Windows 10 Mobile X86 e ARM64 estão chegando segundo documentação vazada

surface-phone-teclado

A Microsoft e a Qualcomm anunciaram anteriormente o Snapdragon 835 seria um dos primeiros processadores Snapdragon a suportar o Windows 10 completo. Isso abriu um universos de possibilidades para 2 em 1 mais baratos e celulares mais robustos que poderão rodar programas Win32 mesmo com ARM. Apesar de todos esses avanços, pouco ouvimos falar sobre o Windows 10 Mobile ARM64.

Agora, o TheWincentral afirma que documentações oficiais da Microsoft mostram os planos para o Windows 10 Mobile ARM64, e também novamente ouvimos falar sobre o Windows 10 Mobile X86. O documento também menciona essas duas arquiteturas para o futuro do Windows 10 Mobile.

De acordo com a documentação vazada:

Exceptions This is a requirement for Windows 10 Mobile (ARM, ARM64, x86), but recommended for Windows 10 for desktop editions (Home, Pro, Enterprise, and Education) (x64, x86) and Windows Server 2016 Technical Preview x64. It will be required in the future for those architectures. Note that there are some exceptions to this requirement to accommodate the registration of Component Object Model (COM) objects and Media Foundation Transforms (MFT) using the AddReg directive. Refer to the Design Notes section of this requirement for additional details.
Applies to Windows 10 for desktop editions (Home, Pro, Enterprise, and Education) x64Windows 10 for desktop editions (Home, Pro, Enterprise, and Education) x86

Windows 10 Mobile ARM

Windows 10 Mobile x86

Windows Server 2016 x64

Essas novas arquiteturas podem sair já com a Redstone 3. Em outubro de 2016, a Microsoft comentou num evento corporativo que o Windows 10 Mobile 64bits pode via a ser uma realidade, e assim tirar mais proveito do hardware além de suportar dispositivos com mais de 4GB de RAM.

Quando ao suporte X86, poderia dar origem a novos aparelhos com processadores da Intel no Windows 10 Mobile, é um sonho antigo, desde 2014 com o Dell Stack, quem sabe né? Para terminar com chave de outro, o TheWincentral diz que o Surface Phone poderá rodar aplicativos X86 via Continuum – isso é o mínimo do esperado. Ainda disse que o lançamento do Surface Phone está “atrasado” para o final de 2017.

Segundo Mary Jo Foley, a fonte mais confiável a respeito da família Microsoft Surface, o “dispositivo móvel definitivo” chegará até o início de 2018, mas com boas changes de chegar em 2017, terá Snapdragon 835 (“o processador da Qualcomm mais novo”), pode ser dobrável e rodará Win32. Se ela acertar, como sempre acertou, vai merecer ser chamado no Surface, pois tem tudo para ser incrível.

54 comments on “Windows 10 Mobile X86 e ARM64 estão chegando segundo documentação vazada

        1. Claro, vai levar no bolso pra tudo lugar, logo será sim um WXPMobile. No entanto no W10Pro a interface adequa-se a telas pequenas e o XP não.

  1. Unificação desejada e esperada. Do W10M ficará só a start screen para telas pequenas. All hail the future Ultimate Mobile Device. Pra descontrair um pouco #SOON

  2. O Windows Phone tá que nem um cara no ring que leva um nocaute, cai no chão, daí o juiz vem e começa a contar 3, 2… E no 1 o Windows Phone levanta novamente bombeando as pernas, mas de pé kkkkkk

    1. Os sistemas operacionais utilizam tabela de paginação para permitir que sistemas 32 bits indexem até 36 bits o que permite gerenciar até 64GB de memória ram, porém cada processo em execução continuará a ter um limite de 4GB de consumo de memória.

        1. 4GB porque 2^32 = 4294967296 ou 4 bilhões de bytes, a ideia não é usar Win32 em cpu x64 mas sim permitir que cpus x86 possam acessar mais de 4GB de memoria através de uma funcionalidade da CPU chamada PAE (Physical Aéreas Extensions) e tais cpus usariam win32

  3. Em pleno 2017, não acredito que a Microsoft se limitará a ter um sistema que se alguém quiser usar, terá que estar em uma mesa ou bancada. Obvio que os caminhos do mobile são sem volta e ela deve se dirigir a isso mesmo!

  4. A Microsoft se erguendo espero realmente que ela faça o mesmo que ela fez no Xbox e PC escutar os insider e abrir as portas para os preview e escutar o publico consumidor.Se as pessoas que malham o WP que alias é um ótimo sistema se perguntasse o por que o WP não decolou?elas irão dizer um monte de coisas,mas o certo é a M$ não aceitou que os app que já no mercado migrassem para o seu sistema não deixando a customizar ,não abrindo mão aos desenvolvedores e assim as marcas mais populares pularam do barco mas agora aos poucos estão de volta na parceria tais como Samsung e LG.Sim torço para o WP dar certo todos ganham e assim podemos sair apenas do IOS e Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *