Tem sido uma estrada difícil e rochosa, mas a emulação do PlayStation 3 avançou aos trancos e barrancos nos últimos meses. Ambos títulos, The... The Last of Us e Red Dead Redemption rodaram no PC graças a um emulador

thelastofus-sony

Tem sido uma estrada difícil e rochosa, mas a emulação do PlayStation 3 avançou aos trancos e barrancos nos últimos meses. Ambos títulos, The Last of Us e Red Dead Redemption, têm sido um pesadelo, e impossíveis de jogar, mas a equipe do emulador RPCS3 conseguiu colocar ambos em forma jogável e lançou muitas novas cenas de jogo.

O desempenho de ambos os títulos ainda tem um longo caminho a percorrer. Tanto o The Last of Us quanto o Red Dead Redemption estão rodando com taxas de quadro baixas, mesmo usando um PC monstro com um processador Intel Core i7-8700K, GeForce GTX 1080 Ti e memória DDR4 de 32GB. Contudo, o mais importante é que eles funcionam.

Visualmente, ambos os jogos se beneficiam da qualidade de imagem mais nítida por conta do aumento de resolução. Tanto The Last of Us quanto Red Dead Redemption ficaram bem abaixo da resolução de 1080p no PS3 original, mas eventualmente, será possível renascer esses clássicos em resoluções mais altas.

O próximo passo para a equipe RPCS3 é trabalhar no desempenho para que os jogos de PS3 possam rodar com taxas de quadros mais altas, assim como com menos falhas. Certamente não será fácil, mas, a longo prazo, ajudará a preservar esses jogos de forma jogável muito depois do PS3 estar morto e enterrado. O hardware não dura para sempre, e parece cada vez mais improvável que a Rockstar faça o trabalho de levar Red Dead Redemption para o PC. O jogo de faroeste só não morrerá por conta do Xbox One que consegue rodá-lo graças a retrocompatibilidade.

O que vocês acharam?

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!