Windows 10 S: o que isso significa?

windows-10-s

Hoje, 02, a Microsoft apresentou uma nova versão do Windows 10: Windows 10 S (internamente chamado de Windows 10 Cloud). É essencialmente a resposta da Microsoft para o Google Chrome OS, para simplificar o Windows em um hardware low-end (de baixo custo) e em particular do mercado da educação.

Tudo o que é executado no Windows 10 S é baixado da loja do Windows,” diz Terry Myerson, chefe do Windows da Microsoft. Isso não significa que aplicativos de desktop Win32 não serão executados nesta versão do Windows 10, mas precisarão ser especialmente embalados e listados na Windows Store.

Durante uma manifestação no palco, Myerson disse: “Windows 10 S rodará qualquer navegador no Windows, insinuando que se o Google estiver disposto a colocar o Chrome na Windows Store irá rodar no Windows 10 S.

Terry Myerson da Microsoft também mencionou no evento que o Windows 10 S leva muito menos tempo para o iniciar do Windows 10 Pro. De acordo com a Microsoft, demora menos de 5 segundos para iniciar do que a versão Pro.

terry-s

No entanto, um recurso chave do Windows 10 S é que os usuários poderão fazer o upgrade para a versão normal do Windows 10 para o Home quando quiserem — claro, eles terão que pagar um preço para atualizar, mas detalhes os valores não estão disponíveis.

Caso você esteja se perguntando, não, isto não é uma versão completamente diferente do Windows 10. Então não há nada para se preocupar com a interface.

Por que o nome de Windows 10 S?

O “S” vem de “simplicidades, segurança e superior performance”.

Preço

minecraft

Será gratuito para escolas com Windows 10 Pro em suas máquinas. Para as fabricantes custará U$ 189, que é realmente impressionante. Parceiros da Microsoft como Acer, Asus, Dell, Samsung e outros estarão lançando dispositivos com Windows 10 S nos próximos meses.

Windows 10 S também virá com uma assinatura gratuita para Minecraft: edição de educação que é uma outra característica realmente interessante para escolas.

Dispositivos com Windows 10 S serão lançado “neste verão” – inverno brasileiro – e vai do final de junho até o final de setembro.

 

43 comments on “Windows 10 S: o que isso significa?

  1. Trabalho numa universidade e atualmente tamo quebrando a cabeça pra criar algo legal com os Chromebooks… Esse Win10 S chegando aqui vai ser mais opções dentro do que fazemos e mais dor de cabeça tbm! 😀

    1. Esse Windows S deve ser pra aqueles hardwares usados dentro de sala de aula de escolas particulares ou em países em que há ensino de verdade. Não acho que seja para os funcionários usarem.

        1. Acho q vc quis dizer que a escola iria trocar o Windows 10 Pro pelo full, como se fosse uma instalação gratuita no hardware q eles já tem, isso?
          De qquer forma, agora surgiu o Surface Laptop com Windows 10 S, o q já muda um pouco o q eu disse sobre ser só pra hardwares específicos pra sala de aula.

    1. Mas a notícia boa esta aí!! Nao rodar aplicativos win32, isso incentiva a criação ou conversão para UWP, sendo assim, o mobile não precisará rodar aplicativos mal ajustados. Windows completo sim, apps de qualidade sim, mesmo não sendo win32 numa telina pequena. Eu dispenso tudo que seja PRO para um smart, eu quero UWP.

        1. Ultimamente ten saído muita porra da sua boca, ta nervosa, princesa?
          Se você fosse inteligente, saberia que me referi a win32 como um aplicativo não empacotado pela loja, como os milhões que nao serão convertidos e nao rodarão no win10 S

        2. O Windows 10 S RODA WIN32

          Só os aplicativos 32bits que estejam na Windows Store.
          Aliás, qualquer outra coisa que tu querias instalar fora da Windows Store… não é compatível.

  2. Windows 10 S talvez seja um pouco mais seguro já que os apps iram ter que ser instalados somente pela loja, e o Chrome vai ser obrigado a esta lá kkkkkkkkkk

  3. Windows para hardware low end… Aí lançam o laptop com I7 para ele e mais caro que o Surface pro.. tá tudo errado….

  4. opa, “No entanto, um recurso chave do Windows 10 S é que os usuários poderão fazer o upgrade para a versão normal do Windows 10 para o Home quando quiserem — claro, eles terão que pagar um preço para atualizar, mas detalhes os valores não estão disponíveis.”. Aí vi vantagens

  5. teria relaçao com windows 10 PC em smartphones? ja q é um windows mais leve q q so baixa coisa da loja. do jeito q smartphones q n sao potentes como PCs precisam.

  6. Essa versão será ótima pra fabricantes chinesa que vivem lançando tablet com Windows. Se já lançam barato com a versão full, com essa versão agora vão baratear mais ainda

  7. Ridículo, aos poucos a Microsoft vai tornando o excelente produto chamado windows (o 7 ao meu ver o melhor desparado) em um “Mac”… Windows 10 já veio começando com esta limitação e nao o vejo com bons olhos!!! Um passo atrás da Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *