Microsoft revela especificações do Ray Tracing do Xbox Series X, melhorias de desempenho de 3-10X

A arquitetura do Xbox Series X será discutida mais tarde ainda hoje na conferência Hot Chips, onde Jeff Andrews (Arquiteto de Computação) e Mark Grossman (Arquiteto Chefe de GPU do Xbox) da Microsoft farão um mergulho técnico profundo da próxima geração Hardware do Xbox.

Enquanto isso, a Microsoft compartilhou os slides da apresentação com antecedência. Existem alguns fatos interessantes, como as especificações para a aceleração de hardware DirectX Ray Tracing disponível no Xbox Series X.

De acordo com o slide, o console pode atingir um pico de 380 Giga ray-box por segundo e 95 Giga ray-triang por segundo. No entanto, o slide menciona claramente que essas são unidades personalizadas e, como tal, não podemos realmente compará-las a nada, como os Ray Turing 10 Giga por segundo da NVIDIA.

Outra técnica de economia de desempenho que será empregada no Xbox Series X é Variable Rate Shading (VRS). Como já falamos aqui no Windows Club, a Microsoft desenvolveu uma API dedicada para VRS no início de 2019. O Sombreamento de Taxa Variável permite que os desenvolvedores reduzam seletivamente a taxa de sombreamento na área da tela onde a fidelidade visual é menos impactante, economizando desempenho no processo. Neste caso, a Microsoft diz que o hardware para isso exigiu apenas uma pequena área no dado, enquanto potencialmente proporcionava um ganho de desempenho de 10 a 30% em jogos.

Em um slide separado intitulado ‘Outros truques’, a Microsoft confirmou que o hardware de aceleração de inferência de aprendizado de máquina está disponível no Xbox Series X para ‘escala de resolução‘.

Resumindo (por agora), o Xbox Series X suportará saída HDMI 2.1, permitindo saída 4K de 120 Hz ou mesmo 8K60. Não há saída DisplayPort, não que fosse esperado. O codificador/decodificador de vídeo também tem suporte para decodificação 4K e 8K AVC e HEVC / VP9, ​​com suporte para codificação AVC (H.264) e HEVC (H.265). Isso deve permitir recursos de streaming aprimorados para qualquer pessoa que queira transmitir seus jogos.

Hoje à noite a Microsoft vai fazer um mergulho profundo do hardware do Xbox Series X. Acompanhe o Windows Club que vamos ficar atentos para repassarmos tudo. Parece que será um monstro que deve oferecer um custo-benefício fantástico para quem deseja usar o que temos de tecnologia mais atual se gastar tantos rios de dinheiro com a NVIDIA.

157 comments on “Microsoft revela especificações do Ray Tracing do Xbox Series X, melhorias de desempenho de 3-10X

  1. VRS e machine learning duas tecnologias que economizam imensos recursos do Hardware e que o PS5 não tem, só por ai já se vê como já vai nascer defasado.

        1. Segundo o Sonysta esse SSD vem com um “Processador AMD Ryzen Threadripper 3990X” integrado, mais uma RTX 2080TI, e ainda com a tecnologia RDNA 3 no SSD, algo jamais visto, e mais o overclock no SSD.

    1. Juntando a tecnologia do Hardware com a do Software da Microsoft contra a bagunça que o Console da Sony está, só não fica uma diferença enorme se os jogos multiplataforma não quiserem mostrar uma diferença tão gritante.

    2. O machining learning é igual aquele dlss da Nvidia? Pq se for, estes dias saiu uma atualização de que a Sony patenteou algo parecido com o dlss da Nvidia

      1. Machine learning é aprendizado de máquina. Uma inteligência artificial que o computador aprende e faz sozinho (pode se fazer de tudo com isso mas no caso da matéria será reconstrução de resolução)

          1. Opera de forma parecida, ambas são IA. São tecnologias diferentes uma é aprendizado de máquina para construção de resolução e a outra é rede neural focado em aplicações de Ray tracing.

    3. O uso de Mesh Shaders também foi priorizado na GPU do XSX. Pra se ter uma idéia, de acordo com a PC Gamer, a 2080ti possui 32 SIND waves para uso de Mesh Shaders, enquanto o XSX possui 256 SIND waves. O uso de Mesh Shaders possibilita também a economia de recursos, abreviando a renderização em pixels escurecidos. Por tudo isso, enquanto a 2080ti atinge 60 fps em Gears 5 4K tanto no ultra quanto no insane, o XSX está atingindo 100 fps de acordo com informações da Microsoft.

      1. Esse atrasado foi o que desenhou aquela merda do PS3? Ou do PS4 que não melhora os jogos sem patch proprio? e Depois inventou aquela trampa do Boost mode, que melhora 5~8 FPS apesar da consola ter o dobro da potencia, lol.

  2. Estou ansioso pra ver compativos feito pela Digital Foundry em jogos multiplataforma rodando no console mais poderoso da próxima geração, Xbox Series X e no PS5 que vai ser lançado com hardware defasado.

          1. Sinto lhe informar, mas o que peida pra rodar 1440p entregou jogos esse ano com gráficos mais bonito que o mostro 4k 12tf. Foi mal!

            😂😂😂

          2. Ps4 pró peidando para rodar os jogos sem falar naquela disgraça de erro CE 34878 que ate hoje a Sony nâo resolveu

          3. Podre isso. Se não consertaram pode até ser hardware. Dá até dó de quem tem o console.
            Eu que não entro nessa de Sony pra ser minha principal plataforma de jogos, ainda mais depois de saber disso e ser bem possível dado as políticas da Sony e o pano da sua base de fãs.

          4. Ué, 12 TF, já lançou o XSX? Já viu os gráficos no console real, jogos feitos exclusivamente pra ele e usando todo o hardware, você veio do futuro? Conte-nos
            um pouco mais por favor!

          5. Ué, esqueceu da bela merda de Xflop Show Case com o
            Esplêndido gameplay Ralo Flopnote Xflop360 version, The Medium com Gráfico de Until Dawn 2015 do PS4 base e um monte de CGI de joguinho mequetrefe?

            O trauma foi tão grande assim que sua ervilha bloqueou da memória?!? 😂😂😂

          6. Mas esses não estavam rodando no console real, e sim em PCs com uma configuração similar, apenas The Medium é da nova geração e do inicio dela, o que provavelmente não está utilizando o poder do console no máximo como jogos que você citou de final de geração…e Halo? Halo é Cross-Gen, inteligência!

            E ainda nem é a versão final, é uma demo… mas, como você veio do futuro me fala aí como ficou o Halo por conta do adiamento???

          7. Uncharted 2016 ps4 base ja é infinitamente bonito que Ralo Flopnite Xflop360 version. Na realidade The Order 2015 é mais bonito que Ralo Flopnite! Kkkk

            Pode começar a controlar dano. Kkkkk

          8. “e Halo? Halo é Cross-Gen, inteligência!” Kkkk Mas babacaixista vive dizendo que o XflopOne não irá capar o jogos do Xflop SX. Kkkkk

            Mudou-se o arjumento?

          9. Não sendo Ralo Flopnite Xflop360 version e The Medium com gráfico de Until Dawn 2015 Ps4 base, tá ótimo!

        1. O lunático que publica essas matérias nesse bloguinho não publicou que o Insider que soltou essa mentira foi banido do ResetEra e desmentindo por inúmeros desenvolvedores.

          1. Olhei o Resetera eaconta continua lá e o post também, engraçado esse banimento. kkkkkkkk quem “desmentiu” o cara foi um poney sofredor, igual a vc.

          2. Kkkk… isso que é gostar de ser enganado. O próprio insider confessou ter feito isso para tentar “equilibrar” as coisas. Ou seja o próprio insider que soltou essa mentira sobre o 4k fake no PS5 tentou de alguma forma ajudar a MicroSOFREt. Kkkk

            Basta pesquisar no Google. O insider além de ser banido como modera, teve todos os threads relacionados a esse rumor bloqueado.

            Agora pode voltar ao choro. 😂

          3. Tá mas o Resident Evil 8 tá 4k60fps nativo ou não nos dois consoles? De acordo que li falou-se pra ignorar tudo que esse usuário falou por falta de provas e só. Nada da verdade em si.

          4. Isso eu não sei, mas para ele ser banido como modera e ter tudo relacionado ao rumor mentiroso que ele soltou, verdade no que ele disse não deve existir. Inclusive a desenvolvedora de Quantum Error rebateu ao rumor dizendo que o mesmo está correndo entre 60 e 75FPS, isso sem ainda tê-lo otimizado para o PS5, ja que o insider disse que não só RE8, mas que o PS5 teria problemas de alcançar tal feito.

          5. Parece que será o bom e velho: “espere que no lançamento todos saberão da verdade. Ignore rumores, só servem pra monetizar notícias”

          6. Numa hora ele foi banido, e depois descobrimos que não.
            Agora ele assumiu sua mentira…
            Tenho certeza que é mais uma mentira sua.
            Sonysta seguindo os passos da mamãe Sony e mentindo pra ter vantagem.

          7. Ele não foi banido do ResetEra, ele foi banido como moderador! Pesquisa sobre e saiba a verdade você mesmo. O próprio insider confessou pra tentar “equilibrar” as coisas, segundo ele mesmo disse.

          8. Desmentido por inúmeros desenvolvedores parceiros da Çoni e seu PSSD5 Capadão Overclock Air Fryer Marea Turbo Edition 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

      1. Sai dessa. Vá de XSX. Deixe pra pensar sobre o PS5 depois. Do jeito que a Sony é, pode até lançar um PS5Pro em pouco tempo pra compensar a cagada com o PS5.

          1. Mano, ninguém comprou o XONE em 2013. Só os maníacos por excrugivos que são minoria fora do universo Nintendo.

          2. Não precisa controlar dano. Sabemos que exclusivo vende console, independente da marca, uns mais, outros menos, mas todo exclusivo vende plataforma.

          3. Bem isso é óbvio. Se uma pessoa do mundo inteiro comprar o console por um jogo, isso significa que exclusivos vendem consoles. A diferença é o nível de relevância que cada um tem. Tem poucos que compram pra jogar Tearway, tem muitos que compram pra jogar Homem Aranha, tem pra caraca pra jogar Mario Kart.

  3. Falta agora mostrar tudo isso na prática e rodando num jogo. Um gameplay de hellblade 2 ou o Forza novo cairia bem pra mostrar o poder desse raytracing

    1. Caminhando já pra setembro, 2 meses até o lançamento e nem sony, MS ou qualquer thiird apresentou um gameplay decente de jogo day one dos consoles, ta feio a coisa esse ano.

        1. Estou jogando dishonored 2 e pra mim aquele lance dos dois mundos é perfeito nesse jogo, não só vc viaja instantaneamente entre os tempos mudando todo o mapa como o acessório que segura mostra o outro mundo em tempo real, sendo num tendo npcs te procurando enquanto vc está no mesmo local mas em outra época, achei incrível essa parte e por isso não vejo nenhum motivo para the medium ser exclusivo da proxima gen.

  4. Esse joguinho de corrida vai sair só pro séries X? Ué, mas e os dois anos de SUPORTE ao x box one?? Kkkk maicrosófiti vagabunda MENTISOFT. E os verdinhos passam pano pro Pilha Scancêr

    1. Meu deus, tem que ser muito burro pra achar que essa nova geração tem alguma chance contra a Nvidia, aliás, eles já estão prestes a lançar a nova geração de placas, é nela que veremos o verdadeiro ray tracing, evolução do dlss e essas tecnologias novas

      1. Não tem dessa de verdadeiro raytracing. A 2080ti já roda, mas na casa dos 40 fps no ultra e todos recursos de raytracing habilitados no alto. Fonte: desempenho em Control e Bright Memory Infinite.

  5. Modo multiplayer supremo pra um jogo supremo. Ghost of tetsushima LEGENDS. Obrigado sony,por trabalhar pra nós consumidores PlayStation

  6. OFF: é verdade que o Grounded tá tendo muito lag e travando no Xbox One S? Se sim, creio que eu vá esperar por esse provável update e/ou pelo Séries S.

    1. não! lagado e travado não! da uns pequenos bugs no jogo mas nada de tão grave, bem poucos e o jogo ainda é um preview. creio que na versão final tera grandes melhorias

      1. Eu espero pq fico pensando em como devem ser outros jogos, um dos que eu mais quero é Marvel Avengers E estou com medo de travar muito.
        Esses pequenos lags que vc fala são recorrentes nesse console? Estava olhando um PS4 Slim e, mesmo não querendo ir para a Playstation me pareceu melhor do que o One S pelas especificações.

  7. Mas cadê a 🤬🤬🤬 do vídeo demostrando tal capacidade do RayTracing no XboxSeriesX ou melhor dizendo num PcMasterRace equivalente ao XboxSeriesX!!!!!

  8. Pessoal, os jogos apresentados até agora não vai nem arranhar a GPU do Series X pois ela é MONSTRA. É melhor separar o dinheiro de vocês pois esse console será obrigatório.

    Obs.: E Jorge ainda nem falou tudo, tem uns paranaues bem fod***.

    1. Se isso se concretizar, então aqueles gráficos do hellblade 2 é real, eu sei que estava rodando em engine. Então podemos esperar gráficos parecidos com aquela cg do state of decay 3. Vai ser muito foda.

          1. De todos os jogos não mostrados, to cansado de cg rs, tomara que mostrem bastante nos próximos eventos.

      1. O Series X desde o hardware e software até a linha de montagem é um projeto muito bem pensado. Conhecendo a Microsoft como conheço ela deve ter conseguido preços muito bons nas peças e as perdas se houver serão poucas.

        O hardware como esta por 600 doletas é um excelente negocio e se for mais barato ainda pode pegar sem medo algum.

        Xbox Series X é o console definitivo da próxima geração.

        1. Pode até ser, mas no meu caso por 600 na conversão pra cá e com o dólar como está, mais taxas, e cortes no meu salário devido a situação atual, vai ficar bem caro no inicio… jogos que quero jogar como The Medium terei que jogar no PC, e vou gastar muito menos que 600 dólares com um novo processador.

          1. O cara lá nos EUA trabalha 10 dias e consegue comprar um Xbox Series X a vista… triste quando a pessoa nasce no país errado.

          2. Se for 600 dólares, com a merda da crise do vírus dos Xing Lings, vai vir mais caro que um One X no lançamento

          3. Achei os requisitos do The Medium bem altos.
            Tenho uma máquina bem boa e minhas configs basicamente ficaram perto do “Minimo” dele. Pirei.

          4. Eu estou quase no recomendado, apenas o meu processador que precisa ser melhorado, que a proposito é praticamente o mesmo dos requisitos mínimos i5 6600k. Tecnicamente já daria jogar, dependendo da otimização ,no médio e 1080p, tenho uma GTX 1070 Ti 8 Gb e 16 GB de RAM.

          5. Bela configuração!
            Aqui tenho:
            15 9600KF
            16GB RAM
            GTX 1660 de 6GB
            SSD

            Um pouco acima do minimo que pediram rsrs
            Mas a intenção é jogar em 1080p 60 fps.
            Sobre as texturas, vamos ver o que consigo.
            Os jogos de hoje, dessa geração, jogo sempre 1080p 60 fps no Alto ou Ultra.
            Curioso pra ver como será na proxima.

          6. Bela configuração também, falando em SSD eu tenho que comprar mais um, mas com os preços nas alturas tá difícil, é difícil pagar 3/4 x do valor
            em algo.

    2. É pq esses jogos mostram nada que realmente vale a pena fazer upgrade de geração. Nos dois consoles nada se mostrou realmente nextgen. Tudo parece no nível do Death Stranding/Ryse visualmente. E o Forza nem teve gameplay, só vídeo rodando na engine. Nada de carro indo pra esquerda e direita como de costume num jogo de corrida.

  9. XSX = console mais poderoso pra quem quer as melhores versões dos jogos.
    XSS = console mais barato pra quem quer o melhor custo-benefício.
    PS5 = nem poderoso, nem barato; “bomba” que vai explodir nas mãos dos sonystas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *