Vendas de smartphones caem em todo o mundo, o que está acontecendo?

ios-android-w10m

O mercado de smartphones obteve uma queda no segundo trimestre de 2017. Os dados da IDC nos mostram que as vendas caíram 1,3% entre abril e junho em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 341,6 milhões de telefones.

Analisando os casos mais específicos, a Samsung voltou a ser a marca de maior sucesso, com 78,8 milhões de unidades vendidas, e a Apple ficou em segundo – mas sabemos que a Maçã é a rainha dos lucros neste segmento. Foram 41 milhões de iPhones comercializados em um trimestre.

As chinesas estão indo bem, a Huawei aparece na terceira colocação, com 38,5 milhões de smartphones vendidos, seguida pela Oppo, com 27,8 milhões. Apesar da quinta posição, a Xiaomi que antes era chamada de “Apple Chinesa”, despencou nos últimos anos, mas conseguiu vender 21,2 milhões de unidades nos últimos três meses.

Tudo parece flores, mas chegou a hora dos espinhos. A IDC aponta as linhas de baixo e médio porte como as responsáveis pela queda nos números, com os dispositivos do tipo apresentando uma queda de 16% nas vendas, uma retração que vem, principalmente, do acumulado de marcas menores.

Ainda segundo a IDC, a falta de novidades significativas tem gerado declínio no setor, mas que isso poderá ser resolvido com o próximo iPhone que poderá ser revolucionário por conta da sua apresentação antecipada e por suas inovações em comemoração ao décimo aniversário da plataforma, bem como o lançamento do Galaxy Note 8 e a aproximação da temporada de Natal. Mesmo com tudo isso, a previsão, entretanto, por mais que não seja negativa, não é de amplo crescimento, que deve ficar abaixo de 10% até o final de 2017.

Um mercado saturado e com falta de inovações. Você acha que as chinesas resolvem isso? Apple? A Coreana? Ou a Microsoft em uma nova categoria? Ou vai ficar assim para sempre? 😀

126 comments on “Vendas de smartphones caem em todo o mundo, o que está acontecendo?

  1. No mesmo periodo as seguintes empresas tiveram os resultados que seguem:

    Ford: -7.1%
    GM: -5.8%
    Fiat Chrysler: -7%
    Nissan: -1.5%
    Toyota: -4.4%
    Honda: -7%

    Ou seja, é a morte do mercado automobilístico. A não ser que a Tesla lance logo o carro definitivo.

    1. Consumo de bolos e pães industrializados tem queda em 2016, diz Abimapi
      Indústria teve queda de 2,8% no volume vendido

      Parece que os pãezinhos também estão com os dias contados

  2. A Apple tem promovido pouca inovação, mas seus produtos ainda são de extrema qualidade e isso faz com que as pessoas tenham menos necessidade de troca. Minha esposa usa samy e troca de telefone todos os anos. Estou com o meu iPhone 6s até hoje.

  3. “Haverás escassez de vendas de celulares. Muitos cairão a esquerda e muitos a direita sem lançares algo em novos tempos.
    Do oriente ao ocidente os sinais se revelam, de onde sairás o dispositivo que não és o alfa e sim o ômega”
    Jg 08:03

  4. Os Smartphone estão mortos quando se trata de inovação, e não quando se trata de números de vendas até porque hoje em todos vão precisar de um, mas os números só diminuirão pois os consumidores só vão comprar um novo quando o seu estiver com muito tempo de uso ou quando ele simplesmente quebra, não e mais como antigamente que o cara comprava um esse ano e já se preparava pra adquirir outro no ano que vem. acho que as pessoas perceberam que as mudanças feitas em tais dispositivos não eram muito relevante e acabavam vendo que era a mesma coisa de sempre, hoje no mercado são pouco os Smartphones que eu vejo que tem um diferencial pois o mercado tá saturado de celulares fazem as mesmas coisas há mais 4 anos.

      1. Se já 70 anos que fazem a mesma coisa e porque já e definitivo, agora eles só vão deixar de existir quando vier algo pra substituir ele mas enquanto isso não acontece as pessoas vão ter a necessidade de ter um.

          1. Ai e que tá, quando falamos de smartphones e o comparamos a um forno micro ondas qual deles tem mais possibilidade para ser exploradas e evoluir? A mudança já começou a prova disso e o galaxy s8 que estar seguindo o caminho da microsoft fazendo ele ser 2 em 1 pc e smartphones, e por isso que a existência do windows phone e importante sabe lá quantos anos há mais iriamos passar com a mesma coisa de sempre

          2. Falar que não vingou e meio errado até por que ele ainda existe, além do mais a concorrência copiou muita coisa dele.

          3. Existir até o MS-DOS e o Fusca ainda existem.

            Você fala como se o Windows Mobile também não tivesse copiado funções da concorrência.

          4. E falando do MS-DOS: quem é do ramo de TI sabe que ele ainda tem o seu valor: quando a coisa “aperta” uma boa linha de comando pode salvar a pátria… rsrsrs

          5. Vero. Mas o DOS foi abolido do Windows com a versão NT(2000).

            Oque temos hoje é uma mera “emulação” do sistema.

          6. Colocação mais do que perfeita a sua.
            Uma década desde o iPhone, e o funcionamento dele é digamos, o mesmo.

        1. Problema é que de acordo com a MS o “novo e definitivo” será maior que os smartphones… e daí cadê a praticidade? A usabilidade? Você vai conseguir colocar esse dispositivo no bolso de sua calça? No alforje da sua bike?

    1. Da um exemplo do que seria uma inovação pra vc… porque falar é facil…
      Ta esperando um Smartphone que vira um helicóptero? que faz comida e lave a roupa?
      A Motorola inovou com os Snaps, veio a câmera dupla e com muito mais qualidade, telas com mais qualidade, conexões 4G mais rapidas, leitor de íris, pagamento em maquina de cartão com smartphone, realidade virtual, etc

      1. As inovações não param mas alguns não percebem. O povo pensa que é só inovar, não percebem os saltos de engenharia necessários a qualquer inovação, novos materiais, sensores, evoluções eletrônicas que muitas vezes surgem de diversas áreas de pesquisa e de diferentes empresas. Depois pensam ohhhh tal marca fez isso ou aquilo.

  5. Jorge, prometo que se você parar de apagar minhas mensagens ano que vem eu pago o domínio pra você não passar vergonha novamente.

    Pode ser?

    1. Se eu falasse que as geladeiras estariam extintas com uma argumentação muito louca, apenas para defender uma marca, eu também ia dar um tempo pra passar a vergonha.
      A Microsoft decretou tanto o fim dos smarts que investe pesado em apps na loja do android.

  6. Sim , o mercado de smartphones está caindo , e a resposta é simples , todos estão aguardando o lançamento por parte da MS do mítico destruidor de smartphones , o Surface Phone.

    1. Cara, você está querendo justificar oscilação de mercado com uma simples crise econômica? Todo mundo sabe que o que dita as regras do mercado de smartphones é a presença ou não do Windows Mobile nas prateleiras.

      Pfff… crise econômica…

    1. Se a MS lançar um Smartphone não venderia tanto, pois os preços dos seus produtos são bem altos . Um smartphone para vender em quantidades considerável teria que ser um produto barato .

  7. Vendas caem por vários motivos. Mas o fato que ninguém deixou de USAR os smartphones, e tem muitas empresas que lucram e MUITO apenas com serviços, como a própria Microsoft.
    A necessidade de troca dos celulares atualmente é algo menor do que antes. As pessoas estão ficando mais tempo com os aparelhos. Novidades incrementais apenas as vezes não compensam a troca.

    Acredite Zorze, smartphones estão firme e fortes. Ninguém deixou de usar!

      1. Mesma coisa com PCs.
        Na época dos K6-II, Pentium III, Pentium IV a diferença no upgrade era ENORME.

        Hoje tenho um i3 de quarta geração e minha esposa um i5 de sétima. E sinceramente, os dois fazem a mesma coisa.

        1. Problema é que a coisa meio que estagnou no HD mecânico (que chegou num certo limite de desenvolvimento – ou ao menos não evolui na velocidade dos outros componentes): dependendo da tarefa o i5 da sua patroa pode processar mais rápido, mas “estrangula” no acesso a disco. Daí meio que nivela. Por isso acho que o “pulo do gato” nos desktops, notebooks, etc vai ser a popularização de SSDs para esses dispositivos (ainda são relativamente caros)

  8. é o povo mesmo liso, eu mesmo num tenho nem dinheiro pra colocar credito, imagina compra um de asus zen 1500, pra fazer a mesma coisa que o lumia535 que tenho, faz.

      1. filho, você entendeu o que eu escreve, se for pra camera, prefiro uma go pro, se for pra ter poder de processamento, pego um xeon, estou referindo a DINHEIRO

    1. Larguei mão do meu Lumia 640 por causa dos constantes bugs com apps. Quando não é um app que buga e se torna impossível de remover da lista de apps, é a loja que buga e não atualiza mais aplicativo nenhum, mesmo com um cartão SD de qualidade. Sem falar na qualidade dos apps existentes, como o Facebook que fecha sozinho, Instagram que faz o dispositivo reiniciar quando consome toda a memória, um simples whatsapp que vive no ‘retornando’ quando volta do segundo plano…

      Nah, minha saúde mental vale mais do que ficar me estressando com essas porcarias que ficam num “beta eterno”. Você não precisa pagar R$ 1500 em um Asus Zen, você pode comprar um Redmi 4x (3 GB de ram, 32 GB e Snapdragon 435) por R$ 700,00 no próprio Mercado Livre.

          1. Estamos todos loucos para ver o lançamento do “celular definitivo” de 8 polegadas, tela dobrável, custando U$800 e sem aplicativos móveis.

            Sucesso certo!

            Nos vemos lá.

          2. Hum? . Não terá por que o chefe executivo não está mais ligado no setor mobile. O choro vai ser grande!????

  9. o que sempre falo, antes trocávamos de smartphone no máximo em 18 meses, como agora a evolução é pequena, é sempre mais do mesmo, ficamos até três anos com o mesmo smartphone.

  10. Se os setores de baixo e médio foram os responsáveis pela queda, por que o iPhone e o Note 8 conseguiriam reverter o quadro?? Não faz sentido.

  11. Umas das 21,2 milhões de unidades da Xiaomi, é minha. Na faixa de preço, não poderia ter comprado um smartphone melhor do que o Xiaomi Redmi 4x.

      1. Sim, mas acabou saindo o mesmo preço do Mercado Livre… Meu estado (SC) ta cobrando ICMS das compras tributadas… Foi 197 da RF e 107 de ICMS. :

        Dependendo do estado, vale mais a pena pegar no Mercado Livre mesmo. Quanto a prazo, chegou em menos de um mês.

          1. É fanatismo gente assim tem jeito não, kkkk
            Briga por uma coisa q ninguém sabe se existe ao certo, so tem vazamento de patente isso não quer dizer nada.

  12. Só falta vim nego falar que o povo tem uma bola de cristal, e estão adivinhando que vai lançar o messiânico dispositivo da microsoft.
    Ai pararam de comprar smartphones.kkkk

    1. Meu caro, os smartphones vão continuar. Você ainda vai poder adquirir o seu Gran Duos. Apenas é a chegada de uma nova categoria de dispositivos, com um sistema mais completo.

      1. Q sistema q nada a microsoft nunca foi forte em smartphone, tu acha mesmo q lançar sistema de pc em smartphone é novidade ja tentaram isso varias vezes ate a Dell ja fez isso e fracassou. Pessoal ouve e imagina especulação demais sem saber nada.

          1. Ixi, to achando q vc trabalha no laboratório te projetos da microsoft, oi vive acreditando em blog q nao sabe de nada

          1. Ah claro amigo. Aí a culpa passa a ser deles e não da incompetência da MS.
            Perfect

  13. Vendas de smartphones caem em todo o mundo, o que está acontecendo?

    Ué, você mesmo tem a resposta Jorge, smartphones estão morrendo

  14. Não está acontecendo nada. As pessoas estão vendo que não vale a pena trocar de smartphone todos os anos, só isso.

    E outra… uma queda de 1,3% é mais correto dizer que ficou estável do que teve queda…

  15. Olha só que curioso, a Sony (sim, a SONY! Aquela dos aparelhos caros e que rodam bugdroid) acaba de divulgar que teve um aumento de 10% nas vendas de SMARTPHONES em relação ao mesmo período no ano passado.

    Foram 3,4 milhões de aparelhos vendidos no último trimestre.

    Mas o mercado está morrendo.

    1. Do jeito que esse setor estava ruim na Sony qualquer celular a mais vendido é um grande crescimento…
      Eu realmente não entendo como a Sony consegue vender menos que uma LG por exemplo, está ultima tem uma linha recheada de aparelhos ruins e nem tão bons assim de preço.

        1. Isso acontece mesmo com os Sony, eles também tem bastante problemas com conector USB (assim como Samsung), mas ainda assim costumam ser melhores que grande parte dos LG, estes muitas vezes estão no nível de replicas chinesas.

  16. O setor está estagnado em termos de melhorias significativas a uns 2 anos pelo menos, note que o Galaxy S6 ou um iPhone 6 ainda são aparelhos com uma performance invejável, então quem comprou esses modelos no lançamento tem poucas razões pra trocar e quem não comprou pode obte-los sem gastar uma fortuna.

    1. Penso o mesmo com meu Galaxy note 5, o aparelho é tão bom que nem vejo necessidade de trocar por outro, mas ainda assim o consumismo da aquela vontade.

  17. O mercado sempre cai e volta, ele está na fase de maturação, 1,3% é praticamente nada, o mercado de pc cai mais de 10% e nem por isso vi publicação da morte dos pc, não adianta sonhar com dispositivo definitivo. Se o surface vier a ser lançado, no máximo vai vender bem. Não mudará nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *