Carregando...

Windows 10 Mobile completa seu primeiro ano de vida, retrospectiva

Windows 10 Mobile completa seu primeiro ano de vida, retrospectiva

logo-lumias-w10mobilee.png

No dia 17 de março de 2016, a Microsoft finalmente liberou o tão aguardado Windows 10 Mobile oficialmente. Foi em lançamento global, e que trouxe a Plataforma Universal do Windows aos smartphones e muitos outros recursos que estão sendo adicionados até os dias de hoje.

O Windows 10 Mobile teve uma lançamento polêmico pois não atingiu todos os dispositivos como esperado, apesar de ter chegado para a esmagadora maioria através do Windows Insider, muitos smartphones não foram aprovados no controle de qualidade dos testadores.

Dentre as novidades, a Microsoft lançou o Continuum para que smartphones tivessem uma experiência similar a um PC, tivemos o Windows Hello e o inovador scanner por íris, e a Cortana também fez sua estreia.

Quantos aos aparelhos, os mais marcantes são Lumia 550, Lumia 650, Lumia 950, Lumia 950 XL, HP Elite X3 e Alcatel Idol 4S. Este último, o mais recente, chegou em novembro do ano passado nos Estados Unidos e expandiu suas vendas para o Canadá e Europa. No Brasil, tais aparelhos não foram lançados, mas é possível comprar via lojas de importados, Mercado Livre, ByDubai, DX, entre outros.

lumia-650-varios

O HP Elite X3 é visto ainda como um monstro e de qualidade ímpar. O Lumia 650, apesar de barato, podemos dizer que é mais belo que um iPhone (aparelho nada barato), o Lumia 950/XL tem a excelente câmera e muitas novidades que devem ser tendência até para o Galaxy S8 que será lançado em breve.

hp-elite-x3-mario

A atualização do Windows Phone 8.1 para Windows 10 Mobile foi realizada com um aplicativo Update Advisor, o que simplificou o processo, possibilitou uma liberação global e deixou de fora as operadoras.

Neste ano, só vimos um aparelho da HP misterioso demonstrado recentemente. Mas para os consumidores, nada foi lançado e a sua participação só tem diminuído desde então. A Dell também tinha ou tem um projeto desde 2014, mas que seria lançado apenas este ano, de um “smartphone” que se transformaria num PC completo, mas com processador da Intel.

surface-phone-novo

No último mês do ano passado, a Microsoft demonstrou programas x86 rodando em processadores ARM, inclusive um HP Elite X3 como protótipo desse projeto, mas que na ocasião estava com Windows 10 completo. Tal movimento, pode fazer com que o aparelho da Dell acima citado perca sentido nos dias de hoje, já que processadores da Intel, apesar de serem mais potentes, consomem mais bateria, ocupam mais espaço e esquentam mais.

nadella-and-elop

O CEO Satya Nadella, apesar de seu ótimo trabalho na empresa, assim como Bill Gates, consideraram a compra da divisão móvel da Nokia como equivocada, e logo se desfez de boa parte dela, inclusive com os dumbphones. A intenção é seguir a linha dos dispositivos Surfaces, criando aparelhos para serem copiados.

surface-studio-coruja

O CEO ainda disse que vai dar sua cartada no mundo móvel com o “dispositivo móvel definitivo“, aparelho que teria uma nova forma e valor agregado. A Microsoft já começou a considera os smartphones um passado para a própria, e pretende trazer algo completamente novo (nova categoria). As informações oficiais param por aqui. Por hora, tal divisor se chamaria Surface Phone, que assim como outros da linha, seria um híbrido.

panos-panay

Ainda em 2015, antes do lançado do Windows 10 Mobile, o sistema foi dado como morto e todas os meses saem notícia sobre a sua morte até nos dias de hoje. Oficialmente, a Microsoft nega e responde com atualizações já que o programa Windows Insider anda bem movimentado e o sistema tem duas atualizações grandes para este ano.

dona-windows-phone

Muitos aplicativos estão chegando graças a Plataforma Universal (exemplos básicos como Facebook e Instagram, além de muitos jogos e apps exclusivos do Windows), e todos os aparelhos acima citados são ótimos para serem utilizado nos dias de hoje. Apesar de uma estratégia ainda nebulosa, e que será resolvida apenas com o lançamento do “dispositivo móvel definitivo“, o Windows 10 Mobile é um ótimo sistema, e é eleito o melhor para muitos. Seu maior problema nos dias atuais é realmente a falta de aparelhos que talvez só um Surface poderá resolver.

Para os fãs, acompanhe as novidades conosco e certamente irão aproveitar bastante o jovem Windows 10 Mobile. O Windows Club continua firme e forte acompanhado o sistema, e isso ocorre desde o Windows Mobile 5/6.X. Começamos com o Samsung Omnia i900 e nossa paixão dura até hoje.

Upgrade Advisor
Upgrade Advisor
Developer: Microsoft Corporation
Price: unknown
  • Upgrade Advisor Screenshot
  • Upgrade Advisor Screenshot
  • Upgrade Advisor Screenshot

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.