Windows Mobile vs Android: Qual o melhor?


A maior briga entre os smartphones não é entre os modelos, mas sim entre os sistemas operacionais. Pois eles são responsáveis pela ‘cara’ dos programas e por diversas funções do aparelho.
Contra o novo e poderoso iPhone, que vem tendo boas vendas no mundo todo, as empresas fazem de tudo para ter um smartphone melhor e com software inovadores. E elas possuem duas grandes armas: O sistema do Google, chamado de Android, e o novo Windows Mobile 6.5, também conhecido como Windows Phone.

Android é a plataforma quente, com uma quota de mercado a crescer a um bom ritmo, e aparelhos com o sistema operacional a ser apresentado em toda a web. o Windows Mobile também tem crescido, tem ficado mais rápido e deixando o “jeitão” empresarial atendo ao público em geral.

Na verdade o Windows Mobile é muito criticado até pelo desconhecimento das pessoas ou por entender uma plataforma de dificil manipulação, mas o fato é que o WinMob é melhor do que você imagina. Quando você compara as duas plataformas, nas principais áreas, os resutados podem surpreendê-lo.

Quando você fala sobre o que faz um bom smartphone, algumas palavras-chave são geralmente referidas. A capacidade de executar muitos aplicativos ao mesmo tempo, multi-tarefa, está sempre na vanguarda de tais discussões. O número de aplicativos disponíveis para uma determinada plataforma é um tema quente. A interface de usuário também está lá em cima nas discussões sobre as plataformas de telefone. E você não pode ignorar a possibilidade de uma plataforma de integração com o desktop do computador.


Multi-tarefas

Android é frequentemente elogiado por sua capacidade de executar vários aplicativos ao mesmo tempo. O OS faz um bom trabalho quanto ao manejo de recurso e a necessidade das aplicações. O que raramente é mencionado na imprensa é que o Windows Mobile é uma plataforma com excelente multi-tarefas. Provavelmente não é mencionado porque WinMo sempre foi boa
em multi-tarefas. O sistema operacional não tem nenhum problema com as tarefas executadas em segundo plano. WinMo muda automaticamente a alocação de memória baseada nas necessidades de cada aplicação, e se a memória do sistema começa a ficar pesada, ele desliga automaticamente alguma plataforma em segundo plano.

WinMo tem sido criticado sobre multi-tarefa, devido à falta de uma opção de fechar app. Apps não são desligados por padrão, quando sai, eles continuam a correr em segundo plano. Alguns usuários não estão acostumados a esse tipo de comportamento e achar uma característica indesejada. Claro, um desenvolvedor do aplicativo pode incluir uma opção de saída expressamente, mas muitos acham que deve ser a ação padrão do sistema operacional.

Android funciona exatamente da mesma maneira. Quando o usuário deixa um aplicativo para iniciar uma outra coisa, o primeiro aplicativo mantém funcionando no fundo. De uma maneira familiar, um desenvolvedor de aplicações deve incluir uma opção expressa para encerrar um aplicativo quando saiu. Qualquer pessoa que tenha executado um telefone do Android para mais do que alguns minutos deve-se disparar um gerenciador de tarefas e dar uma olhada. Você verá provavelmente 20 ou mais tarefas em execução em segundo plano, e não é contrário ao WinMo.

WinMo realmente tem uma grande vantagem sobre o Android em um espaço de multi-tarefa. WinMo lhes permite ser instalado em qualquer sistema de memória, que pode ser de centenas de megabytes, ou em cartões de memória externos, como SD, cartões microSD ou miniSD. Isto torna possível instalar um número quase ilimitado de aplicações em um telefone Windows.

Android tem uma limitação muito grande quando se trata de aplicativos instalados. Eles só podem ser instalados na memória do sistema, e até mesmo o top do Android, o Motorola Droid, tem apenas 256MB. Mas quem sabe isso mude em atualizações futuras. Lógio que nesse quesito o Windows Mobile obteve um grande vantagem em relação ao Android.

Aplicativos disponíveis

Tem se falado muito nos 10.000+ apps disponíveis no Android Market, e é uma conquista notável que há tantos apps em tão pouco tempo. É definitivamente uma vantagem que a plataforma Android evoluiu tão rapidamente. Embora o Android tem apenas uma fração dos aplicativos que se pode encontrar para o iPhone.

Microsoft estava atrasada para criar uma App Store, mas abriu a MarketPlace. Não está lotada de aplicativos, no entanto, porém tem crescido consideravelmente e deve levar em conta as dezenas de milhares de aplicativos já amplamente disponível para a plataforma Windows Mobile.

A vantagem de uma App Store está trazendo apps em uma localização central, o que facilita para os clientes a encontrá-los. Aplicativos do Windows Mobile sempre foram vendidos através de uma variedade de pontos de venda.

O Web Browser do Android tem sido amplamente aclamado por ser muito melhor do que a última versão do Mobile Internet Explorer. Essa é uma afirmação precisa, e muitos consideram isto como uma grande vantagem para a plataforma Android. Porém há já um número alto de navegadores bons feito por terceiros para o Windows Mobile.

Opera Mobile 10 é tão bom quanto qualquer navegador de celular, em qualquer plataforma, e é gratuito para os usuários de Windows. É tão excepcional que a HTC tem sido a usá-lo como o navegador padrão em seus telefones WM por anos, e com razão. Isso demonstra a qualidade e a quantidade de aplicativos disponíveis para a plataforma WinMo. Embora esta seja apenas a aplicação do browser da Web, o mesmo pode ser dito para as categorias de muitas aplicações. Geralmente, há um app WinMo bom para preencher as necessidades de um usuário.

Sem contar que os aplitivos para Windows Mobile tem compatibilidade entre diversas versões do OS, por exemplo, um aplicativo do WM 5.0 pode funcionar no WM6.5 e isso aumenta muito o número de aplicões. A vatagem aqui quanto ao número de aplicativos é do Windows Mobile, com uma saudação ao Android por ter uma loja central.

Interface de usuário

Aqui muitos lamentam a interface velha e cansada em telefones com Windows Mobile. A falta de
inovação no design da interface é realmente visível, e Android está melhor nesse aspecto. A principal diferença entre as interfaces das duas plataformas é que o Android é um novo sistema operacional, e assim, foi escrito para a manipulação com o dedo. Sendo mais fácil interagir, e parece mais moderno. É por isso que a interface do Android é muitas vezes considerado a melhor entre os dois.

Quando você compara as duas interfaces, você começa a perceber que ambos são simplesmente baseadas no ícone “lançadores”. Os ícones para aplicativos e tarefas são organizadas em telas para fácil (e às vezes não é tão fácil) o acesso. Android é mais limpo e mais fácil de interagir.

Agora é lógico que você não pode comparar interfaces sem olhar para alternativas de terceiros, é a única maneira justa de comparar as duas plataformas. A mágica acontece em ambas as plataformas quando você começar a adicionar apps de terceiros, como a HTC Sense, que transformam o Android em uma interface inferior.

HTC produz sua própria interface para telefones WinMo, a última interface é a Sense, é encontrada no HD2, muito surpreendente e já é possível portar para outros aparelhos como o Samsung Omnia 2.

A vantagem que o WinMe tem sobre o Android novamente é voltada para a terceira pessoa. Existem outros como o SPB Mobile Shell que tem sido há anos o preferido do públicos e tem sido o software mais vendido da plataforma. Isso significa que os proprietários de telefones WinMo tem a opção de colocar uma interface sofisticada em seu telefone, e personalizá-lo para se ajustar a maneira como eles preferem trabalhar. Nesse aspecto o Windows Mobile novamente supera o Android.

Computador: integração com o desktop

Muitos consumidores precisam de uma maneira simples de manter contatos do telefone, calendários, tarefas e e-mail em sincronia com o seu ambiente de trabalho. Para milhões, isso significa sincronizar o telefone com o Outlook no desktop.

Windows Mobile ganha neste cenário. Todos os aspectos do ambiente de trabalho Outlook misturam alegremente com Outlook Mobile no Windows Mobile.

Por outro lado, os consumidores que tenham o seu ambiente de trabalho construído em torno da nuvem do Google, sem dúvida, encontrar o Android a sua melhor opção. A base instalada de usuários dos serviços do Google como o Gmail tem crescido de forma constante, e é grande. Android é projetado em torno da integração com a nuvem do Google, por isso é a escolha óbvia para os consumidores. Neste ponto há um Empate, pois depende do usuário escolhendo entre o Outlook ou o Google.

A Melhor plataforma entre dois é definitivamente o Windows Mobile, mas o Android ainda tem muito para oferecer. Embora o primeiro ser criticado por ser uma plataforma envelhecida, a idade do WinMo é, na verdade, uma vantagem.

8 comments on “Windows Mobile vs Android: Qual o melhor?

  1. eu tenho um lg com o WM e eu realmente acho uma porcaria!!! tenho um iPod touch e isso sim é um os como eu queria poder comprar um iPhone, alias alguém ai quer comprar meu LG.. (nem sei o modelo hsuaha + ele tem GPS, wi-fi tudo de direito)

  2. Sinceramnete achei o post tendencioso nos elogios ao sistema da microsoft – a grande realidade é que o windows mobile é um mastodonte que se não inovar e aprender com o sistema da google está fadado a continuar perdendo participação no mercado. A facilidade e a velocidade na resposta de um aparelho equipado com Android é sensível. Essa semana deixei minha mãe com um galaxy – ela em poucos minutos estava me perguntando pq raios tinha comprado o Omnia, afinal, o aparelho que ela tinha nas mãos era muito mais fácil de usar.

  3. Eu não me considero tendencioso pois pesquisei bastante e o Windows Mobile é superior sim. O Android é rápido? todo e qualquer android demora pra abrir a câmera mais que o normal por exemplo. O Nexus One que é o top está cheio de problemas at´em elação ao 3G, motorola droid tem seus problemas e o Dext usúario reclama de icar reiniciando.O Omnia com uma boa ROM tem uma ótima sensibilidade. Sem contar que o Omnia é um aparelho "antigo" e a qualidade de um Omnia 2 ´bem superior e mais rápida.Windows Mobile pura não é ua interfce fácil, mas também não é bicho de 7 cabeças e a forma de personalização é superior.Você pode por até a interface do Android nele( eu prefiro o spb mobile shell).

  4. É complicado para qualquer concorrente superar o WiMo. Isso porque a Microsoft é uma das empresas mais poderosas do mundo. Se fosse de interesse (o que não é com certeza) DA MS desenvolver o WiMo, com certeza veríamos uma revolução atrás da outra (a exemplo do que vimos no Windows 95, XP e Vista consolidado pelo Seven).Como se isso não bastasse, a mão-de-obra da plataforma WiMo é absurdamente grande.Porém a MS tomou um gancho poderoso com a patente do sistema multitouch da Apple (uma brilhante solução). Agora para que as demais empresas criem novas alternativas fica muito complicado. Porém parece que o momento está chegando (Win Phone 7).Finalmente, sobre o iPhone/iPod Touch/etc, sua principal vantagem é o investimento em hardwares de qualidade para seus dispositivos e uma poderosa linhagem programacional que leva a desempenhos gráficos superiores.Como eu não vejo sentido em jogar em um smartphone/pocketpc (exceto por curiosidade a título de testes ou raríssimas excessões como falta de luz, enfim) não vejo a menor necessidade de ter o iPhone. Quando quero jogar algo, uso meu computador que é infinitamente superior.Agora, se você é aquele típico "boy" que gosta de disputar "torneiozinhos de games" com seus amiguinhos no play, tudo bem, compre o iphone (todavia ainda preferiria um PSP que não existia na minha época).Por fim, se você precisa otimizar seu tempo e desempenho no trabalho ou faculdade, vá de WiMo. Ah, e não se preocupe com "contas"."Just google it, install than crack."

  5. Achei muito interessante o post, na verdade fiquei até mesmo em ler!Esta semana fiquei com um Xperia X8 e o meu recém comprado Omnia B6520.Minha entdencia era voltar pro Omnia, mas estava tentand acostumarcom o android. Quando não consegui sincronizar ele com o Outlook quase morri do coração! Quando imaginei eu sem Exchange…sem se fale, mas ao menos isso existe um programa da DataViz (conhecida dde velha data, no tempo dos Palm's).Apesar de apenas 22 anos, uso palm desde os 14.Amava a plataforma Palm, achava que era o que há, se ainda fizessem Treo, eu os compraria! Mas é uma pena que ficou ultrapassado e a Palm perdeu o que tinha na mão, a faca e o queijo. Já foi a pioneira dos smartphones, a primeira a fazer um Smart com QWERTY e ninguém sabe disso, a sacada do formato das teclas e a distância entre elas era fabuloso, vc não errava uma.Tive com WM já um Motorola Q, um Q11, um HTC Kaiser (ou Tytn II) que até agora foi o melhor celular que já tive.Voltando a história…tinha que decidir entre os dois. O Windows Mobile sempre se mostrou muito mais personalizavel e…hummm pra mim (Analista de Sistemas) muito mais familiar. Sim eu sou suspeito para dizer, adoro o trabalho da Microsoft, as pessoas a criticam, mas usam e gostam!Por mais quadrado que seja o software da MS, ele é consolidado, a diferença é sensível.Para uma pessoa que gosta de uma aparelho bonito, com um software de aparencia linda (O papel de parede do android "Live Wallpaper" me deixou babando!!) Que gosta de aplicativos que façam o celular fazer coisas engraçadinhas e joguinhos passa-tempo, ele é perfeito. Puxar o e-mail, fazer uma agendinha, para um estudante ou uma pessoa que não seja uma Analista ou um Empresário, é muito bom e funcional.Mas prefiro deixar os jogos fora do meu SmPh e jogar no meu PSP mesmo, como diria a nVidia "It's meant to be played".Até porque prezo, e muito pela duração da bateria!Ahh bons tempos que o meu Nokia ficava 2 semanas sem carregar!!Amo Nokias…melhor eu não começar!Bom, belo post e obrigado por me ajudar a ficar com meu WM sem remorsos! Tive certeza que não sou o unico que pensa desta maneira e estaria fazendo a escolha mais apropriada para o meu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *