Windows 10: espionagem, privacidade e sacrifícios

pilula-escolhar-win10

Vamos tocar no assunto mais polêmico do Windows 10: a nova política de privacidade imposta pela Microsoft.

Nem tudo é perfeito no Windows 10.  A Microsoft constantemente tem gravado tudo o que fazemos, sem misericórdia.

A crítica veio de todos os lados e muitos deles foram em minha opinião exagerada e implacável. Vamos ter em mente que 1) não é a primeira empresa a fazer isso, inclusive tem concorrentes que fazem pior 2) oferece todos os tipos de informações e opções para isso foi necessário 3) opções de monitoramento estão lá para melhorar a experiência do usuário. Porém, a Microsoft cometeu dois erros: o monitoramento é ativado por padrão e não esclareceu rapidamente a situação.

O eterno debate entre conforto, desempenho e privacidade

Tudo o que a mídia diz, tudo o que vimos e falamos é real. A Microsoft realmente quer todos os dados. Porém a empresa não quer enganar ninguém. Seu único erro, penso eu, foi deixar todas opções que tiram a privacidade ativadas e não esclareceu a situação.

Onde configuro isso e reverto isso? Todas essas opções de acesso a privacidade pode ser desativas ou ativas a vontade. Vá no menu Iniciar > Configurações > Privacidade. Lá é possível habilitar ou desabilitar a seu modo.

O Sacrifício

Mas tudo tem um preço. Para o melhor uso do Windows 10 é importante que estas opções estejam habilitadas. Por exemplo, para a Cortana te conhecer melhor ela irá invadir um pouco a sua privacidade. Outros exemplos:

  • Quer falar com Cortana e usar todas as suas opções ou não?
  • Gostaria que as atualizações chegassem o mais rapidamente possível ou não?
  • Quer compartilhar a sua conexão Wi-Fi sem esforço com amigos e conhecidos ou não?
  • Gostaria de receber publicidade que a Cortana ou Microsoft Edge exibem de acordo com o seu perfil e localização para que você não deixe anúncios russos de detergentes Vladisvostok aparecerem ou não?
  • Gostaria que a Microsoft reconhecesse cada vez melhor a sua voz ou o que escreve (para, por exemplo, sugerir palavras no teclado) ou não?
  • Quer ter seus dados seguros na nuvem ou não?
  • Gostaria que o Edge grave o que você digita, a fim de mostrar sugestões e “prever” o que você quer antes de você terminar de escrever ou não?
  • Caso tenha problemas e conflitos no sistema com as suas configurações gostaria de receber ajuda ou não?

Se sua resposta foi sim para estas perguntas, então a Microsoft vai ficar de olho na sua privacidade. Se você tem receio por suas informações, então deverá bloqueá-las como explicamos logo acima, mas sabendo que os recursos do sistema serão limitados – este é o sacrifício.

A escolha é sua.

14 comments on “Windows 10: espionagem, privacidade e sacrifícios

  1. Dai o “cara” malha o pau no Win10 com relação a “privacidade”, e a primeira coisa que faz depois de atualizar é instalar o Chrome…
    éPáCabá!!!
    🙂 🙂 🙂

    1. Você já é, por qualquer aparelho que tenha acesso à internet e que tenha câmera =). bem vindo ao futuro onde não há privacidade

    2. Você está certo, mas, infelizmente, as pessoas já se acostumaram com a falta de privacidade. Já é algo banal e as empresas estão se aproveitando desse escárnio de “quem não deve não teme”.

  2. A galera fica aí em cima do Windows 10, e o Google e Facebook que recolhem milhares de informações e ninguém parece nem ligar, agora, porque é a Microsoft é do mal?.

  3. É muito mimimi desse povo que não sabe nem do que esta reclamando!!! E não tem consciência de que eles já são vigiados a bastante tempo e nem se dão conta, pois as outras empresas maquiam isso!!!

    1. Eu estou de saco cheio de gente dando isso como argumento. Você gostaria de alguém filmando você transando? Afinal de contas você não anda fazendo nada de errado durante a transa não é mesmo? Pra que ligar?
      Privacidade é um direito primordial, não é questão de dever ou não a ninguém.

  4. Tô nem aí, podem pegar minhas informações, tenho nada a esconder mesmo.. Vou já deixar de usar a Cortana, pq a Microsoft vau saber onde eu moro -.-‘

  5. No Windows 10 mesmo depois de você desativar certas opções em privacidade elas não ficam desativadas, ou seja, não adianta desativar que não vai surtir efeito.. Esse é um dos grandes pontos onde mais a Microsoft foi criticada, o fato de não permitir que o usuário tenha sua privacidade. Nos EUA em diversos sites de segurança já foram feitos testes e mesmo você desativando o serviço de telemetria o envio de informações não para, ou seja, a Microsoft amarra o usuário e o deixa sem opção.. Eu mesmo não executo mais transações no Windows 10 prefiro usar uma máquina virtual com Linux. Mesmo não possuindo nenhum software pirata instalado e meu Windows ser original, que antes era o 7 e recebi o update, eu fico com um pé atrás em diversos pontos cogitando até a mudança de sistema operacional.
    Em relação ao Google e Facebook, eles permitem que você desative a telemetria deles e o Google até disponibiliza um local específico para você apagar todos os registros do que você faz dentro do Chrome ou no Android bem como a desativação de tudo, claro que com isso você perde muitos benefícios na utilização do sistemas como a não atualização de cards e outros afins, mas realmente a Microsoft passou um pouco do limite nessa atitude desesperada para tentar emplacar o Windows 10 o mais rápido possível. Espero que daqui um tempo ela realmente deixe tais opções serem desativadas de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *