[Virou Piada?] Aplicativos do Android no Windows Phone é possível ou não?

windows-phone-android-apps

Vamos falar de um tema que virou polêmica nesta última semana, o “Windows Phone rodará aplicativos do Android?”. Como sempre, se você realmente acompanha o Windows Club, sabe que não maquiamos a verdade em prol do Windows Phone, lembram-se do caso da Nokia (aqui e aqui)?

Pois bem. Respondendo a primeira pergunta:sim! É possível que os aplicativos do Android rodem no Windows Phone.

Fundamentos

1- O The Verge é uma das fontes mais confiáveis do mundo. Eles afirmam que a Microsoft estaria desenvolvendo uma forma do seu sistema móvel rodar aplicativos do seu concorrente. Repito, The Verge é extremamente confiável.

2- A nossa querida Mary Jo Foley do ZDNET afirma que a Microsoft estaria relamente desenvolvendo isso e que funcionaria como um plano B. Ela não erra, é outra fonte de extrema confiança.

3- Voltamos ao The Verge, talvez o site mais copiado e formador de opinião no mundo acerca de tecnologia, e que metralhou recentemente o Windows Phone em seu artigo, e isso foi muito bom. Não, não estou maluco. A Microsoft ouve este site. Ao criticar o Windows Phone foi de certa forma bom para nós, na minha opinião, faz com que a Microsoft corra ainda mais atrás do prejuízo. O problema é que eles falaram que “Não dava mais para esperar aplicativos para Windows Phone, que a Microsoft deveria emular aplicativos do Android e querem ver isso no dia 21 de janeiro”.

Então, podemos concluir que o Plano B da Microsoft, caso os aplicativos parassem de chegar ao Windows Phone é efetivamente emular de alguma forma os aplicativos do Android em seu sistema.

É preocupante? Tem seu lado negativo?

Não é preocupante e nem tem lado negativo. Estamos a falar de um Plano B, ou seja, algo que pode ocorrer caso o Windows Phone falhe. Aplicativos estão chegando, atualizações importantes também e muitos jogos, talvez não tão rápido quanto gostaríamos, mas o número só aumenta. Não sinto a necessidade de que o Plano B seja acionado. Isso só comprova que a Microsoft cria diversas possibilidades de assegurar a permanência do seu sistema no mercado.

Eu tinha até evitado esta notícia para não gerar mais confusão. Mas como vários sites postaram de uma forma que considerei duvidosa, resolvi postar a nossa opinião sobre o tema.

joebelfiore_lumia_730

A entrevista com Joe Belfiore vira piada

Um site chamado tudomobi  postou esta notícia aqui que foi replicada e até distorcida em prol do Windows Phone por muitos sites. Segundo o site, Joe Belfiore, o chefão da divisão do Windows Phone, teria afirmado que seria ao contrário, ou seja, que o  Android rodaria aplicativos do Windows Phone. Alguém acreditou nisso?

Nós temos jogos e aplicativos exclusivos de excelente qualidade, mas creio que o Google não esteja tão interessado assim e muito menos a Microsoft em entregar a sua loja para o concorrente.

O simples fato da Microsoft facilitar o desenvolvimento de aplicativos criando ferramentas para que a portabilidade seja simplificada não quer dizer que aplicativos do Windows Phone vão rodar no Android.

O site tudomobi não postou fonte da sua notícia. Infelizmente não achei nenhuma fonte confiável que confirmasse  que Joe Belfiore tenha dito isso.

Resumo

Você que utiliza o sistema móvel da Microsoft, não precisa temer nada. A empresa está comprometida com ele e não para de realizar investimentos e melhorias. Este “plano b” só mostra ainda mais o comprometimento da Microsoft com sua plataforma.

Em breve seremos  agraciados com boas atualizações, aplicativos e jogos não tenham dúvida.

32 comments on “[Virou Piada?] Aplicativos do Android no Windows Phone é possível ou não?

  1. Quando esses boatos começaram a surgir, aliado com meu desânimo com o WP foi a deixa que faltava pra eu pegar um Nexus e cair fora, pq realmente não dava pra continuar.
    Incrível como a chegada de um VLC ou um Candy Crush são tão comemorados, sendo que pra Android e iOS é algo tão comum.
    Se a Microsoft lançar um sucessor do Lumia 1020 e poder rodar app de Android decentemente eu volto pro WP. Ou se o WP realmente tiver uma loja em pé de igualdade com os concorrentes.
    Até lá, to muito feliz com o Android.

    1. tão comum hj né?? na época que o iphone reinava absoluto não era bem assim né??? então relaxa tudo tem seu tempo o WP está firme e forte, com a vinda do windows 10 ele ficará ainda mais estável e será mais rapidamente atualizado, mais recursos para a divisão mobile do windows… e os app´s serão universais para o sistema o que vai forçar a equipe da M$ valorizar o WP da mesma forma que valoriza o W… ou seja, teremos grandes avanços em pouco tempo… fique no sistema que t faz feliz mas definitivamente android não é essa maravilha toda, e app é muito pessoal, eu não sinto falta de nenhum…

      1. As promessas e toda a expectativa em cima do Windows 10 é a mesma que teve quando saiu o WP 8 e depois no WP 8.1. O sistema está otimo, e a Microsoft está no caminho certo ao lançar aparelhos competitivos. Na época do Lumia 520, era o melhor aparelho custando em média 400 reais, pois não tinha NENHUM aparelho Android que prestasse naquela faixa de preço. Hj em dia a Motorola aprendeu a lição de casa, reformulou a linha de aparelhos e está atendendo a maior reclamação dos usuarios Android, que era a falta de atualizações. Moto G e Moto X lançados no final de 2013 já estão recebendo updates pra ultima versão do Android, e talvez recebam até uma seguinte. A unica coisa boa, é que a linha Lumia tem a garantia de atualzações, independente do modelo, que atualmente é uma verdadeira bagunça.
        Quanto aos aplicativos, quando eu usava eu me contentava com o que tinha, até pq não sou um usuario tão hardcore, mas até hoje o Facebook não presta, Instagram beta, whatsapp vive dando problema, etc… Hoje em dia está engatinhando pra realmente ser um sistema que a maioria dos desenvolvedores prioriza.

        1. hummmmmmmm nem de longe minha expectativa do 8.1 foi próxima do 10… a promessa do 8.1 foi de melhoras, e foi o que aconteceu, melhorou muito… não deve nada pra nenhum outro sistema… eh lógico que cada um tem sua proposta, bem se pra vc a única coisa boa é isso então blza… pra mim não, eu usei já android e bastante, e não vi tudo isso não… pra falar a verdade não vi nada, não troco nem com direito a troco… eu não sou muito fã de rede social então face eu uso de vez em nunca, whatsapp não vi nada de diferente, esse eu uso bem… mesma bosta, o meu não dá um problema… insta pra mim não rola… uso o 6tag e para o q eu uso estou satisfeito… agora uso mesmo o office lens, gps, bb, todos os apps msn, foursquare, cortana, alguns editores de imagens, fotos, jogo muito pouco (prefiro meu xbox one pra jogar)… skype, duolingo, reach me, ingresso.com, 99taxi, storyteller, tradutor, wunderlist, photo-info, mixradio, onedrive, waze, e mais alguns… para esses eu estou muito satisfeito… moto x é só marketing é um smart barato e razoável… só isso, de resto é normal, tem reclamações como todos os outros… soh entrar em paginas deles e vai ver gente reclamando… não vejo bagunça nos modelos não… eh bem simples até… 5x 6x low end 7x mid e 8x e 9x high end, os de trás são atualizações… 00 depois 20/25 depois 30/35… não entendo a bagunça… o hard todos são meio parecidos com algumas vantagens sobre uns e outros até o high end que ai muda bastante… de resto vc escolhe, uma tela maior, ou uma camera melhor… ou um processador melhor… zona é samsung… to tranquilo… a única coisa que me irrita é quando a M$ faz o favor de soltar app primeiro para as concorrentes ou funções… isso irrita… mas de resto to tranquilo… eu to com meu 925 lotado com 300mb livres e ele pega liso… não deu uma travadinha… a única coisa q as vezes pega é a tela de entrada que as vezes os icones demoram um pouquinho pra mostrar… mas lote um android e veja o que acontece… e trava trava pra tudo quanto é lado… e reboot reboot tirar bateria, jogar na parede, reza brava, levar pra pai de santo… as vezes dah certo outras vezes o celular fica lento igual uma tartaruga mesmo… to muito satisfeito com meu sistema… se saísse iria para o IO´s… android não…

  2. Emular apps de Android não vai salvar e muito menos alavancar o Windows Phone. Tentaram isso no Blackberry e não deu em nada, o mesmo se repetiria com o Windows Phone.

    1. exatamente… nem caio mais nessa conversa… seria um tiro no próprio pé, a M$ não seria tão burra de fazer isso… ainda mais com o W10 chegando que é um sistema que vai integrar todos os sistemas windows de forma nunca antes visto… não acho que isso seja nem um plano B… acho que isso é algum interesse de alguns acionistas da M$ que ficam ai falando merda e jogando essas indiretas para mídia só pra criar mais confusão… bobeira do kcte…!!!

  3. Isso só vai dar merda se realmente acontecer. Primeiro que emulação em celular (principalmente os mais simples) sempre da problema. Além disso, o layout dos apps ia ficar totalmente nada a ver com o metro do WP. Se esse é realmente o Plano B da MS, é um plano bem bosta. É melhor a empresa começar a se preocupar em chamar mais os desenvolvedores ora sua plataforma do que querer “continuar no save” de outra empresa.

    1. Muito relativo. Com um Delphi XE7 da vida por exemplo, o cara só desenvolve uma única vez e roda os aplicativos tanto em IOS como Android. A Xamarim já esta fazendo a mesmo coisa. Basta a propria MS continuar aperfeiçoando o VS, ou a Embarcadero e Xamarim melhorarem o suporte para o WP e ja era.

  4. Prefiro acreditar que esse não seja realmente o plano B da Microsoft apesar de vcs se dizerem ser imparciais comemorar a vida de apps emulados pra Windows Phone e grotesco pq sabemos que isso não vai melhorar a plataforma. Vale lembrar também que o Rudy deu uma entrevista dizendo que isso era possível agora com os app universais então essa noticia pode não ser totalmente mentira, visto que Microsoft escuta os seus cliente e querendo ou não o Rudy tem uma influência considerável no mundo Windows Phone.

  5. Mas ainda não entenderam o que significa quando dizem que o “Android que irá rodar apps do Windows”? Vou resumir, Visual Studio (ferramenta de criação de aplicativos da MS) e C++ (linguagem de programação usada no WP8/W8), a MS quer que simplesmente os DEVs usem suas ferramentas e sua principal linguagem (que é quase na totalidade suportada tanto em IOS quanto Android) para criarem apps.
    Quer um exemplo que demonstre esse movimento, o Visual Studio recebeu na ultima atualização um emulador Android (ai está o emulador que tanto falam), agora o dev pode criar o app pro WP e no mesmo programa (Visual Studio) já fazer as modificações e testar a versão do Android, sendo que os dois apps poderão compartilhar até 80% do código, isso se traduz em facilidade e agilidade pro DEV.
    Além de prejudicar o ecossistema do WP (pra que alguem faria apps pra plataforma se bastaria fazer pra Android?), emular apps do Android só acarretaria em bugs e perda de desempenho, principalmente para aparelhos mais simples que são justamente a maioria dos WP. É impossível emular qualquer código sem perda de performance, ou seja, não veríamos muitos apps windows nativamente e os que teriam (Android) rodariam mal, traduzindo, ruína.

    1. Assim que a Embarcadero liberar a nova versão de Delphi com suporte nativo para interface do WP, um enorme passo vai ser dado no desenvolvimento de apps para WP. Foi do mesmo jeito quando eles liberaram o suporte para Android. Hoje pelo menos 50% dos apps desenvolvidos para IOS e Android são criados pela ferramenta da Embarcadero.

      Por que o Google esta incentivando os desenvolvedores a abandonar o Eclipse e migrar para a ferramenta propria deles. O Eclipse pode receber um plugin que permita a mesma coisa que a Xamarim ou Embarcadero ja estão fazendo.

      É criar dificudaldes é o normal do Google. Se fosse a MS, faria a mesma coisa. Quando acuados, essas grandes empresas lançam mãos de artificios mirabolantes e jogadas não tão limpas.

      1. tah, mas a google é meio porca, pq sofreu com esse tipo de jogada, e se mostrava ser uma empresa diferenciada… bem, virou mais do mesmo… agora a M$ que é mais aberta… com o tempo a google vai conseguir a mesma coisa que a M$ conseguiu naquela época do “vale tudo pra permanecer no topo”… ser odiada….

  6. Ainda aposto na plataforma. Comprei esta semana meu 930. Espero que sejam só rumores. Para rodar apps Android, já tenho o G3. Seria ridículo!

  7. Acho que o horizonte está mudando e boatos como esse que rodaria apps de Android são infrutíferos (mesmo que verdadeiros). Claro que facilitaria para os desenvolvedores a principio, para a M$ a curto prazo (perda de identidade visual). mas ao consumidor final não. Ficaríamos com aparelhos Obsoletos e cheios de problemas já que em Ambiente do google está cheio de problemas e falta de compatibilidade. há relatos que os Nexus estão cheios de bugs que o google nem esquenta com isso. as varias “montadoras” atiram para todos os lados, mesmo o google descrevendo a visão.
    Pessoas que cuspiam no Windows phone (e faziam um drama por que tenho!!) estão comprando para seus parentes. Porque dizem que é mais simples e fácil de usar este smartphone.
    Se alguém for transformar o Windows phone em mais um Android… para o carro que estou descendo.
    Usava a skin do windows phone no android antes de conprar o meu.
    detestei a experiência Symbian, detestei a experiência google “comprou uma semana depois está ultrapassado.”
    Se o Windows phone virar só mais um Android, a Microsoft terá fracassado, os haters que vomitam na internet terão ganho
    E como Mattias Burling disse: em seu ultimo vídeo sobre Nokia.
    “-Este é o ultimo Nokia, não porque é ótimo, mas porque é sua ultima chance!”

  8. Ainda não acredito que a Microsoft esteja tão desesperada a ponto de adotar essa alternativa (nem que seja como plano Z), mas rumores são rumores né :P. Se isso for realmente verdade, acho que o tiro vai sair pela culatra. A adoção de aplicativos não nativos do sistema pode suprir a necessidade momentânea de aplicativos na Store (apesar de eu não ver dessa forma, pois todos os aplicativos que necessito eu tenho no meu Lumia, sem falar de alguns muito legais que eu descobri), porém terá muitos prejuízos… como os aplicativos serão emulados, poderão causar uma instabilidade gigante no sistema (acabando com um dos diferenciais do Windows Phone que é o ótimo desempenho mesmo em aparelhos mais baratos), sem falar no design dos aplicativos para Android, que não tem nada a ver com o Windows Phone. Tem ainda também, a mancha suja que isso iria causar para a Microsoft e seus usuários (não estou generalizando, mas eu mesmo, certamente teria o abandono do sistema como escolha, pois o que me levou a comprar um celular com Windows Phone, foi justamente por seus diferenciais e seu design bem clean e minimalista, coisa que não se vê em nenhum sistema atualmente). Sem falar no desinteresse dos desenvolvedores…

  9. Talvez tenha existido essa possibilidade a algum tempo atrás. Mas agora com o sistema melhorando no sentido apps tem gente ressuscitando a notícia atrás de ibope.

  10. Minha opinião: Hoje é possível criar um jogo no Unity e fazê-lo rodar em muitas plataformas, pois a Engine gera o jogo de acordo com o Target (dispositivo final).
    Nunca existe verdade absoluta em um único fato, mas sim verdades esparsas em vários fatos. Se vc misturar o que vc tem disponível, chega mais perto da verdade “absoluta”, digamos assim.
    Com base nisso concluo o seguinte. O Visual Studio será capaz de criar Apps para WP e Android usando a Modern UI, mas claro, gerando arquivos diferentes para suas respectivas lojas (igual funciona hj o Universal Apps e a Engine Unity que citei no começo). Com isso muitos desenvolvedores que gostam de C# vão criar Apps para Android usando o Visual Studio diretamente, sem precisar do Mono ou outros meios. Neste momento, ou depois de um tempo, se este Dev quiser que seu App criado desta maneira rode no WP, basta compilar pra WP Store e o App antes “exclusivo” do Android rodará no WP.
    Anotem essa minha explicação e vamos ver o q vai rolar daqui uns dias 🙂

  11. Não quero ser obrigado a ter que usar um Android alternativo! Isso é piada! Abaixar a cabeça a essa altura do campeonato é idiotice! Alguém por favor manda essa empresa desistir de ao menos pensar nessa possibilidade. Se for rpa emular apps de androide. Emula logo o sistema todo. Que post mais ridículo afe

  12. Se a resposta do chefe de WP fosse falsa já teria caído , acho que quem escreveu essa matéria. Ainda ta. Sobre o efeito da cachaça das festas de fim de ano kra por que eu Iria atirar no próprio pé ? Tenho esse pensamento e acredito que tem pessoas bem inteligentes na MS para ter essa noção , resumindo isso é tudo que o pessoal do Travoid quer , a Falência do nosso querido Windows Phone isso acontecendo eu e a maioria vamos abandonar esse barco que com certeza vai estar furado , seria idiotice usar um aparelho que digamos pirateia outro , ou melhor se queríamos comprar um xing Ling teríamos comprado .

  13. nossa que maravilha o WP vai piratear o Travoid , já imaginaram que mistura Travoid com xing ling da MS , dentro de uns 6 meses Apple vai ficar bem feliz por ganhar vários clientes novos da MS.

  14. Isso para mim seria uma prova de incompetência total , o WP é único diferente não precisafazer de contas que é um Travoid já vimos esse filme , e o fim é certo.

  15. Vejo pessoas que por causa de um rumor já sai falando, vou para Iphone, Android… Rumores são fáceis de serem implantados, e já começa o mimimi…. Antes de acharem isso ou aquilo, vamos aguardar os fatos realmente… Acredito que o que a Microsoft fizer será para alavancar ainda mais o sistema, mas apostando as fichas na sua competência. (ela não precisa do travóide)

  16. Melhor lerem as matérias melhor.

    Dual Boot não é “rodar apps” android no WP. É rodar o sistema android dentro do LUMIA e não do WINDOWS PHONE. Vai ser dois sistemas separados. Você não vai poder usar ao mesmo tempo, mas caso não goste de Windows, vai poder trocar e usar o hardware do Lumia.

  17. Pra voce ver como um site que parece ser de confiança fala umabosta dessas… sugiro que leiam esse artigo em INGLÊS do site oficial e entendam que o que a microsoft está fazendo meus caros, é tornar o c# universal, ou o novo JAVA , fazendo com que todos os apps produzidos pra android que JA USAM C# serem criados usando o visual studio. Hoje por exemplo, pra se criar um app pra ios ou android você tem que programar em java ou na linguagem do mac, e pra windows phone tem que programas em outra linguagem, cada um usando um compilador, e serio, os compiladores pra android são uma bela duma bosta(Eclipse…Eclipse). Porem o visual studio tem ferramentas pra se programar até sem linha de código e é MUITO melhor do que os outros. Dai é assim: O cara faz um app pra android, dai resolve lançar pra windows phone, ele não precisa refazer o app, ele só muda algumas linhas de código( como por exemplo muda a palavra Android.EstadoDeEspera pra WindowsPhone.EstadoDeEspera) e o app vai funcionar no windows phone. só pra que saibam , 90% dos jogos produzidos pra qualquer celular são todos feitos em c#, então com essa integração, o windows phone será capaz de ter muito mais apps e muito , mas muito mais jogos. A fonte? O site do proprio visual studio! o site da MSDN que é onde vc baixa o Visual studio! Não acredita? Então leia >>https://www.visualstudio.com/en-us/explore/xamarin-vs.aspx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *