Carregando...

[Tutorial] Instale o Windows Phone 8.1 o mais rápido possível!

[Tutorial] Instale o Windows Phone 8.1 o mais rápido possível!

upgrade-81-now-hero

Se você utiliza um smartphone com Windows Phone 8 então vai poder obter a versão preview do Windows Phone 8.1 que pode sair a qualquer momento! Então fique atento!

O truque é se inscrever como um desenvolvedor de aplicativos para Windows Phone. A boa notícia: você pode fazer isso de graça . E – shhh! – Você nem precisa ser um desenvolvedor. Então qualquer um pode fazer isso sem nenhum custo!

Nota: Para quem é fã do Windows Phone e já instalou a preview da GDR3 no Windows Phone não verá nenhuma novidade. Mas se você nunca fez este procedimento, aprenda e veja como é simples.

Em primeiro lugar, algumas observações:

  • A atualização requer o Update 3/GDR3/Nokia Black. Dito isso, você deve primeiro instalar a terceira atualização do Windows Phone antes de atualizar para o Windows Phone 8.1.
  • É uma rua de mão única. Uma vez instalado o Windows Phone 8.1 desta forma, você não pode voltar para o 8.0.  Mas quando sair o Windows Phone 8.1 final você pode atualizar sem problemas.

Preparado? Veja como obter o Windows Phone 8.1 o mais rápido possível.

1 . Registe-se como desenvolvedor. Tecnicamente, o Windows Phone 8.1 preview está disponível apenas para aqueles que registram uma conta de desenvolvedor. Isto inclui o Windows Phone Dev Center (US $ 19 dólares por ano) ou o App Studio que é gratuito. Claro que vamos utilizar o App Studio que é bem simples e grátis. Em primeiro lugar, entre aqui,  e acesse utilizando a conta principal do seu Windows Phone, ou seja, utilize para o cadastro o seu e-mail primário principal. E pronto.

App Studio: apps.windowsstore.com/

2 . Faça o download do Preview for Developers. Agora, faça o download do aplicativo preview para desenvolvedores na Windows Phone Store.

Baixe aqui ou utilize o qr-code abaixo:

qr_preview_for_developers

3 . Abra o aplicativo Preview for Developers . Uma vez que o aplicativo é instalado e aberto, percorra percorrer um pequeno assistente que explica o que está acontecendo, fornece um documento de Termos e Condições você deve concordar e entrar com sua conta principal da Microsoft. Uma vez feito isso, você estará pronto para dar andamento ao processo de atualização.

4 .Verificar as atualizações. Assim que a Microsoft lançar o  Windows Phone 8.1 Developer Preview (que  pode ser a qualquer momento) você pode verificar se há atualizações e instalá-las . Para fazer isso, vá em Configurações, atualização do telefone,  e toque no botão “verificar atualizações”. O Windows Phone irá encontrar automaticamente a atualização e começar a baixá-la. Quando isso terminar, ele vai pedir para instalar a atualização.

É isso aí. Agora fique atento para notícias sobre quando você pode realmente instalar o Windows Phone 8.1. Não vai demorar muito, eu aposto.

DÚVIDAS FREQUENTES!

Isso funciona no meu Windows Phone 8?

Sim. Em qualquer aparelho com Windows Phone 8 de qualquer marca, ou seja, não precisa ser só Nokia Lumia. Funciona desde o Lumia 520 ao Lumia 1520 ou um Samsung/HTC/Etc. Até mesmo a Cortana vai funcionar se você alterar a região do seu Windows Phone para Estados Unidos, caso não altere ficará a utilizar o Bing padrão.

Isso é contra os termos da Microsoft? Pode prejudicar meu aparelho?

Não, isso é um procedimento liberado pela Microsoft. É uma atualização via OTA(sem cabo) que é enviada pela Microsoft. Tecnicamente falando, as coisas podem dar errado, assim como com qualquer atualização do sistema operacional. Na realidade, nunca foi relado nenhum tipo de reclamação ou problema sobre uma instalação de uma versão “preview”.A Microsoft confirmou que quase 185 mil pessoas que participam do programa. Então, sim, é seguro.

Mas atenção, não tem como voltar atrás, depois de instalado só pode instalar a versão final do Windows Phone 8.1, não dá para voltar para o Windows Phone 8.

Vai apagar todo conteúdo do meu Windows Phone?

Não. É uma atualização via OTA e só vai atualizar o sistema. Seus aplicativos, jogos, contatos, fotos e até mesmo configurações devem permanecer. Isso não vai apagar o conteúdo do seu Windows Phone.

Vou perder a garantia do aparelho?

Depende. Como ninguém nunca teve problema, é difícil de dizer. Nos termos da Microsoft eles afirma que em uma “possibilidade remota” você pode perder a garantia. Na prática isso não acontece, é basicamente uma clausula asseguratória. Mesmo assim, caso você tenha algum problema a Microsoft dá suporte aqui.

Tenha em mente, uma vez que a atualização “oficial” sair, o seu Windows Phone vai ser igual ao de uma pessoa que nunca fez este procedimento.

Qual é a diferença entre este e o update oficial?

A atualização oficial vem com duas partes, uma é o próprio WP8.1 e a outra é a customização do seu fabricante, que para aparelhos da Nokia deve ser a Lumia Cyan, esta atualização vai passar pela fabricante e ainda por operadoras, o que pode demorar bastante.

A atualização preview é universal, todos podem baixá-la sem depender de fabricante ou operadora.

O que acontece quando o Windows Phone 8.1 Oficial for liberado pela minha fabricante e operadora?

Basicamente, nada. Nada, no bom sentido. O seu Windows Phone irá receber a atualização e você atualiza normalmente. Sem nenhum prejuízo. Esta atualização não muda nada o processo de atualizações do seu Windows Phone.

Em outras palavras, você não corre o risco de coisa alguma fazendo isso. Acesse aqui e confira TODAS as novidades.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.