[Tudo mudou] Windows 10 Mobile: mapa global mostra o domínio de 17 fabricantes

fabricantes-mapa

Chega a ser assustador a situação atual do Windows Phone. Muito difícil imaginar que estaríamos vendo isso após a compra da divisão de dispositivos e serviços da Nokia realizada pela Microsoft, com efeitos positivos e negativos.

Mais assustador ainda é a situação do nosso querido país, já que está totalmente excluído do mercado do Windows 10 Mobile. Até então, nenhuma fabricante manifestou apoio ao Brasil nesta causa.

Agora, a estratégia da Microsoft é totalmente inversa a que foi implementada por Steve Ballmer, e tentará usar seu domínio no mercado empresarial para que outras fabricantes criem dispositivos para o sistema, e isso tem dado certo como você pode ver no mapa acima.

Quais fabricantes estão apostando no Windows 10 Mobile? Abaixo confira:

Rank OEM Windows 10 Mobile phone Continuum Sede da empresa
1 Acer Liquid Jade Primo Sim Tailândia
2 Alcatel Fierce XL Não China
3 Alcatel Idol Pro 4 Sim China
4 Coship Moly X1 Não China
5 Coship Moly PcPhone W6 Sim China
6 Covia Breeze X5 Não Japão
7 Cube Name not yet known Sim China
8 Freetel Katana 01 Não Japão
9 Freetel Katana 02 Não Japão
10 Funker 5.5 Pro Não Espanha
11 Funker 6.0 Pro 2 Sim Espanha
12 HP Elite x3 Sim Estados Unidos
13 Lenovo Softbank 503 LV Não China
14 Mouse Madosma Não Japão
15 Nuans Neo Sim Japão
16 Vaio Phone Biz Sim Japão
17 Yamada Every Phone Não Japão

É esperado que a Microsoft renove seus esforções com a atualização de codinome Redstone 2 e o lançamento do Surface Phone para inspirar mais fabricantes a adorem esta ideia.

Para os fãs do Windows Phone, é sempre bom ver novos ótimos aparelhos, mas como dito anteriormente, a situação complica para nós com nossa crise econômica. Enquanto a divisão mobile estava mais parecida com a Apple sendo protagonizada por Lumias. Atualmente, estes estão em extinção, o sistema ganhou nova roupagem e também um apoio de nicho por mais fabricantes.

Qual fabricante você gostaria de ver? Algum aparelho te chamou atenção? Ou prefere aguardar por 2017?

85 comments on “[Tudo mudou] Windows 10 Mobile: mapa global mostra o domínio de 17 fabricantes

  1. Não quero ser pessimista, mas não estou botando muita fé que o Windows 10 Mobile vai embarcar no Brasil. Pelo não tão cedo

  2. A situação de usuários e fãs da plataforma é de um futuro nada animador. A
    série x30 só tem uns 8 modelos elegíveis (930, 830, 730, 635, 535, 532 e
    435), a linha x40 só ter dois representantes no Brasil (640 e 640xl) e a
    linha x50 não chegar na terra das bananas. E acho que não é somente culpa da crise, vide os Iphones, que mesmo ao preço de um rim, ainda vendem no Brasil.. e tem diversos modelos disponíveis.

    Comprei um 930 no final
    de 2014 com o famigerado problema do microfone e ainda problema no
    sensor de proximidade, foi para garantia e voltou resolvido… depois
    que saiu da garantia, voltou o problema do microfone e o NFC parou de
    funcionar.. ainda assim o mantive porque é um ótimo aparelho, mas
    recentemente ele parou de reconhecer o cartão SIM e a vibração ficou
    “quase permanente” (em uma notificação, ao abrir a câmera, apertar as
    teclas capacitivas o celular ficava vibrando por quase 10 segundos em
    cada situação).

    Mesmo fora da garantia, levei o celular para a
    assistência e a resposta que me deram é que o aparelho não tem conserto, pois identificaram que foi aberto por ‘pessoal não autorizado’… Com isso, vou ter que acabar indo para a concorrência, porque pela internet, só se
    acha o 435, 532, 640 e 640xl, e esses dois últimos estão
    escandalosamente caros. É uma pena, e pior que para escolher um robô verde a nível do 930, não vou gastar menos que R$ 2 mil…

    1. teve um Aumento absurdo de quase 100% na linha dos 40, a pouco mais de 1 mês se encontrava de até 600 reais agora não se acha por menos de 1000

      1. Pois é.. já vi que se quiser “pegar um lumia de qualidade sem preço de Iphone”, só lá… em outras lojas, só os 640 com preços surreais, porque nem outras opções existem mais…

    2. Não tem essa de que se foi aberto por pessoal não autorizado não tem reparo. A Nokia / Microsoft é OBRIGADA a fazer o reparo, ainda mais em um aparelho que já teve histórico de reparo. Essa abertura pode ter sido DELES.
      Mas isso já é esperado, já que a Microsoft desistiu do hardware e provavelmente vai desistir do sistema. Os Lumias atualmente são aparelhos velhos.
      O melhor Lumia tem um Snap 800 que foi lançado 3 anos atrás. E 3 anos no Mobile já é uma idade considerável. Até o Nexus 5 que usa o mesmo processador já nem vai receber o Android N. Por mais otimizado que o Windows no Mobile seja, é um hardware que já sente o peso da idade.
      A estratégia da Microsoft é CLARA: para de lançar aparelho para não ter que dar assistência na garantia de um ano. Os poucos aparelhos já lançados em usa maioria estão fora de garantia e vão durar mais de um ano, dai ela já tira mais essa bucha do colo. Se for para reparo após a garantia, ou cobra muito caro ou fala que não tem reparo e já era.
      Windows Phone / Mobile depende quase que exclusivamente dos Lumias pra existir. Se a Microsoft desistiu de lançar os Lumias, não tem sentido manter o sistema além do suporte extendido.

      1. Jay Silva, vou até dizer que eles podem ter identificado isso porque realmente o celular “foi aberto por terceiros”.. um amigo fez para mim a troca do microfone com o famigerado problema… depois que ele mexeu, começaram os problemas que citei…

        Mas daí a assistência dizer que não tem conserto porque ‘foi aberto por terceiros’ é o mesmo que você levar um carro em outro mecânico depois do final da garantia e depois voltar na concessionária e dizerem que não vão consertar seu carro porque levou em outra oficina… ou seja, na minha opinião, era mais honesto dizer “Olha, senhor… alguém não autorizado mexeu aqui e o conserto vai ficar caro”.

        Aí me veio nas idéias… acho que falaram isso porque na verdade nem deve mais ter peça para reparo do 930 e outros…

        Então, infelizmente, e a muito contragosto, vou ter que sair da plataforma…

        1. Seu exemplo com o carro foi o mais perfeito possível.
          A idéia da Microsoft é realmente essa, abandonar os aparelhos velhos tornando o reparo inviável, para futuramente abandonar o sistema. É ser muito ingênuo pensar que a Microsoft vai manter por muito mais tempo o desenvolvimento para hardware velho que ela sequer vai reparar caso apresente problemas.
          É uma pena, pois o Windows Phone tinha potencial. Mas infelizmente fracassou.

          1. Hoje fui buscar o aparelho na assistência e tive essa certeza. Quando questionei o atendente porque não iam consertar porque “terceiros mexeram no aparelho”, ele me disse que nos detalhes do Ordem de Serviço constava que era preciso trocar placa principal, gaveta do SIM, tampa da bateria e carcaça (!!!) e o serviço não seria feito porque eles simplesmente não tem mais nenhuma das peças!!

            Em suma, meu 930 “se foi” e eu “me vou”, bau bau windows phone/mobile e olá Android (infelizmente!)

          2. Fui pro Android na época do Windows Phone 8.1 pelo simples motivo que o Kit Kat realmente foi um divisor de aguas no Android, quando realmente ficou bom e estável. E a oferta e qualidade de aplicativos não deixa nada a desejar ao iOS e é MUITO melhor que o Windows Phone.
            É MUITO nítido que o Windows no Mobile vai ser descontinuado, pois não faz sentido manter um sistema sendo que não tem hardware para rodá-lo. E os demais fabricantes nunca tiveram participação relevante.

            Mas a Microsoft é OBRIGADA a te dar uma solução, seja o reparo ou a opção de compra de um novo abatendo o valor. Caso vc realmente queira, vc pode entrar no juizado especial cível ( antigo pequenas causas ) e exigir a devolução do valor que vc pagou no seu aparelho. Não pode simplesmente falar que não tem peças e não tem uma solução pra vc. Eles podem até cobrar MUITO caro, mas eles precisam te dar uma solução.

          3. Bom.. minha opinião também é que me falassem: “Senhor, para reparar seu celular o valor é $$$$$$” e eu decido se vale a pena ou não.. mas a prova de que a M$ abandonou o Brasil (ou America Central e Latina, sei lá, pelo que indica o gráfico da matéria) é justamente NÃO TER PEÇAS para reparar o celular… e não é qualquer celular… ele FOI o topo de linha da série x30.. ainda se fosse um 530 eu me calava…

            Eu estava no windows phone/mobile desde o final de 2013 e estava gostando bastante.. se falasse que não sentia falta ou inveja de algum recurso do Android, estaria mentindo.. mas o windows (ainda mais com 10) em atendia e agradava… agora, tudo foi perdido.. a não ser que eu encontrasse um outro 930 por uns R$ 600. 😛

          4. amigo procura na olx que deve ter, mas depois de comprado proteja como se fosse seus testiculos

        1. Concordo. Hardware pra rodar o Android N ele tem. Extremamente provável que logo logo sairá CyanogenMod rapidinho pro Nexus 5.
          Mas por outro lado estamos falando de um aparelho com 3 anos de uso. Foi lançado com o 4.4 e recebeu update pro 5, 5.1 e 6. Rodou plenamente 3 versões do Android. E mesmo parando na versão 6, vai rodar tudo de boa até sair o Android “O”.
          Mas vc tem toda razão, não atualiza pq não quer.

  3. O Windows é praticamente um campo novo no Japão. Se bem me lembro, até poucos anos atrás 2013/2014, praticamente não existia Windows Phone no japão.

    É bem natural que OEMs japonesas sejam as mais interessadas no OS. Agora sobre a estratégia da MS, eu só digo uma coisa… FODA-SE ELA… Ser a maior fabricante de dispositivos Windows no mundo com mais de 95% do Share e ainda vender em todos os países era um cenário bem melhor do que o que estamos vendo aqui. Tanta gente reclamou do Balmer, e agora eu vejo que a gestão dele era bem melhor que a do Nadella ¬¬

  4. É inacreditável que as únicas regiões do mundo que estão de fora sejam a América Central e do Sul. Mas sim, eu acredito que é só uma questão de tempo para que isso mude.

    1. É acreditável, não somos uma potencia tecnológica e o Brasil em especial não tem incentivo algum.
      Se vê pelas empresas brasileiras de produtos diversos, todas elas perderam espaço para as internacionais. Manda quem tem $.

        1. 1 Estados Unidos 17,947,000
          União Europeia 16,220,370
          2 China 10,982,829
          3 Japão 4,123,258
          4 Alemanha 3,357,614
          5 Reino Unido 2,849,345
          6 França 2,421,560
          7 Índia 2,090,706
          8 Itália 1,815,757
          9 Brasil 1,772,589
          Tem um tempinho que estamos na 9° colocação, até a índia é um lugar melhor que o Brasil para se ter investimento. Brasil já foi bom, e desde de 2014 estamos em meio a merda. Pode ser que melhore mas a realidade atual é essa.

          1. O problema não é o tamanho do mercado brasileiro, que é enorme. O problema é o tamanho do pedágio que o governo cobra para que empresas de fora vendam aqui. O Brasil é um país muito, muito, muito fechado. E enquanto ideologias de esquerda predominarem no Brasil e na américa do sul, esse continente vai ser esquecido do mercado.

          2. Não creio que temos uma ideologia de esquerda. Temos uma política alienada. Se fosse uma ideologia de esquerda teríamos fábricas brasileiras mais fortes, por mais ruim que elas pudessem ser comparadas as estrangeiras.

          3. Nono lugar é uma ótima posição, mas parece que isto não está refletindo no mercado de tecnologia.

          4. Concordo que o Brasil não é um bom lugar para investir, mas na listagem não se pode concluir isso, pois é de maiores economias, que não trata necessariamente de liberdade econômica. Se fosse isso, estaríamos bem pior na lista.

          5. Ter uma economia forte e não ter gestão não da nada… Se não melhorar não tem número que salve esse país.

    1. O que é pior. Moçambique tem Lumia 650!!! Nigéria tem!!!!!! Que humilhação pra “sétima maior economia do mundo”. Xiaomi desistiu, Sony está desistindo, HTC foi esperta ha mais tempo… Lamentável.

      1. Colômbia, Peru e Chile tem Microsoft Store vendendo os novos Lumias e Sufaces e aqui a desculpa é a crise. Colômbia e Chile, que gama empresarial esses países tem a mais em relação ao Brasil?

          1. Outro país da América do Sul que vem melhorando é o Peru. Triste, mas a Banânia não melhorar seremos ultrapassados até pelo Suriname!

        1. cara acredite ou não é mais fácil ser empresário lá do q aqui, no brasil o governo abusa tanto dos empresários q eles estão simplesmente pulando da barca.

  5. O otimismo do Jorge beira o sobrenatural.

    “e isso tem dado certo como você pode ver no mapa acima”

    Isso foi serio ou foi sarcasmo?

    1. O trecho é esse: “Agora, a estratégia da Microsoft é totalmente inversa a que foi implementada por Steve Ballmer, e tentará usar seu domínio no mercado empresarial para que outras fabricantes criem dispositivos para o sistema, e isso tem dado certo como você pode ver no mapa acima.”

      O “isso” está se referindo a “usar seu domínio no mercado empresarial para que outras fabricantes criem dispositivos para o sistema”. Domínio no mercado empresarial a Microsoft tem muito. Logo, não mentiu. Pelo mapa, pode-se observar que os celulares com a marca Microsoft não ditam as regras como com o defunto WP, principalmente na era Ballmer. As empresas (“não Microsoft”) não tem criado novos smartphones com W10M?

      No que ele mentiu? Ou exagerou?

      1. Cara, olha as empresas que estão fazendo, totalmente inexpressivas, sem alcance mundial e sem nenhuma apelo comercial. Te dou um exemplo, no Japão mesmo com algumas empresas lançando aparelhos a participação do Windows Mobile lá só cai, assim como na Europa. Ele pode comemorar alguma coisas quando, e se, vermos um crescimento na participação de mercado do sistema. O que se viu até agora foi bem ao contrário.

        1. Mas ele não está falando da participação do sistema no mercado dos smartphones, e sim: “[Tudo mudou] Windows 10 Mobile: mapa global mostra o domínio de 17 fabricantes ” (título da matéria). Fala das fabricantes, que hoje não é apenas a Microsoft, como muitos criticavam, dizendo que só existia Windows devido à sua presença. Sim, a maioria das empresas não ajudam em muita coisa, são em maioria desconhecidas, mas mostra que está esse ponto de “Microsoftdependência” do mobile está entrando nos eixos, porém falta muita a sanar.

          Logo, o blogue mostrou realmente o que aconteceu. Não é uma matéria caça-cliques ou possui informação desconexa com o título ou dados.

  6. Alguém gostaria de comprar uma nokia lumia 1520, esta com a tela trincada, mas funciona tudo perfeitamente, já vi o orçamento para trocar o vidro na minha cidade fica 180 reais, n tem defeito nenhum, funciona tudo, ele esta incluso nas futuras atualizações redstone 2, moro em Lins, se alguém quiser vim ver o aparelho e testar as funcionalidades pode ficar a vontade.

  7. Tirando umas 3 fabricantes, nenhuma expressiva. E as fabricante mais famosas, praticamente mal dão atenção aos aparelhos e ao sistema.
    Samsung chegou a lançar um bom Windows Phone 8, que exceto a câmera, rivalizava bonito com o Lumia 920 na época que ele era o modelo high-end. Mas a Samsung nem lembrava que o aparelho existia e a Microsoft muito menos.
    Uma fabricante ter lançado o aparelho não quer dizer muita coisa…. 97% dos Windows Phone eram Lumias. E se a Microsoft desistiu, fica difícil ter esse entusiasmo todo.

    Ps: Alguém acredita ainda em Surface Phone mesmo depois da Intel ter matado a linha de processadores para mobile?

    1. Nunca foi confirmado nada sobre os Surface Phones, Intel ou Snap 830 foram rumores não convincentes. Então não tem como acreditar em uma coisa que não existe de fato.

      1. Sim, eu até acreditava, mas depois que a Intel matou a linha de processadores para dispositivos mobile, acho que a idéia de um Surface Phone foi embora junto. Mas os otimistas ainda insistem.
        Se usar um processador ARM, será um smartphone qualquer…

        1. Quem mirabolou uma idéia foi os Fãs, achando que o dispositivo rodaria .exe. Se rodar ARM poder ser um Smartphone normal, como pode ser um diferencial entre os smartphones normais… Microsoft tem tempo, é dona do sistema e disse que vai fazer um aparelho que servirá de referência. Vamos ver o que sai no próximo ano, afinal os Lumias morreram se não sair nada da Microsoft já fico com receio, o jeito é esperar.

        2. Bom pela aparição inesperada do projeto scorpio poderia ser concebível um chip amd pra celular… Ainda mais com a força de video que amd tem seria lindo pra jogos…..

  8. Definitivamente, os Lumias e o Windows 10 mobile, morreram no Brasil, aqui agora e só Android e IOS, a Microsoft, abandonou o setor mobile no Brasil, esqueçam a linha x50 sendo lançada aqui, os únicos que ainda tem para vender são os 640 e 640XL, assim que acabar os estoques, a linha Lumia, WP8.1 e Windows 10 mobile, vai virar lenda na terra das bananas, ate agora eu não consigo entender porque a Microsoft excluiu o Brasil do seus planos, sendo que na época da Nokia, todos os lançamentos vinham para cá, os Lumias tinham uma boa imagem aqui, as pessoas gostavam dos aparelhos, dai entrou esse CEO e acabou com tudo, ate o Lumia 550 que e o mais fraco e barato da linha, eles não lançaram aqui com desculpa de crise econômica, imaginem se empresas como, Samsung, LG, Sony, Asus, Alcatel, Lenovo, Motorola, Apple e muitas outras que operam no nosso mercado, tivessem essa mentalidade da Microsoft, hoje os brasileiros não poderiam usufruir de lançamentos nenhum no mercado mobile, pelo contrario, mesmo com crise ou sem crise, essas empresas continuam firme e forte no nosso território, bom, se vai dar certo essa estrategia da Microsoft ninguém sabe, mas que foi uma palhaçada oque fizeram com o Brasil, isso foi com certeza.

    1. Isso acontece pq os consumidores aqui são muito alienados e isso vem desde o processo da venda, porque por exemplo, como vender um Lumia em um lugar que os vendedores dizem isso “Esse não tem Android”…

      1. Isso aconteceu comigo, uma vez fui comprar um Lumia 630 e a vendedora disse que não era Android, o pior e que eu não perguntei nada para ela, já sabia oque estava comprando, deu vontade de dizer para ela, não e Android? graças a deus, porque se fosse o aparelho neim ligaria com 512 de RAM.

      2. Fato!
        Soa como se as pessoas nascessem e fossem direto para uma incubadora com um Android a sua espera.
        Oto exemplo; no Maranhão o refrigerante Jesus (seria o Windows Phone) reina tranquilamente no posto d mais consumido, superando a CocaCola (o Androide, o modinha da história). Assumida q sua fórmula sem graça e com mais gás q sabor não convence os Maranhenses, a Coca resolveu comprar a marca Jesus (assim provando sua incapacidade de bater d frente com o “gostar do diferente”).
        Mas no caso da MS, não juntou-se a modinha.
        Pois bem, usando apenas o útil da história, prova q se as pessoas se fecham, não tem mercado, não tem opções, fica difícil qlq empresa concorrente q se oponha a modinha, engrene com um produto diferente dos demais.

    2. O pessoal fala de alienado, modinha mas…

      Nada contra lógico, pois uso a modinha Windows PC há uns 25 anos. kkkkk

      Quantas vezes pra zoar eu pedia com Linux ou MACOSX e o vendedor: Que isso. Linux não presta e MACOS (quando sabia o que era) é muito caro.
      É, na vida é assim mesmo.

    3. Disse bem. Quando era Nokia. Os incríveis Nokia Lumia, tanto pelo hardware, sistema inovador e a Marca Nokia super querida.
      Acredite. Eu vi gente trocando Nokia Lumia por Motorola Android porque não queria ir para um Microsoft Lumia. Acharam estranho esse Microsoft Lumia.
      Capaz que, se fosse Windows Lumia aceitariam.
      Muitos leigos sabem o que é Windows, mas não sabem o que é Microsoft.
      Parece estranho isso, e é, mas é a realidade.
      Eu trabalho com muita gente que usa computador para trabalhar há mais de 15 e até hoje confundem Windows com Office, não sabem qual versão Windows estão usando. Não tem ideia do que seja Microsoft.
      Como faz com gente assim.
      Ah, então ensina pra eles.
      Não querem. Só querem ligar o PC, abrir os programas para trabalhar e ponto.
      Difícil mudar essa cultura brasileira de subutilizar as coisas.

  9. Aquele lugar ali tão vazio, tão cidade (país) fantasma, é o Brazil?
    Seria uma pena se não fosse uma pena.
    Que vergonha alheia.
    Que desgraceira.

  10. Nossa to vendo muita gente comparando uma gestão de anos a fio com inúmeras tentativas frustradas da era Ballmer com a nova gesta do “Nuttela”… Sendo que essa nova gesta tem de um a dois anos de inicio e o Windows 10 tem um agora… Estão começando tudo do zero e querem fazer uma comparação tao ridícula assim???? Quando o Windows 10 e os hardwares fizerem 3 anos seria uma comparação justa e nao nesse momento!!! Sensatez por favor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *