumidores de provarem.
            Estantes, profissionais liberais, funcionários de empresas, games, fãs do Windows, isso tudo pode ser um público interessante.
            A Microsoft sabe que não vai derrubar o iPhone no primeiro dia de lançamento, mas criar um produto competente e poderoso que estimule cópias é o primeiro passo.

          3. Cara vc é um porre, não sabe de nada, falou um monte de merda, um bosta metido a guru de TI, vai encher o saco no Tecmundo seu mala.

    2. Nem eles abem ainda, tanto que adiaram o lançamento desde 2015…

      Mas certamente será de rebentar o coração e os bolsos de n[os simples mortais…

  4. Perfeita análise, parabéns Jorge.

    Meio que OFF
    Alguém conseguiu habilitar o “Ei Cortana” no Windows Phone 10 Versão 10.0.14393.105 Insider Preview ?

    Não consigo faze-la acordar de forma nenhuma…

    1. Cara, desde as previews da Anniversary eu não consegui mais ativar o Hey Cortana. Nem meu L950XL tem essa função e nunca teve, nem em inglês. Não sei o que aconteceu.

        1. Caso descubra algo,,, PLS DIVULGUE…

          Muito p da vida com este descaso da Cortana Pt-Br

          Primeiro que 99% das coisas ela só faz enviar para o Bing.

          Putz que ódio…

      1. Leonardo

        pelo visto a máxima merdella ferrando o Windows Mobile, ainda impera, ou emperra, rs rs rs

        Eu acreditei que o 950 com a Aniversary, utilizasse o Ei Cortana…

        Brabo, as promessas nunca cumpridas, da MS

      1. Concordo.

        Me fez lembrar que a ideia do Nadella era ser futuramente chamado assim. Com todos os aparelhos, PCs, Xbox, tudo seria chamado de Windows.

      1. Mercado é complicado. Com certeza pensaram um monte de coisas e no fim a compra seria o melhor a fazer na época.
        Mesmo empresas do porte da MS não acertam sempre.

  5. td indica q a MS vai msm deixar “lumia” de lado p se livrar da fama ruim q o windows phone tem (mt devido ao WP7 q era mt limitado). e vai usar “surface” p dar um novo gás. como fez com o IE renomeando pra edge. por outro ladro ela n pode queimar o nome “surface” lançando um cel q receba critica por ‘n ter app’ tal como sao os lumias. entao deve ser por isso msm q ate agora n lançou um surface phone. devem estar esperando q o w10m avance mais. mas os desenvolvedores (tanto famosos qnt anonimos) n colaboram mt.

  6. Boa matéria, mas dá só uma corrigida numa coisa… “Vou te contar um segredo, ninguém é parcial”
    Vc quis dizer que ninguém é IMPARCIAL!!
    ?

  7. Boa matéria!! Mas só queria lembrar que o fracasso dos Lumia se deve principalmente (não só), pela falta de aplicativos. Isso até que tem melhorado bastante, no entanto, é um problema grave ainda, se a Microsoft lançar um aparelho que emula o mundo inteiro, mas não tem aquele app da pizzaria, ou do restaurante, do aeroporto, enfim, vai cair em desuso do mesmo jeito. Obviamente a Microsoft vem tentando solucionar esse problema (lançando apps universais, compra de empresas como a Xamarim), porém, como já disse, isso ainda é a pedra no sapato da empresa em relação ao mercado Mobile.

  8. Texto bem interessante, passei por boa parte da linha Lumia, desde a época que era da Nokia, tive 5 aparelhos com a marca inclusive o até hoje insuperável Lumia 1020, que caso fosse refeito, esmagaria todos os outros concorrentes atuais, mas, deixando saudosismo do lado, infelizmente fui obrigado a migrar para o Android, porém ainda acompanho todas as notícias da Microsoft e do Windows Phone, visto que tenho: Xbox One, 3 Pc´s (inclusive um gamer) e um tablet, tudo isso com Windows 10 rodando as 1000 maravilhas, não vejo a hora do sistema mobile da Microsoft voltar a ter força no mercado, junto com um aparelho potente e com apoio de todos os desenvolvedores de aps, para enfim, voltar a usar a marca.

  9. POW usar bilhões de apps EXE do pc seria uma boa né…
    jogos da STEAM por exemplo, seria muito da hora.
    espero que saia uma versão de preço popular, senão já viu né…

    eu fui roubado dia 6 agora (levaram meu 640XL) , talvez so compre outro depois de ver esses ai…

  10. Meu sonho seria saber que a Microsoft está preparando uma versão do windows 10 mobile escondida muito mais poderosa com todas as funções do windows pc, cortana inteligente de verdade, e que lançaria junto ao surface phone. Com alguma inovação bem top, talvez estão pensando em fazer algo cm aquela tecnologia de usar sem as mãos e sem mouse e teclado aliando algo ao continnum, sei lá, algo arriscado mas que mudaria a cultura mobile e pc substituir os antigos teclado e pcs, o tenso é substituir o touch. Mas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *