Carregando...

Windows 10 finalmente terá abas em suas apps, como no explorador de arquivos

Windows 10 finalmente terá abas em suas apps, como no explorador de arquivos

sets-explorador-arquivos

Pessoalmente, uma das coisas que sempre sinto falta quando uso o Windows são as guias. Neste ponto da vida, acho estranho ter que abrir duas janelas do Explorador de Arquivos se quiser trabalhar com duas pastas diferentes. A própria Microsoft parece estar ciente de que este é um dos aspectos que está atrasada; mas até agora ela não tem uma solução que se encaixe e se integre muito bem. Com um pouco de sorte, a última versão do Windows 10, disponível apenas para usuários do Windows Insider, finalmente inclui as guias em alguns dos aplicativos da Microsoft.

Bem, eles não são chamados de Sets, mas seu design e comportamento são os mesmos que as abas. Cada Sets supõe uma instância diferente do programa, pelo que podemos ter várias pastas abertas do Explorador de Arquivos em uma única janela.

O que realmente torna os Sets especiais é que as guias podem ser de diferentes programas; Ou seja, na mesma janela, poderíamos ter várias guias, cada um de um programa diferente. Podemos ter uma guia para navegar em nossas pastas, outra com um arquivo do Word e outra com uma página da Web aberta com o navegador Edge.

sets-multi

Os Sets foram uma das muitas experiências que a Microsoft testou no Windows Insider; mas na época não havia notícias sobre se eles iriam chegar à versão final do Windows. Além disso, os Sets foram melhorados com compatibilidade com programas Win32, como o File Explorer, Powershell e o Notepad. Também podemos adicionar um aplicativo em uma nova guia simplesmente procurando seu nome.

Ainda há muitas melhorias que serão feitas para os Sets alcançar a versão estável do Windows 10; Por exemplo, ainda não é possível reordenar as guias ou alterá-las entre as janelas. E é por isso que provavelmente só virá com a Redstone 5, ou seja, lá para o mês de setembro  ou outubro deste ano.

VIA

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!