Xbox 360: hoje comemoramos seu 15º aniversário

Hoje, 15 anos atrás, em 22 de novembro de 2005, o Xbox 360 da Microsoft viu a luz verde do mundo dos jogadores. Sim, sentimo-nos nostálgicos quando celebramos este aniversário com tanta exuberância e não escrevemos profanamente sobre publicação!

É um aniversário particularmente grande para o Xbox 360, então é nisso que estamos nos concentrando hoje – e especificamente no lançamento do console em 2005, que foi iniciado com um grande evento de lançamento chamado Zero Hora.

O evento ocorreu em um hangar militar no deserto de Mojave, e permitiu que milhares de jogadores e membros da indústria testassem o novo console e sua linha de lançamento, descrito como “o melhor oásis do Xbox 360” pelo ex-chefe do Xbox, Peter Moore, em uma entrevista com GamesIndustry.biz em 2005.

Aqui estão algumas fotos do evento cortesia do Major Nelson do Xbox Live no Flickr :

É justo dizer que, apesar do amor esmagador que muitos fãs passaram a ter pelo o Xbox 360, a sua linha de lançamento não foi embalada com muito muitos jogos arrebatadores – não houve Halo ou  Gears of War, por exemplo.

Ainda assim, havia muito para se animar na forma do muito antecipado Perfect Dark Zero da Rare e do novo jogo de plataformas Kameo: Elements of Power, enquanto Project Gotham Racing 3, Call of Duty 2, Need for Speed ​​Most Wanted e uma ampla gama de títulos esportivos estavam disponíveis para definir na programação do primeiro dia para o console.

  • “Amped 3” (2K Sports)
  • “Call of Duty 2” (Activision Inc.)
  • “Condemned: Criminal Origins” (SEGA Corp.)
  • “FIFA Soccer 06 Road to 2006 FIFA World Cup” (Electronic Arts Inc.)
  • “GUN ™” (Activision)
  • “Kameo: Elements of Power” (Microsoft Game Studios e Rare Ltd.)
  • “Madden NFL 06” (Electronic Arts)
  • “NBA 2K6” (2K Sports)
  • “NBA LIVE 06” (Electronic Arts)
  • “Need for Speed ​​Most Wanted” (Electronic Arts)
  • “NHL 2K6” (2K esportes)
  • “Perfect Dark Zero” (Microsoft Game Studios e Rare Ltd.)
  • “King Kong de Peter Jackson: o jogo oficial do filme” (Ubisoft)
  • “Project Gotham Racing 3” (Microsoft Game Studios e Bizarre Creations Ltd.)
  • “Quake 4 ™” (id Software e Activision)
  • “Ridge Racer 6” (Namco Ltd.)
  • “Tiger Woods PGA TOUR 06” (Electronic Arts)
  • “Tony Hawk’s American Wasteland” (Activision)

De todos esses títulos de lançamento, Call of Duty 2 passou a ser o jogo de lançamento do Xbox 360 com melhor classificação no Metacritic com uma pontuação de 89, seguido de perto por Project Gotham Racing 3 e Need for Speed ​​Most Wanted.

O Xbox 360 foi originalmente lançado apenas nos Estados Unidos e Canadá em 22 de novembro de 2005, com a maioria dos países europeus recebendo-o em dezembro e outros sendo forçados a esperar até 2006. E como o Xbox Series X e Xbox Series S, o console esgotou muito rapidamente em muitas regiões com estoque limitado disponível no lançamento, descrito por Slate na época como “a grande falta de Xbox em 2005”.

No entanto, a CNN informou que o Xbox 360 vendeu 325.902 unidades na América do Norte em seu primeiro mês e se tornou o “console de jogos da primeira geração atual” a vender mais de dez milhões de unidades nos Estados Unidos em 14 de maio de 2008. Em junho de 2014, 84 milhões de versões do sistema foram vendidas em todo o mundo, gerando US $ 37,7 bilhões em vendas vitalícias de jogos.

Claro, há muitos aspectos fascinantes e memoráveis ​​do Xbox 360 e sua incrível biblioteca de jogos, apenas para citar alguns, então quais são suas memórias favoritas do Xbox 360, e você teve a sorte de colocar as mãos em um console deste no primeiro dia? Deixe-nos saber abaixo .

21 comments on “Xbox 360: hoje comemoramos seu 15º aniversário

  1. Meu console até oje gosto muinto dele nao deixar a deseja em nada para um ps4 ele er até melho porque er desbloqueiado e tem muintos mas jogos eu amo esse console mais mesmo assim vo compra um series s daqui 2 anos mas poderoso e mas barato que o ps5 chora soninhos 4 kkk

    1. O lucro operacional da divisão Xbox foi o mesmo da divisão Playstation no ano fiscal de 2019, mesmo o PlayStation 4 vendendo o dobro de Xbox One.

      Analise melhor os seus conceitos de grande sucesso.

      1. Aconselho a vc rever os seus 🙂
        Pq lucros têm inúmeras variantes que levam a chegar nisso.
        Agora, sucesso de público é medido com unidades vendidas.

  2. O console que reviveu minha vontade de jogar videogame pois depois do Super Nintendo não existiu sequer um console decente, joguei Nintendo 64, Game Cube mas não tinha entusiasmo e até cogitei parar de jogar porque era muito dinheiro pra pouca jogatina, com o 360 tudo mudou.

  3. Como eu não tive um 360, eu subestimo um pouco o impacto dele.

    A verdade é que ele foi incrivelmente relevante. Foi o Mega Drive da Microsoft. Ele foi tão relevante que conseguiu sobreviver ao RRoD e manteve as boas vendas! Difícil um produto se aguentar com uma falha tão crítica.

  4. Tava aqui pensando, o Gamepass tem quase 350 jogos no console.
    Então, pra ter 1 jogo eles pagam 350 reais.
    Nós pagamos “1 real” pra ter 350 jogos.

    Diferença brutal

  5. Já tive dois xbox 360 um era desbloqueado e superaqueceu e não funcionou mais, o outro eu tenho até hoje, funciona perfeitamente é original e bloqueado comprei vários jogos nele e me orgulho disso, joguei muito nele antes de comprar um Xbox One, agora ele está parado um pouco pq o controle deu problema.

  6. Cheguei tarde nessa geração, fui comprar o 360 para meu sobrinho em 2016, até então estava no meu PS2 desbloqueado gerreiro, kkkkk. Foi o primeiro console bloqueado que comprei desde o super nintendo. gostei tanto que depois comprei um para mim. Depois resolvi entender e consertar, hoje tenho 3, um fat, um E e um Trinity RGH feito por mim mesmo, todos comprados com defeito e consertados por mim.

  7. X360 me fez voltar para os console depois de 5 anos no PC, comprei o primeiro em x360 no final de 2007, xbox one janeiro de 2014 e Xbox series day one!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *