Carregando...

Microsoft lança programa que une os jogos do Xbox One e Windows 10 PC

Microsoft lança programa que une os jogos do Xbox One e Windows 10 PC

games-xbox-one-junho-2016

No início do mês passado, a Microsoft realizou um evento para os desenvolvedores a respeito da atualização Creators que deverá chegar no próximo mês para os dispositivos com Windows 10 e Xbox One. Na ocasião, a Microsoft disse que iria permitir que jogos UWP dos PCs chegassem ao Xbox One. Bem, temos agora a confirmação detalhada de como isso vai funcionar.

Neste momento está ocorrendo a GDC 2017, um evento para os desenvolvedores de games, e a Microsoft acaba de anunciar o programa Xbox Live Creators. Mas o que isso  significa? Chris Charla da Microsoft explica:

Qualquer um pode ir em uma loja, comprar um Xbox One e desenvolver um jogo para ele. Com o programa Xbox Live Creators, qualquer um pode integrar o login Xbox Live em seus jogos UWP e, em seguida, publicar o seu jogo na loja do Xbox One e Windows 10.

Isso significa que seu jogo pode ser capaz de chegar a todos os proprietários da família Xbox. A família de dispositivos, incluindo Project Scorpio neste Natal, bem como centenas de milhões de dispositivos Windows 10 PC, e milhões de pessoas usando o aplicativo Xbox em plataformas móveis.

Sem dúvida uma grande bomba se isso realmente der certo como Chris afirmou. Mas como isso difere do [email protected]? Bem, basicamente um jogo criado através deste programa não terá acesso total ao Xbox Live. Por exemplo, você não pode adicionar conquistas, leaderboards, ou acessar o matchmaking via Xbox Live. Antes disso, Chris Charla novamente respondeu:

Os desenvolvedores que desejam usar a “potência máxima” do Xbox One e Project Scorpio precisam de um SDK baseado em hardware, o que significa que você tem que estar no programa [email protected] ou trabalhar diretamente com um editora terceira.

Na prática

Em suma, segundo a Microsoft, a nova de publicação de jogos é “de forma totalmente aberta“. Agora, qualquer um pode publicar jogos no Xbox One, caso ele seja UWP. Sim, os jogos de PCs estão chegando ao console, e o contrário também. Os desenvolvedores criarão apenas um jogo que funcionará no PC e no Xbox One, e muitos possivelmente com o “Xbox Play Anywhere”.

A Microsoft uniu o PC ao Xbox One e eliminou as barreiras burocráticas entre as plataformas. O programa Xbox Live Creators está disponível apenas para alguns e está em fase prévia.

Fonte: Xbox Wire

 

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.