Carregando...

Xbox Game Studios entram em modo de execução, mas novos estúdios podem ser comprados

Enquanto o Xbox Game Studios está em grande parte no “modo de execução“, desenvolvendo novos jogos para o Xbox Series X, Phil Spencer disse ao Stevivor que ainda há lacunas e a necessidade de “novos pontos de vista”.

Na E3 2018, Spencer confirmou que o Xbox Game Studios adquiriu Ninja Theory (Hellblade: Senua’s Sacrifice), Compulsion Games (We Happy Few), Undead Labs (State of Decay 2) e Playground Games (Forza Horizon 4), além da formação de um novo estúdio chamado The Initiative. Isso foi seguido pela aquisição da Obsidian (The Outer Worlds) e da inXile Entertainment (Wasteland 3) no final do mesmo ano. Depois vimos a criação de um estúdio chamado Age of Empires e aquisição da Double Fine na E3 2019. Enquanto Spencer está satisfeito com o crescimento do Xbox Game Studios, ele ainda diz que há espaço para melhorias.

“Estamos sempre abertos”, disse Spencer quando perguntado se ele ainda estava interessado em adquirir novos desenvolvedores. “Gostei da diversidade geográfica que temos crescido com nossos estúdios. Se você olhar para a Ásia, não temos estúdios de first party na Ásia. Eu acho que é uma oportunidade para nós. ”

“Passamos do modo de aquisição para o modo de execução“, continuou Spencer. “[Estamos] sentados aqui com mais de 15 estúdios trabalhando em jogos. Mas não se trata de um desfile de logotipos, ou ‘veja quem adquirimos esta semana’, mas realmente sobre quais jogos [os estúdios] vão construir.

“Eu acho que uma empresa iniciante forte e em crescimento é definitivamente parte de nossa estratégia”, concluiu. “Eu adoraria continuar a atrair novos contadores de histórias com novos pontos de vista em nosso portfólio primário”.

“É realmente o que os criativos farão”.

Na X019 em Londres, o Xbox anunciou o Grounded da Obsidian, que tinha lançado há alguns semanas o amado The Outer Wolrds, juntamente com outro olhar sobre o Bleeding Edge da Ninja Theory.

“Ambos foram iniciados antes da aquisição”, enfatizou Spencer. “Então nós os vimos quando estávamos fazendo aquisições nos dois estúdios”.

“É realmente o que os estúdios criativos farão – eles geralmente encontrarão um pequeno grupo que quer sair e tentar algo diferente. É engraçado com a Ninja Theory, porque meu primeiro jogo com Nina [Kristensen] e Tameem [Antoniades, co-fundadores do estúdio] foi Kung Fu Chaos no Xbox original. Vejo semelhanças entre o Kung Fu Chaos e o que é o Bleeding Edge. ”

Spencer disse que espera que o Xbox Game Studios possa ajudar a nutrir esse estado de criatividade.

“A capacidade de dar estabilidade financeira aos estúdios para que eles possam experimentar coisas novas, absolutamente, é uma das coisas que Matt [Booty, chefe da Xbox Game Studios] e a equipe traz”, disse ele.

“Como você tem estúdios e negócios em quantidade suficientes, isso não é suficiente para todas as experiências que um estúdio realiza. Deveríamos ser capazes de correr alguns riscos. ”

Enquanto a Microsoft confirmou o próximo projeto de Ninja Theory – Saga’s Senua: Hellblade 2 – ainda não sabemos quais são as próximas grandes novidades da maioria das equipes do Xbox Game Studios. Dos novos estúdios, a Ninja Theory foi a única que mostrou um novo jogo para o Xbox Series X, então tudo ainda é um grande mistério o restante.

Estes estúdios foram realmente comparados para ajudar não só o Xbox Game Pass, mas para a próxima geração de consoles do Xbox. Então devemos conhecer muitos destes novos projetos ainda neste ano. Como Spencer chegou, agora é hora do “modo execução” ou seja, mostrar o trabalho realizado, mas ainda assim a porta para novos estúdios está aberta – principalmente para um japonês ou de outro lugar Ásia.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.