Veja o primeiro aplicativo Android no Windows 10 Mobile via Astoria [Atualizado com vídeo!!!]

android-windows-10-xiaomi

Ontem, a Microsoft liberou o código do Projeto Islandwood para que os desenvolvedores começassem a portar aplicativos do iOS para o Windows 10. A empresa também pretende disponibilizar para o público o Projeto Astoria, algo similar ao Islandwood mas que se vale de aplicativos do Android.

Agora, acabaram de serem divulgadas na China – sempre os asiáticos – imagens do que declaradamente seria o primeiro aplicativo do Android sendo executado no Windows 10 Mobile. Infelizmente, não temos um vídeo mostrando o seu desempenho no sistema.

Esperamos que esta tendência esteja cresça cada vez mais. O mesmo aplicativo pode ser baixado aqui na loja do Android.

Atualização: Agora com vídeo:

[youtube]FIevF0_bIrc[/youtube]

Fonte: weibo

33 comments on “Veja o primeiro aplicativo Android no Windows 10 Mobile via Astoria [Atualizado com vídeo!!!]

  1. Eu só acho que a Microsoft não devia fazer muito alarde e apresentar o Astoria só quando estiver pronta e disponível para os desenvolvedores. Assim não dá tempo da Google pensar em algo para barrar o projeto antes que se concretize.

        1. Google prega software livre no Android e a Microsoft tá se valendo disso. Ela não vai poder fazer nada contra o Astoria sem ir contra a própria política

          1. Até porque o Google nem pode fazer o contrário, o Android começou a ser feito baseado no Linux, o navegador Google Chrome veio de uma das distros do Linux…ou seja, código aberto, grande sacada da MS se valer disso.

        2. Não tem como meu amigo, a MS foi muito inteligente neste ponto, por que, o Google não tem direito nenhum sobre a criação dos desenvolvedores, até por isso ela que tem que repassar o dinheiro da vendas de APP na loja dela, senão seria o contrário, o desenvolvedor que pagaria pra criar. Agora é questão de tempo para uma enxurrada de Apps virem para o Windows 10. 🙂

          1. Ela pode até não ter o que fazer nesse sentido, mas ela pagar ainda mais para os desenvolvedores não levarem as novidades para o Windows… tipo snap, saca…

          2. Na verdade a mídia veiculou a noticia da forma incorreta, pois é bem simples de esclarecer aos usuários, o que acabou gerando está duvida, Apps do Android e IOS no Windows? mas a Apple e a Google vão processar a MS pois não irão perder seus apps.
            O que acontece é que a MS não criou um sistema de emulação, ela criou um sistema de port SIMPLIFICADO, o port já existe há algum tempo e isso é perfeitamente comum, os desenvolvedores usarem parte do seu código de plataforma x em plataforma y, porém a MS tornou o processo mais simples e bem mais rápido, pois agora irá aproveitar toda a estrutura pronta sem modificar muita coisa, com base nisso a GOOGLE e APPLE podem apenas sentar e chorar pois o código não é da Google muito menos da apple, o código é do desenvolvedor do app, do seu criador, logo ele pode utilizar o código dele aonde bem quiser.

    1. Não foi a MS… é um ‘vazamento’ (rsrs)… as pessoas ficam loucas pra mostrar primeiro, saca… é ‘natural’ que fosse mostrado o quanto antes…

    2. os aplicativos são do desenvolvedor.. e o Android “puro” é open source não é do google.. por isso a amazon consegue criar suar versão e a nokia fez a dela.. o que é do google são os serviços que vem no android.. (google maps/ads/google play/etc) por isso a Microsoft ta criando outras apis pra isso

      1. exatamente, tanto q já existe um projeto chamado android sem google, q os próprios desenvolvedores open source irão atualiza-lo, a Microsoft jogou direitinho, no projeto island permitiu portar o código (q é open source) e no projeto astoria, permitiu até uma certa emulação parcial (já q o sistema é aberto ).

  2. eu sei que ele usou apenas como exemplo, mas ele poeria ter adaptado a imagem

    do aplicativo….
    a MS mostrou na bild que tem um site especialmente para que os desenvolvedores adaptem a imagem logo do app…

  3. Com um pouco de boa vontade dos desenvolvedores muitos ports podem acontecer via astoria. O problema é existir essa boa vontade, e podem ter certeza que muitas empresas não irão autorizar que terceiros façam esse porte (pelo menos de maneira legal). A esperança é a parceria da M$ com a Xiaomi dar certo, pois os chineses quando querem algo conseguem impor de uma maneira impressionante.

  4. Agora vamos dispor dos APP no Lumia e Windows 10, as pessoas não verão diferenças , só as facilidades. E quando trocarem de dispositivos, vislumbrarão toda a facilidade de um sistema aberto, sem fragmentação. Meu amigo “android puro” diz que o launcher da ms é o melhor que já viu.

  5. Alguem me responde uma duvida
    muito vimos falar sobre o windows 10 mobile ter algumas apis do android nele, mas e o pc? veremos isso tb lá? dado o fato q a ideia é os apps universais sendo assim precisaria deles lá tb.

    1. Não! Embora a IDE do Windows (Microsoft Visual Studio) dê suporte à linguagem de programação utilizada pelos programadores Android (C++ e JavaScript) aplicativos Android são compostos com a tecnologia de interface gráfica de geração passada (XMAL de 2ª geração). A atual XMAL, de 4ª geração e Adaptativa, não é utilizada, então para se ter um Aplicativo universal é necessário compor ou atualizar a atual interface gráfica das aplicações Windows. Logo, um aplicativo Android não pode ser portado a uma aplicação universal, apenas todos os demais programas (web, iOS e Windows), pois nesses uma nova interface é composta no momento da criação do app e como o VS 2015 é a ferramenta disponibilizada, ele já cria esse programa universal. Em resumo, basicamente é isso.

      1. ué, entendi o que você falou, mas a própria Microsoft já disse que sim, poderão se tornar universais caso o desenvolvedor queira. Uma vez que ele não vai simplesmente emular, e sim converter a Windows Apps, como um app nativo. Logo, podem ser universais também. Você esta imaginando como se o app fosse simplesmente emulado, usando o mesmo código, mas não. O app é convertido aos códigos Windows.

        1. Kassiano, com dia. Não, não podem ser universais. Um aplicativo universal é um programa escrito de forma compartilhada (shared Project) uma aplicação convertida é um programa escrito somente com bibliotecas de recursos comuns entre plataformas diferentes (PCL portable cross library). Logo, não. A única forma de reaproveitar seu código é converter à linguagem nativa do sistema e trabalhar com suas bibliotecas específicas.
          Não, eu não pensei em emular, pois afirmei que há sim a conversão a uma das extensões com suporte xap, mas não a de formato universal, Appx. Abraço

          1. Mas velho, o Candy Crush Saga por exemplo, que foi o primeiro app portado por esse esquema, é um app Universal! E a Microsoft afirmou em na build se não me engano, que os apps portados seriam apps nativos Windows e logo, se assim o desenvolvedor quiser, pode ser um app Universal.

            Mas acho que só teremos certeza então quando realmente a versão final for lançada.

          2. Kassiano, percebo que não és programador. Candy Crush foi trazido do iOS. Ele aproveita seu código escrito em Objective-C (iOS) e compõe uma nova interface gráfica nativa do Windows (XMAL) e é finalizado dentro do Visual Studio tornando-se um programa nativo Windows escrito em linguagem nova, Objective-C, e programas nativos podem todos eles serem Windows Apps (Appx).
            Programas Android são escritos em C++ ou Java, com tecnologia de interface gráfica da Oracle, Java. Não é um programa nativo do sistema, mas que pode ser interpretado através de um engenho da web, o mesmo que está presente no Edge (por acaso ao usar o Edge o Windows solicitou-lhe a instalação do Java ou do Flash? Não, pois agora ele possui engine nativa para essas duas tecnologias.)
            Usar tecnologia de terceiros implica em licenciamento e é óbvio que no futuro essa ferramenta será retirada, é uma ação paliativa para conseguir atrair desenvolvedores enquanto o Visual Studio ainda não consegue compilar nativamente a linguagem Java, ele já compila C++. Ok?

    2. Sim, na verdade! A própria Microsoft já disse que sim, poderão se tornar universais caso o desenvolvedor queira. Uma vez que ele não vai simplesmente emular, e sim converter a Windows Apps, como um app nativo. Logo, podem ser universais também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *