Carregando...

Xbox Series X renderiza e oferece taxas de frames mais consistentes que o PS5 em jogos multiplataforma, diz Mahler

O fundador e diretor criativo da Moon Studios na Ori, Thomas Mahler, falou sobre as diferenças entre os títulos de terceiros executados nos próximos consoles da próxima geração, o Xbox Series X e o PS5. Nós já até comentamos sobre isso, mas agora novas comparações surgiram.

O diretor do jogo tem falado ativamente sobre o desempenho do PS5 e Xbox Series X nos últimos dias e, como foi abordado ontem, Mahler acredita que o verdadeiro potencial do SSD no PS5 da Sony provavelmente será usado apenas pela primeira vez e não desenvolvedores de terceiros.

Nos fóruns da ResetEra, Mahler agora compartilhou mais algumas prévias no que diz respeito ao desempenho de jogos de terceiros rodando no PS5 e Xbox Series X, dizendo que a vantagem de poder bruto do console da Microsoft provavelmente resultará em títulos rodando em 4K resolução com mais frequência, com melhores taxas de quadros ou ambas. Em troca, o ultra-rápido PS5 SSD, em geral, abrirá os jogos mais rapidamente. Novamente – isso se aplica a títulos de desenvolvedores de terceiros.

Agora, digamos que o tempo médio de carregamento desses SSDs na próxima geração será de 10 segundos. E sejamos generosos e digamos que o SSD e a taxa de transferência do PS5 são duas vezes mais rápidos que o X1SX – Nesse momento, você teria tempos de carregamento de 10 segundos versus tempos de carregamento de 5 segundos (lembre-se de que carregar muitas vezes é mais do que apenas embaralhar dados, então isso não é de forma alguma preciso). Eu não sei se eu me importaria de esperar 5 minutos toda vez que carregar, se isso me oferecer melhores taxa de frames e uma melhor resolução. E acho que essa é a aposta que a Microsoft fez aqui – mais poder bruto do que transferência de dados mais rápida.

Agora, está claro que os desenvolvedores da Sony First Party projetarão seus jogos em torno do louco SSD e garantirão que tudo fique suave e suculento o tempo todo e que você nem veja as telas de carregamento e isso é ótimo. Mas supor que terceiros alterem completamente seus jogos, ajustar níveis e outras coisas apenas para tirar o máximo proveito da arquitetura PS5 é apenas falacia. Isso não vai acontecer. Então, novamente, o que eu acho que será o caso usual é que você verá os jogos X1SX renderizados em 4K com mais regularidade e/ou em melhores taxas de quadros e nos jogos PS5 serão carregados mais rapidamente. Os jogadores terão que decidir o que é mais importante para eles.

Em um post anterior, o co-fundador da Moon Studios já apontou que as pessoas deveriam pensar nos consoles de próxima geração como PCs com especificações diferentes, daí as diferenças de desempenho para jogos de terceiros.

Tanto o Xbox Series X quanto o PS5 estão programados para lançamento até o Natal deste ano. A Sony agendou um evento de revelação do PS5 para amanhã às 17:00hrs .

Você concorda com Mahler? Deixe seus pensamentos abaixo.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.