Carregando...

Windows 10X rodará quase todos os programas Win32

Hoje (11), a Microsoft começou a compartilhar mais informações sobre seu próximo sistema operacional Windows 10X para PCs com duas telas e dobráveis. É uma nova versão do Windows 10 construída em um núcleo moderno que retira componentes antigos do sistema em favor de uma experiência do usuário leve e simplificada. Por esse motivo, os programas herdados devem ser executados em um contêiner que virtualize os componentes antigos necessários para a execução desses programas.

Naturalmente, isso significa que nem todos os programas Win32 serão compatíveis com o Windows 10X. Os programas Win32 são aqueles tradicionais que rodam no Windows como Photoshop ou GTA, por exemplo. Isso não é tão ruim quanto parece, no entanto, entenda que a maioria programas Win32 funcionará perfeitamente. A Microsoft nos diz que espera que a maioria dos programas funcione no Windows 10X sem nenhum trabalho adicional do desenvolvedor. Em alguns casos, alguns aplicativos não funcionam por algum motivo, mas a Microsoft está aberta a trabalhar com esses aplicativos para garantir que eles funcionem no futuro.

Mas existem alguns tipos de aplicativos que a Microsoft não permite no Windows 10X, principalmente devido à forma como o Windows 10X é criado. É uma plataforma muito mais bloqueada em comparação com o Windows 10, o que significa que acessar o arquivo do sistema e os dados do programa não é possível pelo usuário final. Por esse motivo, os programas que manipulam os dados do sistema OS, ou possuem recursos como formatação e particionamento de discos rígidos, não funcionam no Windows 10X.

Além disso, a Microsoft também não permite instalações de drivers manuais. Todos os drivers serão tratados pelo Windows Update no Windows 10X, ou seja, se você deseja instalar um driver mais antigo do seu OEM, não poderá fazê-lo. Isso ocorre porque a Microsoft não espera que isso seja algo que os usuários precisam fazer em um dispositivo que executa o Windows 10X e, por razões de segurança, não o permite.

A Microsoft antecipa que a maioria dos clientes não terá problemas de compatibilidade de aplicativos ao executar programas Win32 no Windows 10X. Praticamente todos os aplicativos convencionais, como Spotify, Office e navegadores da Web, serão executados sem problemas. São apenas aplicativos que editam arquivos do sistema e drivers  fora do Windows Update que a Microsoft diz que não serão executados no Windows 10X.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.