Windows 10 Cloud: não tem nada com a nuvem, é leve e aposta agressivamente na Plataforma Universal

menu-iniciar-windows-10

O ano mal começou, mas as novidades sobre o Windows não dão trégua. Recentemente, soubemos da existência do “Windows 10 Cloud“, mas agora a sempre confiável Mary Jo Foley nos deu alguns detalhes do que seria esta nova versão do Windows.

Os detetives do Windows descobriram a menção de uma nova versão sem aviso prévio do Windows 10 dentro de algumas das recentes versões de teste do Insider.

Esta nova edição, atualmente conhecida como “Windows Cloud” apareceu dentro de versões anteriores do kit de desenvolvimento Windows 10 15003, conforme apontado pelo “The Walking Cat” no Twitter. Nele vimos Cloud e CloudN (para a versão sem o Media Player pré-instalada) dentro de recentes builds para os insider.

Então, o que exatamente é o Windows Cloud?

Uma versão do Windows 10 via streaming a partir do Azure? Outro novo plano de assinatura do Windows 10 para empresas? O temido (e ainda inexistente) Windows 365?

Nenhuma das opções acima, assim afirma as fontes de Foley. O Windows 10 Cloud é uma versão simplificada do Windows 10 que será capaz de executar apenas aplicativos da Plataforma Universal (UWP) instalados a partir da Windows Store. Pense nisso como algo semelhante à versão do Windows anteriormente conhecido como Windows RT ou o Windows 8.1 com Bing.

O Windows 10 Cloud faz parte da estratégia da Microsoft em frustrar os Chromebooks com uma versão mais simples, segura e barata do Windows 10, embora a Microsoft dificilmente irá o posicionar desta forma publicamente.

Windows 10 Cloud aparentemente tem pouco ou nada a ver com a nuvem, no entanto, ninguém sabe ao certo a razão da escolha deste nome.

Alguns considerações

Será que um novo Windows RT é viável? Incrivelmente, pelos sites que averiguei, apesar do fracasso do Windows RT, não vi ninguém criticar tal iniciativa, talvez pelo susto da última grande onda de sucessos da Microsoft ou pela supervalorização que a empresa tem ganhado a cada trimestre fiscal, é bom ficar esperto.

Vale lembrar que, a Plataforma Universal engloba também os programas do desktop x86 convertidos pelo Projeto Centennial, e esse pode ser um dos principais diferenciais quanto ao Windows RT.

Você acha que o Windows 10 Cloud pode dar certo?

33 comments on “Windows 10 Cloud: não tem nada com a nuvem, é leve e aposta agressivamente na Plataforma Universal

    1. No meu site a matéria vai ser assim, “com o fracasso do Windows 10 mobile a microsoft busca outras alternativas pra não falir”

  1. Windows rt era muito bom, problema foi o modo como foi “vendido” para o público. Ficou parecendo que era Windows completo e não era. E, claro, a loja que era bem fraca tb ajudou no fracasso. Mas o sistema era muito bom para usar apenas com apps, ainda tenho meu nokia 2520, uso no consultório para fazer a agenda , email ,navegar e passar netflix. Funciona bem.

    Espero que acertem no marketing desse Windows cloud

  2. Esse windows 10 cloud é o sucessor do mobile, ou então qual seria o sentido de você ter 2 sistemas com exatamente a mesma função? Porque o mobile, em teoria é o windows que só roda app da loja…

  3. Off: Falei em outros comentários que fiz downgrade no meu por causa daquele bug pra carregar. Perguntei no fórum oficial e no meio da conversa me responderam que estavam trabalhando em uma atualização para o 8.1, mas não tinha previsões. E que os “preview” estavam testando essa versão 8.1 mais atual.
    Eu acho que foi só um corta assunto, nunca ouvi falar nada de algo nesse sentido. Alguém sabe alguma coisa?

    1. ja que não vai ter win32, não vai deixar o pc lento com o tempo, e deixará o sistema mais fluido!
      Agora só os jogos da windows store ficar com preço acessível!

  4. Sinceramente, lançar um Windows que rode apenas os sofríveis aplicativos da loja é pedir para fracassar.
    Melhor um Chromebook com aplicativos não tão bem adaptados do que a loja da Microsoft.

  5. Windows RT fracassou no seu tempo não por ele em si.
    Um exemplo próximo de mim, foi um amigo que comprou um achando que era uma coisa e foi outra. Culpa dele não ter pesquisado sobre o mesmo.
    Achou lindo tudo, mas no dia a dia foi só xingamento.
    Falta de programas do Windows de sempre ou de aplicativos de sempre.
    As vezes acho que a MS lança coisas fora do seu tempo e depois no tempo certo lança algo parecido mas já com tudo que precisava no primeiro caso que não deu certo.

    Olha os dispositivos hoje como. Surface Pro, Surface Book e Surface Studio. Tudo de bom e não tenho nada a reclamar deles.
    Alias, posso reclamar dos preços, mas daí já é problema da grana mesmo. Se eu tivesse uma grana boa sobrando eu compraria.

    1. Problema de grana ou concorrência a altura? Pois, apesar de ser fan da MS, acredito que se houve mais concorrência em todos os seguimentos (PC, MOBILE, “10 em 1”, “Video Games” e etc) os preços seriam outros e estaríamos, não escolhendo um sistema que so tenha um ou outro segmento realmente relevante, mas sim, o sistema que mais gosta, adaptável para o seu dia a dia. Levando para outro segmento, se só houvesse FORD e TOYOTA (pioneiros no segmento) como estariam os preços dos automóveis hj? Teríamos um carro (UNO) por 300 reais de prestação?

  6. Windows 8.1 com Bing era uma versão comum, executava aplicativos da loja ou x86. Contudo, possui menos recurso, já que veio ser a substituta da edição “Starter”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *