Carregando...
2 2

Xbox Music e Xbox Video: No Windows 8.1 e no Windows Phone 8.1 (Como será?)

Xbox Music e Xbox Video: No Windows 8.1 e no Windows Phone 8.1 (Como será?)

Captura de Tela (28)

Esta semana chegou o Xbox Music e o Xbox Video para Windows Phone 8, mas eles ainda não estão finalizados. Segundo o The Verge, no WP8.1 o hub de Música+Vídeo será separado seguindo a tendência do Windows 8.1. Com as duas novas aplicações disponíveis na Windows Phone Store o rumor se fortalece ainda mais.

A questão é: Entenda como funciona o Xbox Music e o Xbox Video no Windows 8.1 e saiba o que deve chegar ao Windows Phone 8.1.

Xbox Music

O Windows 8.1 trouxe um novo Xbox Music, deixando a nova plataforma de música com uma aparência mais limpa que suas versões anteriores. Antes ele parecia ter sido projetado para vender, e só. A primeira coisa que você via ao entrar no aplicativo era a grande ênfase na compra do Xbox Music Pass. No 8.1, ainda bem, a Microsoft mudou o rumo e priorizou a sua música.

O aplicativo é dividido em 3 camadas: Coleção, Rádio e Explorar.

Coleção é a sua visão típica onde é exibido suas músicas, artistas e álbuns.
Rádio gera listas de reprodução baseadas em artistas que você gosta. Você pode ouvir tudo que você gosta por seis meses. Depois é limitada a 10 horas por mês a não ser que você adquira o Xbox Music Pass para ter streaming ilimitado.
Explorar é onde a venda entra . Ela promove alguns artistas e permite pesquisar outros. É também onde você compra músicas e álbuns desses artistas.

Captura de Tela (29)

A assinatura do Xbox Music Pass também fornece streaming de suas músicas de qualquer lugar. As canções podem ser baixadas e mantidas off-line, ou só ouvidas pela internet, tanto faz.

Outra mudança foi a interface, que ficou mais viva. Em vez do maçante cinza, as capas dos álbuns e fotos dos artistas ficaram maiores, preenchendo a tela de maneira singular. As listas, contudo, continuam visíveis na barra de navegação à esquerda, o que torna simples para criar ou lançar trilhas novas com música do serviço de acordo com a sua preferência.

Ainda sim, quando você buscar algum artista na barra do Bing, o link vai abrir (e começará a tocar) o Xbox Music. (Bing Busca Inteligente deve chegar ao WP8.1 também). Mas o truque mais bacana do Xbox Music provavelmente a possibilidade de definir listas em texto e transformá-las em playlist. Compartilhe uma página “AS 100 MELHORES MÚSICAS DE 1999) com o aplicativo de música pela barra Charms e o app faz o resto. (O vídeo no final da página mostra este recurso).

Xbox Vídeo

xbox-video-windows-phone

Quando o assunto é vídeo, ainda permanece a venda em primeiro lugar. Eu acho que, dado o contexto do aplicativo, isso realmente faz mais sentido. No Windows Phone 8.1 ele deve ficar nativo no sistema, mas não muito diferente do que temos agora.

Abaixo um vídeo destes aplicativos em funcionamento no Windows 8.1:

No geral o Xbox Music do Windows 8.1 é muito bom, tem opções interessantes e que chega com mais possibilidades de ouvir seus artistas preferidos, a interface também melhorou bastante e está prática. Estas funções serão bem vindas no Windows Phone 8.1. O Xbox Video também é muito bom, tem uma boa oferta para os brasileiros de filmes para alugar, ver trailers ou comprar e tudo pode ser transmitido em seu computador, Xbox ou tablet.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.