TikTok escolheu um comprador nos Estados Unidos, o anúncio pode vir amanhã, diz CNBC

A CNBC está relatando que o TikTok escolheu um comprador para seus negócios nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália, e um anúncio pode vir amanhã. Espera-se que o preço fique na faixa de US$ 20-30 bilhões, com a Microsoft, e/ou uma parceria Microsoft/Walmart, e a Oracle na liderança para a oferta vencedora. No fim de semana, outro licitante em potencial apareceu, mas TikTok negou qualquer conhecimento de uma oferta, e parecia ser um golpe publicitário.

Mesmo com uma oferta vencedora, novas complicações surgiram, com o governo chinês tentando desacelerar a compra incluindo o TikTok em uma lista de exportação de tecnologia. O TikTok disse no fim de semana que precisaria de uma licença do governo chinês para vender para uma empresa americana.

A aquisição do TikTok forneceria dados móveis valiosos para a Microsoft e reforçaria a reputação de seus serviços de nuvem Azure como sendo seguros e robustos. Uma parceria Microsoft/Walmart continuaria a se proteger contra a rival Amazon nas frentes de nuvem e varejo, respectivamente.

Manteremos você informado sobre todas as novidades do TikTok, fique ligado no Windows Club para as últimas.

28 comments on “TikTok escolheu um comprador nos Estados Unidos, o anúncio pode vir amanhã, diz CNBC

  1. Tiktok poderia ser um grande concorrente do YouTube e afins. Mas pqp, comprar empresa chinesa é um tiro no pé. Os caras não respeitam nem as leis de propriedade intelectual, o que esperar desses caras?

    1. Mas nesse caso, n tem a ver com regras, será uma portabildiade de matriz e as regras irão se adequar ao país que será sede. E tem outra. Apple é uma das empresas que mais quebram acordos de PI no mundo todo. Começando pelo próprio nome aqui no BR, iPhone x Gradiente

          1. Claro que nada é impossível, mas devido ao valor de negociação, se houver alguma coisa obscura, quem mais tem a perder é a empresa que está sendo vendida, pois além de multas bilhionárias, tem mais prblemas de cadeia aos envolvidos.

    1. Não… Significa que as operações do Tiktok nos EUA estaria nas mãos de uma empresa americana. No resto do mundo continuaria com a chinesa, e essa americana ainda teria que pagar pelo licenciamento do serviço

  2. Perdeu o timing. O Tiktok já decaiu na mesma forma que o Snapchat… O Reels do Instagram tomou lugar igual o Stories tirou o Snap. Tinha que ter sido mais rápida essa negociação (nem sempre é possível, mas…)

      1. Tem outros locais que eles estão sendo banidos. Talvez Inglaterra, Austrália, India, a Microsoft possa controlar. É um negócio de 30 bilhões, para se ter ideia, Whatsapp custou 21 ao Facebook, 30 por metade do Tik Tok é algo gigantesco.

        1. Sim, mas aí vai ser algo que vai de país pra país… Reino Unido, Canadá é certeza que vai tbm ter que vender. Austrália tem boa relação com a China (depende dela economicamente pela proximidade), então duvido. Mas no geral, em todos os casos a empresa chinesa vai ganhar uma boa grana nisso com o licenciamento do serviço.

  3. Além de uma disputa comercial, é uma disputa estratégica. Quem ficar com o TikTok, ganha de presente dados pessoais, de consumo e comportamento de milhões de pessoas. Mr Trump não quer em absoluto que esses dados continuem nas mãos de uma empresa chinesa, que, sabe-se lá o que pode fazer com isso… Pelo menos, nas mãos de um empresa americana, o governo tem mais poder de controle através da legislação.

    A entrada da Microsoft na disputa mantém a paranóia (com certa razão) do Trump pacificado até o próximo embate. Agora… O que a MS ganha com isso… Vejamos… Em teoria, a transação provavelmente adicionaria menos de 1% às receitas anuais da Microsoft, com um impacto mínimo na lucratividade. A única razão lógica e plausível é a de que ela se beneficiar da exposição ao público adolescente, “onde sua relevância está diminuindo”. A MS apesar de todos os avanços, ainda é vista pelo mainstream como uma empresa de foco corporativo e não social. Apesar do Xbox.

    Outra questão é se a Microsoft finalizar a compra, o que ela fará com o TikTok em conjunto com a Xbox Live, Azure e outros softwares e serviços? Aí seria mais interessante tentar advinhar.

    1. E aí, Paulo Coelho, quer entra pra UA2020? Na sexta vai ter votação pra melhor fan de jogo, fan de estúdio e fan de produtor, daí vc escolhe seus favoritos. Só que tem muita gente que escolheu seus favoritos, mas quero te coloca com SOTC e fumito Ueda já que o Pholi que tava brincando saiu. Pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *