Carregando...

Técnica de compactação de textura do Xbox Series X é supostamente melhor do que a do PS5

A Microsoft tem dado o que falar com seu Xbox Series X, o console mais poderoso da próxima geração, já que sabemos que o Playstation 5 é o menos potente. Entretanto, nem só de poder um console feito, mas tem outros tuques como a compactação de texturas, mas ainda assim, a proprietária do Xbox parece estar na vantagem.

Das muitas coisas que Mark Cerny explicou em detalhes durante o recente mergulho profundo da Sony na tecnologia do PS5, uma coisa que ele mencionou foi a nova tecnologia de descompressão de textura do console, chamada Kraken. Embora seja muito específico para ser qualquer coisa, menos um jargão técnico para o leigo, ela deve ser bastante útil para os desenvolvedores, devido à eficaz com que ele opera com mais eficiência do que os atuais consoles gen.

A descompressão de textura não é algo sobre o qual a Microsoft tenha falado muito sobre o Xbox Series X ainda, mas, de acordo com profissionais do setor, sua solução pode ser melhor até do que o Kraken, da Sony. Richard Geldreich, que trabalhou anteriormente nos estúdios Valve e Ensemble, foi ao Twitter dizer que a descompressão de textura da Microoft, BCPack, é o seu “azarão” e pode ser uma opção mais forte que Kraken.

Ele fez essa pergunta a James Stanard, que trabalha em pesquisa e desenvolvimento de otimização gráfica e arquitetura de mecanismos na Microsoft. Embora Stanard relutasse em divulgar muitos detalhes sobre o assunto, ele explicou brevemente, ele foi especificamente projetado para descompressão de textura, antes de Geldreich acrescentar que a tecnologia dedicada para esse fim permitirá que ele funcione com mais eficiência do que o Kraken, que é mais de um sistema de uso geral.

Uma coisa que está ficando mais clara nos últimos dias é que o PS5 e o Xbox Series têm vantagens significativas em relação ao outro em diferentes áreas – mas ambos são peças incríveis de hardware nas quais os desenvolvedores estão bastante animados para trabalhar. Esperamos que ambos revelem mais detalhes sobre seus consoles de última geração em um futuro próximo.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.