Windows Phone: Microsoft recua em busca da diversidade e com ideias que deram certo

surface-phone-new-2013-490x275

Ontem tivemos uma bomba, a Microsoft deve demitir cerca de 7,8 mil funcionários onde a grande maioria está em exercício na divisão mobile. A mudança na estratégia é clara: menos Lumias. É isso o que a gigante dos softwares almeja, e deverá apostar em três gamas de aparelhos: de baixo custo, para empresas e os top de linha.

É dito nos bastidores que Nadella, atual CEO da empresa, foi contra a compra da divisão de dispositivos e serviços da Nokia onde foram gastos 7,2 bilhões de dólares. Imaginem quantos aplicativos populares e produtivos a Microsoft poderia ter adquirido com esta dinheirama toda.

Claro que a estratégia de Ballmer, Ex-CEO da empresa, foi bem recebida, pois foi vista com a única maneira de salvar o Windows Phone, mas será mesmo? Parecia que a Microsoft estava se fechando e se transformando em uma segunda Apple, que vale notar é a empresa com maior valor de mercado do mundo.

Nadella não gostou nada disso, ao entrar na Microsoft conseguiu dobrar o valor de suas ações com uma visão mais aberta. Os resultados foram excelentes, porém o Windows Phone ainda continuou parado e mudanças bruscas como demissões se tornaram invitáveis na visão do novo CEO.

A diversidade sonhada, mas nunca alcançada

lumia-930-htc-one-lg-g3-samsung-s5

Atualmente, cerca de 97% dos aparelhos com Windows Phone fazem parte da linha Lumias. Algo de muito errado está acontecendo, e é isso que Nadella que mudar. A Microsoft tem força para tanto, sabemos que muitos fabricantes, incluindo a Samguns e LG começaram a embutir seus os aplicativos e serviços em seus aparelhos com Android, e isso já foi um grande avanço.

Mas a Microsoft agora quer mais, mais diversidade de fabricantes,  é justamente isso que devemos ver no lançamento do Windows 10 Mobile.

Também devemos ver menos Lumias, afinal a Microsoft, diferentemente da Nokia, não tem isso como negócio principal.

Veremos uma liberação de novos aparelhos similar a forma com a qual o Surface é distribuído, uma linha com poucos aparelhos para servir de padrão de qualidade e com uma abundância de fabricantes. Bem, pelo menos isso que é esperado.

Rumor “quente” afirma que serão um ou dois aparelhos lançados por ano em casa uma das categorias acima citadas! Rumor que não deve ser ignorado! Nos últimos oito meses foram lançados 8 aparelhos (Lumias 430 Dual SIM , 435, 532 , 535 , 540 , 640 e 640 XL), será que precisamos disso tudo?

O que podemos esperar do lançamento do Windows 10 Mobile?

Surface_phone (1)

Muito mais fabricantes! Mas não só isso. A Microsoft vai anunciar seu novo top de linha, mas não espere algo comum. Assim como o Surface 3 conseguiu destaque e boa aceitação no mercado, aliás parece que a Redmond não quer mais sair do número “3” devido a boa fama que essa versão causou, vamos ver um top de linha diferenciado que será responsável por manter o padrão de qualidade dos aparelhos com Windows Phone.

Já vimos a Continuum, e ficamos impressionados, mas você acha que a Microsoft realmente já mostrou suas cartas? Dificilmente, devemos finalmente ver um smartphone híbrido, uma aliança entre os hardwares Lumias e Surface com a tecnologia de ponta em smartphone que só a Microsoft tem  a oferecer – pelo menos é o que todos esperam e cairia muito bem com a proposta do Windows 10.

26 comments on “Windows Phone: Microsoft recua em busca da diversidade e com ideias que deram certo

  1. Cara, o site é top… Mas custa nada revisar o texto antes de postar? Tem vários erros de escrita e concordância! Com base no texto, creio que a Microsoft vai lançar um top de linha com o Windows 10 mobile que irá possuir vários recursos que ainda não vimos e isso é muito bom! 🙂

    1. interessante que , sua reclamação pela escrita, cometeu um erro bobo.
      “Cara, o site é top… Mas custa nada revisar o texto antes de postar?” Tire ou “nada” ou mude a “?” por uma ” ! “, senão fica sem sentido sua frase.

    2. É a empolgação no ato de escrever, ou falta de tempo. já é muita vontade ter um lugar para falar de um assunto que gosta. Ainda mais escrever na velocidade que são postadas as notícias aqui no site.

      1. é compreensível sua justificativa. Já fui redator também e sei como é isso. A empolgação e velocidade de escrita. … entretanto, vale uma revisada rápida… pra não ter tantos mimimis desses.. kkk gosto muito desse site! o/

  2. Cara, em todo lugar que eu li sobre essas notícias eu vi que ela lançaria dois dispositivos por ano em cada uma das 3 categorias citadas, somando 6 aparelhos por ano.

      1. Eu sei, tava zoando… e provavelmente nunca vai vender… eles não tem intere$$e em vender aqui. Aliás: a MS BraZil é BEM fraquinha… e para quem fala que o preço é um empecilho: e os tablets Apple???

        1. Uhum vc tem razão. Sinceramente não tenho esperanças de ver o surface vendendo por aqui. Alguma coisa muito significativa na política da Microsoft Brasil tem que mudar para que isso aconteça…

  3. É, só que no caso do Surface 3 tem um monte de apps, já na versão Mobile carece de muitos populares que muitos fazem questão só por estarem “na moda”, e a galera fica reclamando, mas realmente, tirando esses apps “modismo”, há sim, muitos apps que precisam ter uma versão no Mobile.

  4. ainda bem que essa “samsungzação” vai parar. Lançar muitos produtos Não está diretamente proporcional ao numero de vendas mesmo, e a Microsoft sabe disso. Ótima estratégia. Medidas precisam ser tomadas. Sim, o Windows Phone tem avanços, mas precisa emplacar. Estamos falando de uma empresa, ela precisa vender/acontecer 🙂

  5. O Windows Phone se transformará no novo Windows e no Novo Android, por uma visão idiota. A MS deveria investir cada vez mais em uma Linha de Hardware, onde vc garante a extrema qualidade e a NÃO INCLUSÃO de PORCARIA dentro do sistema, o Surface é o belo exemplo de como isso funciona e deveria ser padrão, chegar ao nível da apple eu acho besteira, o correto é ser aberto para outras fabricantes, mas o problema está em DEPENDER DAS FABRICANTES, a própria Google está mostrando que isso não é legal e está correndo atrás do prejuízo, a PRÓPRIA MS deveria olhar para o Desktop e ver o que as fabricantes fizeram com o seu sistema e a fama que ele tem graças a essas fabricantes que só pensam em inserir lixo eletrônico para ganhar um dólares a mais. Se for para se tornar um novo ANDROID, é melhor usar o próprio android, afinal as pessoas usam Windows Phone exatamente por ele não ser bagunçado e fragmentado como o Android atualmente está.

  6. “uma linha com poucos aparelhos para servir de padrão de qualidade”
    né? porque são tantos aparelhos que a gente até se perde na hora de comprar…

  7. Estou procurando onde que errei no comentário, até porque eu fiz uma pergunta e não queria fazer nenhum tipo de afirmação! Você que entendeu errado!

  8. Sinceramente sou apaixonado pelo Windows Phone. Também gosto demais do Android e do IOS e apesar destes serem mais evoluídos, o WP tem diferenciais como seu belo visual de tiles, as transiações de tela, a levesa, entre outras coisas que os demais não conseguem reproduzir, o que é muito bom. E se tirarem as transições de tela típicas do SO da Microsoft este vai perder essa que é sua característica visual mais evidente e impactante em relação aos concorrentes, isso pode ser constatado nos vídeos que estão sendo veiculados aos montes na web. Aliás, espero que o Windows Phone jamais acabe e não se transforme em um genérico do Android e mantenha sua identidade.

  9. Ta mais que certo a decisão de menos aparelhos, vai voltar a ser o que a linha x00 e x10 eram, que tinha apenas 5 aparelhos no mercado e não confundiam tanto o consumidor , a serie x20 acrescentou mais alguns agora a x30 , x35,x40 foram uma bagunça para o consumidor e a própria Microsoft

  10. Tem que ter 3 modelos, como a motorola está fazeno com sucesso. Não sei no resto do mundo, mas aqui no brasil, onde vc olha tem um motorola. Basicamente: MOTO E ( quem ta duro, mesmo assim é um aparelho relativamente bom) MOTO G ( ta com um agrana a mais, quer algo pro dia a dia) e MOTO X ( quer esbanjar e continuar na motorola hehe) o moto X acho que vende menos porque pelo valor pessoal parte pra um top da samsung ou ate iphone 5. Mas moto G e Moto E vende muito. Revendo aparelhos usados, Coloca moto G 1 geração pra vender, vende todos em um dia. Coloca lumia? Senta e espera.

    1. São 4 na verdade por causa do moto Maxx , lembro que quando o Windows Phone começou havia 5 aparelhos somente, lumia 510,610,710,800 e 900, a Microsoft poderia fazer o mesmo, não precisa de uma porrada de aparelhos como a Samsung ou a Sony, precisa de qualidade e algo que surpreenda o consumidor

  11. Estão falando que a apple é a empresa que mais inova no ramo de mobile.
    Não sei como, Tem algo novo que os outros sistemas não tem?
    Apesar da logística ser péssima , o mundo windows é o único que se destaca.

    por não conseguir o myband(microsoft), vou pegar o miband(xaiomi) tem programas para funcionar com o lumia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *