Veja o que o Projeto Astoria ainda não pode fazer no Windows 10 Mobile

htc-One-Windows-Phone-vs-Android

Projeto Astoria é uma ferramenta capaz de portar aplicativos do Android no Windows 10 Mobile sem muito esforço, porém, até aonde os poderes dessa ferramenta poderosa conseguem chegar? O site WMPoweruser tentou esclarecer com essa imagem abaixo.

astoria-wishlist-hq1

O que não está funcionando: Substituir a tela de bloqueio, Widgets, Live Wallpapers, substituir o discador, Launcher, gerenciador de tarefas, Gerenciador de memória, mudar ringtones, Usar o sistema de localização da Microsoft “Find My Phone”, a permissão customizadas para apps “perigosos”, e aplicativos que instalam outros aplicativos.

O site ainda afirma que a Microsoft pretende acrescentar essas caraterísticas no projeto, porém em algum momento futuro, já que não deve dar tempo de ficarem prontas até o lançamento. Creio que muitas destes tipos de aplicativos não chegarão ao Windows 10 Mobile, a exemplo de Widgets, já que o sistema da Microsoft tem Live Tiles.

Por outro lado, discadores fazem sentido, já que no Windows 10 Mobile você poderá alterar o discador padrão.

Lembrando que Projeto Islandwood, responsável por trazer os aplicativos do iOS, e o Projeto Westminste (converte aplicativos Web e site) já foram lançados.

Tenho testado o Projeto Westminste e tem funcionado muito bem. Mas claro que a maior ansiedade por parte dos desenvolvedores será o Astoria, pois a facilidade será extrema em trazer jogos e aplicativos complexos.

42 comments on “Veja o que o Projeto Astoria ainda não pode fazer no Windows 10 Mobile

  1. Sinceramente… A duas semanas atrás estava super otimista e empolgado em relação aos planos da Microsoft mas hoje depois de tantas noticias vejo que a plataforma Mobile da gigante da Redmond esta perdendo TOTALMENTE sua essência… Vamos ver até onde vai estas mudanças… Afinal os usuários que pediram não foi ?? Então agora é ver até onde vai toda esta insanidade

    1. Google tem suas ferramentas de portabilidade de apps do iOS, por exemplo.

      Sinceramente, se funcionar bem e facilitar a vida dos desenvolvedores não vejo nenhum mal.

      A Sony tem ferramentas para facilitar a portabilidade de jogos para seu PS4, e a Microsoft tem seu Directx 12.

      Se fica fácil desenvolver, a plataforma fica mais atrativa. É um fato.

      1. Concordo plenamente. Não entendo o porquê de muitos reclamarem dessa portabilidade, já que ela trará inúmeros benefícios aos usuários. A verdade é que o WP não irá sair do lugar se não tomar atitudes como essa, celulares baratos e sistema leve não é motivo SUFICIENTE pra convencer usuários a virem pro WP, precisamos no MÍNIMO de aplicativos que tem nas outras plataformas.

        1. Afinal de contas um smartphone funciona em sua forma mais plena somente com apps, o sistema é apenas uma base para que os últimos sejam rodados.

          O Wp faria o mesmo sucesso (ou até mais) que o android se possuísse uma loja tão diversa quanto a do sistema do google. E é por isso que o astoria, islandwood e Westminste
          existem…

    2. Não vejo qual o problema disso, alguém me responde o que tem de errado nisso? Porque se o app funcionar perfeitamente no aparelho então não vejo mal nisso.

    3. Pois é…. Eu falei isso esses dias. Isso por um lado vai ser bom, mas por enquanto com esse monte Jailbreak, Interop e tudo mais ta virando bagunça. E depois vai todo mundo reclamar… Ultimamente tenho repensado meus conceitos sobre o Windows 10 Mobile. Sinto falto dos tempos em que o Windows Phone era a versão 8.0. Totalmente estável, sem problemas e sem bagunça… Enfim!

      1. Windows Phone 7 já tinha jailbreak e Interop. Não é novidade do Windows 10. Aliás o iPhone tem isso desde o começo das eras.

        As vezes acho que vocês procuram problemas. O sistema tem que evoluir, e para isso não pode ter preconceitos.

        1. Tinha Jailbreak, mas não era bagunçado. Concorda?! Eu estou com projeto de um app e estava fazendo de tudo pra lançar pra Windows.. Mas pra que se émais fácil deixar as pessoas fazerem jailbreak e instalarem por conta própria?!! Agora vejo que o Snapchat fez certo em não lançar nada pra Windows. No mínimo eles previam isso! E muitos outros devs vão fazer o mesmo….. O certo deveria ser igual o projeto de portar do iOS. Ter que refazer o código, nada de emulação…
          Se não é iPhone, não é iPhone.

          1. Não estou… Eu sei o que é uma versão final amigo e espero que esses monte de jailbreak sejam bloqueados na versão final… Imagina, daqui um dia sai a noticia que o Windows 10 Mobile já tem “suporte” a vírus e não é mais uma plataforma segura como antes?!?! Negativo! Por isso espero que a Microsoft olhe com carinho isso ae..

          2. o dev lança um app só para android e espera que os usuários comuns instale em seus wp é meio que burrice, já que por esse meio o dev não lucra. o mais correto seria lançar para os dois SO ao mesmo tempo e sem muito trabalho pra isso.

          3. Que mais jailbreak que iPhone e por eles deixam de lançar app sai o ios em um dia uma semana depois já tem jailbreak e vc vem falar que o wp pode deixar de ser seguro. Reconheço que o ios é um ótimo sistema mais optimizado que o wp mas to no wp por ser mais barato e por gostar de como o sistema de comporta o visual baixar musicas do propio aparelho mas esse negocio de jailbreak não tem nada a ver.

          4. parei de ler suas respostas dps de escrever ”Se não é iPhone, não é iPhone.” fanboy vem encher o saco aqui -.-

          5. Chega age ser engraçado vc me considerar famboyzinha da Apple. Caro, uso um Lumia 640 XL pra sua informação. So fiz a brincadeira da Apple, agora será que eu que sou a famboyzinha doente?!! Acho que não. Os usuários do Windows estão ficando pior que iOS e Android, estão muito chatos. Affff

      2. jailbreak existe em qualquer sistema 😉 e mesmo assim eles estão no topo. O problema aqui não tem nada a ver com isso. Não é uma bagunça, é uma opção. Útil pra uns, dispensável pra outros, mas tem a opção do sim ou não, que é melhor que apeas o não e isso que importa.

    4. Já dizia um velho ditado: Se não pode com seu inimigo, junte-se a ele. Uso windows phone faz três anos, e sinceramente, isso que você está denominando como perda de essência, na verdade se trata possivelmente da ÚNICA possibilidade de crescimento expressivo do sistema da Microsoft. Desde quando decidi vir pro WP, até hoje, só ouvi promessas e mais promessas, claro, teve um salto significante na qualidade do SO, porém continua muito limitado, em termos de aplicativos principalmente, que querendo ou não, é o que dá a maior utilidade para um smartphone. Considero como essência desse sistema a sua simplicidade, seu visual e os tão famosos “quadradinhos”. Tirando isso, não vejo nada que seja tão tradicional no sistema. Adaptar aplicativos do android, ou mesmo emular o android, é uma alternativa que considero genial por parte da MS, a quantidade de apps que iremos receber com essa ferramenta será gigantesca, logo, o maior problema dessa plataforma será sanado.

          1. Coisa que o 735 tinha. Eu me arrependi tbm. Mas so por esse detalhe. Foda que o 735 é single chip. Desvantagem pra mim

    5. Como essas empresas fazem estratégias pra longo prazo, e mudam se percebem que não deu certo, tentei entender qual é a da Microsoft com esses projetos.
      Primeiro que ter uma ferramenta de port de código, pra depois compilar nativamente pro sistema, faz todo sentido do mundo. Exatamente como respondido pelo moderador.
      O que não faz sentido, mesmo que agrade aos usuários, é rodar apps e jogos que foram feitos para outro sistema, por mais que consiga rodar melhor até que o sistema original. Isso não faz sentido – no caso da Microsoft – pq é uma proposta contrária a de usar as ferramentas de desenvolvimento que ela lança. Mas acho que é justamente aí que está uma possível estratégia como vou explicar abaixo:
      1 – Primeiro, ela quer que apps e jogos que tenham sido portados via código fonte de Android e iOS funcione perfeitamente no W10 mobile;
      2 – Depois ela tbm quer que Apps e jogos feitos para Android (não sei se de iOS tbm) rode diretamente no novo Windows. Rodando os de Android já está bom pq existe pouca diferença de exclusividade de Android para o iOS;
      3 – Como o Windows possui melhor desempenho mesmo com hardwares inferiores, une-se o desempenho com a disponibilidade de apps e jogos, mesmo a maioria “emprestados” do Android;
      4 – Assim que muitos Apps e Jogos de Android estiverem sendo executados no Windows 10 pra smartphone (assumindo que esta era a estratégia e está dando certo), ela passa a oferecer – digamos – 90% do lucro do app ou jogo da sua loja para o desenvolvedor, ficando com apenas 10%. Obs: Tanto Windows Store, Google play e App store ficam com 30% dos lucros, mas a Apple cobra 99 dólares anuais do desenvolvedor, Google cobra taxa única de 25 dólares e Windows store cobra taxa única de 20 dólares.
      CONCLUINDO… Se for td isso mesmo e der certo, pq um Dev vai deixar de lançar um app ou jogo nativamente para a loja da Microsoft (já desde o lançamento) se agora está tendo demanda no WM e ainda ficam com 90% do lucro? Este Dev não vai deixar de lançar pra iOS e Android, mas ele não vai qrer perder esses 90% se lançar a mesma versão na Windows Store.
      Essa foi a única maneira que achei pra tudo isso fazer sentido.
      Na época do Windows 8, a estratégia que eu imaginei foi que ela esperava que o povo usasse o novo Windows e, por tabela, o povo já ficaria mais familiarizado com a interface do WP. Porém, as mudanças foram muito bruscas e isso assustou mto. Agora no W10, só com a volta do menu iniciar e muita coisa concentrada ali, já ficou bem mais parecido com o velho Windows.
      Enfim, minha opinião.

  2. Escuta, muita coisa se fala sobre esse negocio, os apps serão portados e ai blz.
    Ai pergunto, como funciona com as atualizações? Depois de lançar os apps no Android e portar pro W10 eles vao poder portar tb cada nova atualização do app do android pro W10 tb ?

    1. Provavelmente sim, e acho que essas ferramentas facilitarão ainda mais na hora de lançarem atualizações, de modo que elas salvem as linhas de codigos pro windows 10. Com o app já nativo, as atualizações também serão. 😉 Sem dificuldades, com certeza.

  3. Os caras que estão reclamando são tipo aqueles donos de “venda” antiga. Mesmo balcão, mesma porta, mesmo ventilador de teto, mesma vitrine, etc… É pra frente que se anda gente, e, vida longa a esses projetos.

  4. Resumindo: O povo fresco que gosta de mimizar quer que o desenvolvedor faça a porra do aplicativo do zero para ser considerado nativo para o Windows Mobile, se o programador usar códigos pronto e apenas acrescentar ou adaptar esses fresquim ficam frescando, é cada uma, é muito sem noção esse povo que reclama de qualquer coisa, puta merda, a lógica deles é tipo se vc for fazer um trabalho escolar de 10 paginas que use a mesma cor de fundo, mesmo cabeçalho e rodapé pra eles só é válido se o cara fizer do zero cada página, pois se tentar simplificar pra eles não servem, ahhh deixem de frescura veio,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *