Carregando...

Xbox Series X: nova tecnologia pode mudar os jogos para sempre

Uma nova tecnologia de armazenamento SSD desenvolvida pela Microsoft para o console Xbox Series X pode mudar os jogos para sempre. Os tempos de carregamento devem ser completamente eliminados na próxima geração. A Microsoft e a Sony anunciam isso igualmente para o Xbox Series X e o PlayStation 5, mas temos um diferenciador para o lado verde, a Microsoft quer tornar o SSD em RAM virtual com uma nova tecnologia.

A Microsoft já anunciou que existem planos adicionais com o SSD embutido, que obviamente também pode ser adotado pela Sony para o PlayStation 5, mas até agora a japonesa não confirmou isso.

A Digital Foundry relata que o uso do NVMe SSD no Xbox Series X não apenas garantirá tempos de carregamento ultra-rápidos, mas também trará outros benefícios e poderá, em teoria, mudar radicalmente os jogos para sempre.

Tom Warren, do The Verge, acrescentou que a Microsoft não apenas tem como alvo os 12 Teraflops com o Xbox Series X, mas também usa inúmeras soluções de software com novas tecnologias, onde a Sony precisa acompanhar o PlayStation 5. Tom Warren fala do The Verge do VRS, DirectX RT e “Memory-Paging”.

Essa mágica de “paginação de memória” da Microsoft analisa mais de perto o Digital Foundry que explica que uma nova tecnologia permite que os desenvolvedores carreguem estruturas de dados maiores que a GPU real, ou seja, o poder vai além dos prováveis 12 teraflops.

Tom Warren também escreve que a Microsoft trabalha em uma nova tecnologia há muito tempo, o que trará uma imensa vantagem, especialmente em mapeamento de terreno e jogos com zonas abertas. O VRS (Variable Rate Shading) intervém para renderizar as partes que são realmente importantes.

Com a nova tecnologia SSD da Microsoft, os desenvolvedores de jogos não apenas têm a opção de terceirizar determinados processos de computação para o SSD. A Microsoft usa o SSD como RAM virtual, com uma melhoria de desempenho de quarenta vezes em relação a tudo na geração atual de consoles.

Portanto, embora não apenas as entranhas do Xbox Series X estabeleçam novos padrões nos negócios de consoles, a Microsoft também está trabalhando em outras soluções para que os desenvolvedores tirem mais proveito do hardware disponíveis. Este é um dos “molhos secretos” que a nova geração de consoles Xbox contará.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.