Malware deu o maior ataque da histórica do Android, mas o Windows Phone sofre desse mal?

celular-chorando-android

Se no lado do Windows Phone, toda semana saem notícias sobre a morte do sistema, do lado do Android são veiculados novos “vírus” que têm gerado confusões para seus usuários. Constantemente, os usuários do sistema móvel operacional do Google sofrem falhas de segurança.

Dessa vez, se você possui um Windows Phone vou te apresentar o Gooligan, mas se você já utiliza o Android, existe uma boa change de você já tenha o conhecido na prática.

Gooligan injeta um código fraudulento na Play Store e silenciosamente baixa apps falsos, que exibem toneladas de ads como forma de monetizar o aparelho e reverter a grana para o hacker. A Check Point informa que 30 mil desses apps são baixados para os Androids infectados por dia.

A empresa de segurança diz que um milhão de contas do Google foram afetadas, no que é considerado o maior ataque à empresa e seus usuários até o momento. A maioria das contas invadidas são da Ásia, mas 28% do total estão nas Américas (Brasil incluso) e Europa.

Além disso, o Gooligan pode roubar os tokens de autorização do usuário do Google, permitindo que o malware acesse o Gmail, Google Play e outros serviços relacionados.

A parte boa é que o malware só afeta dispositivos rodando versões abaixo do Android 6.0 Marshmallow. A parte ruim é que as atualizações quase não chegam no sistema do robozinho.

E Windows Phone nisso tudo?

fred-logo

O sistema operacional móvel da Microsoft nunca foi atacado por este tipo de ameaça, não existe vírus ou malwares que consiga êxito. Também nunca teve falha crítica de segurança.

Se você está com Windows 10 Mobile, respire aliviado, você não perdeu a sua conta de e-mail.

70 comments on “Malware deu o maior ataque da histórica do Android, mas o Windows Phone sofre desse mal?

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Caramba em kkkkk, só rindo mesmo!

    Respondendo a pergunta! Não, não chegam! Porque não chegam ? Porque ninguém vai perder tempo criando um Malware pra infectar algo que tem pouquíssimos usuários! Seria perda de tempo e talvez de dinheiro sei la!
    Veja pelo lado bom do Windows 10 mobile pow, sem apps sem Malwares!
    Mas tbem tem o lado ruim! Sem apps, sem usuários, e sem usuários os desenvolvedores ignoram o sistema!

    Foi mal ai kkk.

    1. junior silva hacker (ladrão) tem em todas as plataformas agora é como ladrão na rua ele vai roubar uma casa na rua que tem vinte casas 13 se muro sem nada outras 5 com muro e as outras 2 com muro com segurança e com o dono com um 38 ele vai em qual das casas outra tem ate policia e muitos usando conta de banco no windows essa de falar que é pq não tem app e tem 1% é coisa de louco por Android hacker quer alguma coisa de valor e isso tem no windows e mais com o UWP (Universal Windows Platform) tem hacker que tem interesse em foto não vai ter no windows

  2. Só rindo dessa materia de vcs, o fanboyolismo ta fora de controle nesse site meu deus, meu nexus 5x esta aqui do meu lado com a atualização de novembro com Android 7.1.1 aproveitando todos os apps da playstore sem nunca ter nem visto cheiro de vírus.

    1. “meu nexus 5x”

      Você está ciente que você é exceção e não a regra, né? Os dispositivos lançados com a marca Google, sejam eles os antigos Nexus ou os novos Pixel, são os únicos cujas atualizações de versão e de segurança em prazo aceitável são garantidas pelo período de suporte, os usuários dos de outros fabricantes ficam em eterno limbo, sem saber se vão receber ou não e quando.

      1. Depende, empresas como Lenovo/Motorola, Sony, Oneplus, HTC conseguem atualizar seus dispositivos com relativa frequência e pelo menos no Oneplus 3 já estou com a versão que roda em cima do android 7 com a atualização de novembro.

        1. Defina “frequência”. Meu antigo Sony Xperia Z2 levou uns 5-6 meses para atualizar do 4.4.4 (KitKat) pro 5.0 (Lollipop), se ainda for nesse ritmo eu tendo a discordar da sua percepção de celeridade.

          1. Frequência é garantir atualizações mensais de segurança e atualizações para as próximas versões do sistema por um período de 18 meses..o Xperia Z2 foi atualizado para o Android 6.0.1 Marshmallow, não é um smartphone que ficou sem atualização ao longo dos 18 meses de suporte.

    2. A questão não é do pouco de usuários de Windows 10 Mobile, mas como a loja é a mesma, os hacker talvez tivessem iteresse sim em criar isso…. pois o publico alvo seria calculado no Windows, e não no Mobile.
      Essa historia colava na época do Linux.

  3. E eu acho que vc não entende muito bem do assunto, ou por preguiça esqueceu de pesquisar antes de postar isso aqui!
    Vc disse : Se você está com Windows 10 Mobile, respire aliviado, você não perdeu a sua conta de e-mail.

    Pesquise e veja que ninguém perdeu conta de e-mail, pow, pensei que esse blog fosse coisa séria, mas só vive de especulações, chamando os que criticam de hater etc…

    Talvez vc consiga um trabalho com Carlos Alberto de Nóbrega, porque vc é bom nas piadas! kk

        1. Então, isso é um transtorno ao usuário. O email é bastante usado para troca de informações apesar de sempre surgir alguém que queira acabar com ele. É inconveniente ter de trocar de email para resolver o problema. Afinal, no Gmail tem alias? Queria usar um outro email associado à minha conta, mas não achei ao buscar pelo Gmail.

  4. Já fui usuário do Windows Phone 8.1 e hoje sou do 10 Mobile, e pra mim tenho tudo que preciso de Apps, não sinto falta de nenhum…fora que não preciso esquentar minha cabeça com vírus,…essa coisa de que não tem isso, não tem aquilo, por causa de falta de Apps já ta ultrapassado…gosto não se discute, cada um tem o seu, respeito quem usa Android, nada contra, é um ótimo sistema também, mais eu não uso e ponto…

  5. Peraí, como é que o vírus danificaria o email se ele só enche o celular de apps monetizados, pelo menos, é o que diz a matéria.
    Agora, tenho que admitir que o Windows Phone é pura segurança, pois os desenvolvedores tem que seguir muitas normas de segurança caso queiram publicar os apps na play store. Bem diferente do meu antigo Ace Plus, que de vez em quando parava de funcionar porque alguns apps da loja faziam merda no SO e a solução era resetar.

    1. O Gooligan pode roubar os tokens de autorização do usuário do Google, permitindo que o malware acesse o Gmail, Google Play e outros serviços relacionados.
      Você encontra vários tutoriais na internet para saber se sua conta foi hackeada.

  6. “O sistema operacional móvel da Microsoft nunca foi atacado por este tipo de ameaça, não existe vírus ou malwares que consiga êxito. Também nunca teve falha crítica de segurança.” “… não existe vírus ou malwares que consiga existo”. Na verdade não existe nem mesmo quem queira fazer algum vírus pra wm. Não é q ele seja tão seguro, mas crackers querem lucrar e no Windows Mobile e q nao será né gente. Bom senso nas matérias aí.

    1. Até porque O Windows Phone nasceu hoje, e nunca chegou perto dos 20% na Europa ou o segundo maior da América Latina.
      Independente disso, é o mais seguro de todos. Mas se pesquisar mais um pouquinho, verá que a forma pelo qual o Android foi construído deixou remendos que podem e são explorados.

    2. Falo como desenvolvedor e o WP8 é gerado em uma bolha, onde vc só consegue acesso onde foi liberado pra vc, ele simplesmente não aceita algo que não foi programado. O único jeito de estourar essa bolha é fazendo root (interop unlock). Já o Win10 a história é um pouco diferente ?
      Não é 100% seguro como no WP8

    3. é obvio q tem menos gente querendo invadir o windows ja q a demanda do android é mt melhor. mas isso n qr dzr q se tentar vao conseguir. ate pq como ja citaram ai,o windows passou em varios testes pesados!

  7. [ Off ] Por favor alguém me tira uma dúvida, eu tinha um e-mail ( outlook ), então eu exclui ele, pois tenho outro! Demora dois meses pra excluir a conta! Minha dúvida é : Depois que passar esses dois meses esse endereço de e-mail que eu exclui eu vou poder usar novamente ?
    Porque quero adicionar ele como alias da minha conta principal da Microsoft.

  8. Kkkkkk não tem app ou ninguém vai investir no sistema para criar vírus pela cota baixa kkkkkkkkkkkk.
    Não trata de ter cota ou ter app, a questão é a segurança do usuário e a Microsoft manda muito bem nisso. Para quem não sabe o Windows PC que domina o mercado mundial é considerado o sistema mais seguro da atualidade.

    1. windows nao é tao seguro assim (ou é, depende do usuario)….basta ser burro e instalar merda no windows que pega virus facil. Mas igual no android (tem um comentario abaixo meu explicando como funciona esse virus do android), vc tem que dar permissao

      1. São usuários vacilões, saem dando permissão pra tudo, eu sempre leio oque o app quer acessar ao instalar um aplicativo, acho que isso é essencial, e tbem não instalar apps fora da loja ajuda bastante não cair nesses vacilos.
        Pena que muitos querem se aproveitar e baixar apk de apps pagos fora da loja, pra simplesmente não pagar, ai se ferra.

      2. O Microsoft Edge consegue barrar 90% dos sites maliciosos.
        O Windows defender tem proteção em tempo real e qualquer coisa baixada ou instalada ele verifica.
        O Internet Explorer e Microsoft Edge tem filtros que analisam arquivos baixados.
        O Outlook tem filtros de ameaças bem eficaz.
        O sistema é seguro sim, se o usuário é ”burro” não o torna inseguro.
        No Android.
        Já pode ser infectado por SMS.
        Já pode ser infectado por Anúncios.
        Já pode ser infectado por apps da própria loja.
        Já teve falha com os processadores Qualcomm.
        Teve falha do sistema de criptografia.
        Inclusive tem uma falha no Android na versão Jelly Bean que a Google simplesmente não corrigiu.

        O fato é que a Google gosta de cobrar a segurança da Microsoft, porem dentro do seu próprio universo as falhas do Android são corrigidas se a fabricante quiser.
        Só lembrando que tem muitos aparelhos que estão em risco e as pessoas que usam não são todas ”burras” porem acabam não sabendo dos problemas e são presas fáceis, e como todo mundo sabe apenas um sms inocente pode comprometer a segurança do usuário.

        1. A afirmação de que “[…] se o usuário é ‘burro’ não o torna inseguro.” certamente não está correta e não tem respaldo técnico. O Windows no desktop avançou muito em segurança, especialmente no que diz respeito à inicialização segura, mas as ameaças também. Ainda hoje a proteção só é realmente eficiente contra técnicas bem conhecidas ou programas maliciosos cuja assinatura já esteja na base de dados. Cabe ressaltar que um usuário mal informado sempre é um dos principais pontos fracos quando se pensa em segurança de qualquer sistema. Mesmo no Linux é perfeitamente possível que o usuário dê permissão a um software mal intencionado. Portanto, “ser burro” torna qualquer sistema potencialmente inseguro. Lembre-se ainda que nem todo software prejudicial precisa danificar o sistema, ele pode roubar informações (como é o caso deste app para android) sem que para isso a segurança do sistema operacional seja comprometida. É perfeitamente possível, por exemplo, fazer um software que capture informações do seu PC, como todas as senhas do navegador que não será identificado como vírus e você nunca irá perceber. E como não seria um UWP, sua permissão nem seria necessária 😉

    2. Sim! Vc esta certo! A Microsoft manda muito bem nisso! Mas pelo menos tem que reconhecer que a falta de apps e usuários ( estou falando no caso do Windows mobile ) ajuda bastante pra não ter acontecimentos como esse, não é ?!

      1. Seguindo a linha de seu pensamento.
        A Microsoft nem precisa se preocupar com a segurança do Windows Mobile então, já que não tem app e nem tem cota ninguém vai querer fazer vírus para o sistema então?

        1. Claro que tem que se preocupar, toda empresa séria tem que se preocupar! Não é porque tem poucos usuários que não vai se preocupar, isso é obrigação dela!
          Só que o sistema provavelmente é menos testado pra esse tipo de “ataque”, pois como eu disse, poucos usuários “ninguém” vai ligar de criar algo malicioso, sendo que vai atingir um parcela muuuito pequena de usuários ( perda de tempo ).

          1. Então o pessoas que ataca os Mac da Apple estão perdendo tempo já que a cota deles é mínima.
            Só estou seguindo sua linha de raciocínio.

      2. A maioria dos ataques ao Android vem de apps de terceiros.
        E a maioria, pra não dizer totalidade, dos ataques depende muito do usuário fazer a cagada.
        Invadir um Android no seu núcleo já se mostrou até mais seguro que o iOS.
        Já o WP está tão irrelevante que fica “seguro” mesmo. Mas, claro que ele é bem seguro quanto Android e iOS em se falando de ataque sem que o usuário dê uma boa ajuda.
        O problema que conversar com fanboy é foda.
        Eu Já fui muito fan do WP e isso só atrapalhou a minha vida. Hoje prefiro curtir todo tipo de tecnologia existente de qualquer marca. Estou muito melhor ultimamente. E o melhor de tudo. Mais amigável com as pessoas. Os piores haters são os fanboys. Esses, Deus me livre.

        1. Exatamente.
          Nesse caso em especial, o usuário precisa baixar um .apk FORA da Google Play, executar e expressamente dar a permissão.
          Quem usa apenas aplicativos da Google Play, me atrevo a falar que está muito bem em segurança.
          Não que a Google Play seja imune, mas só prestar o mínimo de atenção que é MUITO difícil que aconteça algo.
          Já o WP é cachorro morto mesmo….

  9. Olha, vou deixar um pouco meu lado hater opressor da Microsoft, mas em 2014 foi noticiado no MacMagazine a seguinte notícia:

    https://macmagazine.com.br/2014/11/15/ios-e-android-nao-resistem-aos-ataques-de-hackers-em-conferencia-de-seguranca-mas-windows-phone-sim/

    Ou seja, o WP sofreu ataques e resistiu bem aos hackers do Pwn2Own, devemos admitir que a Microsoft mandou muito bem no quesito segurança do WP, diferente do queijo suíço que é a versão desktop.

    E para um site cheio de redatores fanboys da Apple (no mesmo nível de fanboyzisse do Jorge com a Microsoft) admitir algo assim, é que o WP é seguro mesmo. Só não tem app direito.

    1. É q o desktop ainda é uma mistura da estrutura antiga com a nova. Os Apps da loja são protegidos como os de celular, mas o resto no PC é perigoso mesmo.
      Uma outra notícia legal que saiu esses tempos foi que o site das olimpíadas do Brasil resistiu a milhares de ataque ddos sem sair do ar. Acho que a Microsoft usa os mesmos recursos na Live do Xbox.

    2. sim cara. A gente (eu pelo menos) fala que nao tem virus pra WP pq nao querem fazer virus so pra irritar os fanboys mesmo…tbm teve um evento patrocinado pela google on o WP se mostrou mais seguro

    3. vc quis dizer “so n tem todos os app do mercado”. sorte de qm precisa so dos app q o windows ja tem ai pode usar “satisfeito” sem ficar querendo ir pra android, credo.

  10. Como usuário de Android e ex-usuário de windows phone 8.1/10 é quase que um fato reconhecer que o sistema da Microsoft é muito mais seguro, não só do que o Android, mas do que o Ios também propriamente dito. A Google passou a se preocupar mais com atualizações de segurança, justamente após a versão 6.0 Marshmallow, que passou a ter atualizações mensais de segurança, anteriormente à esta versão..o 4.4 Kitkat e 5.0 e 5.1 Lollipop tiveram grandes falhas críticas de segurança como o Stagefright..hoje eu acredito que a segurança do Android tenha melhorado um bocado em comparação à estas versões e esteja do mesmo nível que o Ios 10, mas ambos são menos seguros do que o Windows 10 mobile sem dúvidas…só que neste caso a base de usuários influência também o maior ataque de hackers..como acontece no Windows versão desktop em comparação com distros linux (como Ubuntu) ou MacOS.

  11. Sejamos honestos, o aparelho não sofrer ataques não significa que seja 100% seguro, ao mesmo tempo um aparelho sofrer ataques significa que os problemas estão sendo mostrados e fica mais fácil resolver a falha que se conhece.

  12. Apesar do sistema ser bem seguro, a pouco mais de um ano atrás (Antes do Windows 10 Mobile) eu me lembro de ter muitos aplicativos falsos na loja. Bastava imaginar um app ou jogo que tinha pro Android, mas não no Windows Phone (Aida era WP ano passado) e você encontrava vários fakes apps na loja do Windows.

    Certa vez eu tinha deixado meu sobrinho mexendo no smartphone e ele perguntou se tinha Geometry Dash, eu besta falei “não sei, olha ai na loja”. De repente ele chegou pra mim falando que o jogo não funcionava. Olhei, ele tinha instalado um tal de “Geometri Dash”, o qual, ao abrir, mostrava uma pagina cheia de anúncios confusos e nos poucos mais de 10 minutos que ele estava instalado já tinha mostrado 3 notificações.

    Como eu fiquei com medo de ter vindo algum adware junto com o app, eu acabei resetando ele! ? Fazia apenas algumas semanas que tinha comprado ele. Kkkk

    Já no Windows do PC faz anos que eu não tenho problema com vírus. Já dei uns vacilos e instalei alguns programas com PUP, mas nada demais. As pessoas tem mania de confundir adware com vírus, cavalo de troia, spyware… Eu vi bastante dessas coisas em ação, até o tão temido Ramsonware, mad ainda é coisa de 1 em ?milhão. Raro demais.

    1. Essa é uma das piores pragas atuais. Não de periculosidade, mas de disseminação. E isso em qualquer um dos sistemas. É só um aplicativo “bombar” que aparecem dezenas de clones com o único objetivo de faturar em cima do “hype”. É um tal Whatsap, Watsapp, Uátsapp, Zapzap, Whatszap, Whatsappp e por aí vai….

  13. Aquele momento em que você vê vários usuários de Android se doendo pela matéria…
    Eu poderia muito bem escrever um mega texto explicando a falta de senso da maioria deles… mas prefiro apenas observar as diversas desculpas esfarrapadas que eles arrumam para se defender. ???

  14. Tipo, nenhum sistema é perfeito. Porém como o windows 10 mobile é um zumbi, por que o hacker vai perder tempo hackeando algo que já está morto?

  15. Não entendo uma coisa, usuários Android vem aqui se vangloriar que há apps a torto e direito na loja do sistema, mas usuários do Windows não podem num blogue sobre Windows reafirmar a segurança do sistema. Não amiguinho, não é somente porque há baixa cota ou menor número de aplicativos em relação aos outros SOs mobile, mas sim, porque é mais seguro mesmo, até mesmo, o Windows 10 (ou seja, para PC), é mais seguro atualmente.

  16. O dia que o Windows Phone tiver o mesmo número de aparelhos de Android, certamente terá muitos vírus, da mesma forma que tem vírus pra Desktop… simples assim. Não tem do que se gabar… Sempre fui usuário de Windows Phone desde o 7, é um baita sistema, mas por trabalhar com Smartphone e precisar de APP infelizmente tive que abandonar, os APPS são digamos assim, a sobra dos alimentos dos supermercados, que as empresas deixam, aí pegam e dão pro Windows Mobile kkkk infelizmente é a realidade. Se os APPS fossem iguais aos do iOS e Android nunca deixaria a plataforma.

    1. Fizeram uma competição nos Estados unidos só para Hackers e adivinha qual foi uns dos sistemas mais invadidos por eles? o querido Android, ja o Windows phone, praticamente nenhum Hacker conseguiu invadir, dai ei pergunto, a competição era para Hacker profissionais, tinha milhares deles e mesmo assim não conseguiram invadir o sistema da Microsoft, então esse papo furado de que o Android é mais invadido porque é mais usado e o WP e W10m ninguém quer fazer vírus, porque é menos usado, ja caiu por terra, o Windows mobile atualmente é mais seguro e ponto.

      1. Bom é a minha opinião. Tudo bem que a competição divulgada no site pro windows etc.. eu disse, sinto falta do Windows Mobile, mas preciso dos apps pra trabalhar. Esse é um dos fatos de ser fã ainda da página. Outra coisa, qual será o resultado se fizerem o mesmo testes em desktops? Kkkkkk é uma pena não darem a mesma atenção pra segurança no desktop.

  17. Viu como esse site é mentiroso e reclama de hater depois? Ainda bem que eu visito vários sites antes de vir nesse aq, vamos lá primeiro não afeta os usuários do Android marshmallow só do lollipop pra baixo, e segundo esse maware a função dele é afetar as contas pra da alta classificações nos próprios apps na play Store pra tá sempre no topo dos rankgs e a Google já removeu todos eles

  18. Para isso, o usuário deve baixar um .apk infectado FORA da Google Play e permitir a execução e instalação do mesmo.
    É o mesmo que alguém baixar o famigerado fotos.exe e executar no PC.

    Claro que o Windows 10 Mobile é seguro, mas quem vai querer fazer algo focado em um sistema que tem menos de 1% de participação?

    Essas matérias e esse tipo de coisa nada agrega ao Windows 10 Mobile, que nem o básico tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *