Xbox cria ferramenta para calibrar HDR nos jogos do Xbox One S e Xbox One X

Temos aqui uma ferramenta muito útil e que todos os proprietários do Xbox One S e Xbox One X devem conhecer. Hoje, a Microsoft lançou uma atualização prévia para seus consoles destinada aos Insiders e que apresenta uma nova ferramenta de calibração de iluminação de alta faixa dinâmica (HDR).

Você pode dar uma olhada na imagem tirada pelo usuário do Twitter @EvilBoris abaixo. A “Imagem não calibrada” parece mais desbotada do que a “Imagem calibrada”. Definitivamente, isso deve ser útil quando você lida com jogos complicados como o Monster Hunter World.

No momento, apenas o Xbox One S e o Xbox One X suportam HDR. Portanto, você pode precisar de um desses dois consoles para acessar esse recurso. Ele não funciona com o Xbox One comum, porque não tem capacidade para renderizar HDR através de sua porta HDMI.

Você usaria esse recurso? Muitos acham que alguns jogos são um pouco sombrios, então isso deve ajudar a melhorar a iluminação da forma que mais lhe agrada.

65 comments on “Xbox cria ferramenta para calibrar HDR nos jogos do Xbox One S e Xbox One X

  1. Jorge, você poderia fazer uma matéria com dicas de modelos de TVs de 2019 e de 2020 que são ideais e estão 100% prontas para a próxima geração, que suportam 4K, HDR, HDMI 2.1, 120 Hz, e até uns 20ms de latência.

    1. LG Nano86 55 polegadas! Excelente pra jogos, estou a 2 semanas e com o Xbox One fat que tenho, vi bastante diferença! Tem tudo isso aí e está na faixa de 3800,00 R$

      1. Já coloquei aqui nos meus favoritos. Vlw!!! Essa aí LG 55NANO86 é uma das melhores opções de custo-benefício pra aproveitar ao máximo a próxima geração. Da Samsung tem a 55Q60 também como ótima opção, mas tenho que confirmar ainda se tem todas as características.

        1. A Q60 não tem HDMI 2.1! A Q70t e Q80t e q90t teem, só que é só uma entrada, e além disso, dizem que nerfaram a tv em outros aspectos em relação aos modelos de 2019 (troque o t por r) logo, a LG nano86 e SM9000 são os modelos que mais entregam em uma faixa de preço até menor! Só que ela tem o problema de vazamento de luz, quando a tela fica escura você consegue ver um rastro branco quando uma cor aparece na tela! Porém eu percebi que isso ocorre só quando as imagens não estão em 4k, se você deixar no “Padrão” a imagem da tv para filmes e séries , fica perfeito, eu mesmo estou vendo Peaky Blinders que tem muita cena escura, e em 4k está perfeito! E para jogos não tem isso de vazamento de luz! Não dê ouvidos aos falatroes sobre esse “vazamento de luz” você se acostuma, tire suas próprias conclusões! Fora isso , a tv é perfeita!

        2. Eu prefiro esperar pra ver se vai ter o acordo com a Samsung ou se vai poder instalar o app do Xcloud/Console streaming em qualquer marca, pra depois comprar a TV, to pensando mais pra frente ja

      2. Cara as OLEDS não tem esse problema eu tenho tbm uma SJ8000 Nanocell de 49pol que dei para meu filho jogar no XBOX ONE dele, e assim essa SJ8000 eu utilizava para jogar no meu X e realmente no escuro o cvazamento de luz é grande, mas na claridade se percebe pouco e a TV é muito boa. Tive experiências ruins com SAMSUNG.

      3. Cara as OLEDS não tem esse problema eu tenho tbm uma SJ8000 Nanocell de 49pol que dei para meu filho jogar no XBOX ONE dele, e assim essa SJ8000 eu utilizava para jogar no meu X e realmente no escuro o cvazamento de luz é grande, mas na claridade se percebe pouco e a TV é muito boa. Tive experiências ruins com SAMSUNG.

    2. Ótima ideia, tb tenho essa curiosidade e é importante que as pessoas saibam quais serão as TV´s que aproveitarão o potencial do XSX.

    3. Pra isso existem sites especializados…

      displaylag . com

      rtings . com

      inputlag . com

      Qualquer TV pronta pra próxima geração não sai menos de 5000 reais.

      Ou gasta grana ou espera melhorar os preços e continua com a geraçao de agora!

    4. Comprei recentemente uma LG55C9PSA de OLED TV maravilhosa recomendo a todos, já etsou me preparando para a próxima geração, no meu XBOX ONE X já ta lindo e ontem comprei o aplicativo Dolby Access para abilitar o Dolby Vision e o Dolby ATMOS para minha TV, estou muito feliz com isso…

    1. Depende,Prey é um jogo que você pode ser stealth ou tacar o terror,The evil within é um Jogo survivor-horror, já os Metrôs, é melhor jogar pelo gamepass,e recomendo comprar o metrô Exodus Gold edition( R$ 77,53)

  2. Tenho o XBOX ONE X SCORPION EDITION nacional e uma MU6120 49 ploegadas!
    Tem HDR!
    Porém como é uma tv de entrada, infelizmente não tem o HDR1000!
    Jogo sem HDR 😔😕

  3. Alguém sabe o que houve com os preços do xbox one s? Já vi este console a 1200$ e agora tá 2000$ pra cima. Meu xbox one fat deu perda total após uma queda de energia, o laudo técnico apontou placa em curto, foram bons 4 anos de uso, constante, nos dois primeiros anos eu nem desligava ele, era o dia inteiro ligado, 24/48,ou em jogos, ou no YouTube, ou Netflix, e foram várias quedas de energia durante este percurso, só usava dois fans em cima dele para ajudar a dicipar calor, bom, agora ele está morto, e a companhia de energia vem buscá-lo amanhã para fazer o ressarcimento na sexta, foi uma jornada para conseguir isto.
    Em sete dias úteis chega o Xbox one s, espero que seja tão durável quanto o one fat. Paguei 2200$no extra, e foi difícil, pq estão sem estoque, no sites todos não tem entrega pros endereços em SP.
    Tem um monte de nego vendendo usado a 1800$ pra cima… Imagina só o séries X, só daqui a dois anos mesmo pra mim.
    Para um pai de família,(como eu, que não sou rico) pagar mais de 4 mil em um brinquedo é simplesmente insano. Mais da vontade,difícil é conseguir o aval da dona encrenca.

    1. Eu comecei uma fundo de reserva para o series X, escondido da patroa.
      Desde fevereiro tenho deixado alguns mangos reservados para tal. Depois de comprado é fácil acalmar a fera. hahahaha

      1. Consegui juntar uma boa grana já, agora aguardar a definição de preço para ver se a grana q juntei vai dar!! See for 500 dólares já toiu com a grana, mas se for 400 ai va dar ain pra pegar mais um ano de GAME PASS junto com o novo console.

      2. Tô desse jeito tb. Só que já estou avisando a patroa que vou comprar o videogame novo no fim do ano, ela só não sabe que já tem uma graninha reservada pra ele kkk

    1. Mais uma prova que você não sabe o que fala. O Sony implementou o HDR no PS4 somente no final de 2016 e nenhum jogo suportava isso.
      https://www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n78883/HDR-PS4-enfeite-no-menu.html

        1. Eu percebo que os jogadores do Xbox conhecem muito mais do PlayStation do que os de Playstation conhecem o Xbox. É aquele negócio, quem pesquisa compra um Xbox. Talvez por causa do marketing ridículo do Xbox. Eu nunca vi uma propaganda do Xbox no Brasil, já do Playstation já vi um monte em tudo quanto é lugar.

        2. Eu percebo que os jogadores do Xbox conhecem muito mais do PlayStation do que os de Playstation conhecem o Xbox. É aquele negócio, quem pesquisa compra um Xbox. Talvez por causa do marketing ridículo do Xbox. Eu nunca vi uma propaganda do Xbox no Brasil, já do Playstation já vi um monte em tudo quanto é lugar.

      1. Alguns jogos do XBOX ONE suportam Dolby Atmos, mas não conheço nenhum do PS4 que tenha suporte a isso e olha que a Çouni vai revolucionar o mercado 4k4k4k4k

      1. Então sua tv tá com algum problema ou não configurou a conexão do Xbox com tv (deepcolor). Na minha tv ativa o HDR até no menu do Xbox.

    1. Tenta o seguinte.
      Le o manual da sua tv e descobre quantos bits por pixel ela tem. No mesmo local vc deve encontrar o numero de bits recomendado e em quais configuracoes poderá utilizar RGB e se vai precisar ativar a compactação (ycc 4:2:2 por padrao o XB é 4:4:4) pra usar em 4k com o maximo de bits por pixel que sua tv entrega.

      Depois faça a calibragem da tv de acordo com as instruções do console. (Atenção as instruções de iluminação do ambiente)

      Se as condicoes de iluminacao mudar (ex: dia / noite ) considere recalibrar o hdr antes de jogar.

  4. Eu tenho um Xbox One X e um PS4 Pro. No PS4 é automático, todas as vezes que eu o ligo na minha TV 4k ele pede para eu calibrar o HDR. Faz uma diferença gritante nessa calibragem, sem falar que depois não preciso ficar calibrando jogo a jogo.

      1. Cara, eu não sei se é pq a minha TV é Sony, mas quando eu tiro o PS da TV do quarto (que não tem HDR nem 4K) e a coloco na TV da sala, quando eu vou rodar o primeiro jogo ele já avisa que a TV tem a função de HDR e já faz a calibragem. Depois não preciso fazer isso para mais nenhum jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *