Trocou de smartphone? Saiba que estes com Android já têm “vírus de fábrica”

android-windowsphone

Diante da escassez de celulares com Windows 10 Mobile (Windows Phone), muitos fãs tiveram que engolir o Android e por consequência alguns podem ter recebido seu primeiro “vírus” no bolso como “brinde”.

O sistema operacional móvel do Google é muito mais vulnerável que os seus concorrentes, por exemplo, nunca foi descoberto malwares no Windows Phone. Por essa razão, navegar na web com um Android pode exigir atenção redobrada. Se você já acha isso um problema, saiba que muitos aparelhos estão saindo com vírus de “fábrica”.

A empresa Check Point Mobile Threat Prevention recente descobriu que 38 modelos com Android vendidos nos últimos anos já chegaram acompanhados de malwares à mãos dos seus donos. Não foi um erro ou má intensão dos fabricantes, os softwares maliciosos foram inseridos posteriormente de alguma forma durante a cadeia de suprimentos do produto.

Abaixo segue a lista dos aparelhos infectados:

  • Samsung Galaxy Note 2
  • Samsung Galaxy Note 3
  • Samsung Galaxy Note 4
  • Samsung Galaxy Note 5
  • Samsung Galaxy Note 8.0
  • Samsung Galaxy Note Edge
  • Samsung Galaxy S4
  • Samsung Galaxy S7
  • Samsung Galaxy A5
  • Samsung Galaxy Tab S2
  • Samsung Galaxy Tab 2
  • LG G4
  • Xiaomi Mi 4i
  • ZTE X500
  • Google Nexus 5
  • Google Nexus 5X
  • Oppo N3
  • Vivo X6 plus
  • Asus ZenFone 2
  • Lenovo S90
  • Oppo R7 Plus
  • Xiaomi Redmi
  • Lenovo A850

Como resolver?

O grande problema é que na maioria dos casos exige a reinstalação completa da ROM para a resolução do problema. Sim, um app de antivírus não vai resolver.

O que eles fazem?

No geral, entre as ameaças encontradas na analise, o Malware mais presente entre os modelos foi o Loki Malware, que infecta os recursos do sistema para roubar dados e tomar controle do dispositivo. “Só faz apenas isso”.

Fonte: CheckPoint

99 comments on “Trocou de smartphone? Saiba que estes com Android já têm “vírus de fábrica”

      1. Eu não gosto muito do Visu do 950XL , quando for trocar meu 1520 PROVAVELMENTE vou tentar um HP Elite ou esperar a geração de Celular PC

          1. Não curto bordas muito arredondadas , tenho um pouco de TOC , tanto é que estava procurando cases para o 950 e ver se tinha alguma mais quadrada estilo 720 / 830 / 1520. Alem de eu odiar teclado virtual , porém este segundo ate consigo aceitar considerando as customizações de cor 🙂 .

    1. Imagina que maravilha, hein! Comprar um Android com vírus de fábrica. Já vem no forno, bem aquecido. Nem vou precisar de navegar pra pegar vírus. Pois o celular já veio com uma lixeira enorme de presente.

      1. Compra um dos milhoes de outros modelos que nao tem. =D
        Eu por exemplo, tenho um K10 e vou pegar um PIXEL… e não vi nenhum deles na lista….
        Muito simples de resolver..
        Agora resolve a falta de aplicativos pro Windows Mobile, um sistema que fecha 90% dos pifios aplicativos que tem na sua cara e que não vende nem 1% daquilo que fabrica.

        1. Isso é relativo. Se as pessoas usam Windows 10 Mobile, é porque ela tem todos os aplicativos que precisa. Já vírus é uma outra história. Bem crítico.

        2. Não vende nem 1% daquilo que fabrica? Não é a toa que as lojas estão praticamente todas vazias..

          O correto era dizer que não fabricam.

          1. A MS está dando esses lumias quase de graça pra ver se desencalham dos estoques e pra manter alguém no mundo ainda usando o windows phone. Como assim? Fabricar um troço que não vende?

    2. Você vai mudar de ideia quando suas senhas forem clonadas, seu zap enviar links e imagens pornográficas para todos os seus contatos e suas imagens desaparecerem. Aí vc vai entender a importância de se ter um S.O. móvel seguro.

      1. Amigo, você ta certo e isso é inegável.
        Mas que a usabilidade em sí de um android bom é superior a de qualquer Lumia…

        Não se esqueça do eterno RETOMANDO

  1. Vixi! Mas, ao ler o título pareceu sair realmente da fabricante. Assim, já saiu lá da fábrica da Samsung já com vírus e não que no meio do caminho alguma fornecedora qualquer implantou o cavalo de troia. De certa forma é perigoso, mas pode acontecer com qualquer sistema mais famoso.

    1. Uma fonte disse que esse vírus de fábrica é apenas em lojas não confiáveis. Tipo aquelas lojinhas que não tem nome etc. Comprar em lojas virtuais. Essas coisas.
      Aí não sei se falaram pra tampar o problemão ou realmente é fato.
      Mas isso se torna problema de qualquer jeito.
      Acho que essa não cola. Mas vai saber.

      Não é atoa que iPhone faz fama. Quem tem uma graninha a mais, vai de iOS.
      Eu particularmente morro de medo de ir pro Android por causa dessas coisas. E entendo nada desses procedimentos de ROMs etc etc. Nem sei o que é isso direito.

      As coisas no móvel tá muito estreitas. Quem perde é a gente.

      1. Mas não tem muito tempo que tinham uns chineses que além de venderem “pastel de frango” vendiam uns iPhone “bem reais” como novos que não eram nada novos e sabe se lá se eram iPhone.
        Melhor mesmo é realmente ficar muito esperto.

        1. Isso é verdade.
          Todos os dias tem corruptos criando réplicas perfeitas de iPhone.
          Realmente, o negócio é tomar cuidado.

          Esse negócio de comprar top de linha, com um preço mais em conta nesses sites estranhos… Isso é perigoso.

          Eu particularmente prefiro ir na loja oficial. Se não tiver, vou numa Casas Bahia da vida.
          Eu que tô pensando em migrar pro Galaxy A 2017, vou comprar na loja física da Samsung mesmo. Não me importo em pagar um pouco mais caro. Pois aquela tranquilidade de saber que o produto não é xing ling e que a loja é 100% séria, nenhuma loja meia boca oferece isso.

          1. Faz bem, pois na loja assim fica mais fácil ir lá e fazer uma possível reclamação cara a cara com o gerente.

  2. O cara é tão covarde que até deletou meu post explicando.

    The malicious apps were not part of the official ROM supplied by the vendor, and were added somewhere along the supply chain.

    Ou seja, o malware não é de fábrica, ele é instalado na logística até o consumidor final.

        1. Então todo consumidor é burro, principalmente os consumidores do Android que a maioria e o povão.
          Até parece que a pessoa toda animada com seu novo smartphone, louco pra testar, tirar nova fotos etc, vai ficar verificando se o modelo é um dos infectados e trocar ROM.

          1. As pessoas nem sabem qual a versão do s.o que tá levando para casa, mal sabem que é android e quando sabem…

          2. É a pura verdade.
            Tem gente que quer apenas um celular pra mexer no WhatsApp e rede sociais. O vendedor fala qualquer abobrinha no ouvido do consumidor e ele leva sem nem saber que versão operacional tá usando.

          3. Correto, há alguns meses atrás, vendedor nem sabia o que era smartphone Asus creio que agora já sabem, realidade é o seguinte: Esses lojas físicas famosas que conhecemos, só vendem K 8 e 10, Moto g, J 5 e J 7 só se acha isso nas lojas, sony ta bem sumidinha…

    1. Mas olhando pelo lado leigo da maioria dos consumidores, ninguém vai comprar um cel e conferir se o modelo dele esta infectado e nem vai saber trocar ROM. Já vai tira da caixa e usar. Acho que a fabricante tem responsabilidade nisso sim. Tem que lacar pra ninguém abri-lo antes.

  3. Mais alguém com problemas na câmera do windows 10 mobile? Ao tirar umas três fotos fica só como salvando, ate que o dispositivo seja reiniciado, isso ocorre até em fotos sem o HDR. Modelo 640XL, versão publica

          1. Segure o botão (sem soltar) liga/desliga e o botão de volume – tudo ao mesmo tempo, assim que a tela desligar e vibrar, pode soltar. Assim que seu aparelho ligar, verifique se resolveu o problema.

          2. Outra câmera que eu quero dizer, é um aplicativo de câmera. Tem uns legais. O camera360 Sight é muito boa. Pra mim é até melhor que a própria câmera nativa dos Lumias.

          3. Infelizmente não tem HDR, alterar brilhos, aquelas coisinhas pra retocar a foto. Mas o padrão já é bacana. Até melhor que a câmera nativa do Windows 10 Mobile. Na meu gosto.

            Que bom que este funcionou perfeitamente.
            Qualquer problema que você tiver, estamos aqui a disposição.

  4. Só vou deixar de usar o Windows 10 Mobile se realmente não conseguir comprar um modelo mais atual ou se a MS parar de fabricar e for muito, mas muito difícil adquirir outro. Nada no Android me atrai, tampouco o iPhone. Claro, essa é a minha opinião, ninguém precisa gostar dela ou apoiar, alias, tanto faz se gostarem ou não.

      1. Os aparelhos não tão vindo com vírus de fabricas, lojas não confiáveis que pegam os aparelhos e modificam as roms com malawares.

        1. Sim. Inclusive falei sobre isso.
          Essas pessoas que querem comprar um top de linha com um preço mais camarada, você já sabe… Vai naquela lojas meia boca e…

          Mesmo assim, de certa forma isso é ruim. Porque mostra o quanto é fácil penetrar na segurança do Android.

          E eu quero comprar um Android pra mim, mas por ser um sistema defasado em segurança, me deixa com o pé atrás.

  5. Falarei do Xiaomi Redmi 4 Prime que foi o modelo que comprei. Por se tratar de um celular feito para o mercado chinês, a ROM não tem o idioma português e também não vem com a Play Store devido a proibições daquele país, entretanto as lojas que o recebem para vender, instalam uma ROM customizada a partir da ROM chinesa adicionando vários outros idiomas e também o pacote completo de apps do Google para poder vender para diversos outros países, incluindo o Brasil. Essa customização a partir da ROM chinesa pode conter “programas maliciosos” visto que não foi feita pela Xiaomi. Quando comprei já sabia disso, e também já sabia da necessidade de alterar a ROM.
    Quando meu aparelho chegou eu fiz o procedimento de troca da ROM chinesa pela versão global oficial da Xiaomi que tem o idioma português. O procedimento de troca faz o reset completo do aparelho e instala do zero a nova ROM.

    Tudo realizado e funcionando até hoje sem problemas.

    Resolvi comprar esse modelo pois o preço que paguei com impostos vale muito a pena perto da tranqueiras que se vendem a peso de ouro nesse país.

  6. Xiaomi Mi 5s Plus comparado na Banggood veio com malware, uma semana usando o aparelho e recebi uma notificação da microsoft pedindo pra eu trocar minha senha por motivo de invasão. Foram feitos dois acessos, 1 deles sincronizaram meus emails. Por sorte eu não tenho nada importante nestes e-mails e tinha verificação em duas etapas. Removi a Rom Shop que veio no Aparelho e coloquei uma Rom Global limpa de fábrica.

  7. Android em si já é um vírus, logo todas as fabricantes que escolham este “SO viral” em seus smartphones já possuem vírus pré instalado .-.

  8. Primeiro, que a checkpoint não diz que todos os smarts do mundo desses modelos são afetados, ela relata o que encontrou em alguns smarts e diz quais foram os modelos.

    Segundo, que de acordo com a checkpoint apenas 6 tinham vírus enraizado, fizeram root pra instalar, e teria que regravar a ROM ao contrário do que essa matéria afirma.

    Terceiro, que a checkpoint da poucos detalhes, não diz aonde foram adquiridos, etc, não parece muito que eles querem ajudar os usuários mas criar alarde e vender seus produtos. Isso é caso de polícia, tem que ir atrás da loja, descobrir os responsáveis…

    Quarto, o Windows já passou por situação semelhante

    http://idgnow.com.br/internet/2012/09/14/microsoft-descobre-computadores-na-china-com-malware-pre-instalado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *