Carregando...

Windows Core OS apontado como o futuro do Windows 10 e Xbox

A Microsoft tem trabalhado no Windows Core OS como base de suas futuras iterações do Windows 10. Embora a Microsoft não tenha anunciado oficialmente o projeto, várias referências ao Windows Core OS apareceram em documentos oficiais e postos de trabalho do LinkedIn no ano passado.

O Windows 10X, anunciado em outubro de 2019, também é baseado no pouco falado Windows Core OS. De acordo com relatórios anteriores, o Windows Core OS é a plataforma modular da Microsoft e pode ser reduzida para atender às necessidades de diferentes tipos de dispositivos, como o HoloLens.

Os Insiders da Microsoft descreveram o Windows Core OS como o sucessor do Windows OneCore e é uma combinação de UWP, PWAs, aplicativos Win32 e o C-Shell. A ideia basicamente é qualquer hardware da Microsoft terá Windows Core, mas apesar da base do sistema ser a mesma, a interface e recursos devem ser diferenciados a depender de cada dispositivo.

Ontem, o Windows Latest encontrou uma página no LinkedIn da Microsoft que contém várias referências à ‘do Windows Core OS’ para Windows 10, Xbox e até mesmo Windows Realidade Mista.

De acordo com um perfil, as futuras iterações do Windows 10, HoloLens e Xbox seriam baseadas no Windows Core OS.

“Na equipe que cria o Windows Core OS: a base para futuras iterações do Windows 10, Windows Mixed Reality (HoloLens) e software do console Xbox. Atualmente trabalhando no Windows 10X, o sistema operacional para PCs de tela dupla como o Surface Neo – disponível no feriado de 2020 ”, lê o perfil do engenheiro da Microsoft.

O mais interessante, no entanto, é que o Windows Core OS também foi apresentado como as iterações futuras do Xbox. A parte mas misteriosa e que praticamente não temos vazamentos é de como será o novo sistema do Xbox Series X – e não estamos falando apenas da internet, mas do seu código interno.

Isso pode estar apontando para há muito rumores de ‘GameCore‘, que é considerado um componente subjacente e permitirá que os desenvolvedores de jogos ‘construam uma vez, executem em qualquer lugar’. Os jogos suportados pelo GameCore serão uma opção para desenvolvedores que desejam oferecer suporte a várias plataformas da Microsoft. Aqui podemos ter uma fusão real do PC com os consoles, mas isso não quer dizer necessariamente que o Office rodará no Xbox Series X, mas que devemo ver jogos compartilhados com o Windows como todo.

Todos esses relatórios sugerem que a Microsoft está lenta, mas seguramente se esforçando para realmente mesclar seu sistema operacional Windows em um. A gigante do software deseja que todos os seus produtos de consumo sejam baseados no mesmo sistema operacional, e um anúncio de emprego da Microsoft afirmou anteriormente que (WCOS) será “o sistema operacional compartilhado em todos os novos dispositivos”.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.