Tim Sweeney finalmente se rendeu ao Windows 10, mas com uma condição

time-sweeney-epic

Tim Sweeney ainda está com raiva, mas até hoje ele tem medo da ameaça potencial do Windows se tornar uma plataforma fechada.

Sweeney tem criticado durante todo o ano a Microsoft e sua Plataforma Universal Unificada do Windows 10 (UWP). Desde então, a Microsoft lançou vários jogos UWP no Windows, mas as críticas originais do Sweeney não surtiram efeito. Ao site PC Gamer, será que a opinião de Sweeney mudou?

“Bem, eu devo ser muito claro,” Sweeney disse. “A coisa que eu acho que é incrivelmente importante para o futuro da indústria é que a plataforma PC permaneça aberta, para que qualquer usuário possa instalar aplicativos de qualquer desenvolvedor e garantir que nenhuma empresa, Microsoft ou qualquer outra, possa inserir-se na forma pela qual os desenvolvedores a vendam seus software diretamente para os clientes. Estou vendendo jogos diretamente para os clientes desde 1991 inclusive nos tempos dos disquetes, e quando você me tomar esse poder, você tem o monopólio de distribuição que tende a se mover em direção a um modelo centrado em publicidade e vendas.
….
” E agora temos poucas plataformas livres abertas — há Windows, existe Linux — e nós temos que fazer tudo que pudermos para defendê-los. “

Sweeney continua sua crítica equilibrada dizendo que o UWP é neutro, chamando-a de ” mais seguro conjunto de APIs para Windows” e dizendo que “se Microsoft comprometer-se a disponibilizar  o UWP, a longo prazo, de forma aberta como é o Win32 atualmente eu acho que seria algo positivo para a indústria. Temos que apoiá-lonesse caso.”

A Microsoft não ainda levou todos os seus jogos para a Universal Windows Platform e permitiu que alguns parceiros liberassem jogos no PC através da Steam e outras lojas. Quantum Break, por exemplo, tem uma versão Win32 na Steam não muito tempo depois de lançado na Windows Store. Ori and the Blind Forest e Rise of the Tomb Raide estão disponíveis em ambos. Mas é verdade que, até agora, não vimos Apps UWP distribuídos de forma significativa fora da Windows Store.

Depois de tudo, Sweeney aceita a Plataforma Universal, com a condição que a Microsoft libere UWP para serem vendidos em outras lojas. Mas caso isso não aconteça, ele estará disposto a lutar para que o Windows e o Linux continuem abertos.

Em uma declaração recente,  ele afirmou que o “Windows 10 Cloud é Ransomware”,  um tipo de “vírus”, por não permitir instalar programas fora da Windows Store.

O que vocês acham?

44 comments on “Tim Sweeney finalmente se rendeu ao Windows 10, mas com uma condição

  1. concordo com ele, mas no caso dele chamar o windows 10 de Ransomware tenho que discordar pois o windows cloud é uma versão gratuita e limitada.

  2. Concordo com ele, acho que seria muito bom se a UWP fosse liberada a outras lojas como a Steam por exemplo seria benéfico pra todos os lados

  3. Eu apoio a ideia do UWP ser liberado fora da loja, quem sabe assim incentiva os dever a aderir, tipo a steam passar a usar o UWP seria bom pra todo mundo principalmente o windows 10

  4. Pois eu não concordo. Eu crio a nova era da computação que irá beneficiar meu OS e sou criticado porque alguns gatos pingados que preferem plataformas concorrentes querem porque querem usar o que é meu dentro da Concorrência?! VAI SE FODER, MEU!

    Daqui a pouco vão querer UWP no Android para rodar Win32 e X86 por lá. Ridículo esse pensamento. Parece que não querem que a Windows Store cresça, então que se danem, a MS não deve nada a eles!

    1. Se o UWP não for “aberto” pra outras lojas dificilmente ele vai superar o Win32, um desenvolvedor vai preferir fazer um Win32 por causa da steam do que um UWP pra Windows Store, agora se ele for aberto pra outras lojas é melhor, vai matar o Win32 mais rápido e fortalecer a WS por que mais desenvolvedores vão aderir o UWP, de qualquer jeito a Microsoft sai ganhando.

    2. A questão é a concorrência. Se a UWP for exclusividade da Windows Store, quem vai tomar no cu vai ser o usuário, já que ela vai poder taxar pra caralho a venda dos UWP por não ter um concorrente.

      1. Mas tipo se parar pra pensar assim o iOS e o Android tbm tem que vender os seus apps e apks em outras lojas, acho q a MS está certa pois cada um tem o seu pq só ela não pode ter sua exclusividade. O único problema é que a MS é pequena se comparada com a proporção das outras lojas e isso gera motivo pra todo dá industria ficar enchendo o saco.

        1. Pow se a Conversão existe, é só ele converter e pronto…
          é só atacar dos dois lados…
          Alguem ve APK vendendo fora da Play store? não.
          Acho que ele pode vender dos dois lados pow…

        2. Mano, não viaja. Porque vão distribuir .apk no iOS/Windows se não é possível executar os apps nativamente? Mesma coisa em distribuir .ipa no Windows, sendo que nem emulador de iOS tem pro Windows…

          A distribuição em outras lojas é somente na mesma plataforma! Por exemplo: Várias lojas de venda de apps no Android (Play Store e outras que já existem), várias lojas de venda no iOS (ecossistema fechado, mas um exemplo seria o Cydia pra quem tem jailbreak), várias lojas de venda no Win10 (MStore, Steam, Nuuvem, etc).

        3. Mas se uma loja é pequena e encontra uma forma de ser grande, porque a indústria não quer? Eles escolhem o monopólio ao qual querem participar e se sujeitar, é isso? Porque é a essa a visão que eu tenho de Google/Apple.

      2. Como se postar um app desse tipo em outras lojas fosse impedir que o UWP continuasse sendo exclusivo da MS e uma invenção autêntica dela. Quem põe preço em app é o desenvolvedor, não a MS. Se o app for mercenário, a culpa é de quem o criou. A MS apenas deu a ferramenta e disse, poste somente na minha loja. Nada demais!

        O problema das pessoas não é o app ser caro, e sim, ele ser pago. Colocar na Steam provavelmente iria beneficiar o lixo do Linux – o que sabemos que a MS não quer. – e além disso, o Desenvolvedor poderia até mesmo ceder o jogo de Graça, num modelo Freemium, coisa que não aconteceria na WS, uma vez que estando somente nela, o dev teria que postar um valor mais elevado para garantir retorno de imediato.

        Agora não sei qual é o lance do Windows Store VS Steam. Afinal, a Windows Store já vem no sistema, está ali, fácil, alcançável e acessível no Windows 10, diferente do Steam. Qual é o problema, afinal?!

        Vou até ser mais maleável. A MS até poderia liberar para outras lojas, contanto, é claro, que os jogos não rodassem em Linux e OS X, fim de papo. Assim, eles teriam o game na loja que quisessem, porém, ele seria exclusivo para Windows do mesmo jeito.

        1. 1º Eu deixei bem claro que o que a M$ impõem é a TAXA de venda (comissão), leia direito.

          2º Não, colocar na Steam NÃO VAI beneficiar o Linux, só se alguém criasse um emulador de UWP pra Linux. UWP só funciona no One Core (Win10, IoT e Mobile), isso não é difícil de compreender.

          3º O problema é só a Windows Store poder distribuir Apps UWP. A M$ ta em todo o seu direito de querer fazer isso, porém quem vai tomar no cu vai ser os usuários. Quando não existe concorrência, sempre quem se fode é o cliente.

          4º Já respondi na segunda questão e vou reforçar: Universal Windows Plataform (UWP) é exclusivo do ecossistema Windows 10 (OneCore), não tem como rodar em outros sistemas operacionais.

      3. O UWP não compete c om o Android e iOS cabeção ???

        mas fala mais merda fala pqp

        Todas podem fazer, mas a Microsoft não pode !

        1. Não, não compete. Os sistemas e consequentemente as lojas competem entre si, mas pelo marketshare. UWP NÃO funciona no iOS/Android, assim como .APK e .IPA NÃO funcionam no Windows, logo eles (o formato) NÃO são competidores.

          E mais um reforço sobre o que eu já respondi pra ti: Larga de ser moleque e aprende a conversar como um adulto normal. Aprenda sobre o assunto antes de sair falando asneiras.

    3. parece não…não querem mesmo! todos vão contra tudo que a MS faz. pra mim a winstore nada mais é que uma concorrente do steam, appstore e playstore. tudo o mesmo modelo. Mas claro, sempre a MS que está errada…

  5. Não concordo com ele, o maior problema do Android é justamente terem lojas de terceiros que em sua maioria são os maiores transmissores de vírus, isso por que a própria loja do Android também possui vírus… E acho que publicar na loja da Microsoft apenas, não tira o fato da plataforma ser aberta, pois publica quem quer e a loja é justamente para permitir que o desenvolvedor não perca dinheiro, pois nos programas x32, os desenvolvedores perdem muito dinheiro, pois seus prograams são baixados por qualquer um em sites duvidosos.

  6. Mas o benefício do UWP e da loja é justamente criar o software rápido para várias telas e controlar (através da loja, como a Apple faz) a qualidade e segurança do app. Se começar a vir de outros lugares, mesmo que ainda tenha segurança, não vai demorar mto pra embutirem porcarias junto de um app ou jogo, aí vc baixa algo e junto vem o Baidu de brinde.

    1. É só não baixar de locais como Baixaki. Um UWP vindo da MStore, Steam, Nuuvem teria a mesma segurança.

      Hoje se eu quiser eu te envio um programa UWP com vírus, já que desde a Aniversary já é possível instalar manualmente app UWP no Windows 10. A questão é a M$ facilitar o processo de instalação, sem que o usuário tenha que dar muitos cliques.

      1. Sou Dev e sei como funciona. Era possível instalar com o dispositivo liberado para desenvolvimento.
        Sim, sei que uma Steam (que mesmo tendo baixado a pirataria no PC com sua chegada, ainda existe. Há jogos da Steam que no dia do lançamento já tem piratas por aí) pode formar parcerias com a Microsoft e manter a segurança. Mas a questão é outra coisa, a loja hoje é uma nuvem, que mantém backup e segurança de um app. Digamos q eu posso adquirir um jogo UWP pela Steam. Esse jogo tbm teria em outras lojas? Seria uma política de quem cobra menos do Dev (o padrão é 30% do valor fica pra loja), como fica o sistema de conquistas e rede multiplayer? Cada um com o seu?
        Enfim, não estou radical e dizendo que é impossível, mas sim que são mtos detalhes que estas empresas teriam que conversar, e até chegar num acordo, pode demorar um pouco mais.
        E concordo, nada de baixar UWP do baixaki, mas usuários leigos existem e vivem fazendo caca nos SOs, complicado.

        1. As conquistas ficam atreladas a loja que você comprou o App, infelizmente. Porém é uma questão de mercado, o dono da loja quer que você fique nela e só compre nela, porém a questão do Multiplayer pode ser independente da loja, basta o desenvolvedor querer e a loja aceitar.

          Esse problema com as lojas sempre existiu, desde os .exe… Tudo depende do desenvolvedor e da política da loja.

      2. Não viaja, os APps que estão na Loja do Windows 10 são VERIFICADOS e a Microsoft garante que estão livres de Virus…

        Como ela vai prestar um suporte e dar garantias de um APp.UWP que ela NUNCA VIU ?

        MAS FALA MERD@

        1. Tu passa vergonha só na internet, ou na vida real também?

          A verificação dos apps ocorre na hora COMPILAÇÃO do PACOTE do App no próprio Visual Studio, um app só ganha a assinatura pra Store se passar nesse teste. Logo, outras lojas podem usar essa mesma assinatura pra verificar a integridade do App, sem falar que ela pode criar inumeros processos pra testar o App.

          Larga de ser moleque e aprenda a conversar como um adulto normal.
          Aprenda o BÁSICO sobre desenvolvimento e publicação de Apps UWP, e depois venha discutir sobre o assunto.

    1. Cara a liberação dos App UWP é somente pra lojas na mesma plataforma (Windows 10 OneCore). Não tem lógica em liberar App UWP em outras plataformas simplesmente pq elas não conseguem executar o App, por motivos óbvios.

      A luta é pra ter concorrência na venda de UWP no Windows 10 entre diversas lojas, para que mais promoções surjam e os preços caiam mais para nós, usuários.

  7. Com certeza o uwp vai ser aberto, o problema é q se o dev não postar na loja não tera relevância acabou q a store ganhou

        1. O dev opta por não disponibilizar pra todas as plataformas por questão de UI e UX, e por questões de mercado. Obrigar o desenvolvedor a ter que desenvolver pra todas as plataformas Windows 10 seria um tiro no pé.

  8. Esse cara tem muita merd@ na cabeça !!
    – Porque a Steam não cria um App.UWP Steam e começa a vender seus jogos pelo App UWP ?? – NINGUEM ESTA IMPEDINDO ELA DE FAZER ISSO
    – A Apple tem a loja dela dentro do OS Sierra do iMac, alguém critica ?
    – Se você quiser, pode baixar e instalar App UWP fora da Loja do Windows 10 – O Risco é somente SEU !

    Todos já sabem que a Google, Firefox, etc não criam seu App UWP por MEDO do UWP crescer, porque eles sabem que é o MELHOR PRODUTO ATUALMENTE.

    Não da para criar um App Universal no Android
    Não da para criar um App Universal no Eco Sistema Apple
    Não da para criar um App Universal no Linux

    E agora todos estão com medo da Microsoft Monopolizar o mercado porque ELA TEM UM PRODUTO MELHOR ??

    Porque a Google e a Apple não criam um Sistema Universal ?? Porque ai vão dizer que a Microsoft esta certa na criação do Windows 10

  9. Primeiro que é impossivel criar um UWP e fazer ele rodar no Android ou iOS, esse tipo de pensamento só pode vir de quem é totalmente ignorante no assunto…

    A Microsoft não codifica o Android ou iOS, isso é tarefa da Google e Apple, logo a Microsoft não pode modificar o Kernel alheiro !!!

  10. A Loja EXIGE que o UWP siga um padrão de qualidade, você precisa criar um servidor com Windows Server e se conectar com a Microsoft para validação de varias coisas….
    A Microsoft cuida de cada detalhe de segurança para o usuário e mesmo assim ela só leva o status de mercenária !!!

    Antes dos DeVs começarem a criticar, que tal começarem a criar ao menos 1 App UWP e disponibilizarem na loja, para só assim começar a criticar…
    Porque o que eu vejo são DEV que NÃO CONHECEM O UWP e só criticam porque outras pessoas QUE TAMBÉM NÃO CONHECEM estão criticando…

    Isso virou uma bola de neve, nego começa a criticar sem conhecer e assim se espalha a má fama de um ótimo produto !

  11. é tudo monopólio, a pouca liberdade que temos fica porque nem todos preferem a empresa A ou B, mas a C. viva a concorrência.
    voltando ao boot, todo desktop ou note ou tablet ou smartphone deveria rodar qualquer sistema operacional que quisesse, mas vai argumentar que o firmware e os drivers devem ser feitos para todas as plataformas.
    se houvesse uma real liberdade de plataformas como muitos dizem, eu já teria colocado um ios, e windows phone no meu redmi2pro para ver como funciona. e colocado programas de uma empresa para outro sistema.
    a liberdade absoluta só se alcança uma vez, no final da vida.

  12. “Tim Sweeney ( finalmente se rendeu ao Windows 10), mas com uma condição”

    Eu acho que esse cara não está nem perto do “se renderá”.

    Polêmico esse homem de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *