Carregando...
3 1

Xbox One: Gráfico dos jogos (Perde para o Playstation 4?)

Xbox One: Gráfico dos jogos (Perde para o Playstation 4?)

ps4one

A nova geração de consoles está próxima e muitas pessoas ainda estão em dúvida sobre qual escolher, principalmente entre o Xbox One e o Playstation 4. O Xbox One traz uma proposta mais abrangente, sendo considerado  uma verdadeira caixa de entretenimento, em que possui além de jogos de última geração, serviços de música, TV, controle por gestos (Kinect 2), portabilidade de aplicativos do Windows 8, comandos de voz em português do Brasil, quantidade exagerada de servidores para partidas multiplayer e até para o melhoramento gráfico no modo singleplay, enquanto isso o Playstation 4 se auto-afirma como o mais poderoso em termos de gráficos, mas será mesmo?

Segue abaixo as especificações de cada console:

PS4 vs Um Xbox5

A maior polêmica está na questão da memória. A Microsoft optou por um sistema de 8GB de memória RAM/DDR3 para o Xbox One, enquanto a Sony preferiu incluir 8GB de memória RAM/GDDR5. Para nós leigos, visivelmente a vantagem é da Sony. Em Julho deste ano, o arquiteto líder do PS4 Mark Cerny defendeu o console da Sony ao incluir o GDDR5 no PS4, afirmando que a latência de memória GDDR5 não é muito maior que a latência do DDR3. Microsoft têm enfatizado continuamente que a sua memória possui mais harmonia e tem um resultado mais satisfatório, ou seja, cada um vende seu peixe.

E na prática?! Queremos ver o resultado disso! Pois bem, recentemente a DICE, produtora de Battlefield 4 nos deu uma luz sobre isso. No final desta semana ela respondeu algumas dúvidas. Antes de tudo, é necessário entender que, como dito acima, a Microsoft irá utilizar o poder na nuvem no futuro para ampliar ainda mais os gráficos do console, a Sony pode faz isso também? Dificilmente, a Microsoft possui uma quantidade altíssima de servidores e já vimos até o Halo 4 sendo executado via nuvem em Nokia Lumia 520.

Mas a Sony tem o Gakai né? Que promete, inicialmente nos Estados Unidos, rodar jogos do PS3 via nuvem no PS4, e só. Não promete aumentar gráfico nenhum, até porque para fazer isso precisa de um número grande de servidores e de investimento em tecnologia nesta área,  é o que a Microsoft fez e continua ampliando.battlefield-4-660x370

Voltando ao assunto “DICE”, entrevistadores perguntaram se Battlefield 4 usará o poder da nuvem no Xbox One. A resposta foi negativa, por dois motivos:

1- Projeto foi iniciado antes que o sistema fosse disponibilizado.

2-Battlefield 4 não é exclusivo do Xbox One, então necessitamos de um
sistema que seja justo e equilibrado para todas as plataformas.

Ora, ficou claro que a DICE não usou o poder da nuvem, pois se assim fizesse a versão para Xbox One ficaria MUITO melhor já que fugiria do equilíbrio e que em jogos multiplataforma, assim como na geração atual, não deverá ter diferenças relevantes.

Por falar na geração atual, sabemos que o Xbox 360 é mais idosos que o PS3 com um ano de diferença, a grande maioria dos jogos multiplaforma saiu “equilibradamente” melhor no 360. Noa lançamento do Playstation 3, a promessa da Sony era que o seu console seria o “todo moderoso” e mensagens como “RIP Xbox 360” “RIP Microsoft” foram espalhadas. Na prática, os exclusivos do PS3 foram excelentes, principalmente em gráficos, mas o 360 ficou atrás? Não. Prova disso é Forza 4 ou Halo 4, este por exemplo, ganhou o jogo com MELHORES GRÁFICOS do ano passado!

Voltando para a atual geração que é a que interessa. Confira os gráficos da versão do Xbox One /PS4 de Battlefield 4. Sei que os vídeos são off-screen, mas podemos ver muito bem quem levou a melhor, pelo menos por estes vídeos: (Não esqueça de alterar a resolução do vídeo para 1080p)

3 vídeos do Xbox One com o gameplay de Battlefield 4 :

Vídeo do gameplay no PS4:

E quantos aos exclusivos? Bem, se você ainda tem alguma dúvida sobre o poder gráfico do Xbox One confira o jogo Ryse Son Of Rome, que sairá já no próximo mês. Lembrando que a geração tá só começando e os gráficos tendem a melhorar ainda mais:

Veja também o game “Tom Clancy’s The Division” da Ubisoft para Xbox One, PS4 e PC:

Sinceramente, processamento gráfico não é o ponto fraco do Xbox One. A falha do Xbox One é seu preço, que no resto do mundo é mais caro que o Playstation 4, porém aqui no Brasil é diferente. A caixa possui o melhor preço!

Preços:

Xbox One no Brasil por ser encontrado por R$1.870,00 à vista;

Playstation 4 está por 4 mil reais, mas ainda não está disponível para pré-venda nas terras tupiniquins.

 

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.