Carregando...

Xbox está prestes a ter outro novo grande recurso

A família de consoles Xbox One da Microsoft desfrutou de uma série de grandes melhorias nos anos seguintes ao lançamento. E esse espírito de inovação não está mostrando sinais de desaceleração, pois agora os proprietários de Xbox One poderão em breve ter seus jogos aprimorados pelo sistema de áudio DTS:X.

Rumores de que esse recurso poderia estar chegando estiveram circulando por algum tempo dentro da comunidade Xbox Insider, mas foi confirmado hoje em um tweet por Steven Wilssens, um dos líderes da equipe de áudio da Microsoft.

A grande questão do DTS:X, se você não está familiarizado com isso, é que é um sistema de som surround baseado em objetos. Isso significa que – como seu rival Dolby Atmos – ele cria verdadeiras paisagens de áudio tridimensionais que colocam você no coração da ação. Sistemas de som não baseados em objetos, por comparação, simplesmente produzem efeitos sonoros nos seus alto-falantes.

DTS:X está disponível para filmes através da unidade Blu-ray/4K dos consoles Xbox One desde 2017. Mas como vimos – ou melhor, ouvimos – o seu concorrente Dolby Atmos já é usado em títulos como Assassin’s Creed: Origins e, especialmente, Shadow Of The Tomb Raider, o som surround baseado em objetos pode proporcionar experiências verdadeiramente transformadoras com os jogos. Por isso, é ótimo ver a Microsoft adotando uma abordagem de formato neutro para o som em jogos, expandindo seu alcance de áudio para incluir o formato DTS e o Dolby.

Os usuários de PC ficarão satisfeitos em saber que Wilssens confirmou que o suporte a DTS:X também virá ao Windows nas próximas semanas – mesmo antes de chegar ao Xbox. Na verdade, um cabeçalho de aplicativo DTS: X Ultra (Ultra sendo a versão do DTS: X projetada com jogos, aplicativos VR e AR em mente) já era visível na Microsoft Store há algum tempo, mas sem o aplicativo por trás dele sendo publicado.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre quais títulos receberão o DTS: X Ultra. Ou, potencialmente, quais títulos já lançados podem estar alinhados para uma atualização do DTS:X através de um patch futuro. Nenhuma data de lançamento exata para a atualização em jogos do DTS: X foi confirmada no tweet; apenas afirmou “nas próximas semanas”. No entanto, o tweet confirmou que, como de costume com os novos recursos do Xbox, o suporte ao DTS:X será lançado primeiro para o Xbox Insiders, para que os possíveis bugs e problemas possam ser corrigidos antes de serem lançados para comunidade Xbox.

A equipe de áudio da Microsoft fará com que o DTS:X seja lançado corretamente, considerando os problemas bastante abrangentes (mas que agora parecem resolvidos) experimentados por alguns usuários do Xbox quando a funcionalidade Dolby Atmos apareceu.

Fique de olho no meu feed do Windows Club para obter mais detalhes sobre esse ótimo novo recurso do Xbox como e quando ele irá aparecer.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.