Windows 10 chegará meia noite no Brasil, mas pode “quebrar a internet” afirmam especialistas

windows-10-unificacao

Finalmente, a Microsoft apertou o grande botão vermelho para dar largada ao lançamento do Windows 10 em todo mundo. Conforme cada fuso horário chega ao dia 29, uma nova “leva” de atualizações é lançada e distribuída. Dessa forma, a partir das 00h:00 a atualização ficará disponível aos brasileiros.

A preocupação dos especialistas

Nem tudo são flores, especialistas estão preocupados que a Microsoft colocará as Redes de Fornecimento de Conteúdo (CDN) espalhadas pelo mundo, em maus lençóis. De acordo com Dan Rayburn, analista da Frost & Sullivan, a Microsoft tentou adquirir ainda mais capacidade para o lançamento do Windows 10, mas as CDNs estavam hesitantes de que isso poderia atrapalhar os outros usuários. Rayburn afirma que:

Eu nunca uso o termo ‘quebrar a Internet’, porque a maioria das vezes as pessoas dizem isso para alardear um evento na Web. Mas com o grande volume de downloads que a Microsoft está esperando e a capacidade que eles reservaram para entregar esse software, a Internet terá realmente alguns problemas de performance nessa semana.

Rayburn também revelou através de fontes internas que a Microsoft reservou mais de 40 Tbps nas maiores CDNs (como Akamai, EdgeCast, Level 3 e a Limelight Networks), esperando uma alta taxa de banda a ser utilizada. Mas às 14 horas (horário de Brasília) de hoje, a companhia de Redmond revelou que já haviam ultrapassado a marca de 10 Tbps e que nem todas as regiões do mundo estavam ativadas para download.

Apple vs Microsoft

Nokia-Apple

Para efeito comparativo, cada evento da Apple costuma consumir cerca de 8 Tbps e somente o lançamento do iOS 8 no ano passado, consumiu cerca de 3 Tbps. Isso significa que o lançamento do Windows 10 poderá ser até 5 vezes maior que qualquer evento da Apple. Se você duvida que esse é um valor muito alto, lembre-se que o Windows 10 estará sendo baixado e instalado em milhões de computadores espalhados por todo o planeta Terra, desde a manhã de hoje.

“Se algo não é entregue ou configurado corretamente, pode derrubar a conexão entre continentes,” disse James DeMent (Akamai, Diretor de Linha de Serviços).

Muitos usuários já estão com o Windows 10 sem saber, esperando o virar do dia para que seja ativado. Isso nós comentamos hoje cedo. Só esperamos que a internet no mundo não sofra problemas pelo excesso de downloads que está ocorrendo neste instante.

Fonte: Computerworld

43 comments on “Windows 10 chegará meia noite no Brasil, mas pode “quebrar a internet” afirmam especialistas

    1. é um bug do windows 10 mobile que deve ser corrigido só na próxima build. Vc só consegue usar a Cortana (“usar”, pq pra falar com ela também tá bugado) quando vc atualiza do 8.1 já com ela ativada

    1. Se o seu pc windows 7 for pro ou ultimate, e o windows 8.1 pro, ele vai ser atualizado para a pro, se for as outras versões ele atualizará para a home

  1. vamos furar fila?
    1.Entre na pasta C:WindowsSoftwareDistributionDownload e exclua todo o conteúdo.
    2.Abra o Windows Update, mas não clique em nada.
    3.Aperte a tecla Windows, digite cmd, clique com o botão direito em Prompt de comando e selecione a opção “Executar como administrador“.
    4.No Prompt de comando, tecle wuauclt /updatenow e dê Enter.
    5.A mágica acontecerá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *