Carregando...

Xbox original completa 18 anos hoje; saiba algumas curiosidades!

O Xbox original estreou há 18 anos, em 15 de novembro de 2001. Concorrendo com o Sony Playstation 2,  e ninguém poderia prever que estaríamos na terceira/quarta geração do Xbox com Xbox One, Xbox One S e Xbox One X, ainda ansiosos para o Project Scarlett, e desejando todo o sucesso do mundo para essa marca.

Voltaremos 18 anos para o lançamento do Xbox original. 15 de novembro de 2001 foi o dia de lançamento na América do Norte. (O Japão teve que esperar mais uma semana, enquanto a Europa e a Austrália esperaram mais quatro meses!). A Microsoft estava mirando o Xbox para competir com PlayStation 2 da Sony, GameCube da Nintendo e Dreamcast da Sega.

Os títulos de lançamento para novos consoles nem sempre são interessantes. No entanto, o Xbox original tinha algumas jogos obrigatórios na forma de Halo: Combat Evolved, Project Gotham Racing e Dead or Alive 3. Escusado será dizer que foi Halo quem roubou o show na programação do dia do lançamento, dando início a uma série que continuaria conquistando os jogadores nas próximas décadas.

O Major Nelson comemorou o 18º aniversário do Xbox, twittando um vídeo da famosa tela inicial original do Xbox One no Twitter:

Você pode assistir à revelação original do CES 2001 do Xbox, durante a qual Bill Gates apresentou o console, usando o vídeo incorporado abaixo:

Entre outras curiosidades:

  • A Microsoft tentou colocar o sistema DirectX em alguns consoles rivais, mas como estes não aceitaram, ela preferiu fazer o seu próprio console.
  • O Xbox era o único a vir com HD interno e foca em multimídia. Memória, Música, Xbox Live e Configurações.
  • O Xbox foi o primeiro console dos Estados Unidos a ser lançado depois do Atari Jaguar de 1993.
  • Ele tinha capacidade de armazenamento de 8 GB, e poderia colocar até CDs de músicas.
  • No Xbox original, a linha de jogos de Panzer Dragoon Orta e Ninja Gaiden realmente solidificou a lealdade de muitos à marca Xbox.
  • Ele foi o console mais poderoso da sexta geração, e a marca continua este legado com o Xbox 360 na sétima geração e o Xbox One X na oitava geração.
  • Foram vendidas 24 milhões de unidades.
  • O foco multiplayer era algo que já chamava atenção na época.

Há 18 anos, a Microsoft mantém a marca Xbox, revigorando-a com novas atualizações de hardware e jogos exclusivos para console.

Enquanto aguardamos a revelação e o lançamento do Project Scarlett, o console de próxima geração da Microsoft para 2020, é bom olhar para trás e ver até que ponto o hardware e o software do Xbox chegaram desde 2001. É o novato, mas tem resistido e conquistado fãs ao longo do tempo.

Parabéns, estamos aqui hoje por conta deste momento! Valeu Bill Gates.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.