Carregando...

Windows 10 ARM é o salvador do Windows Phone que todos esperavam?

Windows 10 ARM é o salvador do Windows Phone que todos esperavam?

ate-logo

No Windows Club, cobrimos a ascensão e a queda da participação do Windows Phone e do Windows Mobile ao longo dos anos. O sistema operacional móvel da Microsoft está claramente em uma péssima posição nos dias de hoje, mas a ideia do Windows 10 completo em processadores ARM parece ser algo otimista. Será mesmo?

Nós escrevemos muito sobre Windows Phone e o Windows Mobile durante anos, apesar do estado desesperado do sistema operacional móvel. Mas talvez o único raio de luz que brilha é o “Windows 10 ARM”. O conceito básico é que os telefones com Windows poderão executar uma versão completa do Windows, que deve aumentar drasticamente os recursos e o valor do sistema operacional.

Muitos de nós estão contando os dias para o Windows 10 para dispositivos ARM “salvar” a batalha nos dispositivos móveis da Microsoft. Mas será que ele terá essa força? 

Todos precisam da Microsoft

microsoft-feliz-loja-fas

Sim, nós já postamos matérias em que sites do Android clamavam pela Microsoft nos celulares, principalmente ao longo dos últimos anos com a família Surface no mercado inspirando toda uma nova geração. Os fãs da Microsoft querem, os do Xbox querem maior integração dos games do console com o “smartphone”, os estudantes e profissionais querem maior produtividade no seu bolso, os jogadores de PCs amariam algo mais compacto, a mídiaseja positiva ou negativa – adoraria falar sobre a Microsoft neste ramo.

A Apple sem a Microsoft do lado para uma disputa saldável é até um pecado na tecnologia. No mundo dos consoles, a lista de inovações trazidas pela criadora do Xbox é extensa e criou um mercado mais competitivo. A concorrência é boa para todos, mesmo que por algum motivo você odeia a Microsoft.

Windows 10 Mobile Redstone 3 foi para o PC

Algo que nós especulámos há meses, e a própria Microsoft já tinha sugerido isso em outras ocasiões…Se o Windows Central estiver certo, o Windows 10 Mobile ficará com a Redstone 2 e receberá atualizações com as APIs para que receba a “roupagem das Redstone 3 e 4”.

O verdadeiro Windows 10 Mobile Redstone 3 (vídeo acima) vai para Windows 10 “PC”. Algo que não seria surpresa alguma, vimos que a Microsoft está levando seus recursos móveis para o Windows 10 mesmo. A questão é simples: o Windows 10 completo rodará em dispositivos ARM (processadores típicos de smartphone), logo, basta a Microsoft juntar o Windows Phone com o Windows 10 em um único sistema –  o codinome dessa projeto é chamado “Andrômeda OS”.

A grande questão é: a estratégia vai salvar os esforços móveis da Microsoft isso?

Imagine um PC que pode ser utilizado como smartphone, mas que teria uma formato diferenciado de tudo o que usamos na atualidade… a pegada é essa.

Acima temos o PGS, ele possui dois processadores, um da Intel e outro ARM. O primeiro permite que use jogos da Steam e programas completos. O segundo permite que ele possa ser utilizado como smartphone Android. Com o Andrômeda OS (Windows 10 ARM + Windows Phone) não precisaríamos dessa gambiarra, bastava o processador Qualcomm Snadragon 835 ou superior, aí teríamos um dispositivo certamente muito mais fino, leve, duração maior da bateria, que não esquentasse muito, sempre conectado com web, e possivelmente com um preço mais acessível .

Um PC completo roda muita coisa, até mesmo o Nox (emulador de Android), logo as possibilidades de uso de tal dispositivo são ilimitadas, seja para entretenimento, estudante e trabalhadores.

A ideia pode ser bonita, mas será que daria certo? As pessoas só querem apps do Facebook/Instagram/WhatsApp e joguinhos de corrida infinita? Ou acha que PCs que funcionam como smartphones poderiam criar um novo produto relevante no mercado?

Windows 10 ARM salvaria o Windows Phone para atrair novos fabricantes e usuários?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.