Windows Phone volta a crescer, enquanto o iOS perde participação no mercado

Lumia-935-Touch-3D-toque-logo

Enquanto os usuários do Windows 10 Mobile são bombardeados com rumores e notícias que nem sempre são positivas, recentemente saiu uma bastante curiosa.

Sabemos que a Microsoft mudou a estratégia do sistema para focar em fabricantes de terceiros, principalmente as parceiras que são destaque no Windows desktop, e por esta razão,  o Windows Phone vem perdendo participação no mercado de forma drástica. Contudo, no mês de setembro, ele voltou a crescer.

Os dados refletem um crescimento de 0,05% de agosto para setembro, já que o Windows Phone passou de 2,30% para 2,35% — é surpreendente já que não existem tantos aparelhos no mercado, principalmente no amado Brasil, um reduto que sempre foi importante. O HP Elite X3, por exemplo, ficou esgotado por semanas e teve vendas suspensas para outubro.

Ainda de acordo com o IDC, o Android é o sistema móvel com o maior número de usuários, 69,18% de participação. O iOS caiu 2,18% e está com 25.02%.

Fonte: IDC

78 comments on “Windows Phone volta a crescer, enquanto o iOS perde participação no mercado

  1. Eita… Já ate vi onde os comentários desse post vão chegar, hehe. Mas enfim, gostaria apenas de ter novos aparelhos com Windows 10 móvel por aqui. Só isso.

  2. Pois é: mas eu caminho pelas lojas de eletrônicos da minha cidade, vejo os encartes das lojas nos jornais… e NADA de aparelhos com Windows Mobile… ISSO é o que importa… 🙁

      1. o IDC é o que a gente espera por resultados mais concisos.
        O Netmarketshare depende de muitos fatores pontuais pelo que fiquei sabendo. O NMS é bom pra gente acompanhar o que acontece em determinado mês ou até trimestre.

  3. Esses números esta mais para margem de erro do que para um crescimento… Não sou hater, longe disso, gosto da Microsoft, queria mesmo que o Windows 10 Mobile fizesse sucesso, mais não deu! Infelizmente! Acho que essas noticias podem até animar os fãs ou fãnboys do sistema, mas na realidade quem tem pelo menos um pouco de conciencia sabe que não é bem assim! Isso é apenas a realidade, gosto do sistema, gosto da Microsoft, mas o Windows 10 Mobile até agora é um fracasso, infelizmente, não tem como fugir dessa realidade :/.
    Só pra não deixa passar : http://www.tudocelular.com/windows/noticias/n79957/lancamento-Windows-Mobile-financiamento-coletivo.html

  4. Esse crescimento é mais que significativo, principalmente pro windows. E sei que o SO não está fazendo muito sucesso, mas o sistema ainda está em desenvolvimento, os usuários estão usando uma versão estável. Só resta esperar pelas Redstones 2 e 3 pra vê se será capaz de pelo menos conquista nem que seja um pedaço do mercado móvel.

  5. Só sei que praticamente NINGUÉM está fazendo apps para esse SO: rádios, jornais, programas de rastreamento veiculares, programas para acessar remotamente sistemas de vigilância… praticamente SÓ TEM apps para Androis e IOS… até desanima. E a gente escreve, reclama, e eles nem respondem… ALGUM motivo deve ter para não desenvolverem… acho, ACHO que a MS (Brasil, até), SE quiser que esse sistema emplaque vai ter que “abrir a carteira” a praticamente SUBSIDIAR esse pessoal para desenvolver, senão não vai dar…

    1. É isso que eu falo aqui direto. Em quantos algumas pessoas só tem essa desculpa que o os outros OSs tem só snap, Pokémon e apps de bufa. As coisas para o W10M nunca vão mudar. Sei que a Microsoft não é responsável para desenvolver apps de terceiros mais ela pode muito bem ajuda-los!!! E acabar de uma vez por todas com essa reclamação. Menos apps do google né. hehehe

      1. A Microsoft ta depositando as esperanças no Surface Phone. Mas e se ele não cair nas graças do povo, qual será a saída para a Microsoft? Vejo ela depositando as esperanças que o raio caia de novo no mesmo lugar e que as coisas vão mudar totalmente. O caminho mais fácil seria esse que vc falou, para que o futuro Surface Phone ter um caminho mais tranquilo, porém o Nadella não tira o escorpião do bolso, fazendo assim o caminho do Surface Phone mais complicado.

        1. Os rumores apontam que a Microsoft focará o mercado corporativo, mas como facilitará para as outras partes? Quem vai desenvolver aplicações do momento, populares, e etc, para o mercado corporativo? Não vejo logica nisso!

          1. Também não vejo lógica na estratégia da Microsoft. Tem todas as aplicações do mercado corporativo na loja? Acho que não. Tem muita gente que acha que executivos usam apenas o Office. Tem muito app que o pessoal do corporativo usa que não tem na loja, por isso todo ano as multinacionais dão um iPhone/Android para seus executivos e não um WP. O que pega hoje no mobile para a Microsoft é app, falta os de firula, mas também e principalmente faltam os de gigantes de várias áreas, que não tem infelizmente.

          1. Só quando sair pra sabermos, mas vai ter diferença sim, já que o L950 saiu em 2015 e o Surface Phone sai em 2017. Porém é aquilo, o futuro do W10M a meu ver, depende totalmente do sucesso do Surface Phone.

          2. Para mim o Surface Phone é só uma lenda urbana!!! Quando sair e se um dia sair, ai sim podemos dar uma opinião!!!

      2. Pois penso que a Microsoft já criou muitos caminhos para a entrada de aplicativos na Windows Store. Criação de ferramentas de conversão, desenvolvimento de app para criação quase simultânea para loja da Windows Store e outras lojas. Para os jogos, o Direct X, o Xbox One S e divulgação do Xbox, que pelo mostrado, promete mais que o PS Pro.

        Ela está totalmente certa? Não, para mim, ela deve tomar ainda essas ações para aumentar o número de apps na Windows Store:

        1) reduzir o valor para se publicar um app na Windows Store. Isso atrairia mais desenvolvedores, pois, pensemos, há o Android no mobile que possui um grande marketshare, do outro lado há Windows, que W10M possui marketshare baixo, e apps para computador ainda estão se popularizando, pelo mesmo preço, para onde vai se desenvolver?

        2) inserir novos celulares no mercado. Mesmo que não seja a Microsoft, é necessário que as sua parceiras comecem a divulgar o novo Windows 10 Mobile.

        1. É isso ai!! A microsoft tem que começar por baixo e se ela faz tudo para colher depois, que ela faça essas ações que você descreveu!!! Velho a play estore e Apple store tem um vasto mundo de apps. E na minha opinião ela tinha que começar com os apps do dia a dia, aqueles citados pelo colega acima. Ai eu digo que as coisas começariam a mudar. Eu não sei para que serve a Microsoft Brasil?? Ela tinha que convidar desenvolvedoras de Apps e empresas do ramo para começar a difundir essas ferramentas etc!!! Más, o que virmos é um descaso total de quem deveria esta por ai anunciando sua plataforma e seus produtos.

    2. O motivo é, quase não tem participação de mercado, então porque perder tempo e dinheiro desenvolvendo pro Win10 mobile… Isso tbem acontece com a Microsoft, pois não tem Office pra Linux… Então… Sem mercado sem apps, sem mercado sem Office…

      1. A Microsoft sabe qual é seu calcanhar de Aquiles. Ou ela vai partir para cima ou vai ser engolida e ai realmente o W10M vai morrer. E se eu fosse ela começava com os Apps menores do dia a dia e depois chegava nos grandões.

    3. Me lembrei de mais um cada vez mais importante: centrais multimídia para carros. Elas tem função de espelhamento, rodam vídeos e fotos de smartphones, acessa a agenda telefônica… mas adivinhem de QUAIS SO? Androis & IOS… cadê o WM? 🙁

    4. Também acho viu. Infelizmente a usabilidade no Windows é super reduzida. Se ainda tiverem planos para o sistema mobile deveriam desenvolver outros métodos que facilitam a chegada de novas aplicações.

    5. Todos apps que lançam, sei lá, vc abre uma revista, tá lá o anúncio de alguma coisa e … “baixe nosso app exclusivo para Android e IOS” , e nada para o W10M.

    1. As vezes não gostam de lidar com certas verdades e preferem ficar dando esperanças para os usuários do Windows mobile…
      Uma pena! Ser fã é uma coisa! Agora querer lidar com a realidade é outra! E a realidade é que o Windows 10 mobile até agora não deu certo! Gosto do sistema mais a realidade é essa! Só não vê que não quer…

      1. Mas a matéria continua com os dados equivocados, segundo o IDC que você colocou como fonte da matéria o sistema perdeu muito mercado, foi pra 0,4. Ou você altera a fonte da matéria ou altera os dados.

  6. na boa, acho tem tem um equivoco gigantesco na matéria. A fonte que você colocou na matéria diz que houve uma queda dramática nas vendas e não aumento, nenhum numero bate, nem da porcentagem de android, nem de iOS… engraçado que vc cita a fonte e muda os resultados…
    Se a fonte for essa, o IDC… os numeros reais são esses… https://uploads.disquscdn.com/images/b6e48901391aa9df7794464a8a0910305a9b6ce33eedeefd552a52a81991330a.png

  7. Esse número de 0.05 tem o percentual de erro de 2% para mais e menos. (Humor)
    Agora sério, no caso dos Windows mobile, não vejo notícias mostrando que eles estão sobrando nas prateleiras. Até depois do aviso neste site de que a China estava vendendo e depois acabou o estoque de alguns modelos.
    Graças aos updates, as pessoas não estão comprando muitos iPhone, a tela grande problemas de hardware e a falta da entrada do plug de fone também afasta outros tantos.
    O Android é a bagunça de sempre, milhares de empresas lançando novos dispositivos com qualquer hardware que esteja na moda. Poucas empresas tem tamanho para inovar. É o topo da cadeia alimentar.

  8. Fico pensando nestes gráficos um fala q aumenta outro q diminui.
    Imagina se a Nokia depois destes anos fora lança um Smart com symbian todo renovado e muito funcional(tempo pra fazer isso na moita eles tiveram ainda mais com os ex funcionários q montaram uma empresa deles pra montar o próprio cel).

    Tipo um symbian 10.9 por aí. aí queria saber como seria essa curva tipo:

    1- será q nós fãs da Nokia voltaríamos a comprar?(sabemos q assim como eu muitos de nós fomos pro windows por causa de confiar na nokia e não querer o android nem pintado de ouro e cravejado de brilhantes.)

    2- será que os desenvolvedores ficariam tao desinteressados de trab. nele qnto pro W10M/windows phone 8.1?

    Acho q ia dar muita treta. kkk.
    Ainda mais se os antigos app symbian tivessem uma facilidade de portar pra nova versão, de repente até ultrapassaria a quantidade de app da loja da MS. uma possibilidade triste =(

    1. confesso q ficaria balançado em voltar, mas gosto muito do W10m, porém esse descaso da MS com a gente daria uma vontade de compra-lo só pra dar um chute na MS pra mostrar que merecemos mais do q eles fazem por nós.

  9. Infelizmente isso não muda nada para os usuários.
    Vou migrar de sistema, não pelo fato do Windows Phone ser um mal sistema, mas pelo fato de ser esquecido. Mal tem apps e se tem, está sem atualizar desde Windows Phone 8. Além disso, todos já sabem que o Lumia vai ser extinto, e a Microsoft vai apostar nos Surface Phones. Sinceramente, prefiro mudar de sistema do que arriscar em um sistema que é um tiro no escuro.
    O Windows Mobile é um ótimo sistema, mas enquanto viver escondido não há como despertar interesse nos desenvolvedores.

    1. to usando o Android da minha mãe, já que meu Lumia está respirando por aparelhos (e eu já pretendia trocá-lo, depois que a MS o deixou de fora do w10)

      no começo foi difícil a adaptação, mas agora está tudo tranquilo.
      e olha que se trata de um LG L70 com 4gb de armazenamento e 1gb de RAM, até hoje não travou na minha mão, nenhum app fechou sozinho e nem pegou vírus.

  10. Atualmente não uso mais o SO da Microsoft. Mas isso não é motivo para mim odiá-lo, pois não entendo o fato do indivíduo amar um SO e odiar outros, ou seja, pagar de fanboy. Cada sistema tem peculiaridades que atraem seus usuários, e cada usuário fica onde convém seus gostos, condições e tipo de uso. Mas falando do Windows 10 Mobile, desejo que o sistema realmente cresça, tendo mais notoriedade no mercado móvel, tanto das OEM’s quanto dos desenvolvedores. E que a Microsoft dê mais atenção ao SO, agilizando tudo isso, pois um sistema com mais suporte de sua desenvolvedora tende a crescer, conquistando assim o êxito.

  11. Depois de imensos erros a Microsoft fez mais um,e esse sem retorno possível,ao acabar a produção própria e fechar as fábricas mandou uma mensagem.”Invistam vocês que nós estamos a conter custos”.
    Pelo amor de deus,estão à espera de parceiros ou de otarios?

  12. Esses números mostram um crescimento em relação ao mês anterior, no entanto, para se ter na análise mais concreta é necessário uma comparação anual
    Do desempenho do windows
    Um “pequeno” detalhe:

    Nov/15: 3,14%
    Dez/15: 2,58% ↓
    Jan/16: 2,86% ↑
    Fev/16: 2,57% ↓
    Mar/16: 2,54% ↓
    Abr/16: 4,03% ↑
    Mai/16: 2,57% ↓
    Jun/16: 3,26% ↑
    Jul/16: 2,79% ↓
    Ago/16: 2,30% ↓
    Set/16: 2,35% ↑
    Ou seja, em mais períodos o windows mobile caiu do que cresceu e em termos gerais não avançou muito….. De um ano para outro.
    Fonte: http://www.winbeta.org/wp-content/uploads/2016/10/mobile-share-sept-2016.png

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *