Você provavelmente terá que desinstalar o Avast CCleaner agora

virus-avast-malware

O popular aplicativo de limpeza do sistema, CCleaner, foi adulterado por hackers por mais de um mês. Neste período de tempo, o aplicativo foi usado para entregar malware aos computadores de usuários que instalaram o programa.

O CCleaner é um aplicativo elencando como obrigatório que visa eliminar entradas inválidas no registro do sistema, arquivos temporários e outros dados inúteis ou perigosos. Não está claro quantos PCs foram afetados, mas as estimativas iniciais dão conta de que o CCleaner 5.33.6162 (32 bits) foi baixado 2,27 milhões de vezesmuita gente.

A parte mais irônica dessa história é que a Piriform, empresa responsável pelo CCleaner, foi comprada pela Avast em julho.

O malware poderia ter sido – em teoria – usado para converter computadores de usuários em botnets e ser usado para executar ataques diretos (DDOS) em pessoas. Em uma declaração obtida ao The Verge, um porta-voz do Avast esclareceu que “a Piriform acredita que esses usuários estão seguros agora, pois sua investigação indica que foi capaz de desarmar a ameaça antes causar qualquer dano“. Logo, já foi corrigido.

45 comments on “Você provavelmente terá que desinstalar o Avast CCleaner agora

    1. Acho que são poucos antivírus hoje em dia que protegem contra DDOS e roubo de dados, pois o sistema pode dizer que é para um servidor confiável

  1. Esse tipo de programa para gerenciar memoria RAM e fazer “limpeza” no Windows é inútil! O próprio Windows gerencia o uso da melhor forma possível, sem que nenhum outro programa precise auxiliar. Quem instala isso não conhece como o Windows funciona.

  2. CCleaner não serve pra porra nenhuma…. Essa porcaria tem efeito placebo, ele finge q arrumou alguma coisa e vc acaba achando que melhorou mas ele não faz nada… totalmente inútil!

  3. Como disseram “A parte mais irônica dessa história é que a Piriform, empresa responsável pelo CCleaner, foi comprada pela Avast em julho.”. Quanto ao programa, realmente é bom. Nao tem nada de placebo. Faz o que promete e limpa a máquina de registros inválidos e arquivos desnecessários no pc além dos temporarios dos navegadores, liberando bastante espaço no disco e melhorando a performance. Quem diz que corrompe o registro é por que não sabe nem o que é um registro direito. Nao sabe em como Windows funciona. O quanto vírus coloca registros no pc. Minha sorte que ainda estou na versão 5.31, longe do problema.

      1. O único iludido é você. Não sabe nada e nem mesmo o que o ccleaner é capaz. Me prova que o aplicativo não presta e conversamos, senão é melhor ficar calado senão fica feio para você!

      1. A microsoft disse isto para pessoas leigas que não sabem usar o aplicativo e sai apagando tudo o que nao deve sem conhecimento de causa. O ccleaner é uma ferramenta avançada para uso avançado. Não para leigos, kkk.

        1. “A Microsoft disse isto para pessoas leigas que não sabem usar o aplicativo”… A Microsoft em momento algum classificou usuários… Desculpe, mas essa foi a pior desculpa que eu já vi para sustentar que você é uma autoridade no assunto… Usuário avançado, faz isso diretamente no Register e não precisa de aplicativo nenhum…

          1. Usuários burros fazem isto manualmente pois sabem que podem agilizar o processo vasculhando e pesquisando por possíveis falhas no registro e alterando aqueles que precisam realmente ser eliminados. Mas o ccleaner é uma ferramenta de automação para auxiliar o trabalho técnico nas maquinas. Inclusive, a sua deve estar precisando de ajustes ja.

          2. Usuários burros? Lamentável a sua definição de usuários… E nossos dispositivos não estão precisando de ajustes, nós utilizamos “Script And Cheker” e como você é um usuário avançado, não preciso nem dizer do que se trata…

        2. O programa já é pra leigo porque tenta automatizar um monte de coisa que você pode fazer na mão. Para de ser trouxa, essa merda é só um bloatware e que ainda vem com vírus dentro

          1. Não, usuário avançado não faz na unha remoção de chaves invalidas, mas sim coloca alguma aplicação do gênero para escanear e aí sim verifica o log e decide se vai excluir ou não a chave de registro invalida.

            Na mão apenas edição de entradas e até criação, na empresa que trabalho faço isso para apontar portas de impressão ThinPrint nos ambientes virtualizados, aí sim é valido fazer na mão pois é uma ou outra vez, mas para remover as entradas invalidas utilizamos o cclean pois agiliza todo o processo já que são muitas entradas inválidas do thinPrint quando se troca o servidor e a prioridade é coloca-lo em operação o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *