Windows 10 Store não deveria tentar tomar o lugar da Steam, mas torna-se em algo diferente

steam-origin-gog-windows-store

A estratégia da Microsoft para a loja do Windows 10 nos aspecto de jogos está ficando mais clara a cada mais, e temos vistos interessantes melhoras ao longo do tempo. Recentemente, a Microsoft faze muitas mudanças na forma como a Windows Store no PC lida com a seção “Jogos“. A Microsoft removeu a seção “Recomendado“, que geralmente recomendava jogos de smartphones da era do Windows 8, ao lado dos títulos de AAA PC. A seção “Melhor Avaliado” foi movida para a parte inferior, e assim “escondendo” jogos antigos e de dispositivos jogos móveis mais pontuados. E Redmond também criou uma nova linha de “jogos novos para PC“, focando especificamente em jogos projetados para mouse e teclado.

Ainda há melhorias para fazer, mas a Microsoft quer que a Windows Store seja vista como uma loja viável, não apenas para desenvolvedores de jogos de PC, mas também para jogadores de PC. Mas será que a Windows Store poderá competir com o conjunto de recursos e o enorme catálogo de jogos que a Valve acumulou ao longo dos anos no Steam? A Microsoft deveria se concentrar em oferecer algo diferente.

O fantasma de jogos para Windows Live

age-of-empires

Os “Games for Windows Live” podem estar mortos, mas os jogadores de PC em geral se lembram disso, e frequentemente apontam para isso como motivo para não confiar na Microsoft quando se trata de plataformas de jogos para PC. Os jogadores de PC também tiveram uma desconfiança semelhante com a Steam, mas agora, o potente Win32 Steam, tornou-se sinônimo de jogos de PC.

Os memes Half Life 3, status do Gabe Newell da Valve como celebridade da internet, vendas da Steam, análises da comunidade, fóruns e grupos. A Steam está enraizado na consciência dos PCs games. Como a Microsoft poderá competir com isso? Ou melhor, ela precisa competir com isso?

UWP

phil-spencer

A Microsoft está tentando retomar seu caminho para jogos de PCs, aproveitando a loja do Windows 10 e a Plataforma Universal de Windows (UWP), que é totalmente diferente da Steam e seu caminho clássicos nos jogos de PC.

UWP recebeu seu quinhão de críticas também, algumas coisas válidas, algumas delas conspirações sem fundamento. Alguns acham que a Microsoft quer matar a Steam, cria um novo monopólio, etc. A Plataforma Universal de Windows (UWP) é prematura, mas não vai tão mal como pintam.

O chefe do Xbox Phil Spencer disse que vai louvar a Steam e suas contribuições para a criação de um ecossistema vibrante para gamers do PC – a Microsoft é grata à Valve. Spencer também fez algumas promessas em 2016 para levar mais jogos para Steam, que agora inclui o Killer Instinct e Halo Wars edição definitiva.

Acho que a melhor maneira para a Microsoft coexistir com a Steam não é ir simplesmente bater de frente. Em vez disso, a Microsoft deveria oferecer algo diferente, para um usuário diferente, de uma forma que não só ajudará o Windows e Xbox, mas que também poderia ajudar fabricantes de PC e a Steam também.

Xbox para PC

xbox-app-w10

A Microsoft deveria deixar a Steam com o público hardcore do PC e deixá-la continuar a florescer no plataforma aberto, como sempre foi. A loja do Windows 10 pode ser uma opção secundária, para os jogadores que querem uma experiência de console no seu PC, ou jogadores casuais que querem para experimentar jogos de PC pela primeira vez.

A loja de 10 Windows já mudou nesse sentido. Os jogos UWP na loja do Windows 10 muitas vezes têm integração com conquistas Xbox Live, sincronizar, e ocasionalmente, Xbox Play Anywhere (XPA) – crossplay/crossbuy. Isto é uma dádiva de Deus para aqueles com PCs e com Xbox. Paga uma vez, e joga onde quiser (inclusive no trabalho).

Os jogos UWP devem seguir do Xbox, e assim serem voltados para os usuários que não querem mexer com as configurações ou arquivos de configurações, ou buscar em fóruns formas de resolver problemas específicos de hardware. Só queremos que os jogos funcionem depois que forem baixados, e essa é a experiência de console nos PCs gamers.

A Microsoft não precisa usar suas armas para o público hardcore gamer de PC que está profundamente comprometido com a Steam, sua comunidade e inclusive com modding. Em vez disso, a Microsoft pode oferecer uma alternativa de experiência Xbox no PC — “Xbox para PC“.

xbox-play-anywhere

Já existem alguns jogos populares de terceiros na loja do Windows que oferecem suporte a cross-play-buy. Resident Evil 7 é um exemplo de um jogo que é extremamente bem otimizado para PC, ainda suporta todos os benefícios possíveis.

Xbox é sinônimo de videogame, então se é intenção da Microsoft usar essa marca no Windows, ele deve trazer a experiência de “console” junto com ela. A Microsoft deve deixar a Steam coms os hardcores e continuar a suportar o Win32, ou seja, continuar lançado seus jogos exclusivos na plataforma da Valve.

Com “Xbox para PC”, você não terá que se preocupar se seus periféricos do Xbox vão funcionar com o jogo; Só saberão, que vai ser um requisito para a integração do Xbox. Você não terá que se preocupar se um jogo funcionará corretamente porque ele vai ter passado por processos de certificação do Xbox. Você não precisa se preocupar sobre recursos e menus inconsistentes porque o jogo será executado como UWP que funciona em qualquer tamanho de tela. Simples e seguro, como instalar e desinstalar, que não interfere no registro e não deixará seu PC “pesado” ao longo do tempo.

Em suma

steam-windows-10

A Microsoft certamente melhorou UWP e a Windows Store ao longo dos últimos anos, mas agora é hora de escolher uma estratégia para avançar, ou convive com a Steam ou terá que atacá-la. No momento, a loja do Windows 10 parece uma “Steam Lite“, com muito menos recursos e muito menos jogos.

Em um mundo onde o Windows 10 receberá atualizações gratuitas perpétuas “como serviço“, com nenhuma intenção de lançar o Windows “11”, vender software através da Windows 10 Store está se tornando cada vez mais essencial para a Microsoft. Não poderá falhar.

Para aqueles com hardware de PC compatível, a Microsoft tem o poder de oferecer algo diferente — e muito bom.

Vocês concordam?

41 comments on “Windows 10 Store não deveria tentar tomar o lugar da Steam, mas torna-se em algo diferente

  1. uwp é o futuro.. a steam sabe disso logo deve dar suporte para tal, hj oq segura o pessoal lá é o legado, o lance e ir fazendo esse esquema de play anywhere fazendo o usuário ficar preso pela biblioteca já comprada q com o tempo eles migram, não só isso criar algum programa q incentive devs a trazer games antigos para a store para q possa aumentar significativamente o seu catalogo, e trazer tb o game pass para esse games antigos, pq hj a store beira a perfeição no quesito funcionalidades, falta conteúdo.

    1. Voce tem um bom ponto. Mas falar que a Windows Store beira a perfeição no quesito funcionalidades é forçar a barra. Vez ou outra tem algum jogo com algum problema e visitando o fórum podemos encontrar pessoas com problemas semelhantes e a solução no meio disso.
      Um simples patch, mod para melhorar textura ou consertar uma configuração quebrada mexendo nos artigos do jogo não dão pra ser encontrados atualmente dentro da Windows Store.

  2. O problema não é a Microsoft, o problema são algumas empresas que acham que tudo que ela faz é para monopolizar. Eu fico me perguntando como deve ser um saco ter de ficar se explicando por conta de X fatores, se ela faz o pessoal critica e se ela deixa de fazer critica e ainda perde mercado.

    Olhando os comentários aqui do site já se percebe o que falo pela quantidade de gente inútil que apenas observam as coisas por uma visão negativa. Enfim para a Microsoft só resta atacar ou se limitar por conta de outras empresas o que é uma pena.

  3. Seria muito bom ver war thunder no xbox one aguardo muito poder ver isto um dia rodando em meu one seria maravilhoso ver este grande jogo em minhas mãos.seria épico grandioso ,mas até agora nem notícias sobre isto vamos ver no futuro oque podemos aguardar …

  4. Microsoft precisa parar com essa ideia imbecil de querer fazer tudo e acabar não fazendo nada.

    Ela tem que se preocupar em melhorar o sistema dela, não ficar criando apps inúteis, plataformas de joguinhos etc.

    Não é a toa que a Apple vem crescendo lentamente com o macOS enquanto a Asus, Lenovo, Acer e demais despencaram nas vendas.

          1. caralho mano, ce é burro, quando eu falei VEM CRESCENDO é ao longo dos anos, não no período, não falei CRESCEU.

          2. Vem crescendo que caiu no último período apurado, tá difícil entender ou quer que eu desenhe?

          3. Ela vendeu menos mas aumentou o market share, sua mula.

            Significa que as vendas dos PCs cairam mais que as dos Macs.

            Caralho, nego não é capaz de analisar números numa tabela… puta que pariu, o analfabetismo funcional no Brasil tá dominando

          4. Então tá se tava pouco acima de 6 e voltou para onde estava aumentou já não sei de mais nada.
            Depois dessa vou até me retirar para refletir sobre o que falou.

        1. na cara? já postei os dados ae da Gartner corroborando o que falei.

          a não ser que você seja analfabeto funcional igual o ZUNE… aí vc vai achar q ele tá certo

  5. Com um trabalho planejado e de longo prazo, é perfeitamente possível para a Microsoft não só chegar, mas superar a oferta Steam. Se observarmos a história da indústria, reviravoltas costumam ocorrer na virada de uma década pra outra, novos padrões são postos. A própria Steam é fruto dessa natureza de mercado.

    Até porque não há nenhuma posição pétrea no mercado de games, mercado este que costuma punir o comodismo, ou passo em falso. No caso da M$, ela tem ‘gordura’ sobrando para passos mais arrojados, gordura essa que os concorrentes não tem.

    1. Acredito nessa possibilidade, o jogo pode virar. Não é de meu interesse particular, mas como você citou, e é sempre importante lembrar disso.

    2. NUNCA que a MS vai conseguir competir com a Steam.

      Vocês acham que a Steam é só vender jogo barato, mas esquecem de uma plataforma ainda mais popular de lá que é o mercado da comunidade. O dia que a Microsoft fazer algo parecido com aquilo (o que eu duvido muito), a gente conversa.

      1. Eu não acho que a Steam seja só vender jogo barato (já que usaste o “vocês” generalizando o meu ponto de vista, mas ok…), mas num mercado grande como o de games, nenhuma posição é imutável, nem mesmo da Steam.

        Os gostos mudam, bem como as preferências do público também, novidades vão surgindo. Acho que eu nem deveria falar isso por ser algo tão óbvio falar, mas certas horas é preciso lembrar o óbvio.

        Que se note que não estou AFIRMANDO que a M$ irá superar a proposta da Steam nos Pcs, mas deixo aberta a possibilidade, por princípio. Já alguns na internet costumam ficam afirmando que isso nunca/jamais vai acontecer coisa e tal, o que acho pouco razoável fazer.

    3. Fiabilidade, eu quando o Steam se impôs até fiquei meio lixado, não queria condicionantes nenhums. Agora, passados dez anos, +-, já nem imagino os jogos sem essa loja. Tem oferta, preços(quando calha), rapidez, isso aqui na Europa é infalível, fiabilidade, etc. Eu não troco,o pouco que instalei da loja Microsoft foi de borla e nem gosto muito.

  6. Discordo completamente! O objetivo da Microsoft é vender, ganhar dinheiro. Não oferecer um produto completo para o público no qual se destina irá desagradar. Em geral, quem joga no PC quer todas as opções/configurações pra se sentir bem situado. Competir é a melhor maneira de nos beneficiar pois assim teremos Sempre os melhores preços.

  7. Atualmente o ÚNICO jogo que tenho (mais como um passatempo, porque não ataco nunca) é o “Star Wars Commander” que baixei gratuitamente na Loja. E minha filha tem o “Disney’s Magic Kingdom” (também gratuito)… sou do tempo ainda do DOOM original. Passei noites em claro jogando ele…

  8. Só queremos que os jogos funcionem depois que forem baixados, e essa é a experiência de console nos PCs gamers.

    Ah Jorge pelo amor de Deus!

    Você quer que eu ponha uma lista de links aqui falando dos problemas de otimização e conflitos de hardware com os jogos lançados na Windows Store??

  9. Se a loja da Ms conseguisse impedir a pirataria totalmente poderia trazer pro seu lado os produtores e se isso ajudasse a conseguir algumas exclusividades em jogos importantes como Red Dead 2 muita gente passaria a comprar também na loja do windows, não como substituto da steam mas como uma opção, mas pelo jeito até os jogos da ms são pirateados.

  10. por mim a steam devia lançar o app de sua loja dentro da loja do Windows 10 iria levar muitos jogos pro Xbox em consequência disso também. mais $$ pra steam e pra ms

  11. MS store não vai substituir a stean nunca. por um simples motivo steam é multi-plataforma. Eu posso comprar um jogo no Windows, e se ele estiver disponível para MacoS e/ou Linux, poderei jogar sem problemas. Já na MS Store, precisarei exclusivamente de um PC com Windows 10 para poder joga-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *