Carregando...

Xbox One X é o melhor console para jogar Apex Legends em termos técnicos

O sucesso do Apex Legends foi esmagador. Sua chegada inesperada na segunda-feira deu origem a um jogo free-to-play que explora o subgênero battle royale neste tipo de spin-off de Titanfall. A Respawn Entertainment oferece uma proposta repleta de ação multiplayer que em três dias ultrapassou 10 milhões de jogadores. Um número que, embora esteja presente em todas as plataformas, não é fácil chegar sabendo que existem outros jogos, como o Fortnite, PUBG, que lidam com esse gênero ou os novos lançamentos.

Precisamente, Apex Legendes chegou em todas as plataformas, e deste modo a Digital Foundry publicou um vídeo que faz uma extensa comparação de desempenho entre todas as plataformas da Apex Legends.

Apex Legends é um jogo que, quando se trata de multiplayer, deve focar seu desempenho no framerate. Neste caso, pode ser mais importante do que falar sobre resolução ou nível de detalhe. Mesmo assim, a Respawn conseguiu trabalhar com o que ele tinha para o Titanfall 2, que era um jogo que tinha bons aspectos.

No campo técnico, podemos ver que o Xbox One X e o PS4 Pro incluem alguns efeitos de oclusão ambiental. Isso oferece um melhor acabamento em determinados detalhes. Sem haver diferenças excessivas em termos do LOD (Nível de Detalhe), de acordo com a Digital Foundry, a versão do Xbox One X tem o mais alto nível de detalhe. Aspectos como popping ou sombras são um pouco mais cuidadosos. Todos estes detalhes parecem que foram criados para possibilitar que  o jogo a ser executado a 60fps e dessa forma dão a Apex Legends uma jogabilidade frenética de que necessita.

Em termos de resolução, o PS4 Pro varia entre 1080p e 1440p, predominante resolução de 1080p e até mesmo abaixo disso para 900p (como explicado no vídeo). Para Xbox One X, raramente atinge o 4K nativo, mas fica bem mais alto que a do PS4 Pro. Para lidar com essa manutenção de desempenho, observou-se que a contagem de pixels pode cair para valores em torno de 1260p. Em todos os momentos, o console da Microsoft oferece melhor acabamento e maior resolução.

Tudo isso tem como objetivo que o Apex Legends mantenha seu desempenho a 60fps. E é gratificante que a Respawn tenha conseguido isso, exceto nos momentos em que você pode perceber uma pequena queda no desempenho, o jogo sempre permanece em torno desses 60fps.

O Apex Legends está disponível gratuitamente na Xbox Store e PSN.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.