Windows Phone é imune ao novo “vírus do WhatsApp”

whatsapp-destacada

O bicho pegou para o lado de algumas pessoas que gostam do WhatsApp.  Se você é uma, então é bom ficar atenta para o novo golpe que roda o smartphones.

Antes de tudo é importante ressaltar que esta ameaça não funciona no Windows Phone. Mas se você utiliza Android, então é bom instar um antivírus para reduzir as chances de se infectar.

Como funciona?

Uma campanha maliciosa no WhatsApp promete liberar um suposto pacote de emoticons gratuitamente. As mensagens em português usam textos de campanhas antigas e submetem a liberação dos emojis ao compartilhamento da campanha com 10 contatos ou três grupos. A vítima também é induzida a instalar um novo navegador no smartphone, ao clicar no link disponível no conteúdo malicioso.

Ao fim, o usuário recebe um alerta afirmando que o navegador está quase sem memória e pede para que ele execute uma atualização. Caso a instalação não seja aceita, mensagens insistentes aparecem na tela na tentativa de vencer a vítima pelo cansaço.

Esperamos que a loja do Windows continuem segura quanto a este tipo de ameaça. Se algum amigo seu caiu nisso, recomende a ele um Windows Phone!

Fonte: UOL

35 comments on “Windows Phone é imune ao novo “vírus do WhatsApp”

  1. Isso que da ter o travadroid , ocasiona em esses vírus malucos , o Windows Phone não é um sistema amador , por isso tem uma segurança “básica” e muito eficaz contra esses outros tipos de malícia ,por isso que eu digo e repito :
    Venham para o Windows Phone, vocês vão se apaixonar.

    1. Sabe uma coisa que é bem curiosa? O Windows para PCs tem a fama de ter mais vírus – meio que justificada, afinal é a plataforma mais usada.

      Mas em se tratando de smartphones… sendo o Android a plataforma mais usada…adivinha?

      😀

      BTW não sinto falta do Android não vlwflw

  2. Péssimo isso. Muitas crianças, senhoras e senhores tem android. São completamente inocentes a maldade digital. Principalmente com dispositivos antigos e fracos demais para usar antivírus.

  3. só mais uma prova de que o WP é muito melhor em segurança… e tem nego que ainda acha isso pouca coisa… é lógico pq é muito mais importante ter o snapchatt do que ter seus dados seguros… 😀 fala sério…

      1. melhor arrumar a sua… “só idiota compra um produto que não é seguro só por causa de alguns apps sociais…” coisa de adolescente sem noção… mas whatever, no meu ponto de vista “troxa” é o cara que compra um smart que sabe que não é seguro… que não é estável, e que só funciona bem em high end, e ai ainda tem gente que compra um mid e um low pra passar raiva… então, esse, pra mim, é o “troxa”… como não sou adolescente e não dependo de app´s sociais para viver meu WP está muito bem obrigado, e não sou trouxa para ficar clicando em tudo, mas é muito reconfortante saber que não preciso de antivírus, não ficar me estressando com e-mails maliciosos, ou páginas com conteúdo malicioso, app falso pra capturar senhas, falhas de segurança no sistema pra nego invadir, e etc… pra mim é muito melhor do que um snapchatt… mas cada um tem suas prioridades… seja feliz com as suas…

        1. Você deveria parar de acreditar em tudo que lê pela internet.
          Mas não te culpo, enquanto Lumia tiver á preço de banana, você vai preferir usar como base seu Galaxy Y pra falar de Android 😉

          1. Então tah champs… Soh q o q eu tive era o galaxy s4… E nao me arrependo de ter trocado pelo WP… E nao eh de ouvir falar… Eu usava brother… Sei muito bem como eh…

  4. Ontem o WhatsApp atualizou e paaaah, veio com um erro na hora de baixar a imagem manualmente, como de costume pressionei ontem tem a seta para baixo ↓ e NÃO BAIXOU A IMAGEM, agora pela manhã, sem querer pressionei na imagem, ao lado da seta ↓ e funcionou!! Eu já estava virado no 700 aqui. Enfim, é uma dica!

  5. Já recomendo a muito tempo e um dos meus slogans é esse: “Prefiro ser espionado por uma multinacional, que para ela eu não nada, que pelo meu visinho, que tá doido para me destruir”

  6. Texto tendencioso pra caralho e hater…. Se a pessoa é instada a instalar não quer dizer que ela deve instalar… Faça o favor de apresentar menos haterismo. E clica nessas bostas de truques quem quer. Armadilha tem em todo lugar e cai nelas quem quer….

    1. O que mais me chamou a atenção é que, entendi que o sistema é no WhatsApp, e não é. Estou só usando essa plataforma para distribuir algo. Esse golpe pode vir por sms, facebook, email e qualquer coisa. Além disso, é possível sim isso funcionar no Windows Phone, basta o link ser da loja do Windows Phone e baixar um “browser” de mentira que faz a mesma coisa. E mais, vírus? Parece que as pessoas não tem a mínima idéia do que é um vírus.

        1. Caro Moderador, o texto não é claro. Você acima menciona “O malware é para Android, não funciona no WP.” o que não esta explícito no seu texto. E se estivesse, bem, não seria uma matéria de WP, certo? E, como expliquei, é facilmente reproduzível no WP.

          1. Caro Moderador, entendo o seu orgulho e vou ajudar você. Realmente, eu não li o título. Nele esta explícito que o “vírus” é para Android e é espalhado pelo WhatsApp. Fato é, se é para Android é ÓBVIO que não afeta o Windows Phone… mas dai, você não teria material para escrever. Fico triste em ver um formador de opinião ter uma postura como a sua, mas tenho certeza que você perceberá como melhorar e rapidamente o fará.

  7. Isso não funciona no Windows Phone por que o link enviado é da Play Store? Alguém aqui percebeu isso? Alguém percebeu que pode rolar uma mensagem igual à essa com um link para a Windows Store com um aplicativo malicioso que conseguiu passar pelo processo de certificação? Além disso, um aplicativo mal comportado que enche o saco não é vírus.

    1. O link pode não apontar para a playstore, (cade o link???) mas para um apk armazenado em algum lugar do planeta, como poderia apontar para um xap no wp. o Android por padrão bloqueia instalação de app fora da playstore, o usuário recebe um alerta e tem que habilitar nas opções de segurança.

      1. Ola Rato, se o link aponta para um APK fora da Playstore, limita mais ainda a eficiência da técnica por mensagem. Isso ai é nada mais do que o velho SCAM que todos nós estamos acostumados. E não afeta o WP justamente por que é uma aplicação Android que é instalada (fato esse afirmado pelo moderador em outro comentário). Se o seu Windows Phone estiver com o modo de desenvolvedor ligado, ele vai carregar um XAP assim como o Android vai carregar o APK se a instalação de aplicações externas estiver habilitado, basta trocar o link de um APK para um XAP. Faz sentido?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *