Windows 10 Mobile 10149 já conta com o subsistema do Android

App-para-Android-no-Windows-Phone

Durante a Build 2015, a Microsoft anunciou o Projeto Astoria que vai ajudar desenvolvedores a facilmente portarem ou até mesmo reutilizarem o código de aplicativos Android para o Windows. Até agora só tínhamos visto algumas demonstrações, mas parece que a Microsoft finalmente incorporou o subsistema Android na build 10149 .

Aproximadamente 100 MB é dedicado a um pacote chamado “projecta“. A parte mais interessante disso é que ele também contém um sistema de arquivos contendo algumas ferramentas do Android como adbd, Android Debugger, drivers nativos e Hyper-V.

O subsistema de Android no Windows vive sob System32 e inclui OpenGLES.

Esperamos ver o comportamento desde tipo de aplicativo em breve. Está animado para isso? Deixe sua opinião.

Fonte: WMP

25 comments on “Windows 10 Mobile 10149 já conta com o subsistema do Android

    1. Não, o desenvolvedor tem q escolher portar o aplicativo para o Windows phone a vantagem é q com esses arquivos lá dentro a conversão ficara muito mais simples e barata tornando o desenvolvimento interessante.

      1. Não sei se o termo “portar” é a melhor definição. O desenvolvedor vai, na teoria, ter que recompilar esse APP para gerar um pacote que o Win10 execute. O fato é que esse processo tende a ser bem simples. Não teria motivos para o desenv não “portar” o App para o Win10

        1. Na verdade tem que portar. Por mais que o código-fonte possa ser reaproveitado, em alguns casos, existe algumas coisas que precisam ser acrescentadas para que o funcionamento do aplicativo seja coerente com novo ambiente que está. Por exemplo, mudando serviços de localização internos da API que é diferente entre os sistemas. Chamadas de Compra no Aplicativo, Anúncios no Aplicativo, etc. Mesmo tento a mesma fonética, as escrita é diferente nos ambientes. Cada um com sua sintaxe, para a abstração do que falei.

          Além disso, a portabilidade se da por estar em outra loja. Há um processo de cadastro de desenvolvedor, de submissão e certificação, para então ter a publicação do aplicativo. Esse pode pode ser aprovado na loja do Google mas não na loja do Windows, por exemplo. Além de associações de produtos com IAP e/ou Anúncios, pois a forma de trabalhar com a API de terceiros pode ser de forma diferente. Um exemplo é o uso do Ad Mediator na Windows Store.

          Fora outras coisinhas relacionadas, como design de UI, UX… Rsrsrs

    2. Não amigo, os Desenvolvedores é que vão converter o app pra Windows Phone. Tipo um exemplo: Digamos que um jogo que não tenha no Windows Phone e só tem pra Android e IOs o que ele vai fazer? Vai apenas codificar o app pra rodar no WP se ligou? Não é nós usuários finais que vamos fazer isso.

          1. O alicerce é a Lógica de Programação, muitos tentam ir logo para a parte do código.. aprender a linguagem ( Eu já fiz isso ) fiquei boiando. Depois eu fiz um curso profissionalizante eu comecei a realmente gostar de programar e hoje faço o curso técnico e estou ansioso para o superior ^^ .. Depois da lógica tudo fica mais claro, não estou dizendo que ficou fácil, tô falando que da para entender muito bem e é muito excitante programar.

        1. Para ser desenvolvedor tem que fazer mais que tentar, tem que ser persistente. rsrsrs
          Digo isso porque sou desenvolvedor oficial (tenho registro aprovado na loja *–*).

          Concordo com o Fabricio, lógica é a base de tudo. Mas acho que o problema de cair logo na programação não é pelo fato em si. Acredito que com tanto tutoriais por aí, oficiais (MVA, MSDN) ou não (internet), o pessoal se apega demais a querer fazer o que quer sem tentar entender o que tem que fazer para ter o que quer.

          Primeiro tem que saber o básico da linguagem, se acostumar com ela. Entender seu funcionamento para depois fazer o aplicativo. O problema é querer fazer o aplicativo sem saber as peculiaridades da linguagem.

          Ficou um pouco aberto, mas vou tentar explicar com este exemplo: Estava com um amigo ensinando a programar jogos. Começamos com aulas online (facebook) e exercícios propostos para cada componente de jogo tínhamos determinado anteriormente. Mas teve um momento que eu pedi para fazer algo com valores randômicos e ele, que já tinha pagado uma matéria de programação na faculdade, achou que poderia fazer um determinado arranjo para que o código de elementos randômicos ser aproveitado em qualquer parte do código. A forma de fazer o arranjo era possível, mas eu não tinha ensinado como fazer. Ele tentou e bugou o código que a gente já vinha fazendo. Isso fez ele ter umas dores de cabeça não necessárias e, acredito eu, que foi um dos motivos para darmos uma pequena pausa nos estudos. (Ainda vamos continuar).

  1. [off] alguém teve problema com a instalação do w10 no lumia 532, relacionado ao cartão de memo… Por exemplo da primeira vez que coloquei o w10 aplicativos de sistema como outlook, calendário e até mesmo as configurações ficaram instaldos no micro sd, um bug realmente fod@… Tive que voltar pro 8.1. Mas tarde tentei colocar a última build, baixo e tals, tudo pronto pra instalar, então com medo daquilo acontecer de novo retiro o micro sd (detalhe o micro sd só estava guardando fotos e musicas, mais nada) antes de instalar a atualização…. Resultado: Aparelho Brickado… Aquela carinha imunda que o Windows faz quando não inicializa em um loop eterno… Analisando a espaço usado no micro sd percebi que a atualização consumiu um certa memoria do microsd, agora como ou por que, eu não sei….

    1. meu amigo teve o mesmo problema, é só colocar o cartao, ai vai nas configurações e reseta as configurações de fabica, mas o cartao precisa estar instalado

  2. A galeria do windows 10 está rápida e fluida, mas as fotos novas que salvo ou tiro demoram muitoo para aparecer, com alguem acontece a mesma coisa e tem o que fazer pra melhorar?

    1. Comigo acontece o contrario. As fotos que Salvo/Tiro aparecem normalmente mas as que estavam salvas antes da atualização demoram MUITO para aparecer ou nem aparecem!

  3. Isso me faz pensar q até desenvolvedores terceiros poderão converter apps de outros caras e fazer uma versão alternativa quase igual, confere?

        1. não é questão de querer igual e sim ter o mesmo aplicativo do facebook em pé de igualdade para todas as plataformas, isto não é pedir muito e sim o básico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *