Xbox não focará em VR na próxima geração

Durante o evento X019 da Microsoft em Londres, o site australiano Stevivor sentou-se com Spencer para discutir a visão da empresa sobre Realidade Virtual (VR). Aparentemente, a posição da Microsoft em VR mudou um pouco desde 2016, quando Spencer disse estar aberto à implementação da experiência de simulação no atual Xbox One X (então codinome Project Scorpio). Verdade seja dita, Spencer já mencionou que a Microsoft não se concentrará no hardware de realidade virtual para o One X.

“Nós não estamos focados em um dispositivo de hardware VR first party agora”, disse Spencer em 2016.

“O melhor lugar para a inovação em VR é o PC. Acho que os desenvolvedores ainda devem se concentrar no PC, porque acho que é um ótimo lugar para inovar. O que estamos fazendo … é que podemos aproveitar um pouco da inovação no PC … e trazemos para o espaço do console, para permitir essas experiências mágicas no Scorpior quando for lançado “.

“Sim”, reconheceu o vice-presidente executivo de jogos da Microsoft. “Eu não amo minha cotação lá porque não estou tentando menosprezar o trabalho que as pessoas estão fazendo em VR”.

Spencer passou a explicar sua mudança de postura em VR.

“Eu tenho alguns problemas com a RV – é isolante e penso nos jogos como uma experiência comum e comunitária. Estamos respondendo ao que nossos clientes estão pedindo e … ninguém está pedindo VR”, disse ele. “A grande maioria de nossos clientes sabe que, se eles querem uma experiência em VR, há lugares para fazer isso. Vemos os volumes daqueles no PC e em outros lugares. ”

Spencer encerrou a discussão sobre VR dizendo que VR não é o foco da Microsoft. “Acho que podemos chegar lá [eventualmente]. Mas sim, não é aí que estamos focados.”

O Xbox Scarlett da próxima geração da Microsoft está planejado para ser lançado durante o final do ano que vem. Especificações de hardware, preços e uma data exata de lançamento ainda não foram anunciadas.

O que vocês acham?

96 comments on “Xbox não focará em VR na próxima geração

  1. Cara, eu sempre disse isso, VR tem uma tendência de morrer muito em breve, na Steam ele quase nunca aumenta, hoje tem 0,38% de pessoas que utilizam o VR na Steam, que é o segundo maior mercado, atrás da Sony, e pasmem vocês, o melhor lugar para VR é o PC, mas o console mais fraco, com menor poder de fogo, é onde tem o maior mercado, isso muito por causa do marketing, com o novo HL voltado para VR, a Steam está dando sua cartada final, se isso não vender os Headset e aumentar consideravelmente a participação dessa tecnologia na Steam, vamos ver cada vez menos as empresas investindo nisso, hoje VR é igual o Kinect, louco no começo, algo único, magnifico, mas que depois de um tempo, o local mais utilizado é a gaveta. Microsoft precisa agora focar nos jogos normais, sem essa de VR ou Kinect, apenas foque no clássico e estará bem.

      1. Meu deus amigo, o Ps4 Pro da Sony está acima do PC agora? Pois deixei claro que a comparação era entre PC vs Console Sony.

      2. Boa Matheus você é bem entendido viu. Faça uma lista rápida aí dessa geração com os games de PS4 que rodaram a 1080/60 FPS só para os “caixinhas” ficarem de cara. Lembrando que do caixote 720 tem jogos assim viu.

    1. Compartilho da mesma visão que você. Até o momento ainda não ví um jogo que oferecesse uma grande integração com o VR assim como eram os jogos do Kinect. Hoje são apenas parcelas de uma experiência e que requerem um investimento muito alto para tal. Os únicos games nos quais ainda enxergo uma interação maior do VR são os de corrida pois se pode ver em qualquer direção. Mas com um custo tão alto entre a aquisição de um bom PC mais os óculos de VR, tem sido uma experiência para poucos e acredito que muito limitada. O PSVR é ainda mais limitado devido ao hardware do console. Penso que, como o Kinect e o Blu-Ray 3D, o VR será algo que irá sumir do mercado comum. Contudo, penso que a tecnologia do VR não será abandonada, mas usada para fins mais científicos, educacionais e, quiçá, turísticos.

    2. Nem compare, Kinect por ser mais barato e estar em bundles vendeu muuito durante toda a geração. O preço do VR afasta todo mundo dele bem como não ter a atratividade de “reunir a familia” como o Kinect tinha

    1. Ainda bem mesmo! Quero mais jogos coop, mais jogos multiplayer, mais RPG, mais FPS… Coisas que a concorrência esquece ou não dá conta.

  2. Ah, não, MS. Não li isso!!! Não teremos jogos VR na próxima geração do Xbox??? Putz, vamos ter que aturar os sonystas jogando na nossa cara que jogos VR é console exclusive da Sony? Vamos ter que ficar lendo eles hypando joguinhos de um trambolho que custa mais que o próprio console e que muito mal 3% da base deve ter comprado? Ah, assim não dá, velho!!!

      1. Esses acessórios como ps camera, kinect, VR, etc são impulsivos, você no começo curte, mas acaba virando algo para deixar encostado, tirando a função da ps cam e do knect de poder usar como webcam para live, eu acho tudo isso bem desnecessário para jogar, meu negócio sempre foi no controle, e o design dos analógicos do xbox são tops demais.

    1. Sonysta deve usar o VR mais pra porno do que pra games, isso é um fato. A Sony deve tá se perguntando. ” A gente não investe nada nessa bosta, não fazemos nada, ainda tá vendendo, algo de errado tem” Ai sai uma noticia dessas.
      https://www.tecmundo.com.br/internet/137094-playstation-console-gerou-acesso-pornhub-2018.htm

  3. Não consegui me empolgar por VR até agora.

    Quem sabe quando sair um jogo que utilize esse sistema de forma revolucionária, mas por enquanto parece o 3D do cinema, até hoje é um negócio que tanto faz.

    1. 3D morreu nas Tvs, assim será o VR, irá morrer em breve, ficará apenas em Shoppings com alguns jogos de baixo orçamento.

  4. Não consegui me empolgar por VR até agora.

    Quem sabe quando sair um jogo que utilize esse sistema de forma revolucionária, mas por enquanto parece o 3D do cinema, até hoje é um negócio que tanto faz.

  5. Fico triste, não precisava focar…mas ter suporte ao mesmo iria ser interessante…o pior e ver pessoas falando “VR só vai funcionar qnd a tecnologia tiver mt avançada” como avança algo se ngm vai investir? Não adianta, as coisas só evolui se as pessoas arriscar…ficar só Sony investindo isso nunca vai pra frente…a valve ainda deu o ar da graça agora com o Half-Life VR.

    1. A Valve é mercenária, porque não criar um HL3? Eles querem tentar desovar uns VR deles, até a Microsoft tem uma participação maior em VR na Steam do que a própria Valve. Mercenária demais, isso me da raiva, ao invés de lançar um HL3 fica nessa merda de VR que segundo a própria Steam, tem 0,38%, ou seja, 99% das pessoas não se interessam por VR, tecnologia de merda, inútil, assim como foi as TV 3D, Kinect e Wii Move.

      1. Wii remote foi revolucionário jovem, deu muito certo, Nintendo soube fazer inúmeros jogos que aproveitavam bem ele e todos que tinham um wii curtiam (e wii vendeu pra caralho, mais do que ps3 e Xbox 360!) , fez tanto sucesso que a Sony é a Microsoft tentaram pegar vibe em cima disso fznd o PS mote e o Kinect

        Kinect Tb foi revolucionário de início mas morreu pela falta de jogos decentes e precisão, as vzs eu passava mais raiva jgnd Kinect do que diversão pq direto ele trollava, btw se tivessem feito mais jogos de qualidade estilo Kinect sports, just dance, gunslinger e talz teria dado mt bom, crtz, faltou biblioteca pro negócio, coisa que não faltou pro wii ~

      2. Wii remote foi revolucionário jovem, deu muito certo, Nintendo soube fazer inúmeros jogos que aproveitavam bem ele e todos que tinham um wii curtiam (e wii vendeu pra caralho, mais do que ps3 e Xbox 360!) , fez tanto sucesso que a Sony é a Microsoft tentaram pegar vibe em cima disso fznd o PS mote e o Kinect

        Kinect Tb foi revolucionário de início mas morreu pela falta de jogos decentes e precisão, as vzs eu passava mais raiva jgnd Kinect do que diversão pq direto ele trollava, btw se tivessem feito mais jogos de qualidade estilo Kinect sports, just dance, gunslinger e talz teria dado mt bom, crtz, faltou biblioteca pro negócio, coisa que não faltou pro wii ~

    2. Concordo de todo modo acredito que no futuro venha sim um VR para scarllet, 2022 talvez, atualmente VR tá bem fraco e caro, tem pouquíssimos títulos decentes (sendo o maior deles facilmente o beat saber) poreeem tá começando a surgir uns jogos decentes e a crescer o negócio pelo que eu tava vendo dos últimos jogos anunciados para VR, parecem beeem promissores

  6. Sou um analista de games há 10 anos. Me formei nos EUA e fiz várias pós-graduações na áreas dos games. De acordo com os estudos realizados, Xbox não tem tecnologia suficiente para tal feito.

  7. O PS VR é muito bom, a Sony está investindo no VR, só fanboy que não ve, aqui no Brasil o preço ainda não é acessivel, então parem de desdenhar!! o negocio da Microsoft e gamepass e xcloud!!!

  8. Acredito que daqui uns 10 anos o VR se tornará realmente viável e talvez se torne até mesmo o padrão… afinal quem não assistiu jogador número um e não quis uma experiência daquela… mas pra isso precisa alguém investir e tentar inovar… no momento estão deixando praticamente todo tipo de investimento nesse sentido na mão da Sony… se mais empresas se envolvessem seria mais rápido a popularização e barateamento do produto

  9. Vr é um aparelho q nunca vou investir meu dinheiro, além de ser muito caro prefiro pegar essa grana e investir num headset bom ou controle elite q usarei bem mais.

    1. “Vr é um aparelho q nunca vou investir meu dinheiro”

      Até o dia que sua amada Microsoft vier lançar um VR e vc mudar de opinião kkkk

      Caixista tem de ser estudado

  10. Tio Phil é volúvel demais, dia desses tava dizendo que o X ia ter VR. Depois de tanto vai-e-volta, como alguém ainda acredita no que esse cara diz?

  11. Off: A data de corte do GOTY era até o final de outubro, ou seja, só concorreriam ao GOTY do TGA do respectivo ano os jogos que fossem lançados até o final de outubro. Esse ano foi modificado para começo de novembro. O jogo do Kujima foi lançado no começo de novembro. Raciocinem aí.

    1. Não colocaram need for speed para concorrer como melhor jogo de corrida/esporte e nem o star wars, para vc ver como é uma merda esse lixo de premiação

    2. Pra ser sincero, só passei a acompanhar isso ano passado, esse ano já nem vou acompanhar, tem corrupção em todos os lugares, esse evento é mais um show do que premiar o melhor.

      1. depois que descobri que qualquer um pode votar a cada 24h nem perco tempo em ficar sabendo mais disso, lembro quando teve uma votação das maravilhas do mundo moderna teve uma critica que era injusto, países com população alta iria votar obviamente nos seus concorrentes e tb ”falta de critérios científicos para a escolha das maravilhas, destacando o caráter informal e recreativo do concurso”

    3. Tga é comandada pelo kojyma e a corja dos japas sonystas. Esse prêmio não representa o mundo dos jogos. É igual ao oscar onde só os filmes americanos concorrem e ganham.

    4. escuta aqui ovelha lunatica qndo o PUBG era “exclusivo” do XBOSTA e foi indicado de ultima hora em acesso antecipado vc chorou assim ou enfiou o dedo no rabo de tesao e esqueceu de chorar????

    5. Sim, fiquei sabendo disso ouvindo um podcast ontem. Além disso, a regra diz “Games eligible for The Game Awards this year must be available for public consumption on or before November 15, 2019.
      Então, Star Wars: Jedi Fallen Order foi lançado nesta mesma data e também era elegível a nomeação, no entanto ficou de fora.

      Cada vez mais evidente que os “jornalistas” que compõem o júri têm sua agenda.

      1. Mas os veículos tinham que mandar a lista dos indicados até 01 de novembro, se não me engano. Aí não deu tempo de ninguém indicar Jedi Fallen Order. No caso do Death Stranding, o que aconteceu foi que eles tiveram a esperteza de enviar cópias prévias para avaliação bem antes dessa data. Por isso que um entrou e o outro foi ignorado.

        Na boa, esse TGA só vale a pena pelos anúncios. A premiação em si é uma piada. Pra o jogador não faz diferença. O problema é que faz para desenvolvedores. Isso que me deixa um pouco chateado, pela falta de reconhecimento para alguns jogos/desenvolvedoras e a supervalorização de outros que não merecem.

  12. É o console das opções, das possibilidades…rsssss

    Piada né?? Não demora muito ele muda de opinião, igual mudou em relação a necessidade de se investir em exclusivos, sobre qualidade dos exclusivos do Xone, sobre os jogos single player, etc…

    1. Duvido q vc tenha comprado essa merda de VR poney, ninguém se interessa por esse lixo hospitalar, principalmente poney BR ??????

  13. Scorpior? Bom, fica difícil saber onque realmente foi dito senão for verificado a entrevista. Bom, o que ele disse é que o Xbox não teria um VR First Party porém seria compatível com VR de Third Parties no meu entendimento e isso ele já mencionou no passado. O Ruim dele dizer que a Xbox Game Studios não terá o próprio VR é que pra jornalistas (grande maioria são burros), o Scarlett não suportará VR e isso que será amplamente difundido. Se o Scarlet suportar VR de terceiros assim como suporta acessórios de terceiros que são compatíveis com o Windows, pra mim será perfeito pois a liberdade de escolher o VR que quiser da qualidade que achar melhor é outro passo em favor do consumidor. Diferente da Sony que limita o ps4 a um VR apenas. O PSVR é fraco e caro, e assim a Sony explora as ovelhas.

  14. Certíssimo ele. Não tem que focar em VR mesmo não. É uma tecnologia muito parecida com o que surgiu de kinect, controles com sensores de movimento, pistolas e afins, coisas que fazem um sucesso momentâneo e depois morre. O foco como eles vem dizendo a um bom tempo é nos jogos, e já estão se movimentando a um bom tempo sobre isso. Compraram novos estúdios, contrataram vários devs experientes no mercado de games, criaram um novo estúdio e tem feito diversas parcerias com terceiros. A além disso estão focando em tornar o Game Pass Ultimate o principal serviço da empresa, por onde os clientes irão jogar seus jogos. A MS está seguindo o caminho certo e que só tem a nos beneficiar

  15. O que me impressiona são pais de familia aqui, marmanjos com mais de 40 anos, brigando igual criança na escola para ver qual video game é melhor!!!!

    1. Isso ainda te impressiona? infelizmente a mim não mais. Dificilmente consigo conversar sobre games em qualquer lugar. Adoro games desde o Odyssey e adoro falar sobre. No meu rack convivem pacificamente um PS4 Pro e um Xone X e se tivesse de vender um deles, seria difícil. Alguns se apegam a uma marca e a defendem mesmo em algo questionável. Infelizmente essa guerra existe somente com os players. E as empresas continuam sua vida. Para mim, cada pessoa que limita o seu discurso e o seu pensamento, limita sua experiência.

      1. Somos da mesma epoca então, comecei a jogar no tele jogo (Ford) do meu pai, sempre gostei de video games!!! Tenho os 3 consoles da atual geraçao, e não abro mão de nenhum!!!

        1. Hehehe, também cheguei a jogar em um tele-jogo 4 quando moleque, época boa! Acho que essa “rixa” começou entre os usuários de Mega Drive e Snes. Mas era mais leve. Hoje tá beirando o ridículo. A falta de respeito para com a opinião alheia atingiu o ápice no momento em que algo que é para ser lúdico, trazer diversão e que deveria ser o ponto de contato entre as pessoas, vira motivo de discussão a ponto de alguns youtubers ficarem quebrando jogos e consoles da concorrente. E eu me divertindo com tudo…aliás, nós.

  16. O único jogo que me despertou o mínimo interesse em VR foi no novo Half-life. Mas nem por isso vou comprar um PC da nasa e um headset específico para jogar isso.

  17. Deixa os cara ter alguma coisa além da ladainha de sempre do tal jogo “goty” kkk
    Muita ilusão, pouco argumento…

    To no xbox porque VALORIZO QUEM ME VALORIZA XBOX ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *