Windows 10 Mobile 64 bits: o que significa? quem recebe? E o que a Apple tem com isso?

processador-64-bits-600x400

Hoje vamos falar sobre um tema polêmico que começou a ser debatido nos dispositivos móveis lá em 2013 quando a Apple resolveu lançar o iPhone 5S.

O Windows permitiu a entrada de processadores 64-bit por volta em 2005, enquanto a Apple lançou o OS X Snow Leopard, em 2009, que também possibilitou isso. Percebam que até hoje, mesmo nos desktops, ainda estamos por uma transição – muitos programas para Windows e OS X ainda operarem em 32 bits.

Antes de tudo, o que processadores 64-bit oferecem?

Eles foram criados para garantir ao sistema operacional a capacidade de operar com mais do que 4 GB de memória RAM. Esta é a premissa básica, mas além disso, esses chips têm como objetivo melhorar o desempenho e reduzir os tempos de processamento.

O seu poder é mais sentido em aplicativos de processamento de imagem e alguns jogos, em suma, eles foram criados para atividades mais exigentes.

Apple deu primeiro passo para a convergência

Nokia-Apple

Na época foi bem polêmico. A Apple adicionou um processador para hardware potentes em seu iPhone, mas como dito acima, o seu maior benefício é operar com memória RAM maior que 4 GB, e isso nenhum iPhone tem. Muitos disseram que tinha sido apenas estratégia de marketing da Apple e que não teria nenhum benefício prático. Será?

Como dissemos acima, note que a transição na programação de aplicativos compatíveis com a arquitetura ARM64 pode levar muito tempo, e foi isso que a Apple pensou.

A empresa enxerga até hoje que o iOS será responsável pela era suposta era pós-PC. Na época ela acreditava que os tablets fariam este trabalho, mas hoje sabemos que não foi bem assim.

Em suma, a Apple visou o futuro e decidiu colocar um processador sem benefícios no presente, mas que poderá trazer benefícios para sua plataforma a longo prazo.

Isso trouxe pânico para a industria?

Rumores apontavam que sim. Um porta-voz da Qualcomm disse que o chip A7 de 64 bits era apenas um “artifício de marketing” e que não traria reais benefícios para os consumidores, e isso era para outros como medo por parte da Qualcomm. Afinal, se a Apple quis colocar um processador deste tipo, logo foi imaginado que a empresa poderia estar preparando algo maior, mas isto não ocorreu.

Por ironia do destino, este “algo maior” pode sair pelas mãos da Microsoft na prática.

Chegamos em 2016, nasce o Windows 10 Mobile de 64 bits

conceito-surface-phone-assassins

Já com a próxima grande atualização do Windows 10 Mobile, a Anniversary, o sistema deverá ser compatível com processadores de 64 bits. Além disso, os engenheiros da empresa declaram que terá smartphone com processador Snapdragon 830 (que aceita até 8 GB de RAM).

Também foi flagrado que a Microsoft estaria criando um emulador x86 para processadores ARM (emulador JIT x86-to-ARM), e para completar o CEO da empresa quer transformar os smartphones em algo híbrido com PCs.

Some “A + B” e saberemos a resposta disso tudo. A Microsoft vai lançar a versão “poderosa” do Windows 10 Mobile para que seja compatível com pelo menos um novo dispositivo. Enquanto a Apple pensou no futuro a longo prazo, parece que a Microsoft sairá na frente no final das contas.

Dipositivos atuais são compatíveis com Windows 10 Mobile 64-bit?

lumias-950-950-xl

Alguns, como o Lumia 950 e Lumia 950 XL são compatíveis, mas não se empolgue, os dois aparelhos não possuem mais que 4 GB de RAM, logo provavelmente não será um bom negócio esta instalação. Pelo menos até que prove o contrário.

Enquanto a Apple quer angariar os usuários do Windows com o iOS e com a esperança de ser a principal responsável pela suposta era “pós-PC”, a Microsoft quer fazer o movimento inverso, extender o PC aos smartphones e tentar ser tendência de mercado como o híbridos como o Surface tornaram.

Não temos dúvidas, se a Microsoft lançar tal dispositivo, como disse que vai lançar, tem tudo para ser um divisor de águas. 

24 comments on “Windows 10 Mobile 64 bits: o que significa? quem recebe? E o que a Apple tem com isso?

    1. Cara… Infelizmente não tem jeito mesmo.. estamos muito devagar
      Meu L930 já esta ultrapassado o 950 tb esta ficando ultrapassado..
      Enquanto corremos atrás de apenas melhorar ou incluir pequenas coisas nos WP10 a concorrência vem a passos largos..O G.S7 Edge é um Show de aparelho a Apple sem comentários… e agora mais essa.. (Estou falando apenas de aparelho)

      “Samsung estaria trabalhando em sensor avançado de 24 MP para smartphones…. Samsung terá tamanho de 1/1.7” enquanto o do Galaxy S7 tem 1/2.5”. Já com relação a abertura da lente, também podemos esperar um grande avanço de f/1.7 para f/1.4. Alie tudo isso a capacidade máxima de 24 megapixels e você já pode imaginar o potencial do sensor que será equipado nos próximos flagships da linha Galaxy. ”
      Seria esse o G.S8….?????
      Fonte.. http://photorumors.com/2016/04

  1. Cara a tecnologia é um paradoxo, temos sempre inovações quase todo dia, mas quando tratamos de tecnologia mercadológica temos que analisar os dados para resultados futuros e é nesse “tchan” que a MS se lasca, ela faz tudo quietinha, que nem mineirinha, não fala nada e a gente aqui frustrado por não ter nenhuma notícia, aí ela vem e “pãm”: “QUE COMECE A NOVA CORRIDA TECNOLÓGICA.” Fruto disso temos os novos apps universais, quase todo dia tem app de qualidade chegando na loja…enfim, espero que dessa vez ela acerte o rumo com o mobile. ??

    1. Quem viveu nos anos 80 (não é o meu caso) e início dos anos 90 (esse sim é), sabe como a MS soube dar a volta por cima e ditar tendências. A maçãzinha tinha um s.o com interface gráfica, lá por 1988, bem antes do Windows nascer de verdade e era a solução empresarial da época. A MS apostou no Windows só em 1993 com o Windows 3.1.x com interface gráfica. O sistema alavancou só no Windows 98. Bem, sabemos o resto da história. Todo o desenvolvimento destes sistemas foram no estilo mineirinho, comendo quietinho, sem alardes, sem placas de xênon piscando ESTAMOS REVOLUCIONANDO. Eu aposto nesta também. A MS tá sendo esperta, entrando por dentro dos concorrentes, minando o que há de melhor deles para trazer para a plataforma Windows como um todo…

      É só ser paciente.

      1. A Microsoft aposta no Windows desde 1983 quando começou a trabalhar no seu Gerenciador de Interface (Interface Manager), mas realmente só teve notoriedade após o lançamento do Windows 3.0 e deslanchou depois da versão 3.11 For Workgroups, mas discordo que o Windows 98 alavancou as vendas, as vendas foram alavancadas com o Windows 95, o 98 foi uma continuação dessa bem sucedida empreitada da Microsoft. Quanto a empresa da maçã a Apple ela tem seu OS gráfico desde 1983 com o lançamento do Lisa, em 1984 ela lançou o Machintosh, mas a Apple trabalha em uma interface gráfica desde 1979 ou 1980 acredito. Ao contrário do que você disse a Apple após o lançamento do Lisa sempre fez muito alarde com seus lançamentos, o Machintosh teve sua propaganda de lançamento no intervalo do Super Bowl, se isso é comer pelas beiradas então não sei o que é fazer estardalhaço em lançamentos, a Apple com Stevie Jobs sempre quis deixar bem explícito que ela estava revolucionando e sua principal concorrente a IBM era a atrasada, na década de 1980 foi assim até a saída de Stevie Jobs. Agora é correto afirmar que a Microsoft sempre lançou as coisas depois da Apple, afinal ela roubava algumas ideias da Apple e da IBM, e ladrão que rouba de ladrão tem 100 anos de perdão, a Apple passou a perna no pessoal da Xerox e a Microsoft passou a perna na Apple, enquanto isso a Mircrosoft desenvolvia seu Windows com ideias vindas do OS do Apple Lisa e mais tarde roubou ideias do OS2 da IBM, Bill Gates e Steve Ballmer tiveram acesso ao protótipo do Lisa para desenvolver aplicativos para o computador e com isso começaram a desenvolver o Windows (Interface Manager code nome), hoje a situação é diferente, a Apple compra tecnologias para se mantar na vanguarda a inovação a Microsoft tenta ganhar terreno com algo inovador que ninguém tentou ainda, vamos ver se vai dar certo, tem tudo para dar certo, mesmo ela atrasada a história mostra que ela pode surpreender, só o tempo dirá.

      2. Gosto da Microsoft. E para mim a esperteza dela foi deixar usuários domésticos piratearem à vontade o seu SO. Foi como música chiclete. As empresas não investiriam em treinamento para funcionários usarem Machintosh. Era mais barato usar DOS ou Windows porque não precisariam treinar ninguém, todos sabiam usar produtos Microsoft. E ela se aproveitava das empresas de médio e grande porte para cobrar suas licenças. Com respeito a dispositivos móveis, ela tentou deixar o seu sistema “fechado”, sem compartilhamentos, funcionamento perfeito com hardware próprio, como a Apple ainda o é. Não deu certo, público formado pela Microsoft prefere o modelo Android, com n formas diferentes de compartilhar e em n aparelhos diferentes (parece deja vu). Mas tentar ‘roubar’ usuários do sistema Android… será a Microsoft atual (like Apple) tentando ganhar Androidianos (like old Microsoft). Isso ainda quero ver.

  2. responsável pela suposta era “pós-PC” ? huaehuae só se pegarem os preços da épou e dividirem por sei lá 3 , 4. Como esta hoje nunca será mais do que é, só pelos preços. Se igualar ao Windows ai é diferente.

  3. [OFF] Eu to com a versão prévia no modo slow no meu pc aqui no trampo e hoje de manhã ele amanhceu mó travado. Não está reconhecendo minhas credenciais de insider e recebeu uma atualização meio pelas metades. A loja do Windows simplesmente sumiu, bem como o Feedback Hub e o aplicativo de email. Em compensação apareceu o aplicativo Mensagens e Telefone. Alguém tem ideia do que aconteceu?

    1. Insider só vem bug. Considere usar a versão estável para evitar esses problemas. Eu, particularmente, deixei de usar builds no pc depois de uma que me deu dois bootloops no ano passado

  4. O Windows ou AMD com o AMD64, que permitiu a entrada dos processadores de 64 bits no Windows? Pois antes não tinha processadores dessa categoria só tinha processadores de 32 bits e que nesse tempo o Windows usava a plataforma x86 da Intel, que é a mesma coisa de 32 bits. E a AMD fez uma revisão na arquitetura x86 da Intel só que melhor e nisso surgiu os processadores de 64 bits da AMD, mas ela como é uma empresa que não é gananciosa tornou a licença gratuita.
    E tanto que a Intel também aderiu ao uso, não só ela como também a Microsoft e logo depois disso ela fez uma versão do Windows XP em 64 bits, baseado na plataforma x64 da AMD. E é por isso que no Windows tem compatibilidade com sistemas de 32 e 64 bits, mas lógico graças a Intel e a AMD.

    1. Não é bem assim, o primeiro CPU comercial (compatível com Windows) a usar 64bits foi o Itanium da Intel, depois veio o Opteron e o Athlon 64 da AMD, a diferença entre eles é que o Intel funcionava APENAS em 64 bits (não rodava nem o SO e nem programas em 32 bits) e por isso foi um fracasso comercial e algo a ser esquecido pela Intel, os AMD funcionavam tanto em 32 quanto em 64 bits e deu tão certo que a Intel paga pelas patentes pra usar nos seus CPU (na verdade foi feito um acordo já que a AMD tem que pagar algumas pra Intel).

      1. Primeiro mas a AMD lançou com melhorias e sem cobrar por nada vendo que a Intel, não gosta de lançar tecnologias gratuitas para ninguém. Por isso que a Intel teve que adotar a mesma arquitetura que a AMD.

  5. Estou só assuntando.
    Quando as coisas acontecerem de fato vamos trocar umas ideias.
    É interessante saber que acessar mais memória é uma das coisas possíveis com 64bits.
    Mas, o sistema como um todo pode ficar bem melhor.
    Por que pode ficar?
    Porque depende de tudo. De um barramento rápido, HDs, RAM, o SO controlando tudo isso e, algo que é bem complicado. Os Apps aproveitarem toda a arquitetura/infraestrutura.
    De nada adianta ter 64 vias se é utilizada somente por 8 carros. Um em cada via.
    Ou pior, ter tanta infraestrutura e continuar passando carroças puxadas a cavalo. kkkk
    Lembrando que o uso do serial é o mais empregado hoje por dispositivos.
    Por que não usam barramento paralelo?
    Pesquisem sobre a preferência por barramento serial ao invés do barramento paralelo e saberão do porquê.
    Se bem que tem muita coisa nova aí e o o uso do barramento paralelo pode se tornar interessante.

  6. É incrível como tudo relacionado à Microsoft sempre foca no futuro, o problema é que quando esse futuro chega, todas as coisas correntes já lançaram, melhoraram e dominaram.

  7. A principal diferença entre processadores 32 e 64bits não é exatamente a quantidade de memória que ele pode endereçar, essa só é a mais clara pro usuário.
    64bits executa instruções mais complexas que um processador com palavra de 32bits, a cada ciclo.
    Ou seja, um processador de 32bits quebra uma instrução de 128bits de tamanho, em 4 partes e a executa em 4 ciclos. Um de 64bits quebra essa instrução em apenas duas, e a executa em dois ciclos.
    Menos tempo e energia gasta, permitindo execução de outras instruções mais rapidamente, com melhor eficiência.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/64_bits
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Palavra_(ci%C3%AAncia_da_computa%C3%A7%C3%A3o)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *