Valve torna jogos do Windows jogáveis ​​no Linux com a nova versão do Steam Play

O Steam Play foi introduzido como parte da Steam da Valve em 2010, prometendo versões multiplataforma de jogos com uma única compra, o que significa que os jogadores poderiam comprar um jogo uma vez e jogá-lo no Windows, macOS ou Linux – desde que tivesse uma versão disponível em cada plataforma.

Hoje (22), a Valve introduziu uma nova versão do Steam Play e está crescendo bastante no que oferece. O Steam Play agora oferece uma maior biblioteca de jogos do Windows para jogadores no Linux; A Valve trabalhou com a CodeWeavers nos últimos dois anos, desenvolvendo uma distribuição modificada do Wine.

A Proton, como é chamada a distribuição modificada da Valve, traz algumas melhorias específicas para jogos para o Wine, como melhor desempenho multi-thread, melhor suporte para tela cheia, melhor suporte a controle de jogos e a disponibilidade de bibliotecas nativas Steamworks e OpenVR. No entanto, ainda não está pronto para o público.

No momento, o Steam Play oferece apenas uma seleção de jogos na lista de permissões que a Valve testou e diz que funciona adequadamente:

Essa não é uma lista muito longa, mas a Valve diz que é um esforço contínuo tentar testar mais jogos em sua biblioteca do Windows, e os jogadores podem votar em seus jogos favoritos para serem considerados no teste do Steam Play por meio do recurso de lista de desejos da plataforma Steam. Como o Steam Play ainda está em versão beta, esses jogos não serão anunciados como compatíveis e nem serão oferecidos para compra no Linux.

A Valve observa que os títulos que usam soluções complexas de DRM ou anti-fraude podem não funcionar adequadamente com o Proton.

O Proton está disponível no GitHub para aqueles que gostariam de olhar o que está sob o capô; Para quem quiser experimentar, estar na versão beta do Steam para o cliente Linux é um requisito.

Após o fracasso das Steam Machines,  e apesar de ser iniciado em 2010, esta deve ser a grande aposta da Valve para não ficar tão dependente do Windows da Microsoft. Agora vai?

19 comments on “Valve torna jogos do Windows jogáveis ​​no Linux com a nova versão do Steam Play

  1. Eu acredito que esse trabalho todo da Steam de fazer os jogos rodarem no Linux é pra tentar de novo com as Steam Machines. Se ver o mercado hoje, ta todo mundo querendo abrir sua “lojinha” pra vender seus jogos, MS tem Windows Store, EA tem Origin, Ubisoft tem Uplay, Bethesda ja vai lançar o próximo fallout só na loja dela e por ai vai.. Hj a Steam ainda é forte pq muita gente se recusa a comprar jogos em outras lojas.. mas se os jogos grandes saírem da Steam essa galera vai ter que aceitar e ai a Steam vai virar só uma loja de indies (ja que faz tempo que a Valve não faz jogo).
    Ai a única forma de “obrigar” as empresas grandes a lançarem jogos na sua plataforma é ter uma plataforma exclusiva (consoles) onde só da pra comprar jogos através da sua própria loja.

    1. Boa hora para a Valve voltar a investir em uma biblioteca própria de jogos, tal qual Netflix com relação a filmes e séries. Se ela bobear, vai começar a perder usuários.

    2. Realmente, a Steam cobra muito caro pra venda de skins por exemplos, este é o motivo do Fortnite não ser lançado na plataforma, o jogo e de graça, os servidores é da Epic e a Valve queria uma grande parcela das vendas de Skins, ou seja, impossível a Epic ganhar dinheiro, pois o jogo é grátis e a unica forma de se fazer dinheiro a Valve iria pegar 30%.

    1. Linux sofre o mesmo problema do Windows Phone, os dev de jogos não fazem uma versão boa para o sistema e tem aqueles que nem chega a lançar uma versão para o Linux.

    1. Adaptações assim costumam ter perdas, alguns pequenas, outras nem tanto varianda 5-30%, pra ter ganhos só se for feito um port nativo pra Vulkan, como foi em Madmax

    2. Com os games que testei não vi perda de desempenho não (mas segundo relatos a perda é am torno de 5%), detalhe que esta lista são dos games que eles garantem que funcionam mas da para testar com qualquer jogo, inclusive testei com dois que não estão nessa lista (king of amalur e Castlevania Mirror Fate HD) e ambos funcionaram.

  2. A Valve faz bem em ter feito esse movimento de incentivar o Linux, só falhou em não ter feito antes. Oq me surpreende é pq as outras q criaram lojas próprias como EA e Ubisoft ainda n demostraram interesse em ir para o Linux, pq com a postura da M$, elas deveriam no mínimo portar os próprios jogos para Linux, e pensando mais alem, poderiam até mesmo fugir das taxas dos consoles, já q uma vez q uma boa quantidade de títulos grandes estiverem no Linux, vai abrir a chance de embarcados com sistema aberto como o AtariVCS facam sucesso, e surja uma concorrência aos consoles, que atualmente são PCs com sistema fechado

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