Xbox Game Pass deve começar a preocupar a Sony e a Nintendo

ps4-xbox-nintendo

Nesta semana, a Microsoft anunciou que estava expandindo o Xbox Game Pass para incluir também novos títulos exclusivos do Xbox. A partir deste ano, jogos exclusivos do Xbox One como Sea of Thieves, Crackdown 3 ou futuros jogos de Halo ou Gears, também ficarão disponíveis no dia em que forem lançados também no Xbox Game Pass.

O serviço custa R$29 por mês, e permite fazer o download de uma grande variedade de jogos, sendo considerado como um serviço bastante atraente. Porém, a adição dos exclusivos da Microsoft já no dia dos seus respectivos lançamentos tornou o que já era bom, em algo ainda melhor.

Não ouvi nada além de coisas boas sobre Sea of Thieves, obviamente os novos jogos como Halo, Gears e Forza serão cobiçados, e a Microsoft teria manifestado seu interesse em focar em mais títulos exclusivos, começando com o Fable 4 que poderá ser lançado no futuro e está na boca dos vazamentos.

Ao incluir estes exclusivos no Xbox Game Pass, é claro que a Microsoft está lentamente construindo algo que a Sony e a Nintendo deveriam se preocupar. Este é uma situação similar ao “Netflix“, algo que muitos lutaram contra há anos, mas que se tornou uma febre na atualidade para os amantes de seriados.

O maior problema para as duas empresas japonesas é que ambas não podem competir com isso. A Sony e a Nintendo são empresas que vivem de exclusividades muito valiosas para seus consoles que elas dificilmente ousariam colocá-las em algum tipo de pacote de assinatura como esse, e assim iriam arriscar perder as vendas de lançamento. A Nintendo nem sequer tem a estrutura para um serviço como este, sempre atrás neste tipo recurso, embora pareça incrivelmente improvável que a Sony disponibilize God of War 4 ou The Last of Us 2 na PlayStation Now porque: A) eles querem esses milhões de vendas de US $ 60 e B) com jogos baseados em história, eles podem ser zerados rapidamente e depois deixados de lado. Diante disso, os assinantes cortariam a assinatura depois que finalizassem os jogos.

A Microsoft … não se importa.

phil-spencer-2

Sim, a empresa americana possui seus jogos exclusivos e precisa continuar desenvolvendo mais e melhores, mas já demonstraram que são flexíveis, primeiro concedendo aos jogadores uma cópia para PC caso tenham comprado uma versão para console (e vice-versa) com Play Anywhere, e agora adicionando jogos exclusivos no lançamento ao custo de R$ 29 no serviço. Combine um serviço de software incrivelmente atraente, como o Game Pass, com o melhor hardware do Xbox One X, e a única peça que falta é atacar os nichos de exclusividades que a Nintendo e a Sony têm em seus arsenais.

Anthem

Mas se a história não acabasse aqui? Pense comigo, se a Microsoft fizesse algo realmente louco e fechasse contrato com a EA ou Activision ou Take Two ou Ubisoft e pagasse a alguma um caminhão de dinheiro (o tipo de dinheiro que só a Microsoft tem) para garantir que algo como Red Dead 2 ou Anthem, etc. também pudesse aparecer no dia do lançamento como parte do Game Pass. Isso pode ser algo caro, mas se tiver alguma empresa com essa capacidade de fechar um acordo desse nível, provavelmente será a Microsoft.

Não só o Game Pass, mas por tantas mudanças na marca Xbox One agora, pode ser mesmo uma razão para escolher o console sobre seus rivais. Se a Microsoft puder atrair ainda mais desenvolvedoras para a Game Pass e começar a fazer exclusividades que abafem os grandes jogos dos concorrentes, podemos estar prestes a entrar numa era muito diferente.

O que vocês acham?

Via: Forbes

92 comments on “Xbox Game Pass deve começar a preocupar a Sony e a Nintendo

  1. e a Microsoft fizesse algo realmente louco e fechasse contrato com a EA ou Activision ou Take Two ou Ubisoft e pagasse a alguma um caminhão de dinheiro (o tipo de dinheiro que só a Microsoft tem) para garantir que algo como Red Dead 2 ou Anthem, etc. também pudesse aparecer no dia do lançamento como parte do Game Pass. Isso pode ser algo caro, mas se tiver alguma empresa com essa capacidade de fechar um acordo desse nível, provavelmente será a Microsoft. Kkkkkkk

    1. Bem, quem tem noção da posição da Microsoft no mundo não riria disso, inclusive, a Forbes que disse e que emana a lista com as empresas mais poderosas.

      Rir disso mostra a falta de noção. Mas não talvez você não tenha argumentos melhores.

      1. mas acho que mesmo podendo ela não fará… pq ela pode usar esse mesmo caminhão de dinheiro para investir em seus jogos e atrair mais gente pro seu serviço baseado nos SEUS jogos… e com certeza ganhar muito mais com o serviço por causa disso hehehehe… a MS é foda… massssssss prevejo uma E3 épica… preparem o guarda chuva pq vai ser foda os poneys vão se desesperar…

  2. Só digo uma coisa: graças ao Game Pass dezenas de milhões de Players jogarão Sea oficial Thieves no lançamento, e também todos os medalhões seguintes da Microsoft. Aí sim todos verão a importância do modelo Game Pass.

  3. Dentre as 3 plataformas a unica que conta com dinheiro e estrutura para fazer isso é a MS, Switch esta sendo um sucesso, com os mais variados jogos sendo anunciados para o console nesse seu segundo ano, até mesmo sendo considerado um “novo super nintendo”, mas não conta com uma estrutura online para isso, ainda estamos para ver um serviço como a Live/PSN na plataforma da Nintendo

    Quanto a Sony, essa sim conta com uma estrutura para o online, mesmo que capenga, mas a parte financeira é o que pega, não é novidade para ninguém que o setor que mantem a Sony fora do vermelho é o PS4, até mesmo a Sony Pictures está a perigo de ser vendida (algo que vai impactar diretamente os filmes… digo, os jogos dela), então não acredito que ela arriscaria sair do seu quadrado para investir em uma empreitada de tal magnitude.

    1. True exclusivos de qualidade que ninguém joga e ninguém compra. São só demos técnicas de textura e efeito, sem IA, sem física, só eventinho scriptado. Aham. Enquanto isso, Halo 5 e Gears 4 estão lindíssimos, completos e muito bem nos campeonatos e na salas de multiplayer por aí, e não terão servers desligados em 2 anos. Os Forzas eu nem vou citar, porque nem tem concorrentes.

  4. Elas vão começar a se preocupar quando a MS começar ameaçá-las.

    Enquanto a estratégia da Microsoft for distribuir seus fracos jogos pseudo-exclusivos pra sua fraca base mendiga, ninguém vai mover um pauzinho. É preciso de mais. MAIS.

    Não é curioso que a MS faz de tudo pra atrair jogadores e ainda assim ela tem uma venda extremamente fracassada em relação aos concorrentes?

    Qual a única coisa que os concorrentes tem que a MS não tem até hoje? Sim, vocês sabem a resposta: JOGOS TRUE EXCLUSIVOS DE QUALIDADE.

    Enquanto isso não acontecer ovelhinhas, a Microsoft continuará vendendo um hardware inútil com assinaturas caras sem NENHUM atrativo extra.

    Podem xingar, ignorar, ridicularizar, mas no fundo todos sabem que o Xbox com tudo que a MS tem feito ainda é o terceiro console da geração

    Um PC ainda faz melhor o papel decepcionante que o Xbox vem tendo nessa geração

    1. TU REALMENTE ACREDITA QUE O PS4 VENDE POR CAUSA DE JOGO EXCLUSIVO? Que todo mundo compra PS4 a rodo pra jogar o The Last Guardian, Gran Turismo, God of War?? TU REALMENTE ACHA ISSO? Caralho, tudo o que tu disse aí de vendas é o MARKETING BOCA A BOCA. Os jogos mais vendidos do console da Sony são COD, GTA E FIFA! Os games exclusivos são de nicho! E outra, “jogos exclusivos de qualidade”, é tu que define qualidade? TU JÁ JOGOU ALGUMA FRANQUIA DA MS?? Cara, tu só falou merda. A Sony é uma EMPRESA QUEBRADA, que está viva graças a UMA ÚNICA DIVISÃO. Ela não tem grana pra fazer o que a MS está fazendo e ela SABE DISSO. As evoluções na industria viram tendências, uns com melhor qualidade, outros com menos, mais viram tendências. Tenho certeza de que Nintendo e Sony TENTARÃO FAZER ALGO SIMILAR, aí eu quero ver o teu discurso se repetir. Se esconde atrás de um fake pra falar besteira.

    2. Que imbecil arrombado, ele coloca um monte de argumentos “contretos” e destaca… UM ARGUMENTO SUBJETIVO, ABSTRATO, um gosto: “jogos true exclusive de qualidade”!!

      que BURRO pqp kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    3. kkkkkk eu ia começar, mas os caras ja arrebentaram você aqui em baixo! volta lá pro downgrade of war “jogo killer xbox” kkkkk

    4. Pior console eo ps4 com carcaca de baixa qulidade e controle que range com gatilhos de plastico, que nwm serve pra jogar gt sport que euma fraude de 4 anos jogados fora. A sony tem vender mesmo pois sangra dinheiro com outras divisoes e a microsoft e a swgunda empresa mais poderosa do planeta , consoles nem triscam no orcamento, e onde que quarwnta milhoes se consoles e pior que 13 do swhich……..

    1. Exatamente, o mercado de indies com qualidade irá aumentar e produtoras pequenas tambem irão ganhar, ou seja, a MS ajudando todo mundo.

  5. A Nintendo literalmente caga pra Sony, pra Microsoft e pro consumidor. A filosofia da Nintendo é nós somos inovadores, nós somos diferentoes, nós idealizamos o nosso produto. Se o produto não der certo no mercado a gente encerra o suporte. Vc consumidor da Nintendo só tem o direito de pagar caro. Com a Sony a situação deve ser muito diferente, pois o Xbox One é o concorrente direto do PS4 no ocidente. Será que a Sony criar um serviço novo no PS4, vai adotar o EA Access e vai melhorar a PSN ? Vai nada. O que ela vai fazer é aumentar o valor da propina pra mídia especializada continuar falando mal do One.

  6. acho desnecessário gastar tanto dinheiro com as terceiras, pq?? pq só por disponibilizar os seus exclusivos já torna o game pass muito atraente, é bobeira jogar esse caminhão de dinheiro na mao das terceiras, melhor é gastar esse dinheiro desenvolvendo seus próprios jogos e dando mais força ainda para o game pass, e com o play anywhere atraindo inclusivo o pessoal do PC pra brincadeira, isso será um WIN WIN da MS… ela fez uma jogada de mestre dessa vez…

  7. Acho que a Sony está de olho nas reações do mercado mas não preocupada com isso, acho que o foco dele agora é dar uma baixada na moral do switch, pq estão sendo devorados no mercado Japonês tanto em consoles como em vendas de jogos. já a nintendo não se importa com nada alem dela mesmo vai trilhar seu caminho independente da concorrência.

  8. ”Se a Microsoft fizesse algo realmente louco e fechasse contrato com a EA ou Activision ou Take Two ou Ubisoft e pagasse a alguma um caminhão de dinheiro (o tipo de dinheiro que só a Microsoft tem) para garantir que algo como Red Dead 2 ou Anthem, etc. também pudesse aparecer no dia do lançamento como parte do Game Pass” kkkkkkkkkkk jogando milhões fora? Deveria ser melhor com os indies como KSP etc.

  9. Vamos ver daqui a 1 ano como o mercado vai se comportar. Eu acredito que a médio e longo prazo um serviço como o GamePass tem a capacidade de vender consoles mais do qualquer jogo exclusivo por si só, desde que bem comunicado e com bons lançamentos Day One nele de maneira regular.

    Quer dizer, levando em conta o público de massa, cada vez habituado com serviços do naipe do Netflix e Spotifty, é mais apetecível adquirir um console + serviço para ter acesso imediato a um catálogo de quase 200 jogos (já são mais de 170 atualmente), do que um console + 1 jogo.

  10. Vamos ver quem vai ter poder financeiro pra aguentar oque der e vier pela frente .hoje a microsoft e um colosso , tem poder suficiente pra faser oque quiser.Ela nao e com a antiga sega que nao tinha aonde cair morta, tem poder o suficiente para comprar ate a nintendo e sony juntas.

    1. O mais interessante é que a Microsoft, como o Google, sabem que precisam constantemente criar formas para agradar os seus consumidores. Enquanto a Sony ainda acha que é grande demais para cair, vamos ver os novos episódios.

      1. Eu fico triste em ver a Sony manter a mesma estrategia e com isso só perdendo mercado, foi com Notebooks, foi com Smarts, e agora com o carro chefe, o PS, não quero a Sony afundando, espero que ela se recupere e possa voltar a ser competitiva.

  11. Eu acho a jogada muito boa, acho que ela vai da certo, vai atrair mais jogadores, Microsoft vai lucrar mais e tudo a mais.

    Mas falando exclusivamente de mim, que já estou velho, que não tenho tempo para mais nada, vale mais a pena a qualidade do que a quantidade.

    Uau… 200 jogos por 30 conto, legal, mas nunca vou conseguir jogar esses 200. Prefiro um bom jogo (singleplay, com uma historia legal), mesmo se for para pagar 200 conto nele.

    PS: Para quem tem Switch, joguem Xenoblade, estou adorando.

    1. O chamariz não é jogar 200, mas sim ter acesso fácil a esses 200. Esse é o detalhe.

      O Netflix, guardada as devidas proporções de tecnologia e oferta, tem muito a ensinar nessa questão. Sobre oferta, acesso, e diversidade no catálogo.

      Obviamente para quem joga pouco, tem a opção de adquirir individualmente um jogo e ficar o ano inteiro nele. Em todo caso, a opção continua lá, um não anula o outro.

        1. Se a pessoa só tem tempo para zerar uma campanha a cada seis meses eu recomendaria o Switch mesmo. A demanda por jogos fecha direitinho com a oferta presente no videogame e por ser meio portátil facilita achar tempo para jogar.

    2. A maioria dos jogos são retrocompativeis e sem legenda, pra quem liga pra isso pode ser um problema ja que jogos triploA da pra contar no dedo

    3. Xenoblade é top mesmo, também é o que ando jogando no Switch xD, espero que saia o port do Xenoblade X, fiquei tentado a pegar um Wii U por causa desse jogo =x

  12. O que eu acho? Acho que escolhi o console certo!!! Tive PS3, x360 e Wii (não o U), mas na passagem pra nova geração optei pelo XONE e estou plenamente satisfeito. Já coleciono cerca de 500 jogos digitais, metade são Retrocompatíveis e cerca de 150 foram brinde da Live Gold. Gamepass é muito show! Testei o serviço e aprovei com nota 10. Certamente serei assinante fiel. Pense bem: apenas 1 real por dia para ter centenas de jogos, inclusive lançamentos!!! Vale muito! 😀 <3 MS

    1. Sim, o custo benefício do Xbox é patamares acima no mercado de consoles, ainda mais se restringirmos a conversa ao mercado brasileiro. Não tenho aquilo que chamo de “fetiche” por exclusivos ou pela restrição de um jogo, embora eu tenha gostado muito das franquias da Microsoft. Prefiro de avaliar uma biblioteca de forma abrangente.

      Eu tinha um ps4, um bom console até, mas tive alguns contratempos e resolvi vende-lo e apostar no Xbox, em meados de 2015.
      Foi a escolha mais acertada como jogador, pois tenho os jogos que quero de maneira conveniente, acessível.

      Se trata de uma plataforma moderna, que me oferece opções.

  13. Aí fazem um alarde “nossa uma rede da áustria (¬¬) não vai vender mais xbox MEU DEEEUS”

    faz tempo que os principais serviços dessas indústrias são serviços digitais na nuvem, e vemos comparações com a sega, em momentos totalmente diferentes.

    E tem aí pra mim questão mais importante, a microsoft aquela empresinha pequenininha, bem pobrezinha tadinha não sabe o que faz, coitada dela, nós que comentamos aqui na internet, ricos que somos que sabemos como gerir uma empresa gigante daquele tamanho!
    Ahh e claro, os youtubers né, como pude esquecer, eles sim sabem de tudo, nem sei porque que eles próprios não abriram a microsoft deles ainda! kkkkkkkk 😀

    1. Atenção que esta nova estratégia da Microsoft está a bater de frente com grandes distribuidores da electrónica, que em alguns países, aqui na Europa, dominam 80%do mercado. Se a consola não estiver na loja não se vende.

      1. sim, mas serviços como o windows e o pacote office que são serviços que tem potencial na nuvem, e não em lojas físicas, e mesmo assim ninguém deixa de comprar computadores!
        Até porque não se vende computadores nem consolas pela nuvem, e ninguém vai assinar o gamepass sem comprar um xbox né! Ah menos que UMA rede de lojas na ÁUSTRIA represente os 80% de que você falou aí!

      2. A Microsoft só precisa fazer um Marketing bom e vender seu consoles pela Internet, e tem outra ela vai ter o melhor Marketing de todos o “boca a boca” porque todo dono de Xbox vai espalhar por ai as vantagens de ser ter um Xbox One até convencer os amigos que o custo beneficio é muito melhor no Xbox One do que no PS4.

        1. Como fez o usuário do Windows Phone? Ainda me lembro de ir a uma grande loja pedir especificamente um aparelho com Windows Phone e eles avisarem que aquilo não era nada bom.

  14. Um Netflix ou Spotify de jogos é uma ideia excelente, principalmente para jogadores de consolas que não se a pegam a nenhum jogo em especial, eu no PC praticamente só jogo Company of heroes, por isso para mim não servia ter de pagar um estipendio mensal.
    A agora falta ver o outro lado, os varejistas, e é assim que se diz em pt-br?, que vendem o hardware, também o faziam com o o olho na venda de jogos, estilo as máquinas de café Nespresso, que saem quase de borla tendo em conta que a Nestlé vai buscar o lucro ao café. Esses varejistas têm grandes lojas, vendem milhares de produtos, tem imensos empregados, por isso vender ou não uma simples consola, sabendo que após a venda inicial não vão ter mais lucro com ela, pode levar, como já o fez na Áustria, a que achem que realmente não vale a pena a logística envolvida na compra e venda dessa mesma consola. Não estamos a falar da venda de um televisor, que já tem as regras estabelecidos, vendesse e pronto, a margem de lucro já lá está, como sempre esteve, e se alguma marca se opuseram à estratégia do varejista, há cem na fila. O que a Microsoft está a fazer é quebrar uma regra já estabelecida, dita o preço, é aceite, a partir daí o varejista é que tem de buscar o lucro, e esse vinha com a venda de jogos,mas esse lucro acaba com essa nova politica.
    Estamos a falar ou de um possível aumento brutal do preço da consola, ou de um possível boicote generalizado da mesma, e estamos a falar de algo que tem de ser vendido em lojas físicas, e ao contrário do conteúdo do Netflix é do Spotify, que podem ser servidos em qualquer aparelho, o conteúdo do game pass só pode ser vendido no Xbox.

    1. Acho que o boicote da rede austríaca foi um ato desproporcional, irrazoável, pois o lucro da venda do console pode ser buscado na venda de jogos third parties para o Xbox. Uma rede não terá prejuízos vendendo Xbox, por isso, quem boicotar estará entregando seus clientes para a rede concorrente. Não haverá boicote generalizado.

    2. Uma empresa vende TV pra vender o que futuramente? Nada, ela ganha o lucro da TV assim como o de um microondas, geladeira ou praticamente qualquer outro ítem a venda. Por que com o XBOX tem que ser diferente? Vende e lucra com a venda do console, simples.

      1. Como eu disse a regra nas TVs sempre foi essa, nas consolas não, a notícia do boicote, que não o é propriamente, é só um dizer que essa consola não interessa comercialmente, já se está a espalhar. Se não interessa a um provavelmente não vai interessar outros.

  15. Aos que estão se doendo pelas lojas; porque vcs não montam uma locadora de filmes e uma loja de CDS para ajudar a indústria de DVD e video cassetes kkkkk o mundo gira amiguinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *