Microsoft lança programa que une os jogos do Xbox One e Windows 10 PC

games-xbox-one-junho-2016

No início do mês passado, a Microsoft realizou um evento para os desenvolvedores a respeito da atualização Creators que deverá chegar no próximo mês para os dispositivos com Windows 10 e Xbox One. Na ocasião, a Microsoft disse que iria permitir que jogos UWP dos PCs chegassem ao Xbox One. Bem, temos agora a confirmação detalhada de como isso vai funcionar.

Neste momento está ocorrendo a GDC 2017, um evento para os desenvolvedores de games, e a Microsoft acaba de anunciar o programa Xbox Live Creators. Mas o que isso  significa? Chris Charla da Microsoft explica:

Qualquer um pode ir em uma loja, comprar um Xbox One e desenvolver um jogo para ele. Com o programa Xbox Live Creators, qualquer um pode integrar o login Xbox Live em seus jogos UWP e, em seguida, publicar o seu jogo na loja do Xbox One e Windows 10.

Isso significa que seu jogo pode ser capaz de chegar a todos os proprietários da família Xbox. A família de dispositivos, incluindo Project Scorpio neste Natal, bem como centenas de milhões de dispositivos Windows 10 PC, e milhões de pessoas usando o aplicativo Xbox em plataformas móveis.

Sem dúvida uma grande bomba se isso realmente der certo como Chris afirmou. Mas como isso difere do ID@Xbox? Bem, basicamente um jogo criado através deste programa não terá acesso total ao Xbox Live. Por exemplo, você não pode adicionar conquistas, leaderboards, ou acessar o matchmaking via Xbox Live. Antes disso, Chris Charla novamente respondeu:

Os desenvolvedores que desejam usar a “potência máxima” do Xbox One e Project Scorpio precisam de um SDK baseado em hardware, o que significa que você tem que estar no programa ID@Xbox ou trabalhar diretamente com um editora terceira.

Na prática

Em suma, segundo a Microsoft, a nova de publicação de jogos é “de forma totalmente aberta“. Agora, qualquer um pode publicar jogos no Xbox One, caso ele seja UWP. Sim, os jogos de PCs estão chegando ao console, e o contrário também. Os desenvolvedores criarão apenas um jogo que funcionará no PC e no Xbox One, e muitos possivelmente com o “Xbox Play Anywhere”.

A Microsoft uniu o PC ao Xbox One e eliminou as barreiras burocráticas entre as plataformas. O programa Xbox Live Creators está disponível apenas para alguns e está em fase prévia.

Fonte: Xbox Wire

 

66 comments on “Microsoft lança programa que une os jogos do Xbox One e Windows 10 PC

    1. Porque estavam esperando lançar a atualização Creatores SDK para poder dar inicio a um novo MineCraft..

      Primeiro se lança a Ferramenta e depois usa a Ferramenta para criar o Jogo ou App…

      Mas pelo que parece vc é burro demais para entender isso

      1. Aham, é. Não foi por causa das APIs, do reaproveitamento do código do minecraft mobile antigo etc..

        é, parece que o burro aqui é você mesmo

        1. Denunciar por quê? Você é retardado?

          Você negativa e denuncia algo que nem lê? São pessoas como você que estragam o Disqus por serem fanboiolas e haters de merda.

          1. E mesmo assim você não apenas lê meu comentários, mas como se dá ao trabalho de responder, reportar e negativar.

            Que vida de merda você deve ter

          2. sem neurose, sem caô, muita fé no coração
            bonde do raposão é contenção de rajadão

    1. mente pequena a sua amigo, são públicos diferentes, eu nunca na minha vida em quanto tiver console Xbox, ou comprar um PC gamer, não vou gastar o olho do C..U pra comprar um PC, eu sou a favor do jogue aonde vc preferir e quanto vc puder gastar, ela não esta matando o Xbox, e sim aumentando a comunidade buscando o publico que esta nos PCs, e fazendo o uso da Xbox live, imagina a quantidade de jogos novos e que seriam exclusivos de PC chegando pro Xbox e vice versa, muito melhor, a MS esta de parabéns, mais respeito sua opinião

      1. Com os olhos de programador Nadella encerrou a plataforma de desenvolvimento Xbox ao permitir que todo game Xaml universal possa ser livremente publicado para qualquer equipamento que meu cliente esteja utilizando, seja esse um vídeo game, um computador, um telefone, um tablet, um computador holográfico.
        Agora meu cliente tem a liberdade de escolher qual produto vai usar e se sentir confortável, passando a poder associar essa liberdade de escolha ao seu orçamento e eu publicador não perco mais venda e amplio meu público potencial.
        Repito, na minha modesta opinião, essa decisão é ÓTIMA!

        1. Mas não é assim, esses jogos dessa forma ñ tem conquistas nem pode jogar online. Ou seja, só joguinho de celular mesmo. Um Indie que se prese vai usar o ID@Xbox, e uma produtora grande tem o SDK e desenvolve em C++ com suas engines próprias, etc.

          1. Boa tarde Joao.
            Há diferenças essenciais entre a plataforma tradicional de programação e a atual universal.
            A plataforma é universal, toda classe disponível publicamente pode ser implementada em qualquer objetivo. O código pode ser reutilizado livremente. Logo, se fiz um jogo complexo para Xbox, desde que esse código tenha utilizado o Layer universal, ou seja, Xmal e não WPF eu posso ajustar esse código para ser utilizado em todos os aparelhos da plataforma universal que vão desde computadores halográficos aos de mão. Entretanto, se eu o programo com base na composição gráfica tradicional aí esse código respeita a antiga especialização de só poder ser utilizado em seu objetivo inicial e dever ser portado para os demais aparelhos.
            Conforme o Dev’Day 2017, agora o XMAL Layer cobre todo o .Net e não mais apenas o .Net Core.
            Logo posso a partir de agora compor meu código em .Net Standard (.Net framework + .Net Core) e Xmal e compilá-lo tanto em .msi quanto .appx.
            Na prática estão substituindo o WPF em prol da XMAL – tal qual no passado incentivaram a adoção do WPF em substituição do Winforms.
            Plataformas de desenvolvimento descontinuadas nos últimos anos:
            Silverlight – windows phone 7
            Mobile – xmal especializada, pois agora não há mais a possibilidade de selecionar o destino “mobile” no VS. Todos os projetos são universais e cabe ao programados realizar ajustes em sua interface e escolher em quais dispositivos seu executável estará disponível.
            Desktop – winform e wpf em prol da xaml. Agora xmal pode ser utilizada tanto em chamadas tradicionais quanto runtime.
            Console – composição em xmal e sua propriedade de auto-escala.
            Toda a programação em Windows agora é universal, não se guia mais pelo princípio da especialização ( mobile – desktop – console) mas pela princípio da universalização que pode sim ter propriedades específicas conforme seu destino, essa prática não exclui a outra.
            Abraço.

          2. E pq vc acha que o Xbox vai morrer? Acha que vão lançar os jogos para a Windows Store apenas e não mais para o console?

          3. A criação é unificada.
            Não há distinção entre criar um jogo para Xbox ou para Computador, pois ambos são executados pelo ambiente Windows. Ambos são computadores – um de mesa e o outro de entretenimento.
            Na plataforma universal todos seus produtos são computadores completos e apenas diferenciam-se pela sua forma: computadores de mesa – desktop, de colo – laptop, de mão – palmtop ou smartphone dê o nome que seja do seu agrado; de entretenimento – Xbox; de uso comum ou reunião – Hub; holográfico – hololens. Todos são computadores.

          4. Eu sei, mas isso ñ quer dizer que o console vai morrer. Primeiro que o público presente no Xbox é bem maior que o público que joga os jogos da Windows Store. Fora que no One a certeza que o jogo vai funcionar corretamente é bem maior que no PC, que vai precisar de mais ajustes, testes, etc. Outra que não adianta querer fazer um jogo AAA rodar em outros aparelhos que não seja o console e um PC Gamer.
            Dito isso, onde entra o argumento mostrado que o Xbox vai morrer especificamente? Pois o fato de fazer um jogo na plataforma Universal ñ quer dizer morte de nada.

          5. João, há um erro de comunicação. Eu não afirmei que o aparelho Xbox está sendo encerrado. Eu afirmei foi que seu ambiente de programação especializado é que está sendo desestimulado.
            Não confunda o aparelho em si com a sua programação.

          6. Ah sim, entendi agora. De qualquer forma, a programação nativa para um sistema (no caso o DevKit do console e utilizando C++) costuma ser mais eficiente e ter desempenho melhor do que programação gerenciada. Não creio que isso vá mudar agora por causa da plataforma universal.

          7. Também muda.
            A plataforma universal utiliza exclusivamente o compilador .Net Native. Toda programação, seja em C++ , C#, VB (que também já começou a cair em desuso) e F# utilizam o mesmo compilador nativo resultando em códigos otimizados de baixo nível e performance aprimorada e equivalente, seja em programação nativa ou gerenciada.

          8. Bom, não tem saído jogos AAA exclusivos do console, e sim Play Any Where, então já ñ devem estar utilizando o kit antigo e programação nativa mesmo, talvez pra algum ajuste pontual.

    2. não acho. eu tenho xone e um pc bem razoavel…prefiro jogar no xbox. o importante é que isso abre portas para muitos jogos de pc cairem no xbox (e vice-versa) , se for play anywhere então….só temos a ganhar.

          1. Hã? Onde me considero mais esperto? Pelo contrário, estou elogiando a decisão tomada. Pelo visto tu não estás sabendo interpretar um texto.
            Apresentei a divergência de opinião entre eu e o rapaz que não são iguais. Onde que me divergi da postura da companhia.
            Baixa a bola e passe a interpretar um texto, sabichão.
            E da próxima vez, não utilize usuário fake, apresente-se.

        1. que seja, mas me diz uma coisa… o que faz o sucesso de um produto? o número de usuários. se o xone tiver uma enorme gama de usuários, como eu, e que pensam como eu….o sucesso do console está garantido. querendo ou não os profissionais de programação acabarão desenvolvendo para ele. no fim o que manda é o $, se tiver dindin no xone, todos vão querer uma fatia.

          1. Rentabilidade. iPhone não possui atualmente mais de 20% de mercado. E no entanto, fica com 90% da rentabilidade.

          2. Da na mesma,o dinheiro está com o iPhone, tem usuários, então faz sucesso. Android é um lixo, não tem mais rentabilidade pq a grande maioria tem um aparelho de entrada para usar rede social ou então tem aparelho melhor e pega os apps piratas.

    3. Os caras estão desde 2014 nesse papo de MS mata o Xbox e a única coisa que eu reparo é o setor Xbox cada vez mais poderoso, cada vez mais receita pra Microsoft, cara desista disso.

  1. vc que gosta de pc e não abre mão, vai coçar o dedinho pra jogar alguma coisa lá do xbox né? quer dizer que a MS descobriu um jeito de lucrar até com quem não tem xbox? eles são bobos né? foi o tiro mais certeiro EVER!! quem gosta de console não vai sair, mas quem tá no pc vai poder experimentar muita coisa nova…

    1. antes que digam, eu acredito que os jogadores de xbox não vão sair, pq eles não estão lá buscando o máximo de pixels e resolução, mas sim bons e divertidos games… ao contrário de outras empresas aí que ficam arrotando “potência” e dando FAIL em quase todos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *